quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cesar Filho anuncia novos investimentos na rede de abastecimento de água de Guarapuava‏


O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) informou nesta quinta-feira (14) que Guarapuava vai receber novos investimentos para melhorar o abastecimento de água na cidade. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) publicou edital de licitação, no valor global de R$ 9,1 milhões, para execução de obras de ampliação do sistema de abastecimento, além de reforma e melhorias na estação de tratamento de água.
Também foram publicados os editais para definir as empresas que vão executar as obras de ampliação da rede coletora de esgoto, conforme anunciado em dezembro do ano passado pelo deputado nas próprias comunidades. Serão atendidos os bairros Jardim das Araucárias, Jardim das Américas, Mansani, Vila Cascavel, São Vicente, Dom Frederico Helmel, Vila Carli e Conradinho. O valor previsto para os investimentos é de R$ 11,8 milhões. A abertura das licitações será feita ainda na primeira quinzena de julho.
De acordo com o gerente da Unidade Regional da Sanepar em Guarapuava, João Edson de Lima, com essas obras, o índice de esgoto coletado e tratado na cidade chegará a 75% - atualmente é de 65,85%.
Já a rede de abastecimento receberá investimentos para equalização da pressão da água, prorrogando a vida útil do sistema. A previsão é de que estas obras sejam concluídas até o final de 2013. Lima explicou que o projeto vai beneficiar toda a cidade, com a implantação de válvulas redutoras de pressão para regular a distribuição, e melhorias na estação e tratamento de água.
Para Cesar Filho, promover a ampliação da rede de esgoto é uma necessidade para qualquer cidade, independentemente de seu tamanho ou população. “É uma questão de saúde pública e de cidadania. Felizmente, o Governo do Estado está preocupado em investir nesta área, prevenindo uma série de outros problemas e doenças”, destacou.
O parlamentar destacou que, recentemente, o consumo de água em Guarapuava bateu recordes históricos. Enquanto a média nos últimos dois anos foi de 24 milhões de litros por dia, em março esta marca chegou a 29 milhões de litros diários, um acréscimo de 16,7%. “Com esses novos investimentos, faremos os ajustes necessários para regular a distribuição na cidade”, comentou o deputado.

Em Guarapuava, Secretaria de Estado da Família lança programa que vai beneficiar municípios da região



Na manhã de hoje (14), o escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social lançou o Programa Família Paranaense, que vai beneficiar os municípios de Prudentópolis, Goioxim, Turvo, Cantagalo e Candói. A assinatura do termo de adesão aconteceu no mini-auditório da Unicentro. Iniciado em março pelo governo estadual, o programa pretende melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Viviane Ribas, que representou o deputado Cesar Filho no evento, disse que esse programa mostra que a união de esforços resulta em benefícios para a população, principalmente a mais carente. “A firme e eficiente atuação do deputado Cesar Filho e o excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria da Família, através de seus escritórios regionais, vão proporcionar ainda mais a melhoria na qualidade de vida de milhares de famílias paranaenses”.

Os prefeitos que participaram do evento também exaltaram o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, coordenada por Fernanda Richa, e pelas unidades regionais. O chefe do escritório de Guarapuava, Celso Góes, afirmou que a nossa região é uma das principais beneficiadas com o programa. “O Família Paranaense mostra o compromisso que o governo do Estado tem com a população”, reforça Góes.


Programa

O programa vai atender 100 mil famílias até 2014, sendo 750 da região de Guarapuava. Todas foram identificadas por meio de um índice de vulnerabilidade que leva em conta, por exemplo, a situação da moradia, componentes da família, renda e escolaridade. “São vários fatores que apontam que essas pessoas precisam de proteção. O índice foi criado pelo Estado e disponibilizado para as prefeituras”, especifica a coordenadora regional do programa, Letícia Reis, lembrando que o Família Paranaense está alinhado com o Plano Brasil sem Miséria.

O Estado e as prefeituras são parceiras no desenvolvimento do programa, compondo comitês intersetoriais para identificar o que cada família precisa e elaborar um plano de ação. “A família tem de ser protagonista no programa, tem de participar e não ser passiva. Ela deve cumprir os compromissos estabelecidos, participar dos cursos profissionalizantes, manter os filhos matriculados na escola, entre outros”, explica Letícia.

A intenção da Secretaria da Família é acompanhar as famílias por um período de dois anos ou até que possam manter-se sozinhas. Para isso, Estado e prefeituras oferecem suporte para que cada uma conquiste sua autonomia. Estão previstas várias medidas, entre elas, a construção de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), unidades habitacionais e de saúde, como também a oferta de cursos profissionalizantes. “Vamos inserir essas famílias de forma gradativa no programa até o final de agosto, quando poderá ser iniciado o plano de ação que será elaborado pelo comitê regional”, finaliza a coordenadora regional.

Adesão

Os prefeitos de Candói, Elias Farah Neto; de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa; de Turvo, Antônio Marcos Seguro; e de Cantagalo, Pedro Borelli, assinaram o termo de adesão. Além disso, o prefeito de Campina do Simão, Emílio Altemiro Lazaretti, e o vice de Foz do Jordão, Alcides L. Silva, aderiram à metodologia do Família Paranaense, mostrando a intenção de participar assim que a secretaria ampliar o programa.

O evento teve também a presença do vice-reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio, e chefes de escritórios regionais e outras instituições.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho