sexta-feira, 1 de março de 2013

Cesar Filho prestigia cerimônia de formatura de soldados da PM


O prefeito de Guarapuava participou da cerimônia de formatura de 91 policiais militares, na tarde de hoje (1º), no 16º BPM. Cesar Silvestri Filho afirmou que compartilhava com familiares e formandos a emoção daquele momento. “Estamos orgulhosos de todos vocês, homens e mulheres valorosos que, a partir de hoje, vão dedicar o melhor de suas vidas em prol das nossas famílias, do município, da região e do Estado”.

Cesar Filho destacou que se sentia parte da história daquela formatura. “Como deputado, participei do processo de escolha de formação dessa escola. Junto ao governador Beto Richa, lutamos para que a escola guarapuavana tivesse um contingente de alunos com capacidade de diminuir a escassez de efetivo da região e continuaremos nesse processo na função de prefeito”. Também falou do investimento do Governo do Estado em segurança pública, o maior da história do Paraná. 

A prefeitura, segundo Cesar Filho, continuará sendo parceira na execução do programa Formando Cidadão, coordenado pela PM e a Secretaria de Assistência Social. Para finalizar, elogiou o trabalho do atual comandante da PM, tenente coronel Edson Solak e saudou o maestro Rodrigo Santos e a Banda Municipal.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades militares, entre elas o comandante do 4º comando regional, coronel Marco Aurélio Chervonka. O capelão voluntário Mário Capodiferro fez uma oração e abençoou os novos policiais.

Procon apreende produtos vencidos em supermercado de Guarapuava



A equipe do Procon de Guarapuava e a Vigilância Sanitária fizeram um trabalho de fiscalização em um supermercado do município na manhã desta sexta-feira (01) para analisar o prazo de validade dos produtos e preços diferenciados. “Muitas vezes o supermercado anuncia no cartaz o valor do produto, mas na hora de passar no caixa é registrado preço superior ao anunciado”, explica o diretor do Procon Alfeu Kramer.

Durante a fiscalização, os técnicos recolheram mais de 500 produtos inadequados para o uso, como produtos vencidos de origem animal e iogurtes encontrados em gôndolas, fora do refrigerador. “Em um primeiro momento fazemos uma notificação e uma advertência para que o fornecedor apresente sua defesa, em seguida o Procon analisa a justificativa”, afirma o diretor do Procon.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade do Procon é garantir a saúde do consumidor. “Precisamos garantir a qualidade dos produtos, alimentos e serviços oferecidos”, comenta Alfeu Kramer ao destacar que agora, além da prioridade dos atendimentos feitos na sede do Procon, o órgão também está estendendo operacionalmente suas atividades. “Com essas fiscalizações regulares, pretendemos fazer com que todos os fornecedores cumpram a Lei, sejam os supermercados, agências bancárias, estacionamentos e tantos outros que oferecem serviços e produtos”.

Nota Fiscal
O coordenador do Procon de Guarapuava também alerta os consumidores sobre a nota fiscal. “Existem comerciantes que não emitem a nota fiscal, isso é um abuso porque todo produto comprado em um estabelecimento comercial deve vir acompanhado da nota fiscal e isso é obrigação do comerciante porque a nota é a prova da sua compra”, comenta Alfeu Kramer que ainda explica que o cupom fiscal também é uma prova de que o consumidor comprou determinado produto pelo preço que está especificado. “Fica a critério do consumidor pedir a nota fiscal, se assim o desejar, o comerciante é obrigado a fornecer a nota”.

Atendimento no Procon de Guarapuava
O Procon de Guarapuava funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, permanecendo aberto no horário de almoço. As denúncias podem ser feitas diretamente na sede do órgão ou pelos telefones 151 e (42) 3622-1370. É importante ressaltar que o consumidor não precisa se identificar para fazer as denúncias ao Procon.

