terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Vocês vão somar força com os brasileiros”, diz Cesar Filho aos médicos estrangeiros

 
mais medicos

Na tarde desta terça-feira (29), o clima de descontração marcou a recepção feita pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o secretário Stefan Wolanski Negrão aos sete médicos estrangeiros que irão atuar na rede municipal de saúde, através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Cesar Filho desejou as boas vindas, falou sobre as condições sócioeconômicas da cidade e salientou que eles terão toda a atenção que precisarem para a adaptação. “Temos bons médicos em Guarapuava, mas infelizmente não são suficientes para atender a demanda da cidade que abrange uma grande região. Com a chegada de vocês, poderemos dar melhor atenção à população. Vocês vão somar força com os brasileiros”, diz.
Para se familiarizarem mais rápido com o idioma, os médicos irão receber um treinamento específico na área médica. “Junto com o curso de Farmácia da Unicentro, iremos promover um curso de português para que vocês possam conhecer os termos médicos e se habituem o mais rápido com a língua portuguesa, para diminuir as dificuldades do dia a dia”, completa Cesar Filho, que presenteou os médicos com o livro do fotógrafo Valdir Cruz que retrata Guarapuava ao longo de 30 anos.
De acordo com o secretário de Saúde, Stefan Negrão, os seis médicos cubanos e um boliviano vão atuar exclusivamente no PSF (Programa Saúde da Família) como clínico geral. “Chamamos os aprovados no concurso realizado ano passado e contratamos novos médicos para o Cisgap, mas ainda precisávamos de mais profissionais em Guarapuava. Sendo assim, esses estrangeiros auxiliarão os brasileiros nos locais onde o número de médicos é insuficiente”, explica. “O número foi decidido pelo Ministério da Saúde e os profissionais encaminhados integram o segundo ciclo do programa”.
Os profissionais estrangeiros serão encaminhados aos postos de saúde do Xarquinho, Feroz, Entre Rios, Dourados, São Miguel, Santa Cruz e Vila Carli. Caso seja necessário, podem ser remanejados. Esta semana, eles vão conhecer a estrutura da saúde em Guarapuava para conhecer a rotina e começam a trabalhar na semana que vem. Para manter os profissionais atualizados, a Secretaria de Saúde promoverá palestras sobre vários temas. “Todos os médicos de Guarapuava, já incluindo os médicos estrangeiros, serão convidados a participar de uma Educação Médica Continuada sobre imersão nas principais áreas da medicina, como cardiologia, endocrinologia, nefrologia e oncologia”, adianta Negrão.
Em uma conversa informal no Paço Municipal, os médicos falaram um pouco sobre a primeira impressão que tiveram do município. “Quando cheguei ao Brasil, conheci um pouco sobre a economia da cidade, a situação da saúde e fiquei um pouco espantado com o frio”, relata o cubano Yurian Dopazo, 32 anos. Maylin Castillo, 36 anos, também gostou da cidade e disse que será um prazer trabalhar aqui. “Gosto muito da minha profissão; trabalhar com saúde é maravilhoso. Será um intercâmbio de experiências muito proveitoso”, destaca a cubana. Também vieram de Cuba, os médicos Jorge Luiz Peres, Jorge Luis Borrero Lopez, Jorge Luis de la Torre e José Andrés Hernandez Legrá. Também integra o grupo o boliviano Carlos Zanabria, formado na Argentina.
 

Resumo de Notícias

 
pedra fundamental CCBEU (58)
 
Cesar Filho prestigia apresentação do projeto de ampliação do CCBEU

Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito Cesar Silvestri Filho participou da cerimônia de lançamento da pedra fundamental de ampliação da sede do CCBEU, com a presença da adida cultural o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Danna Van Brandt, e a diretora do CCBEU Guarapuava, Silvana Dalla Vecchia Küster, além de professores, alunos, funcionários e convidados.
Reconhecido oficialmente pela Embaixada Americana, o CCBEU tem 27 anos de história em Guarapuava e se prepara para uma nova fase. “Essa obra é importante por vários motivos, mas principalmente porque ampliará a qualidade do ensino e o acesso a mais alunos. O CCBEU não é só uma escola, é um centro de formação cultural”, destaca o prefeito, parabenizando o projeto ecologicamente correto, apresentado durante o evento.
 






