segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GUARAPUAVA MELHORA ÍNDICES NO BRASIL SEM MISÉRIA


Em recente boletim divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Guarapuava apresentou crescimento significativo no Plano Brasil Sem Miséria em 2013. Enquanto a cobertura cadastral do município aumentou, 595 famílias dispensaram o recebimento do Bolsa Família. “É um dado extremamente importante, já que são pessoas que conseguiram sua autonomia financeira. A bolsa é uma política de extrema importância no combate à miséria. Porém, quando não existe mais a necessidade do benefício notamos tamanho desenvolvimento que ele traz”, enfatizou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Lançado pelo Governo Federal em junho de 2011, o Plano Brasil Sem Miséria tem como objetivo a superação da extrema pobreza no País, atendendo a população com renda familiar mensal inferior a R$ 70 por pessoa. “Os municípios têm papel central no plano, já que as Prefeituras são responsáveis pelo registro das famílias no Cadastro Único e é isso que vai determinar os focos de investimento. Com esse cadastro, que é atualizado a cada dois anos, temos os dados de cada membros das famílias que têm renda de até meio salário mínimo per capita, detalhando a situação em que vivem”, explicou a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri.
No acompanhamento escolar e de saúde das famílias, compromissos diretos com o programa, Guarapuava apresenta todos os índices acima da média nacional. Há destaque para o acompanhamento vacinal e nutricional de crianças de 0 a 7 anos, e do pré-natal de gestantes, em que o município avança de 49,39% em 2012 para 88,33% das famílias em 2013, sendo que a média nacional é de 73,12%. “Com apoio das secretarias de Educação e Saúde, conseguimos aumentar esse número e isso mostra que no Governo Cesar Filho a administração municipal trabalha em conjunto com o objetivo principal de melhorar a vida da população guarapuavana”, comentou a secretária.
Pronatec
Um dos dados que mais chama a atenção no relatório diz respeito às vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional com duração mínima de 160 horas para cidadãos com mais de 16 anos de idade, ministrados através da parceria entre Prefeitura e Sesi/Senai. Enquanto que em 2012, Guarapuava teve 240 matrículas, em 2013, os inscritos saltaram para 629.
Somados aos matriculados diretamente nos cursos (fora do sistema Brasil Sem Miséria), foram 1.099 inscritos, o que coloca Guarapuava entre as cinco cidades do Paraná que mais inscreveram pessoas nos cursos do Pronatec, à frente de Curitiba, por exemplo. “Esse aumento reflete a ampliação e melhoria do trabalho de busca ativa das equipes de assistentes sociais, que conhecem a realidade das famílias, verificam as necessidades e encontram as opções de cursos que se encaixam ao perfil destes guarapuavanos. É com capacitação que conseguimos melhorar as condições de acesso ao mercado de trabalho e, consequentemente, melhorar a renda da população de forma definitiva”, afirma o prefeito Cesar Filho.
Ação Brasil Carinhoso
Com o objetivo de incentivar o aumento de vagas e a melhoria do atendimento a crianças e famílias em creches públicas ou conveniadas ao Poder Público, a Ação Brasil Carinhoso dá estímulos financeiros aos municípios, complementando os valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para tanto, basta o registro das crianças de 0 a 48 meses que são beneficiárias do Bolsa Família nas creches, para que o MDS subsidie mais 50% dos recursos por vaga ocupada.

Mesmo assim, em 2012, o município não registrou informações sobre esse tipo de atendimento e, por isso, deixou de receber os recursos da Ação Brasil Carinhoso para creches. Já em 2013, foram identificadas 327 crianças do Bolsa Família em 14 creches da cidade. O pedido de suplementação aguarda o pagamento de mais de R$ 470 mil do MDS a ser repassado para as creches. “Com uma pequena ação conjunta de secretarias garantimos quase meio milhão em recursos para as creches de Guarapuava, beneficiando nossas crianças e garantindo um ensino de qualidade em nosso município”, comemorou Cristina Silvestri. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário