sexta-feira, 25 de março de 2011

Produtores lindeiros têm prazo curto para mover ação judicial‏



Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na Extensão de Base Candói, o Sindicato Rural de Guarapuava reuniu produtores rurais lindeiros ao lago artificial da Usina de Salto Santiago.

O assunto principal foram as áreas de preservação permanente de 100 metros no entorno dos lagos das usinas, estabelecidas pelas resoluções do Conama de 1985 e 2002, e a Medida Provisória 2.166-67/01, que estabeleceu que a indenização ou aquisição desses 100 metros ficaria a cargo do “empreendedor”.

Como as usinas de Salto Caxias, Salto Santiago e Chavantes são anteriores à Medida Provisória, os produtores localizados em seus entornos não tiveram suas áreas de APP adquiridas. São considerados responsáveis pela manutenção do passivo ambiental. Desta forma, quanto maior for a área da propriedade lindeira (nas margens) do lago da hidrelétrica, maior será a área de Preservação Permanente. Assim, aquele que tiver, por exemplo, 500 metros lindeiros (multiplicado por 100m de “profundidade”) terá que preservar 50 mil metros.

Em 2008, os produtores pediram apoio do Sindicato Rural e, desde então, várias reuniões foram realizadas na Extensão de Base Candói, em parceria com a FAEP.

Desta vez, o Sindicato Rural convocou a reunião a fim de apresentar o resultado de estudos técnicos realizados pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). O assessor técnico da FAEP, Claudius Augustus Faggion, falou que foi feita uma análise minuciosa das características técnicas que envolvem esse caso, resultando em um parecer jurídico. “Esse material foi encaminhado a 200 entidades, deputados federais e estaduais, inclusive para o então presidente Lula e recebemos uma nota técnica do Ministério do Meio Ambiente no ano passado, dizendo que o questionamento da Federação é lícito e que há possibilidade da indenização dessas áreas de APP, mesmo as de usinas que foram construídas antes de 2001. No entanto, o produtor deve ficar atento ao prazo de prescrição do prazo para impetrar essas ações. São 10 anos de prazo após editada a norma, portanto o prazo termina em dezembro deste ano”, disse.

Durante a reunião, o advogado Fernando Knoerr, que tem experiência sobre o assunto, destacou que o prazo para mover ação é curto em função da prescrição, que é um instituto jurídico que diz que não se pode mais propor a ação após certo tempo. “Por isso, é necessário tomar cuidado com o prazo e tomar a iniciativa de produzir a prova que permite verificar o dano sofrido por cada agricultor, as medidas para eliminar esse dano e não havendo a possibilidade de um acordo, será o caso de se propor uma ação de indenização”, explicou.

Segundo Knoerr, a produção antecipada de prova é a ação utilizada para levantar os danos para propor a ação de indenização. “A produção antecipada de prova também é o caminho sempre utilizado para que haja já por parte do próprio agricultor atingido uma idéia de quanto, no final, irá receber”, destacou.

Segundo o advogado, como o número de produtores que estão enquadrados no Sistema FAEP não representa a coletividade dos representados pelo sistema, ou seja, o número não é suficiente para que a Federação tome medidas no sentido de acionar judicialmente as usinas em nome dos produtores lindeiros, o ideal é que os produtores formem grupos para mover ações coletivas.

A Usina de Salto Santiago foi construída e inaugurada em 1979 pela Eletrosul, que não compensou os produtores pela mata ciliar, nem reassentou as famílias atingidas pelo reservatório. Em 1997, a Usina foi privatizada e assumiu seu controle a Tractebel Energia. Ocupa territórios de oito municípios: Candói, Rio Bonito do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Porto Barreiro, Virmond, Foz do Jordão, Mangueirinha e Chopinzinho.



Assessoria de Imprensa – Release 417 – 25/03/2011

Sindicato Rural de Guarapuava- (42) 3623-1115- ACESSE O SITE www.srgpuava.com.br

Sindicato Rural reúne lideranças políticas ligadas ao setor agropecuário‏



O Sindicato Rural de Guarapuava promove no dia 1° de abril, às 19 horas, no anfiteatro da entidade, um encontro entre lideranças políticas ligadas ao setor agropecuário e produtores rurais da região.

