quarta-feira, 17 de julho de 2013

Assistência Social entrega kits a famílias da Vila São Vicente

 
A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava iniciou a entrega dos 30 kits de cama, mesa e banho, e de cozinha, que foram doados pela Secretaria do Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Defesa Civil do Paraná. Oito famílias da Vila São Vicente, atingidas pela chuva no mês de junho, receberam os materiais, nesta quarta-feira (17). As entregas continuam nos próximos dias.
No kit cozinha, há jogo de panelas, escorredor de louças, bacias, pratos, copos e talheres. Já no kit cama, mesa e banho constam toalhas de banho e de mesa, cobertores, lençóis, fronhas e panos de prato. Para a dona de casa Vanderléia de Lourdes de Paula, 32 anos, a doação vai oferecer melhor qualidade de vida aos seus cinco filhos. “A prefeitura já nos ajudou com colchões, alimentos e roupas. Agora, ganhamos os kits”, afirma.

Assistência Social encaminha pessoas com necessidades especiais à qualificação profission

 
 
A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), oferece o Programa BPC Trabalho, que tem como um dos objetivos atender pessoas com necessidades especiais inscritas no Benefício de Prestação Continuada. A intenção é facilitar o acesso à qualificação profissional e ao mercado de trabalho.
 
Os técnicos dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) de Guarapuava, primeiro, fazem a busca ativa e a identificação do público-alvo, pessoas entre 16 e 45 anos. Em seguida, ocorre o diagnóstico social e a avaliação do interesse e possibilidade de participação no programa. O município também é responsável, junto ao INSS, pelo acompanhamento do beneficiário e sua família.
 
Realizado pelo Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), os cursos possuem duração mínina de 160 horas e, em Guarapuava, são ofertados pelo Senai e Senac. As aulas são gratuitas e os alunos recebem todos os materiais didáticos, além de vale-transporte e alimentação. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social ou em qualquer um dos Cras. A pessoa com deficiência beneficiária do BPC, a partir de 14 anos, pode ser contratada como aprendiz sem perder o benefício. O aprendiz poderá acumular pagamento do BPC com o salário pago pela empresa por até dois anos.