Procon Guarapuava
Rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados. 85035-160. Guarapuava – Paraná.
Telefones: (42) 3621-4590 / 151

Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Oficina de Planejamento Estratégico


A Secretaria de Saúde de Guarapuava reúne a equipe gestora nos próximos dias 8 e 9 de março para realizar uma Oficina de Planejamento Estratégico, oferecendo aos profissionais uma ferramenta de planejamento de prioridades para a área da saúde. “Baseados nas diretrizes do governo Cesar Filho, e das respectivas prioridades para o município de Guarapuava, vamos exercitar o olhar regional na busca das políticas, planos, programas e projetos que nortearão a atuação da Secretaria de Saúde a curto e médio prazo”, explica o Secretário de Saúde, Stefan Wolanski Negrão.

A Oficina tem como objetivo a qualificação dos profissionais da Secretaria de Saúde, para a efetiva gestão do sistema municipal de saúde, através de planejamento estratégico. “Durante esta oficina também vamos instrumentalizar a elaboração do PPA, o Plano Plurianual do Município, que vai contemplar todas as ações desenvolvidas nos próximos quatro anos pela Secretaria de Saúde”, explica a Diretora do Departamento de Gestão do SUS, Ana Karina da Costa Malucelli.

Ainda de acordo com o Secretário de Saúde, a Oficina é o momento em que os profissionais vão concentrar seus esforços para definir as metas dos próximos anos. “Tenho certeza que, junto com nossa equipe gestora, vamos desenhar o mapa estratégico de ações, a partir das perspectivas para a sociedade, tendo a clareza da missão, dos valores e da visão de futuro para garantir a qualidade de vida de todos os guarapuavanos”, afirma.

O evento, realizado com o apoio da SESA - Secretaria de Estado da Saúde, conta com a participação do Diretor Geral Dr. René José Moreira dos Santos, que faz uma explanação sobre o “Planejamento Estratégico da SESA”. Logo em seguida palestrantes de renome internacional ministram palestras. Dr. Eugênio Vilaça Mendes, consultor da Organização Mundial da Saúde, faz uma exposição sobre “A Atenção Primária à Saúde e a Coordenação das Redes de Atenção à Saúde”, e a Dra. Maria Emi Shimazaki, consultora de diversas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, fala sobre “A Gestão Estratégica”. A oficina contará ainda com trabalhos em grupo e estudo dirigido.

Serviço: Abertura da Oficina de Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde
Data: Sexta-feira – 08/03/2013
Horário: 8h30
Local: Hotel Atalaia - Rua XV de Novembro, 7636

Prefeitura de Guarapuava organiza programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher


A Prefeitura de Guarapuava vai comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com uma programação diversificada, que se estenderá durante o mês. Para a vice-prefeita, Eva Schran, um dos momentos mais importantes será a assinatura de duas leis pelo prefeito Cesar Silvestri Filho: a que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses para mães biológicas e adotivas; e outra que cria a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Guarapuava está entre as 100 cidades com maior índice de homicídio de mulheres do Brasil, segundo o Mapa da Violência 2012. A criação da secretaria representa a preocupação da gestão municipal em garantir políticas públicas para as mulheres com foco na sua emancipação econômica e no combate à violência”, explica a vice-prefeita, que ficará responsável pela pasta.

Segundo Eva Schran, a secretaria será responsável por “planejar e implementar as políticas públicas municipais de combate às desigualdades de gênero, desenvolvendo projetos que visam combater a violência, discriminação e preconceito contra a mulher”. A assinatura das duas leis abre a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade ocorrerá na próxima sexta-feira (8), na Praça do Paço, às 15h.

Programação
Abertura da programação e assinatura das leis
Data: sexta-feira (08/03/13)
Horário: 15h
Local: Praça do Paço (em caso de chuva, será na praça interna da prefeitura)

Blitz Educativa
Data: sexta-feira (15/03/13)
Horário: das 14h30 às 16h30
Local: Manoel Ribas, próximo ao GAC

Ação Mulher – uma manhã voltada a elas, com várias atividades, envolvendo as secretarias da Mulher, Saúde, Assistência Social e Esportes, além da Procuradoria Geral e Provopar Municipal

Data: sábado (16/03/13)
Horário: das 9 às 12h
Local: Calçadão da XV

Corrida da Mulher
Data: domingo (24/03/13)
Horário: 9h
Local: saída e retorno no Joaquim Prestes
Inscrições: podem ser feitas na Secretaria de Esportes ou uma hora antes do evento

Governo concede incentivos para empresa investir em pequeno município


O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (28), no Palácio Iguaçu, a inclusão da Dona Alda Indústria de Alimentos no programa Paraná Competitivo, que garante benefícios em troca da geração de emprego e renda. A empresa vai investir R$ 9,8 milhões na construção de um moderno moinho para a produção de farinha e farelo de trigo em Bom Sucesso do Sul, no Sudoeste do Estado.

O município, predominantemente agrícola, tem cerca de 3.400 habitantes. A empresa vai gerar inicialmente 28 empregos diretos e fortalecer a agricultura local com a compra de produtos da região. “Temos hoje a maior industrialização da história do Paraná. São empresas de diversos portes que geram riqueza e desenvolvimento para todos os municípios do nosso Estado”, afirmou Richa.
O governador enfatizou que a prioridade do governo estadual é levar industrialização para o interior. “Os incentivos concedidos para a Dona Alda, uma empresa familiar e paranaense, mostram a preocupação do nosso governo em incentivar a instalação de empresas comprometidas com o desenvolvimento local”, ressaltou.

“A instalação da empresa vai trazer muitos benefícios para nosso município, com riqueza e geração de empregos”, disse o prefeito Antonio Celso Pilonetto, prefeito da cidade. Segundo ele, o Governo do Estado tem ajudado e consolidado ações para seu desenvolvimento nos pequenos municípios.
DONA ALDA – A Dona Alda pretende se estabelecer como empresa de destaque na fabricação de farinhas especializadas. O moinho, previsto para entrar em funcionamento no início de 2015, terá capacidade para produzir 120 toneladas de farinha por dia.

O Programa Paraná Competitivo inclui medidas como dilação de prazos para recolhimento do ICMS, investimentos para melhoria da infraestrutura, desburocratização e capacitação profissional. “O prorama é essencial. Com a economia que teremos, esse dinheiro poderá ser investido em melhorias, usado como capital de giro da empresa e também para possível ampliação”, comemorou Rodrigo Munaretto, diretor administrativo da Dona Alda Alimentos.

“O Paraná está integrado na distribuição de oportunidades de crescimento, consolidação e ampliação das empresas. A Dona Alda é uma empresa familiar, por isso ficamos ainda mais satisfeitos em inseri-la no programa”, ressaltou Horácio Montechio, diretor-geral da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio.

Para o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, a instalação da empresa é mais um ganho para o Estado, maior produtor de trigo do país. “O Paraná produz hoje mais da metade da produção de trigo do país. Na última semana, passamos a ser também o maior estado exportador de farinha de trigo. Estamos alimentando o Brasil com uma cadeia forte e crescente de trigo”, destacou.

PARANÁ COMPETITIVO – Lançado em fevereiro de 2011, o Paraná Competitivo já atraiu R$ 20 bilhões em investimentos que irão gerar cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos. “Temos hoje um cenário de respeito, diálogo e segurança jurídica. São fatores fundamentais para que os empresários voltem a respeitar e confiar no Paraná”, afirmou Richa.

O objetivo é tornar o Estado atrativo para novos empreendimentos que gerem emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável em todo o Estado. “O planejamento que temos em infraestrutura, para facilitar o escoamento de nossa produção, também tem sido primordial para o sucesso deste programa, que desperta o interesse de empresários em todo o mundo”, disse.