Nesta quarta-feira (8), aconteceu o segundo dia de palestras do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada, promovido pela Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento finaliza amanhã, na Faculdade Campo Real. Estão participando representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas, segurança e sociedade em geral.
Um dos palestrantes foi o coordenador do Proerd, Dalton Gean Perovano, doutor em Educação. Ele destacou a construção de conceitos sobre drogas na fase de transição da infância para a adolescência na escola, além da relação entre educação e prevenção e os discursos praticados no ambiente escolar e familiar. “As pesquisas apontam alguns fatores de risco que levam crianças e adolescentes ao vício, como cultural, social, interpessoal, psicocomportamental e biogenético. Os dados sobre o uso de drogas na fase da infância e adolescência indicam que 40% dos estudantes que participaram da pesquisa tinham bebido no mês anterior”, aponta.
O evento teve ainda palestra do médico psiquiatra José Cleber Ferreira sobre dependência química e suicídio. A pós-graduada em Dependência química, Sara Massuqueto, apresentou um vídeo sobre as impressões da turma multiprofissional: a rede nos diferentes contextos de saúde e justiça.
O especialista em dependência química, Líbero Mezzadri, falou sobre a família do dependente químico.
O evento teve também a palestra da enfermeira, Katiuscia Gabriel, que apresentou o projeto: a atuação da família e a assistência interdisciplinar no idoso perante a dependência química. Já a coordenadora de Saúde Mental do Caps, Vanderléia Schinemann, destacou a atuação do trabalho em rede.