sexta-feira, 15 de março de 2013

Ação Mulher acontece neste sábado

 
Uma manhã especial para as guarapuavanas. Assim será o evento Ação Mulher, que acontece neste sábado. Coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com as secretarias de Saúde, Esportes e Assistência Social, além da Procuradoria Geral do Município, terá várias atividades e serviços no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro, das 9 às 12h.
A Secretaria de Saúde entregará material educativo e fará o agendamento de exames preventivos de câncer de colo de útero. Também será feita a triagem para testes rápidos de HIV e disponibilizadas vacinas contra a Hepatite B. Outro objetivo dos profissionais da saúde é orientar sobre a mamografia.
A Assistência Social ofertará cortes de cabelo e massagem para as mulheres que agendarem o preventivo. Além disso, funcionários vão orientar sobre diversos programas desenvolvidos pela secretaria, como o Peti (que busca tirar crianças e adolescentes do trabalho considerado perigoso para a saúde e a segurança), o ProJovem (complementa a proteção social da família e foca na permanência do jovem na escola) e sobre o Bolsa Família.
Em outro espaço, a Procuradoria Geral do Município vai informar sobre Licença Gestante Estendida e terá convidados que abordarão outros temas, como os representantes da OAB, sobre assuntos jurídicos em geral; a professora Patrícia Melhem, da Faculdade Campo Real, e o delegado Italo Biancardi Neto, sobre o combate à violência contra mulher e a Lei Maria da Penha. No mesmo local, também haverá atendentes do Procon.
A manhã ficará mais alegre com as atividades programadas pela Secretaria de Esportes, como apresentação de capoeira, street dance e ginástica rítmica. Além disso, o professor Telmo Conceição Passos vai fazer a mulherada se divertir com aulas de ginástica. O Ação Mulher também terá a participação especial da Banda Municipal de Guarapuava. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo sábado (23).
Serviço: Ação Mulher
Data: Sábado - 16/03/2013
Horário: 9h às 12h
Local: Calçadão da XV

Secretaria de Agricultura entrega alevinos

 
Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Agricultura faz a entrega de 22 pedidos de alevinos à psicultores de Guarapuava. São mais de 19 mil de sete espécies diferentes. A coleta de pedidos ocorre todo ano, de novembro até março, como parte de um projeto da secretaria, Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava).
Segundo o técnico agrícola Vilmar Kaghofer, é a primeira entrega do ano. Entre as espécies distribuídas estão tilápia, carpa, bagre, tambacu, pacu, jundiá e pintado. Os psicultores que fizeram os pedidos devem se encaminhar à Secretaria de Agricultura, que fica na Rodoviária, até o final da tarde para a retirada dos alevinos.

Procon orienta consumidores na XV de Novembro

 
No Dia Mundial do Consumidor (15), o Procon executou uma ação com o objetivo de informar a população sobre seus direitos e ouvir sugestões e críticas. Foram montadas duas barracas no calçadão da XV para o atendimento ao cliente, que teve início às 9h.
Advogados e atendentes permanecem no local até 17h, orientando os consumidores e registrando denúncias. “Nem todo consumidor pode se deslocar até o Procon e por isso foi escolhida a área central para este evento, pois encontra-se a maior concentração de pessoas”,afirma o coordenador do Procon, Alfeu Kramer.

Prefeito e governador participam da abertura oficial das comemorações do centenário do HSVP

 
O governador Beto Richa e o prefeito Cesar Silvestri Filho estiveram, durante esta tarde (14), no Hospital São Vicente de Paulo, onde aconteceu a doação de uma ambulância de remoção, inauguração do Memorial dos 100 anos do HSVP e abertura oficial das comemorações do centenário. Durante o evento, o governador falou sobre a construção dos 50 novos leitos. “O São Vicente vai complementar os hospitais que já estão aqui e não concorrer com eles. Assim irá desafogar a demanda municipal que atualmente é muito grande”, disse Richa, que também anunciou a autorização para a construção de mais um andar, que contará com dois centros cirúrgicos e espaços administrativos.
Cesar Filho recebeu as chaves da ambulância das mãos do governador e destacou o comprometimento com o município.“Muito mais que o apoio que o Governo do Estado tem dado para a saúde de Guarapuava, o governador confirma o seu compromisso com a nossa cidade. Eu agradeço em nome de todos os guarapuavanos e de toda a população do Centro-Oeste”,destaca.
“Estamos fortalecendo os recursos hospitalares da região para, assim, agilizar o atendimento médico. Também vamos construir uma unidade básica de saúde no bairro Xarquinho e descentralizar o atendimento”, anuncia o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
Centenário do Hospital São Vicente de Paulo
Durante o evento que marcou o início das comemorações do centenário do Hospital São Vicente de Paulo, foi inaugurado o Memorial dos 100 anos, homenageando todos os provedores que fizeram parte da história da entidade.
O prefeito de Guarapuava e secretário de Estado de Governo foram homenageados durante o evento, assim como outras pessoas que sempre se dedicaram a ajudar o HSVP. “O Hospital São Vicente de Paulo faz parte da história de Guarapuava e é fundamental para a qualidade do atendimento da saúde em Guarapuava. Sempre lutei pelas conquistas do São Vicente e continuarei honrando meu compromisso com a saúde da população guarapuavana”, enfatizou Cezar Silvestri.
Residencial 2000

A visita do governador finalizou no Residencial 2000, onde estão sendo construídas 500 casas, em uma parceria entre o Governo do Estado, através da Cohapar e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Caixa Econômica Federal e o município de Guarapuava.
Cesar Filho, o governador e os secretários de Estado José Richa Filho (Infraestrutura e Logísitica) e Norberto Ortigara (Agricultura), além do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, estiveram em duas das casas em construção, sendo recepcionados pelos moradores que aguardavam as obras de asfaltamento há mais de oito anos.

Cesar Filho e Beto Richa anunciam construção de Hospital Regional

 
 O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, recepcionou e acompanhou o governador do Paraná, nesta tarde, durante visita ao município. “Os anúncios de investimentos na área da saúde e, principalmente, a construção do Hospital Regional e do Centro de Especialidades mostram que o comprometimento do governo estadual com Guarapuava e região. Nossa luta está se concretizando”, disse Cesar Filho.
Acompanhados dos secretários de Estado, Fernanda Richa (da Família e Desenvolvimento Social) e Cezar Silvestri (de Governo), eles participaram, na Unicentro, da assinatura de ampliação do programa Família Paranaense para mais 100 municípios. “O programa pretende auxiliar e dar subsídios às famílias mais carentes do Estado. É um programa de assistencialismo, com porta de entrada e saída, nós não queremos que estas famílias se tornem dependentes, e sim, emancipadas”, explica o governador. Durante o evento foi lançado oficialmente o Programa Paraná Juro Zero, que irá conceder empréstimos, sem juros para pequenos empreendedores.
De acordo com a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o programa Família Paranaense beneficia hoje mais de 34 mil famílias, mas a meta é chegar até o final de 2013 atendendo mais de 100 mil. “Proteger e garantir auxílio às famílias, construir uma inclusão social, um estado igualitário é a esperança do nosso governo”, destaca.
Hospital Regional

O governador afirmou que para viabilizar o Hospital Regional e o Centro de Especialidades serão disponibilizados cerca de R$ 52,5 milhões. “Nós sabemos que são duas antigas reivindicações da comunidade da região de Guarapuava e que agora passam a virar realidade”.
O prefeito Cesar Filho reforçou sua satisfação com o desempenho do governo Beto Richa. “Será um hospital vocacionado para a urgência e emergência, principalmente para atender situações como traumas e acidentes, fazendo com que esses casos não sobrecarreguem os hospitais”, adianta Cesar Filho.
Estiveram no evento, além de representantes de 130 municípios do Paraná, as secretárias municipais, Cristina Silvestri (de Assistência Social) e Eva Schran (da Mulher e vice-prefeita) e o reitor da Unicentro, Aldo Bona.