Estão confirmadas as presenças dos secretários Norberto Anacleto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Jonel Nazareno Iurk (Meio Ambiente) e Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano), além do deputado estadual Cezar Silvestri Filho, presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto e presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernando Nunes.

A reunião tem a pauta focada em assuntos relacionados ao agronegócio e visa apresentar aos produtores rurais os planos de ações voltados ao setor agropecuário. “Queremos aproximar a classe produtora rural desses representantes políticos, promovendo um debate sobre os assuntos que hoje são prioridades para a agricultura e pecuária”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho.


Assessoria de Imprensa – Release 416 – 25/03/2011

Sindicato Rural de Guarapuava- (42) 3623-1115- ACESSE O SITE www.srgpuava.com.br

Edony Kluber toma posse na Cohapar



Edony Kluber tomou posse na chefia regional da Cohapar e falou ao repórter Tonico de Oliveira sobre os objetivos da pasta,como a meta de construção de 2152 casas por ano na região. Segundo Kluber só em Guarapuava, 600 casas já estão liberadas, esperando somente a aprovação da Caixa Econômica para serem construídas.

Bertoldi solicita licença médica e abre vaga para Bernardo Carli.



Bernardo Ribas Carli, irmão do ex-deputado Fernando Carli Filho, responsabilizado por um acidente que causou a morte de duas pessoas em 2009, assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Eleito segundo suplente da coligação PSDB/DEM/PP/PTB/PSB com 33,6 mil votos, ele ocupará a vaga de Osmar Bertoldi (DEM), que protocolou nesta quarta-feira um pedido de licença de 120 dias para fazer um curso nos Estados Unidos.

A posse deve ser marcada pelo presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), para a próxima semana. Carli Filho responde por um acidente que ocorreu na madrugada do dia 7 de maio de 2009. Ele dirigia com a carteira de habilitação suspensa e, de acordo com a perícia do Instituto de Criminalística, estava alcoolizado e a 167 km/h numa via de velocidade máxima permitida de 60 km/h. O ex-deputado, que vai a júri popular neste ano, renunciou ao mandato antes que a comissão de ética da Casa avaliasse um pedido de cassação, a fim de evitar a perda dos direitos políticos.

Bertoldi é da base aliada do governo Beto Richa (PSDB). Para os tucanos, a posse de Bernardo é vista como um motivo de constrangimento, pois se trata de um deputado do partido. A posse de Bernardo também faria reviver um tema que desagrada os tucanos pelo fato de a prefeitura de Curitiba, administrada por Richa na época do acidente, ter sido posta sob suspeição na investigação do caso quando os radares de monitoramento de velocidade da via do acidente não registraram a passagem do ex-deputado.

Bertoldi, contrariado por não ter tido suas indicações contemplados na composição do secretariado de Beto Richa, viu na posse de Bernardo uma forma retaliar o aliado, com quem está rompido. Antes mesmo da posse dos deputados, em fevereiro, Bertoldi cogitava solicitar licença médica para abrir vaga para Bernardo Carli.
Fonte: Terra

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5025103-EI7896,00-PR+irmao+de+deputado+que+matou+em+acidente+assume+na+Assembleia.html

PRF de Irati apreende mais de 700kg de maconha, armas e munições



Para prender uma quadrilha de traficantes na manhã desta quita-feira (24), a PRF usou um recurso com o intuito de atrair e capturar, conhecido como “cavalo de tróia”.

Durante uma fiscalização que aconteceu na BR-277, em Irati/PR, um Golf carregado com 708 quilos de maconha, um quilo de crack, duas pistolas 9mm, 01 rifle 762 e 84 munições desse mesmo calibre foi apreendido após motorista e passageiro fugirem e abandonarem o carro sobre a pista. Para atrair a dupla, os policiais usaram um Vectra que fazia o serviço de “batedor” para eles.

Durante fiscalização de rotina em frente ao posto da PRF por volta das 05:00h da manhã, os policiais deram ordem de parada ao Vectra. O motorista jogou o carro para cima deles para tentar facilitar a fuga do Golf, mas os policiais conseguiram abordar o Vectra e prenderam o motorista e u m passageiro. Nesse momento, o Golf passou em alta velocidade. A equipe da PRF se dividiu e enquanto alguns policiais revistavam o carro batedor, o restante perseguiu o Golf, que foi encontrado abandonado, a 12 quilômetros do posto da PRF. Os tabletes de maconha lotavam todo o seu porta-malas. No interior do carro foram encontrados o crack, as pistolas e as munições.

Para atrair os fugitivos, os policiais trafegaram com o carro batedor, de vidros fechados, próximo ao local onde o Golf foi encontrado abandonado. Ao avistarem o Vectra, dois adolescentes deram sinais com as mãos e foram em direção ao carro, mas se depararam com os policiais e não tiveram tempo de reagir.

Ao todo, foram presos os dois homens que estavam no Vectra, um de 26 e outro de 23 anos, e foram apreendidos os dois adolescentes que estavam no Golf, um de 17 e outro de 16 anos.

PM é preso no PR acusado de estuprar 2 filhas adolescentes



Um policial militar (PM) aposentado foi preso temporariamente na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, acusado de abusar de duas filhas adolescentes. A prisão foi realizada no início desta semana pela Polícia Civil e divulgada nesta quinta-feira. A filha de 16 anos foi quem denunciou o pai, após anos de suposto abuso.

Ela resolveu denunciar depois que percebeu que o pai estaria começando a abusar da irmã de 14 anos. Segundo a denúncia, ele ameaçava as duas de morte caso levassem o caso para a polícia. O acusado foi preso em casa e com ele foi encontrado um revólver calibre 38. Por isto, Jean Djalma foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Se for condenado por pedofilia, ele pode pegar de 8 a 15 anos de prisão.

Prêmio Innovare 2011 tem como tema Justiça e Inclusão Social



Foi lançada, nesta quinta-feira (24), em Brasília, a oitava edição do Prêmio Innovare, que incentiva projetos para melhorar, modernizar e agilizar a Justiça brasileira.

Em oito anos, o Instituto Innovare já premiou iniciativas que ajudaram a Justiça a ter mais rapidez e eficiência no atendimento ao cidadão. Este ano, o tema do Prêmio Innovare é “Justiça e Inclusão Social”.

“Nós temos que construir um país para 190, 200 milhões de pessoas, incluindo as pessoas, incluindo aqueles que são mais vulneráveis, que são mais atingidos e que tiveram menos oportunidades”, afirmou Marcio Thomaz Bastos, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare.

O Prêmio Innovare, que conta com o apoio das Organizações Globo, tem seis categorias: Advocacia, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Prêmio Especial e Tribunal. Os vencedores vão receber R$ 50 mil, com exceção da categoria Tribunal. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 31 de maio, na página do Innovare na internet.

Um dos grandes desafios do Brasil, o combate ao crime organizado é o tema da categoria Prêmio Especial. Ideias criativas e iniciativas de sucesso podem se inscrever nessa categoria.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, falou da importância de se trabalhar em parceria. “É bem vinda essa iniciativa do Innovare. Porque eu tenho certeza que, neste âmbito, tenho certeza que nesta conjugação de esforços, ideias criativas virão também, ideias criativas para combater a exclusão social, ideias criativas para combatermos o crime organizado”, declarou.

Vereadores de Manoel Ribas visitam gabinete de César Filho



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho recebeu nesta quarta-feira (23), em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná, os vereadores de Manoel Ribas Jiovane Toneli, Lindolfo Oenning e Vilmair José Gerber – o “vereador Teba”. Na pauta da reunião estavam encaminhamentos políticos para o município.

Vereadores de Santa Maria do Oeste parabenizam trabalho do parlamentar



Os vereadores de Santa Maria do Oeste Pedro Cabrera, Leôncio Damião, Eliseu Leal, e o Euleri José Leal – o “Nego Gordo” – estiveram no Gabinete do deputado Cesar Silvestri Filho, em Curitiba, para parabenizá-lo pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol do interior do Paraná, buscando recursos e meios de desenvolver as pequenas cidades.

