quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Secretaria de Agricultura reúne pequenos produtores para dar início às obras de habitação rural



A Secretaria de Agricultura de Guarapuava e a Cohapar reuniram pequenos produtores rurais, nesta terça-feira (29), para fazer a entrega do projeto de construção das casas do Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural. A seleção das 16 famílias beneficiadas neste 1º lote foi feita através da Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Cohapar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Emater.  “Todas essas famílias beneficiadas moram em situações precárias, mas, para serem selecionadas elas precisaram apresentar a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor e se enquadrar em outros critérios estabelecidos pelo Governo Estadual”, explica o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

O projeto, no valor total de R$ 25 mil, prevê moradias em alvenaria com 52m2, três quartos, banheiro, sala e cozinha conjugada, varanda e área de serviço, além de toda parte elétrica e de encanamento para água e esgoto. As casas serão construídas nos terrenos dos próprios agricultores. “O pequeno produtor vai pagar 4% do valor total da obra em quatro anos, ou seja, serão R$ 250,00 por ano”, explica Itacir Vezzaro. De acordo com o gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza, os produtores rurais vão contratar os pedreiros e terão toda assistência necessária para a realização das obras. “Temos um engenheiro civil e um mestre de obras que farão o acompanhamento semanal das obras”.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a meta da Prefeitura de Guarapuava é construir 100 novas habitações rurais até o final do ano de 2013. “Estamos trabalhando com várias parcerias, além disso, temos uma técnica que vai cuidar apenas da questão da habitação rural aqui na Secretaria de Agricultura”.

QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO
Para o secretário de Agricultura, a construção destas casas é um grande motivo para incentivar o produtor rural a permanecer no campo. “Nós entendemos que um projeto como esse é uma alternativa para que o pequeno produtor rural fique morando em sua propriedade e tenha as condições necessárias de moradia para viver com dignidade e desenvolver seu trabalho no campo”, explica Itacir que ainda analisa a possibilidade do produtor desenvolver outras formas de renda. “Temos certeza que vamos conseguir motivar as famílias dos produtores porque a partir do momento que esse produtor mora bem ele tem vontade e animo para produzir, agregar renda e diversificar sua produção”.

Dona Zilcleia da Silva é produtora rural da região de Rio do Corvo e é uma das beneficiadas do Programa Morar Bem Paraná Rural. Ela conta que está trabalhando e morando em uma fazenda próxima a sua propriedade, desde que sua casa desabou. “Nossa casa era tão ruim que não aguentou mais”, explica a agricultora que não contém a ansiedade. “A alegria é enorme! Só de saber que esperamos tanto tempo por uma casa e que agora ela vai ser realidade não consigo nem aguentar!”.

Assessoria de Imprensa PMG
Fotos: Assessoria de Imprensa PMG

Legenda Fotos:
MorarBem001 - Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro e gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza entregam projetos das casas para pequenos produtores rurais.
MorarBem002 – Agricultora Zilcleia da Silva recebe o projeto de sua casa.
MorarBem003 – Dezesseis produtores rurais de Guarapuava são beneficiados com o   Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural
 MorarBem004 – Agricultora Zilcleia da Silva e sua família
MorarBem005 –Engenheiro da Cohapar de Guarapuava, Leonardo Antunes apresenta o projeto aos produtores rurais
MorarBem006 – Produtora rural recebe projeto da casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário