sexta-feira, 8 de março de 2013

Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Oficina de Planejamento Estratégico‏

 
 
Como forma de oferecer aos gestores uma ferramenta de planejamento de prioridades para a área da saúde, a Secretaria de Saúde de Guarapuava realiza nesta sexta-feira (08) e no sábado (09), a Oficina de Planejamento Estratégico. “Esta é a primeira vez que o município de Guarapuava chama os gestores da Secretaria para que possam construir juntos, o Plano Plurianual para a área da saúde. Fazemos isso porque acreditamos que temos todas as respostas para os problemas que enfrentamos hoje aqui mesmo, no comprometimento e experiência de cada servidor”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A Oficina de Planejamento Estratégico, realizada com o apoio da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), é uma ação inovadora. “Precisamos destacar a iniciativa do município de Guarapuava no sentido de reunir os profissionais e fazer uma Oficina de Planejamento Estratégico porque é fundamental para qualquer administração, quando inicia suas atividades, fazer esse planejamento para poder solidificar todas as propostas que serão implementadas em Guarapuava nos próximos anos”, disse o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, Rene José Moreira dos Santos, que ainda destacou o apoio do Estado ao município. “É papel do Estado ser parceiro do governo municipal em todos os momentos, tanto na elaboração do planejamento estratégico quanto no momento de executar as ações na área da saúde”.

Os gestores participarão durante todo o dia de hoje de palestras e grupos de trabalho com consultores da SESA e poderem fazer a efetiva gestão do sistema municipal de saúde, através de planejamento estratégico.“Tenho certeza que todos que estão aqui hoje querem mudar a realidade da saúde de Guarapuava e por isso vamos analisar a realidade do município e buscar as melhores soluções para os próximos anos”, declarou o secretário de Saúde, Stefan Negrão.

Palestrantes de renome internacional ministram as atividades. Segundo Maria Emi Shimazaki, consultora de diversas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que ministra a palestra sobre“A Gestão Estratégica”, o planejamento estratégico será feito de forma ascendente com a participação do corpo diretivo e do corpo técnico da secretaria. Eugênio Vilaça Mendes, consultor da Organização Mundial da Saúde, faz uma exposição sobre “A Atenção Primária à Saúde e a Coordenação das Redes de Atenção à Saúde”. “Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve e isso não pode acontecer quando falamos de políticas públicas, por isso fazemos este planejamento, que vai definir um marco para a saúde de Guarapuava, definindo onde queremos estar daqui quatro anos e quais são os projetos prioritários. É isso que vai organizar todo o trabalho desta gestão”, afirma Eugênio Vilaça Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário