terça-feira, 22 de novembro de 2011
RICHA AUTORIZA INSTALAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIOESTE, EM FRANCISCO BELTRÃO
O governador Beto Richa desembarca nesta quarta-feira (23) em Francisco Beltrão, onde irá assinar a autorização para a instalação do curso de Medicina no campus da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), em Francisco Beltrão, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade do Sudoeste do Estado.
O projeto conta com o apoio dos deputados federais Assis do Couto e Nelson Meurer, que apresentaram emendas ao orçamento federal, no valor de R$ 12 milhões, para a construção do prédio do curso, em uma área adquirida pela prefeitura de Francisco Beltrão e que será doada à universidade. A expectativa é que o primeiro vestibular para o curso de Medicina da instituição seja feito em 2012 e que as aulascomecem em 2013.
O Hospital Regional de Francisco Beltrão será o hospital-escola do curso. Seu raio de abrangência beneficiará vários municípios próximos (a mesorregião do Sudoeste compreende 37 municípios, com população de quase 500 mil pessoas).
SERVIÇO:
Assinatura da autorização para instalação do curso de Medicina da Unioeste em Francisco Beltrão
Data: 23 (quarta-feira).
Horário: 16h.
Local: Auditório do Campus da Unioeste
- Rua Maringá, 1200 - Bairro: Vila Nova / Francisco Beltrão - PR
Programa de Desenvolvimento Florestal encerra com três palestras
Utilização da madeira na propriedade rural, cenário nacional da madeira, alternativas para Reserva Legal e APP serão os temas das palestras
O Sindicato Rural de Guarapuava sedia na próxima quinta-feira, 24, a partir das 19h30, um ciclo de palestras sobre a utilização da madeira, com temas que vão de alternativas para Reserva Legal à situação nacional e internacional do mercado de madeira. O evento encerra o Programa de Desenvolvimento Florestal realizado durante o ano.
A primeira palestra será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo, especialista em sistemas agrossilvipastoris, Pedro Francio Filho - instrutor do Programa de Desenvolvimento Florestal - e abordará a utilização de madeira na propriedade rural, construção civil e arquitetura.
Em um segundo momento, o engenheiro de madeiras da TW Brasil, Eugênio Alfredo Geisse Rilling vai falar sobre o cenário nacional e mundial do mercado da madeira.
Fechando a noite, a engenheira agrônoma especialista em meio ambiente, Mary Cobra Silvia Ferro, apresentará aos produtores, alternativas viáveis e concretas para Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente.
Segundo o instrutor do Programa, o objetivo das três palestras é localizar o produtor que participa desse fomento promovido pelo Sindicato. “Abordando conceitos técnicos e mercadológicos, para que ele saiba conduzir o pinus e o eucalipto que estarão disponíveis em breve. Vamos desmistificar com relação à condução desses cultivos para madeira nobre e situar o mercado de madeira nacional e internacional. Na terceira palestra, vamos traduzir o Código Florestal para o produtor: mostrar como é possível explorar áreas de preservação permanente e reserva legal”, explicou Francio Filho.
As palestras são direcionadas a produtores rurais da região. O Programa de Desenvolvimento Florestal é desenvolvido em parceria entre Sindicato Rural de Guarapuava, Cooperativa Agrária, Fertilizantes Heringer, Golden Tree Reflorestadora, Santa Maria Cia de Papel e Celulose, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná e Viveiros Pitol.
Viviane Ribas assume a presidência do diretório Municipal do PPS
O vereador Thiago Córdova pediu o seu afastamento da presidência do Diretório Municipal do PPS e sua exoneração da 6ª Ciretran, na última segunda feira (21).
Viviane Ribas (foto) assume a presidência do partido em Guarapuava.
Jorge Viana lê relatório e diz que finalidade é tornar Código Florestal “autoaplicável”
O senador Jorge Viana (PT-AC) leu nesta segunda-feira (21/11) seu relatório sobre o projeto de lei do novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Viana optou por apresentar um substitutivo global alterando vários pontos do texto que foi aprovado na Câmara dos Deputados. Entre as principais mudanças estão a inclusão de um capítulo específico tratando da agricultura familiar e a criação de um programa de incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente. A cargo da União, o programa prevê a concessão de benefícios e o pagamento monetário para quem preservar.
Viana argumentou que algumas das modificações promovidas no texto aprovado pelos deputados servem para tornar a legislação “autoaplicável” e adequar a redação às exigências constitucionais. “Esse não é o meu parecer, a minha emenda, mas a do Senado Federal”, disse Viana.
De acordo com o relator, entre as principais diretrizes de seu relatório está o estabelecimento de mecanismos que facilitem e estimulem a busca pela regularização ambiental de imóveis rurais e urbanos para dificultar interpretações que “tolerem” novos desmatamentos. O texto ainda introduz princípios para esclarecer e orientar os operadores da norma para evitar interpretações divergentes.
A proposta mantém a exigência de reserva legal para todos os imóveis rurais, prevendo, contudo, tratamento diferenciado para a regularização das pequenas propriedades rurais e posses rurais. A fim de evitar que o tratamento diferenciado para as pequenas propriedades seja usado de forma irregular, Viana disse que estabeleceu critérios “seguros” que não permitirão distorções.
O Artigo 6º estabelece a “responsabilidade comum” entre União, estados e municípios, com a colaboração da sociedade civil, para a criação de políticas de preservação e restauração da vegetação nativa e de sua funções ecológicas e sociais.
Após a leitura do relatório, foi concedida vista coletiva para todos os membros da comissão e convocada nova reunião para a próxima quarta-feira (23) com a finalidade de começar a votação do parecer. Se aprovada, a proposta seguirá para o plenário. Como modifica o texto aprovado pela Câmara, a matéria terá que ser votada novamente pelos deputados após apreciação do Senado.
Richa é premiado pela criação da Defensoria Pública do Paraná
O governador Beto Richa recebeu neste fim de semana o prêmio “Colar do Mérito” da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). A entrega aconteceu em Natal (RN), durante a solenidade de encerramento do X Congresso Nacional de Defensores Públicos. Segundo o presidente da associação, André Castro, o governador foi homenageado “pelos relevantes serviços prestados à causa da democratização do acesso à Justiça e pela criação da Defensoria Pública do Estado do Paraná”.
Richa foi representado pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, que também recebeu uma homenagem especial da Anadep por sua dedicação e empenho na criação da Defensoria Pública do Paraná.
Maria Tereza agradeceu a distinção e afirmou que a Defensoria Pública é uma instituição essencial. “A nossa população mais carente precisa ser assistida com a qualidade que merece. Justamente por isso, o Governo do Paraná, ao criar a instituição, garantiu desde o início que todas as comarcas tenham um defensor público”, disse.
Durante a solenidade, a secretária defendeu que a Defensoria Pública deve ter o mesmo tratamento dispensado às outras carreiras jurídicas: “Ela é o instrumento do Estado para cumprir o seu dever constitucional e construir um Brasil melhor, mais justo, com respeito à dignidade humana”.
O “Colar do Mérito” da Associação Nacional dos Defensores Públicos foi criado pela Anadep para homenagear brasileiros e estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes à cidadania e à Defensoria Pública.
A entidade também prestou uma homenagem especial ao Movimento Pró-Criação da Defensoria Pública do Estado do Paraná, representado pela professora da UFPR Priscila Placha Sá, o deputado estadual Tadeu Veneri, Carlos Enrique Santana e Luis Antonio de Oliveira Rosa.
Assinar:
Postagens (Atom)