quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Assistência Social e PM reforçam parceria para manutenção do Formando Cidadão



No começo da tarde desta quarta-feira (30), a secretária de Assistência Social de Guarapuava, Cristina Silvestri, visitou as instalações do projeto Formando Cidadão, mantido em parceria com o 16º Batalhão de Polícia Militar e outras instituições e apoiadores. “Vamos fortalecer ainda mais essa parceria e firmar novos projetos”, afirma Cristina.

Acompanhados de educadores e policiais que atuam no projeto, a secretária e o comandante da PM, tenente coronel Edson Solak, conversaram sobre os resultados positivos que o projeto tem proporcionado aos adolescentes, de 12 a 17 anos, que cometeram algum ato infracional. “A proximidade que a administração municipal está mantendo atualmente nos deixa felizes e ainda mais firmes nesta parceria”, reforça Solak.

A PM fornece a estrutura física para o desenvolvimento do projeto e a prefeitura cede os funcionários, entre educador, psicólogo, assistente social e pedagogo. Os adolescentes são encaminhados pela Justiça. “Eles permanecem por um período de 3 a 6 meses, conforme determinado pelo judiciário. Aqui recebem as medidas sócio-educativas, participam de cursos, oficinas, praticam atividades físicas, cuidam da horta, fazem informática. Tem ainda a prestação de serviço comunitário”, enumera o soldado Nilton Cesar Medeiros.

A educadora Rosely Haick Vitorassi, que permaneceu no projeto por 7 anos, ressalta que o Formando Cidadão é referência no Estado. “Nós apresentamos uma nova visão aos adolescentes. A visão de que o policial é proteção. Por esse e outros motivos temos sido vitoriosos, inclusive dando a esses meninos e meninas a oportunidade no mercado de trabalho, o que nos destacou em todo o Paraná”.

Eva Schran conversa com ministras sobre a implantação da Secretaria Municipal da Mulher





A implementação de políticas públicas voltadas às mulheres e o fortalecimento da rede de atendimento em casos de violência estão entre as prioridades da vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran, que participou do Encontro Nacional de Prefeitas e Vice-prefeitas, realizado em Brasília, na última segunda-feira (28).

Em Guarapuava, será criada a Secretaria da Mulher, por isso, durante o encontro nacional, Eva Schran conversou com as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres), recebendo orientação técnica sobre o assunto. “Esse evento proporcionou um contato maior entre as prefeituras e os ministérios, pois são eles que oferecem assistência para a efetivação das políticas públicas”.

Para a vice-prefeita, a implantação do serviço especializado de atendimento à mulher vítima de violência é uma das ações mais urgentes para o município, visto que Guarapuava ocupa a 11ª colocação entre as cidades com maior número de homicídios femininos no Paraná. “Estamos trabalhando para que tenhamos uma secretaria voltada exclusivamente para as mulheres, que irá atuar em parceria com outras secretarias municipais, além de entidades e órgãos de segurança”.

O evento que Eva Schran participou integra o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, cujo objetivo é subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. O prefeito Cesar Filho está participando do evento.

Delegada da Mulher

A vinda de uma titular para a Delegacia da Mulher de Guarapuava é outra luta da vice-prefeita e que tem o apoio de diversas entidades. Sobre este tema, Eva Schran conversou com deputada estadual Mara Lima. Elas se encontraram em um evento da Assembleia de Deus, realizado no último sábado, na Associação Betel.

A deputada é presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná e se colocou à disposição para conversar com o secretário de Estado da Segurança Pública sobre a necessidade de uma delegada da Mulher em Guarapuava.

Prefeitura de Guarapuava firma parceria com editora da Unicentro para distribuir livros nas escolas municipais



A vice-prefeita Eva Schran recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a diretora da editora da Unicentro, Beatriz Anselmo Olinto, para tratar de uma parceria que visa à distribuição de livros em escolas municipais. “A Unicentro está sempre em busca de parceiros para levar conhecimento adiante e a possibilidade de fazermos uma distribuição de livros nas escolas é um grande incentivo para nós”, comenta Beatriz Anselmo Olinto.

