segunda-feira, 4 de março de 2013

PSD poderá veicular propaganda partidária de 2013 em dois blocos de cinco minutos


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta quinta-feira (28), a veiculação da propaganda partidária do Partido Social Democrático (PSD) em cadeia nacional de rádio e televisão para 2013 em dois blocos de cinco minutos.

A decisão unânime foi tomada após a legenda ingressar com um pedido de reconsideração de decisão tomada pelo TSE em novembro do ano passado, quando ficou determinado que o PSD transmitiria seu programa no dia 14 de março de 2013 em um bloco com duração de dez minutos. O primeiro programa partidário do PSD no rádio e na TV foi exibido no dia 7 de junho de 2012.

O relator do caso, ministro Dias Toffoli, explicou que a transmissão da propaganda partidária do PSD foi concedida com base na regra do inciso II do artigo 3º da Resolução 20.034/97. O dispositivo assegura a realização anual de um programa em cadeia nacional, com a duração de dez minutos, ao partido que tenha representantes e mantenha filiados em, no mínimo, três Estados.

Para conseguir dividir o tempo de dez minutos em dois blocos, o PSD solicitou ser enquadrado na regra do inciso III do artigo 3º da Resolução 20.034/97. A legenda alegou que isso lhe seria “mais vantajoso”, apesar de essa regra ser aplicada aos partidos que não atendem a regra do inciso II.

“Considerando que a lei assegura a um determinado partido político o benefício de ter dez minutos anuais ininterruptos de propaganda partidária em bloco pelo seu desempenho eleitoral, penso que é coerente que, conforme seu interesse, possa fracionar o tempo que lhe foi assegurado nos moldes que teria se tivesse tido um desempenho inferior”, afirmou o ministro Dias Toffoli ao acolher o pedido de reconsideração do PSD.

Sindicato Rural promove Dia da Mulher Agropecuarista


O Sindicato Rural de Guarapuava promove no dia 20 de março, às 14 horas, o evento Dia da Mulher Agropecuarista, no anfiteatro da entidade.

A novidade este ano é o show Kimkilharia, stand up comedy com o ator e apresentador Kim Archetti. Ele promete arrancar muitos risos das mulheres do setor agropecuário que participarão do evento. O roteiro de sua apresentação inclui sátiras que abordam atualidades e fatos triviais com pitadas de humor.
Podem participar da comemoração, mulheres agropecuaristas, mães, esposas, filhas, netas de produtores rurais, empresárias do setor agropecuário e parcerias da entidade, dos municípios de Guarapuava, Candói, Cantagalo e Foz do Jordão.
Segundo a gerente do Sindicato Rural, Luciana de Queiroga Bren, o encontro faz parte do calendário de eventos da entidade. "Trata-se de um momento de reconhecimento da importância da mulher no setor agropecuário".
O Sindicato Rural possui hoje 1.048 produtores rurais associados, sendo 161 mulheres, que direta ou indiretamente contribuem para o desenvolvimento da agropecuária regional.
O evento também terá brindes e coquetel. A inscrição deve ser feita por telefone (42) 3623-1115, com Talita, até 19 de março. No dia do evento, a entrada será um ovo de Páscoa (Campanha Produtor Solidário).
CAMPANHA PRODUTOR SOLIDÁRIO
Sindicato Rural de Guarapuava inicia arrecadação de ovos de Páscoa
O Sindicato Rural de Guarapuava lança nesta terça-feira, 05, a campanha de arrecadação de ovos de Páscoa.
Nesta iniciativa, que faz parte da Campanha Produtor Solidário, associados da entidade doam ovos de Páscoa, principalmente através dos eventos promovidos pelo Sindicato no mês de março, como o Dia da Mulher Agropecuarista.
Além dos sócios, qualquer pessoa pode colaborar com a campanha. O posto de coleta fica na recepção da entidade (Rua Afonso Botelho, 58, bairro Trianon). Quem participa concorre a uma cesta de páscoa.
Este é segundo ano que o Sindicato promove a campanha destinada à Páscoa. Em 2012, 160 ovos de Páscoa, caixas de bombons e barras de chocolate foram doados para a Associação Agroecológica Nossa Senhora Aparecida (ANSAMA).
A Campanha Produtor Solidário tem como objetivo beneficiar entidades assistenciais da região e comunidades rurais. Já foram doados brinquedos, cobertores, fraldas e alimentos.