Prefeitos discutem a regionalização do SAMU

 
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e de mais 19 municípios da região participaram hoje de um encontro para discutir a implantação de uma rede de urgência e emergência e a regionalização do SAMU.
O evento aconteceu na Unimed, na manhã desta quinta-feira (14). O diretor de Políticas Públicas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak, apresentou a proposta aos participantes.

Cesar Filho destaca que a regionalização do SAMU vai melhorar o atendimento e Guarapuava, como cidade-sede, terá condições de garantir mais qualidade e agilidade no serviço. “Todos os prefeitos vão estudar a proposta do Governo do Estado para chegarmos a melhor definição para a população regional”, afirma.

O SAMU Centro será integrado por 20 municípios pertencentes à 5ª Regional de Saúde, além de mais dois, Mato Rico e Santa Maria do Oeste. “Nossa dificuldade no passado era a de aceitação dos prefeitos, até por dificuldades financeiras, mas agora a proposta do Estado amplia o investimento, facilitando o acerto tripartite”, explica o diretor da Regional de Saúde, Vinícius Traiano.
Segundo Traiano, foi a primeira reunião e já com resultado bastante positivo. “Vamos aguardar as prefeituras para então colocarmos o SAMU Centro em operação, um compromisso que foi estabelecido com a União quando Guarapuava recebeu as ambulâncias do SAMU há alguns anos, mas que deixou de ser cumprido”, finaliza.

Procon promove evento para comemorar o Dia do Consumidor

 
O Procon realiza, nesta sexta-feira (15), evento para promover o Dia do Consumidor. Duas barracas serão montadas no Calcadão da XV, onde o consumidor poderá adquirir informações sobre seus direitos, além de sugerir melhorias ou fazer reclamações sobre o atendimento do órgão. A ação será desenvolvida das 9h às 17h.
O coordenador do Procon, Alfeu Kramer, explicou que dois advogados e atendentes vão auxiliar a população sobre diversos temas. Com isso, ele espera que esta ação traga mais segurança em relação ao Código de Defesa do Consumidor. “O Dia do Consumidor é um evento importante para Guarapuava, pois descentraliza o atendimento do órgão, facilitando o acesso pela população”,afirma.
O Procon também disponibilizará informações de como acessar a carta eletrônica, uma maneira mais ágil, eficiente e transparente do consumidor realizar suas reclamações. “Antes as cartas eram enviadas pelo Correio, demorando a chegar até o fornecedor, agora, com esta nova ferramenta, o conhecimento das reclamações é imediato e o consumidor poderá ter acesso à resposta, mas para isso deve efetuar um cadastro através do site http://www.procon.pr.gov.br/”,esclarece Alfeu. Durante o evento, haverá um comunicado que as empresas terão o prazo de 30 dias para se adaptar ao novo sistema.
Como parte da programação, o Procon está distribuindo, em todas as escolas do município, kits contendo o Código de Defesa do Consumidor, cartilhas ilustrativas e convites do evento.

Prefeitura de Guarapuava promove a 5ª Conferência das Cidades

 
A Secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava sedia, nos dias 15 e 16 de maio, a 5ª Conferência Municipal das Cidades, evento que ocorrerá nos diversos municípios paranaenses, como preparação para o evento nacional. Coordenado pelo Concidade (Conselho do Plano Diretor de Guarapuava), a conferência terá como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”.
O secretário Municipal de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, que também é presidente do Concidade, espera que toda a população guarapuavana participe da conferência. “Este é um momento de participação da sociedade para que juntos possamos pensar e planejar o desenvolvimento da nossa cidade. Juntos, vamos definir o futuro de Guarapuava”,afirma.
A finalidade da conferência, além de indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado e municípios ligados ao desenvolvimento urbano e rural, é realizar um balanço dos resultados das deliberações das conferências Estaduais anteriores e da atuação do Concidade na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano, em todos os níveis da federação.
No evento também será consolidada a gestão democrática das cidades do Paraná, elegendo os membros do Conselho das Cidades, para o triênio 2013/2017, além dos delegados para a 5ª Conferência Estadual.