quarta-feira, 8 de maio de 2013

Coordenador do Proerd aponta fatores que levam crianças e adolescentes ao vício

 

Nesta quarta-feira (8), aconteceu o segundo dia de palestras do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada, promovido pela Prefeitura de Guarapuava, a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento finaliza amanhã, na Faculdade Campo Real. Estão participando representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas, segurança e sociedade em geral.
 
Um dos palestrantes foi o coordenador do Proerd, Dalton Gean Perovano, doutor em Educação. Ele destacou a construção de conceitos sobre drogas na fase de transição da infância para a adolescência na escola, além da relação entre educação e prevenção e os discursos praticados no ambiente escolar e familiar. “As pesquisas apontam alguns fatores de risco que levam crianças e adolescentes ao vício, como cultural, social, interpessoal, psicocomportamental e biogenético. Os dados sobre o uso de drogas na fase da infância e adolescência indicam que 40% dos estudantes que participaram da pesquisa tinham bebido no mês anterior”, aponta.
 
O evento teve ainda palestra do médico psiquiatra José Cleber Ferreira sobre dependência química e suicídio. A pós-graduada em Dependência química, Sara Massuqueto, apresentou um vídeo sobre as impressões da turma multiprofissional: a rede nos diferentes contextos de saúde e justiça.
 O especialista em dependência química, Líbero Mezzadri, falou sobre a família do dependente químico.
O evento teve também a palestra da enfermeira, Katiuscia Gabriel, que apresentou o projeto: a atuação da família e a assistência interdisciplinar no idoso perante a dependência química. Já a coordenadora de Saúde Mental do Caps, Vanderléia Schinemann, destacou a atuação do trabalho em rede.

Secretário participa de Seminário Nacional Brasil sem Miséria

 

Nesta quarta-feira e amanhã (8 e 9), o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e o gerente da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Adalberto Campos, participam do Seminário Brasil Sem Miséria - Inclusão Produtiva Urbana: experiências, resultados e desafios. O evento está sendo realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo.
 
 
 
O seminário é promovido pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Banco Mundial e pela Unicamp. Gestores públicos e especialistas debatem e avaliam a inclusão produtiva urbana do Brasil e sua articulação com as políticas de seguridade social e transferência de renda. Essa estratégia do Plano Brasil Sem Miséria é executada, entre outras ações, pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), cuja meta é oferecer um milhão de vagas em cursos de capacitação profissional a pessoas de baixa renda.
 
 
 
 
 do Fórum Estadual, nos próximos meses, o fluxo deve aumentar mais ainda, tanto de carros quanto de pedestres, por isso será importante construir uma outra rotatória. Essas e outras ações visam melhorar o trânsito da cidade e evitar acidentes”, afirma.

Prefeitura e CRC-PR firmam parceria para desenvolvimento do Programa de Voluntariado da Classe Contábil

 
A Prefeitura de Guarapuava lança, nesta sexta-feira, o PVCC (Programa de Voluntariado da Classe Contábil), através de uma parceria com o CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade) e o IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista). A solenidade terá início às 11h, no Paço Municipal. No período da tarde, o evento prossegue na Câmara de Vereadores para treinamento dos contadores voluntários. O programa tem a finalidade de orientar a população sobre ações de controle social e orçamento familiar.
 
Após o treinamento, os voluntários irão acompanhar as famílias que têm dificuldades em administrar o orçamento familiar, por meio das associações de moradores. Os voluntários vão promover encontros nos bairros para explicar o procedimento e cadastrar famílias que tenham interesse em participar do programa. Depois será elaborado um cronograma de acompanhamento dos cadastrados. Além disso, o PVCC poderá ser utilizado por servidores municipais.
 
"O programa foi criado em 2008 pelo CFC [Conselho Federal de Contabilidade] e está sendo implantado pela primeira vez no Paraná. A cidade de Guarapuava foi escolhida graças à articulação da atual administração municipal que valoriza a classe contábil de Guarapuava pela solidariedade e partilha do conhecimento com as famílias guarapuavanas”, ressalta a vice-prefeita, Eva Schran.
 
O lançamento terá a presença do prefeito Cesar Filho, da vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, da presidente do CRC-PR, Lucélia Lecheta, representantes do IPMCONT, do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e da UGAM (União Guarapuavana de Associações de Moradores), além de secretários municipais e vereadores.