Cohapar confirma a construção de casas em Guarapuava



Das 600 casas populares para Guarapuava solicitadas pelo deputado César Silvestri Filho, o Governo Beto Richa já está providenciando a contratação de 360 unidades ainda neste ano. E as demais 240 unidades dependem apenas da aceitação de parceria por parte da Administração Municipal. Essas informações constam de ofício assinado pelo diretor-presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, em que ele afirma textualmente a inteira disposição de construir as 600 unidades habitacionais solicitadas e diz contar com o apoio do deputado Cesar Silvestri Filho “para dar continuidade às tratativas com o prefeito municipal, no sentido de viabilizar a contrapartida relativa à infraestrutura necessária ao empreendimento”.

MEC divulga edital do Proext 2011



O Proext é o principal instrumento de fomento à extensão universitária e apoia anualmente programas e projetos com bolsas, materiais de consumo, equipamentos e custeio para deslocamento. Em 2011, serão disponibilizados até R$ 50 mil por projeto e R$ 150 mil por programa, divididos em 13 áreas temáticas.

Para as instituições estaduais participarem, é necessário possuir um conjunto de propostas aprovadas que, juntas, somem o valor mínimo de R$ 100 mil.

Para participar do programa, o candidato tem que verificar se o seu projeto se encaixa em uma das 13 linhas temáticas:


- Educação

- Tecnologias para o Desenvolvimento Social

- Cultural e Arte

- Pesca artesanal e aquicultura familiar

- Promoção da Saúde

- Desenvolvimento Urbano

- Desenvolvimento Rural

- Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza

- Geração de Trabalho e Renda por meio do apoio e fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários

- Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

- Direitos Humanos

- Promoção de Igualdade Racial

- Mulheres e Relações de Gênero


Acesse o Edital no site: www.unicentro.br/proec/editais.asp. Mais informações na Proec, pelo (42) 3621-1018.

Secretário de Desenvolvimento Urbano garante apoio aos município



O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, assegurou nesta quinta-feira (24) a um grupo de 40 vereadores da região Sudoeste, reunidos no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, que a secretaria, por meio do Paranacidade, prestará apoio aos municípios para a melhoria de sua infraestrutura. “Nossa perspectiva é atender todos os municípios do Paraná”, disse. Os vereadores são representantes de 15 municípios da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop).

De acordo com o secretário, reuniões como essa – que deverão se repetir com representantes de outras regiões do Estado – são importantes para as associações de municípios e os vereadores conheçam o trabalho dos secretários, de forma democrática e transparente.

O grupo reuniu-se na quarta-feira (23) com o governador Beto Richa e, em seguida, passou a ter audiências com secretários de Estado de diversas pastas, apresentando as reivindicações da região Sudoeste.

Estiveram representados os municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Vitorino e Palmas.

Silvestri deu ênfase à estrutura viária rural ao explicar que atuou muito na área agrícola e conhece as dificuldades que os produtores enfrentam. Segundo ele, é necessário prover condições básicas para a população da área rural, como escolas e atendimento de saúde e melhorar a possibilidade de transporte com qualquer condição de tempo. “Nossos programas priorizam retorno ao município. Se há tráfego, isso significa mais empresas instaladas, pessoas em programas de desenvolvimento, mais receita para a cidade”, afirmou.

Além do secretário Cezar Silvestri, também participaram dos dois dias de encontro os secretários da Casa Civil, Durval Amaral; da Educação, Flávio Arns; da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; de Indústria e Comercio, Ricardo Barros; de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; da Agricultura, Norberto Ortigara; e de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.

Romanelli e Silvestri Filho na posse de Osdival Gomes da Costa



Na tarde desta quinta-feira tomou posse na regional da secretaria do trabalho em Guarapuava, Osdival Gomes da Costa. O Secretário Estadual do Trabalho e Promoção Sócia, Luiz Cláudio Romanelli esteve presente e falou sobre os objetivos da sua pasta nesse ano. Também esteve presente o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) que comentou sobre as casas populares que a Cohapar irá construir em Guarapuava.
Ouça na reportagem de Tonico de Oliveira.