Marcos garante o segundo lugar no Paranaense de Mountain Bike
O atleta Marcos Fernando da Cruz, da equipe da Secretaria de Esportes/Faculdade Guairacá, conquistou a prata no Campeonato Paranaense de Mountain Bike Cross Country, realizado no último domino (27), em Foz do Iguaçu. Competindo na categoria máster (35 a 39 anos), o guarapuavano se preparou três meses para a disputa. “Foram sete voltas de 3.000 metros. Tive uma boa largada e consegui assumir a liderança logo no início. Abri uma vantagem do segundo colocado, mas, no final da corrida, acabei me descuidando e terminei em segundo”, conta, agradecendo aos apoiadores. “Fiz um tempo muito bom e devo isso a quem me apoia, como a prefeitura, patrocinadores, colaboradores, familiares e amigos”, completa. O atleta Paulo Sergio Cavalheiro Junior também garantiu medalha, ficando com a prata na categoria Juvenil.
 


Cemitérios terão missas no Dia de Finados
O Setor de Serviços Religiosos e Funerais divulgou a programação das Santas Missas que serão realizadas nos cemitérios de Guarapuava para celebrar o Dia de Finados (02 de novembro). Em caso de chuva, as celebrações vão acontecer nas comunidades nos mesmos horários. No Cemitério Municipal, haverá missa todas as segundas-feiras do mês de novembro, às 16h. No 26º GAC, o capelão militar voluntário, padre Mário Capodiferro, celebrará a Santa Missa da Saudade em memória dos policiais e milicianos falecidos, dia 5 de novembro, às 9h.
 
Programação
  • Paróquia Santa Cruz
Local: Cemitério Municipal, às 9h – Dom Wagner
  • Paróquia Santa Cruz
Local: Cemitério Boqueirão, às 8h30 – padre Mário Capodiferro
  • Paróquia Santa Cruz
Local: Cemitério da Vila Jordão, às 9h – padre Francisco Ape
  • Paróquia Divino Espírito Santo
Local: Cemitério Jardim Continental, às 9h – padre Rodrigo Piola
  • Paróquia Santa Terezinha
Local: Cemitério Santa Terezinha, às 9h – padre Nivaldo da Silva
  • Paróquia São Luiz Gonzaga
Local: Cemitério Eucalipto, às 9h – padre Itamar Abreu Turco
  • Comunidade Santa Rita
Local: Cemitério Santo Antonio, às 10h – padre Carlos de Oliveira Egler
  • Paróquia Imaculada Conceição Maria
Local: Igreja da Palmeirinha, às 8h – padre Maurimus Dominggus



Secretaria de Meio Ambiente e Sescap realizam 2º mutirão de coleta de eletroeletrônicos

 
lixo eletronico

A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava e o Sescap-PR realizam o 2º mutirão de coleta de lixo eletroeletrônico. Os materiais devem ser entregues nos eco pontos, que serão montados no período de 05 a 08 de novembro no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, e na Colônia Vitória, em Entre Rios, das 9 às 17h. Segundo o secretário, no mutirão promovido em junho, foram arrecadadas 15.600 toneladas de lixo eletrônico.
Os materiais coletados serão destinados à empresa Recicla Eletrônicos de Curitiba, como ocorreu no primeiro mutirão. “Como a ação trouxe bons resultados para o município e a população, vamos realizar o mutirão duas vezes por ano”, adianta o secretário. Para a vice-prefeita e diretora regional do Sescap-PR, Eva Schran, só foi possível realizar o primeiro mutirão em Guarapuava porque houve o apoio da prefeitura. “O Sescap já trabalha há vários anos com a responsabilidade social. Todo o lixo eletroeletrônico que arrecadamos tem um destino correto. Por exemplo, as carcaças viram azulejo. No fim, a empresa nos manda um certificado de destinação correta do lixo. É muito bom poder ver que Guarapuava está incluída como uma das regionais que desenvolve esta ação de desenvolvimento sustentável”.
A população pode entregar qualquer objeto eletroeletrônico sem uso, como, por exemplo, monitores de computador, televisores e rádios. “O maior problema no acúmulo desses materiais são os danos que podem causar devido à sua composição. Diversos metais, como ouro, prata, cobre, chumbo e platina, contidos nos aparelhos descartados e a má administração desse lixo causam grandes danos ambientais, como contaminação do solo e das pessoas próximas. Sem contar que a reciclagem de maneira incorreta, por incineração, pode ser ainda mais poluidora”, explica o secretário.
Serviço: 2º mutirão de coleta de eletroeletrônicos
Data: 05 a 08 de novembro
Hora: 9 às 17h
Locais: Pontos de coleta – Calçadão da XV, Colônia Vitória e Parque das Araucárias