De acordo com a vice-prefeita é possível criar uma política para a distribuição destes livros nas escolas e em outros eventos promovidos pela Prefeitura de Guarapuava. “Precisamos fazer com que esses materiais fiquem à disposição da população, então, quando fizermos um evento sobre agricultura, podemos levar livros sobre o tema, da mesma forma com turismo, meio ambiente e outros”, comenta Eva que já pensa nas primeiras ações para tornar a parceria uma realidade no município. “Vamos fazer um levantamento das escolas municipais para poder, junto com a editora da Unicentro, separar os materiais que possam ser interessantes para nossos alunos”.

Para a diretora Beatriz Olinto, a parceria com a Prefeitura de Guarapuava é uma forma de distribuir, gratuitamente, esses livros para a comunidade guarapuavana. “É um sentimento de que conseguimos cumprir com o papel de levar o conhecimento à sociedade”.

Campanha de Carnaval do SAE começa no próximo dia 4



Com o tema “A vida é melhor sem Aids - Proteja-se, use sempre camisinha”, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria Municipal de Saúde promovem a Campanha de Carnaval 2013, a partir do próximo dia 4. Os profissionais do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) vão desfilar com o bloco “Folia com Saúde”, distribuindo camisinhas e folders informativos em pontos estratégicos da cidade, como casas noturnas, boates, bares, entre outros estabelecimentos.

A campanha de estímulo ao uso do preservativo durante o Carnaval tornou-se  fundamental na estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o avanço da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. “A Secretaria Municipal de Saúde acompanha essa estratégia de prevenção”, reforça a coordenadora do SAE, enfermeira Maria Clarice Barth Kunkel. Este ano, devem ser distribuídos cerca de 40 mil preservativos.

Serão disponibilizados também testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais durante a campanha, além de intensificar uma semana antes e outra depois do Carnaval. Para fazer o exame, na unidade do SAE, os interessados devem apresentar um documento com foto. “O resultado sai em 30 minutos e não requer jejum nem dieta. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis”, explica Clarice.

Em Guarapuava, a campanha tem apoio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 5ª Regional de Saúde, Guaratran, Performance Academia e Casa da Cultura, além do grupo de teatro Arte & Manha.
O SAE fica na rua Getúlio Vargas, 1981, Centro. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4524.

Serviço

Campanha de Carnaval 2013
Período: 4 a 12 de fevereiro
De 4 a 6: dia - Orientações e distribuição de materiais informativos na XV de Novembro e Terminal da Fonte;
De 4 a 6: noite - Visitas a casas noturnas, boates e postos de combustíveis na BR- 277;
Dia 7 - 15h: Desfile de Carnaval (da Praça Cleve até o final da XV de Novembro com aulão de samba, axé e pagode);
De 9 a 12: Plantão noturno no SAE para atender as demandas dos clubes e das festas de Carnaval.

Ouvidor do município participa de reunião com moradores do bairro Primavera



O ouvidor de Guarapuava, Claudio Andrade, participou nesta terça-feira (29), de uma reunião na Associação dos Moradores do bairro Primavera. “Existe uma grande disposição por parte do município de estabelecer nestas associações um canal presencial com a ouvidoria”, explica o ouvidor que também conta com a colaboração dos presidentes das associações de bairros para realizar outras reuniões em Guarapuava. “Faremos uma ouvidoria itinerante”, completa.

A reunião, realizada pela UGAM – União Guarapuavana de Moradores tem como principal objetivo levar ao conhecimento das autoridades as principais reivindicações dos bairros. “Fizemos uma reunião de planejamento onde decidimos fazer esse tipo de encontro com as autoridades responsáveis e um dos temas levantados pelos presidentes das associações foi a segurança pública”, comenta o presidente da UGAM que também destacou a presença do ouvidor do município na reunião. “Nunca tivemos um representante do poder executivo próximo a nós, então vamos aproveitar a oportunidade e passar todos os problemas que estamos enfrentando”.

