terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Vocês vão somar força com os brasileiros”, diz Cesar Filho aos médicos estrangeiros

 
mais medicos

Na tarde desta terça-feira (29), o clima de descontração marcou a recepção feita pelo prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o secretário Stefan Wolanski Negrão aos sete médicos estrangeiros que irão atuar na rede municipal de saúde, através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Cesar Filho desejou as boas vindas, falou sobre as condições sócioeconômicas da cidade e salientou que eles terão toda a atenção que precisarem para a adaptação. “Temos bons médicos em Guarapuava, mas infelizmente não são suficientes para atender a demanda da cidade que abrange uma grande região. Com a chegada de vocês, poderemos dar melhor atenção à população. Vocês vão somar força com os brasileiros”, diz.
Para se familiarizarem mais rápido com o idioma, os médicos irão receber um treinamento específico na área médica. “Junto com o curso de Farmácia da Unicentro, iremos promover um curso de português para que vocês possam conhecer os termos médicos e se habituem o mais rápido com a língua portuguesa, para diminuir as dificuldades do dia a dia”, completa Cesar Filho, que presenteou os médicos com o livro do fotógrafo Valdir Cruz que retrata Guarapuava ao longo de 30 anos.
De acordo com o secretário de Saúde, Stefan Negrão, os seis médicos cubanos e um boliviano vão atuar exclusivamente no PSF (Programa Saúde da Família) como clínico geral. “Chamamos os aprovados no concurso realizado ano passado e contratamos novos médicos para o Cisgap, mas ainda precisávamos de mais profissionais em Guarapuava. Sendo assim, esses estrangeiros auxiliarão os brasileiros nos locais onde o número de médicos é insuficiente”, explica. “O número foi decidido pelo Ministério da Saúde e os profissionais encaminhados integram o segundo ciclo do programa”.
Os profissionais estrangeiros serão encaminhados aos postos de saúde do Xarquinho, Feroz, Entre Rios, Dourados, São Miguel, Santa Cruz e Vila Carli. Caso seja necessário, podem ser remanejados. Esta semana, eles vão conhecer a estrutura da saúde em Guarapuava para conhecer a rotina e começam a trabalhar na semana que vem. Para manter os profissionais atualizados, a Secretaria de Saúde promoverá palestras sobre vários temas. “Todos os médicos de Guarapuava, já incluindo os médicos estrangeiros, serão convidados a participar de uma Educação Médica Continuada sobre imersão nas principais áreas da medicina, como cardiologia, endocrinologia, nefrologia e oncologia”, adianta Negrão.
Em uma conversa informal no Paço Municipal, os médicos falaram um pouco sobre a primeira impressão que tiveram do município. “Quando cheguei ao Brasil, conheci um pouco sobre a economia da cidade, a situação da saúde e fiquei um pouco espantado com o frio”, relata o cubano Yurian Dopazo, 32 anos. Maylin Castillo, 36 anos, também gostou da cidade e disse que será um prazer trabalhar aqui. “Gosto muito da minha profissão; trabalhar com saúde é maravilhoso. Será um intercâmbio de experiências muito proveitoso”, destaca a cubana. Também vieram de Cuba, os médicos Jorge Luiz Peres, Jorge Luis Borrero Lopez, Jorge Luis de la Torre e José Andrés Hernandez Legrá. Também integra o grupo o boliviano Carlos Zanabria, formado na Argentina.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário