terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo e Secretário Cezar Silvestri discutem obras com prefeitos do Noroeste e Norte Pioneiro



Um grupo de cerca de 50 prefeitos das regiões Noroeste e Norte Pioneiro foi recebido nesta segunda-feira (11), em Curitiba, pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, para discutir projetos e parcerias. “Estaremos sempre de portas abertas para atender a todos”, disse Silvestri.

O prefeito de Conselheiro Mairinck, Juarez Granemann Driessen, disse que o grupo tomou conhecimento de todas as ações que a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) está desenvolvendo. Tivemos uma conversa franca e aberta. O fato de ter esse canal de diálogo com a Sedu ajuda”, afirmou.

Para o prefeito de Corumbataí do Sul, Osney Picanço, a reunião trouxe novamente a esperança de ver os problemas de seu município resolvidos. “Temos a expectativa que o governo venha nos ajudar”, afirmou.

O secretário informou que há 620 obras em andamento e que a Sedu vem desenvolvendo uma ação intensa com os municípios. “Estamos trabalhando junto com o governador Beto Richa no sentido de encontrar uma fórmula para resolver a questão das obras já iniciadas”, afirmou.

A comitiva foi acompanhada do deputado federal Luiz Nishimori. “Estamos com um novo governo, com uma outra maneira de administrar e viemos à Sedu para esclarecer as dúvidas dos prefeitos e trocar ideias com o secretário, pois os prefeitos sempre estão preocupados com obras e com a capacidade de endividamento municipal”, afirmou o deputado.

Beto Richa lança programa para atender 100 mil famílias com moradia



Ao completar 100 dias de administração, o governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (11) o Morar Bem Paraná, programa que define a nova política habitacional do Estado e que garantirá o atendimento a 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos. O programa abrange medidas de regularização fundiária, o financiamento para construção de novas unidades e a melhoria de moradias urbanas e rurais. O Morar Bem Paraná será implementado por meio de cooperação técnica entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Caixa Econômica Federal.

“Lançamos hoje um grande plano de moradias. Vamos fazer uma revolução habitacional e já temos um bom entendimento com o governo federal para que isso ocorra”, disse o governador durante a solenidade de lançamento, no Canal da Musica, em Curitiba. “Vamos atuar em três frentes: a construção de moradias rurais, o atendimento a pessoas que moram em áreas de risco social e a regularização fundiária”, afirmou Richa. Segundo o governador, o programa permitirá construir em quatro anos um número de moradias equivalente a mais da metade do total construído no Estado desde o primeiro plano de habitação popular, lançado há 60 anos.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, afirmou que o programa é inovador e que representa um marco na história do Paraná. De acordo com ele, o déficit de moradias no Paraná é de 270 mil unidades e será sensivelmente reduzido pelo programa.

As metas para 2011, informou, estão firmadas no convênio assinado nesta segunda-feira com a Caixa Econômica Federal. Neste primeiro ano, serão atendidas mais de 27.500 mil famílias, das quais 25 mil na área urbana e 2.500 na área rural. Os recursos previstos são de aproximadamente R$ 700 milhões, dos quais R$ 100 milhões representam contrapartida do governo estadual.

“O Morar Bem Paraná é um divisor de águas. Temos um governo que prioriza a moradia como um elemento de resgate social. Nós queremos que todo paranaense tenha condições de morar dignamente. É um programa de habitação em longo prazo, inovador e que atenderá todos os municípios”, disse Chaowiche.

Segundo Chaowiche, as famílias beneficiadas pelo programa serão selecionadas por um conjunto de critérios que inclui renda familiar e número de integrantes. Terão prioridade famílias com renda mensal de até seis salários mínimos e também terão famílias que sofreram perda total ou parcial da residência em razão de catástrofes ou acidentes.

O Governo do Estado também firmou convênio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que será responsável pela construção das redes de distribuição de energia elétrica nas moradias construídas, e com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que implantará os sistemas de abastecimento de água e saneamento básico. O objetivo é fazer parcerias para tornar o Morar Bem Paraná viável e para atender da melhor maneira às famílias paranaenses.

PORTAS ABERTAS – Richa destacou a importância das parcerias com as prefeituras e afirmou que o Litoral continua como prioridade na área de habitação. “Quero conversar com quem mais entende do Paraná, que são os paranaenses. Não há mais aquele estado ditador de regras. Hoje, estou com as portas abertas do meu governo para que todos participem”, disse. O governador afirmou que o profissionalismo na gestão pública é a marca de seu governo e citou o trabalho realizado como prefeito de Curitiba na área de habitação popular.

O vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, disse que a nova política habitacional é fundamental para o desenvolvimento social e econômico das cidades. “Falo em nome dos municípios do Paraná e afirmo que estou satisfeito em contemplar esse lançamento. Mas isso deve ser só o começo. Temos muito que construir e as cidades paranaenses necessitam de um governo próximo e aberto ao diálogo”, disse o prefeito.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Jorge Kalache Filho, destacou a importância da parceria com o governo do Paraná e disse que a Caixa trabalha para proporcionar recursos para os estados e municípios do Brasil. “Quem ganha é a comunidade, que passa a viver com mais dignidade. A habitação é o bem maior do cidadão brasileiro”, disse Kalache Filho.

BENEFÍCIOS FISCAIS - O programa Morar Bem Paraná prevê ainda benefícios fiscais e tributários destinados a viabilizar o programa. Richa anunciou o envio à Assembleia Legislativa de um projeto de lei que altera o regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para isentar do imposto o material de construção utilizado pelas empresas contratadas para erguer as unidades habitacionais.

O Morar Bem Paraná também permite a concessão, pelos municípios, de benefício fiscal relativo ao Imposto sobre Serviços (ISS) para prestadores de serviço contratados para atuar em obras do programa.

Áudio:

ORDEM DO DIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA



REQUERIMENTO N. 87/2011 – DE AUTORIA DO VEREADOR GILSON PEDRO AMARAL:- O Vereador que o presente subscreve, na conformidade do Artigo 182 do nosso Regimento Interno, requer depois de ouvido o Plenário, sejam CONVIDADOS a Senhora Maria do Rocio Burko - Ex-Provedora e os Senhores, José Alberto de Toledo – Ex-Vice Provedor e Arion Toledo – Ex-Administrador, para participarem de uma Sessão nesta Casa, com objetivo de explanar sobre a Provedoria do Hospital São Vicente de Paulo, nas suas gestões.

MATÉRIAS EM SEGUNDA VOTAÇÃO:-

PROJETO DE LEI N. 19/2011.

Súmula:- institui a reserva de 1% de vagas para portadores de deficiência física-motora nos estabelecimentos de espetáculos que menciona, no âmbito do Município de Guarapuava.

Autoria:- Vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

VOTAÇÃO SECRETA – MAIORIA ABSOLUTA.

PROJETO DE LEI N. 20/2011.

Súmula:- denomina a Praça – área verde Coopersul – Núcleo Coopersul, situada no Bairro Boqueirão de Praça Milton Ferrari do Prado.

Autor:- Vereador João Carlos Gonçalves.

VOTAÇÃO SECRETA – QUORUM 2/3.

ADMIR STRECHAR

Presidente

Acidente deixa 6 pessoas feridas e uma morta na BR 277



Um grave acidente no início da manhã deste sábado (09/04) na BR 277 em Santa Tereza do Oeste deixou seis pessoas feridas e uma morta.

Segundo informações dois carros bateram em uma tentativa de ultrapassagem, com o impacto, um deles capotou e resultou na morte de uma mulher de 65 anos.

As outras seis vítimas foram socorridas pela ambulância da Ecocataratas, concessionária que administra a rodovia, e levadas aos hospitais de Cascavel.

Devido a má sinalização no trecho, instantes após o primeiro acidente outros quatro veículos também bateram, mas não houve feridos.

O corpo da mulher foi levado ao IML de Cascavel.

Fonte: CGN

Acidente 01 Acidente 03 Acidente 04 Acidente 05

PM: Homem é preso em Rio Bonito do Iguaçu por falsa comunicação de crime

Posted: 09 Apr 2011 10:45 AM PDT

Um homem foi preso em Rio Bonito do Iguaçu porque fez falsa comunicação de crime à Policia Militar.

Na noite desta sexta-feira (08/04) Carlos Lopes de 30 anos ligou para o 190 e disse para a PM que tinha sido vítima de roubo, e que os autores tinham efetuado diversos disparos contra o mesmo, e que nesses disparos, foi atingido por vários tiros e que inclusive tinha ferimentos à “bala” na barriga e no calcanhar.

Imediatamente a policia foi até ele para prestar socorro. Mas ao chegar lá descobriu que Carlos estava apenas com arranhões, provenientes de cerca de arame farpado e, em visível estado de embriaguês.

Desconfiados da história, a policia perguntou à esposa de Calos sobre os fatos e ela respondeu que é costume do marido, sair para a cidade quando tem dinheiro e voltar pra casa embriagado contando os mais diversos tipos de histórias para justificar-se.

Diante disso a PM deu voz de prisão por falsa comunicação de crime a Carlos e encaminhou o mesmo à delegacia em Laranjeiras do Sul.

Para quem comete esse tipo de contravenção que está no Art. 340 do Código Penal de provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado, é instaurado processo criminal podendo pegar uma pena de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

REALIDADE 190: As principais ocorrências no Sudoeste

Posted: 09 Apr 2011 08:18 AM PDT

Polícia Militar apreende armas em Pato Branco

Três armas de fogo foram apreendidas pelo Polícia Militar, em Pato Branco, nesta sexta-feira (08). Duas espingardas, calibres 32 e 22, e um revólver calibre 22, foram encontradas na residência de Sidnei Rodrigo Sipriano, vulgo Veio, na Rua Tereza Catusso, Bairro São João. Sidnei foi denunciado por vizinhos após ter efetuado disparos em via pública. Além das armas, foram apreendidos 09 (nove) cartuchos calibre 22 e 06 (seis) cartuchos calibre 32. Sidnei e sua esposa, Soeli Aparecida de Paula, foram conduzidos a 5ª SDP.

PM cumpre mandado de prisão em Renascença

Juliano Canteros foi preso em Renascença nesta sexta-feira (08). Policiais Militares cumpriram mandado de prisão expedido pelo Juiz Federal de Francisco Beltrão, Sandro Nunes Vieira. Juliano foi conduzido a 19ª SDP.

Família é assaltada no interior de Dois Vizinhos

A família do agricultor Flavio Antonio Thoms foi vítima de roubo nesta sexta-feira (08), em Dois Vizinhos. O agricultor foi surpreendido, por volta das 21h, por três pessoas armadas e encapuzadas que anunciaram o roubo, rendendo toda família. Do local foi roubada a quantia de R$ 5.077,00 (cinco mil e setenta e sete reais) e dois aparelhos celulares marca Sony Ericsson. Depois fugiram tomando rumo ignorado. A vítima acredita que os envolvidos são menores. Policiais Militares da Rotam, do 21º BPM, estiveram na região e realizaram buscas, mas ninguém foi encontrado.

Fonte: Polícia Militar