Segurança Pública no bairro Primavera
O bairro Primavera conta hoje com uma população de mais de 12 mil habitantes e, segundo o presidente da Associação de Moradores, a distância do bairro ao Batalhão da Polícia Militar é um dos principais motivos da criminalidade na região. “Quando nós chamamos a polícia existe um grande tempo de deslocamento até que a viatura chegue aqui e isso está fazendo com que a criminalidade aumente em um bairro que cresce a cada dia e precisa de segurança”, explica Vilmar Zainedir que também fala sobre a importância da reunião. “Não adianta apenas discutirmos os problemas entre nós, moradores, precisamos dos especialistas, que entendam as nossas necessidades e possam atender as reivindicações”.

De acordo com Capitão Cubas, do 16º BMP, através destas reuniões é possível ter um perfil da segurança pública pelos olhos da sociedade. “Nós vamos fazer alguns estudos sobre o tipo de policiamento que pode ser aplicado no bairro Primavera, porque cada bairro tem uma situação diferenciada em nível de ocorrência, mas agora, no final de março estaremos recebendo um contingente de 94 novos policiais, possibilitando um maior efetivo nas ruas, além disso, já estamos com um planejamento estratégico de distribuição das viaturas nas áreas de maior incidência de ocorrências e o bairro Primavera com certeza será assistido”.

O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Valcenor Leopoldo Fleck, também participou da reunião e falou sobre a importância de se ouvir a comunidade e buscar recursos para as necessidades imediatas da população nos bairros. “Quem sabe dos problemas dos bairros são os próprios moradores e tudo que é reivindicado pela comunidade nós tentamos encaminhar para que os órgãos competentes possam fazer o atendimento”.

Esclarecimentos para a população
A partir do momento em que forem levantadas as reivindicações dos moradores, a ouvidoria do município vai buscar esclarecimentos para a população. “Primeiro vamos constatar a denúncia ou reivindicação e informar o secretário da referida pasta para que tome as devidas providências”, comenta Claudio Andrade que afirma a importância de dar uma resposta para a comunidade. “Seja positiva ou negativa, o mais importante é darmos a resposta aos moradores”.

Segundo o presidente da UGAM, as próximas reuniões serão realizadas uma vez por mês, nos bairros de Guarapuava, com temas diferentes. “Os temas vão surgir de acordo com a necessidade de cada bairro, possivelmente, nossa próxima reunião será sobre a saúde”.

Secretaria de Agricultura reúne pequenos produtores para dar início às obras de habitação rural



A Secretaria de Agricultura de Guarapuava e a Cohapar reuniram pequenos produtores rurais, nesta terça-feira (29), para fazer a entrega do projeto de construção das casas do Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural. A seleção das 16 famílias beneficiadas neste 1º lote foi feita através da Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Cohapar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Emater.  “Todas essas famílias beneficiadas moram em situações precárias, mas, para serem selecionadas elas precisaram apresentar a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor e se enquadrar em outros critérios estabelecidos pelo Governo Estadual”, explica o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

O projeto, no valor total de R$ 25 mil, prevê moradias em alvenaria com 52m2, três quartos, banheiro, sala e cozinha conjugada, varanda e área de serviço, além de toda parte elétrica e de encanamento para água e esgoto. As casas serão construídas nos terrenos dos próprios agricultores. “O pequeno produtor vai pagar 4% do valor total da obra em quatro anos, ou seja, serão R$ 250,00 por ano”, explica Itacir Vezzaro. De acordo com o gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza, os produtores rurais vão contratar os pedreiros e terão toda assistência necessária para a realização das obras. “Temos um engenheiro civil e um mestre de obras que farão o acompanhamento semanal das obras”.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a meta da Prefeitura de Guarapuava é construir 100 novas habitações rurais até o final do ano de 2013. “Estamos trabalhando com várias parcerias, além disso, temos uma técnica que vai cuidar apenas da questão da habitação rural aqui na Secretaria de Agricultura”.

QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO
Para o secretário de Agricultura, a construção destas casas é um grande motivo para incentivar o produtor rural a permanecer no campo. “Nós entendemos que um projeto como esse é uma alternativa para que o pequeno produtor rural fique morando em sua propriedade e tenha as condições necessárias de moradia para viver com dignidade e desenvolver seu trabalho no campo”, explica Itacir que ainda analisa a possibilidade do produtor desenvolver outras formas de renda. “Temos certeza que vamos conseguir motivar as famílias dos produtores porque a partir do momento que esse produtor mora bem ele tem vontade e animo para produzir, agregar renda e diversificar sua produção”.

Dona Zilcleia da Silva é produtora rural da região de Rio do Corvo e é uma das beneficiadas do Programa Morar Bem Paraná Rural. Ela conta que está trabalhando e morando em uma fazenda próxima a sua propriedade, desde que sua casa desabou. “Nossa casa era tão ruim que não aguentou mais”, explica a agricultora que não contém a ansiedade. “A alegria é enorme! Só de saber que esperamos tanto tempo por uma casa e que agora ela vai ser realidade não consigo nem aguentar!”.

Assessoria de Imprensa PMG
Fotos: Assessoria de Imprensa PMG

Legenda Fotos:
MorarBem001 - Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro e gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza entregam projetos das casas para pequenos produtores rurais.
MorarBem002 – Agricultora Zilcleia da Silva recebe o projeto de sua casa.
MorarBem003 – Dezesseis produtores rurais de Guarapuava são beneficiados com o   Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural
 MorarBem004 – Agricultora Zilcleia da Silva e sua família
MorarBem005 –Engenheiro da Cohapar de Guarapuava, Leonardo Antunes apresenta o projeto aos produtores rurais
MorarBem006 – Produtora rural recebe projeto da casa

Secretário de Obras faz vistoria em terrenos onde serão construídas creches



O secretário de Viação, Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana Edison José Sanches Filho, acompanhado pelo engenheiro da secretaria José Elias Sydor e por técnicos de uma empresa de sondagem e fundação, fizeram uma vistoria nesta terça-feira (29) em um dos terrenos onde serão construídas as novas creches em Guarapuava. “A partir desta vistoria, a empresa vai nos fornecer um laudo técnico para sabermos se a creche poderá ser construída neste local”, explica o secretário de obras.

As creches serão construídas com verbas do Governo Federal, mas é a Prefeitura de Guarapuava quem tem a responsabilidade de entregar os terrenos em perfeitas condições para iniciar as obras. Segundo o secretário, dos dez terrenos onde serão construídas as novas creches, três apresentam problemas. “Aqui no São Cristóvão temos o problema com a terraplenagem; no Residencial 2000, além da terraplenagem ainda existe o problema com o tamanho do terreno que não comporta uma construção de aproximadamente mil metros quadrados e o terreno no Morro Alto não teve o corte correto”, comenta Sanches Filho.

Segundo o secretário, o relatório entregue pela empresa contatada na gestão anterior e responsável pela terraplenagem, apresenta o termo “compactação visual”, o que não pode ser aceitado pelos engenheiros que farão a liberação do terreno. “Temos a responsabilidade de fazer uma creche aqui, não podemos permitir que daqui alguns anos o piso venha a ceder”, explica Edison Sanches ao afirmar que a próxima ação da Secretaria de Obras será uma reunião com engenheiros para definir os novos custos desta obra. “Se for necessário refazer a terraplenagem, precisamos analisar os custos desta nova obra, além disso, teremos o atraso na entrega do terreno para a empresa responsável pela construção da creche”.

Nesta terça-feira (29) a Secretaria de Obras da Prefeitura de Guarapuava entrega o terreno onde serão iniciadas as obras da Creche do Boqueirão. No São Cristóvão próximo ao Parque de Máquinas, Bonsucesso, Xarquinho, Jardim das Américas e Planalto, as obras já estão em andamento. Segundo a Secretaria de Obras, o terreno no Tancredo Neves, próximo ao CAIC deverá ser entregue nos próximos dias.