Programa Saúde na Escola aborda o tema alimentação saudável
Nesta quarta-feira (16), o PSE (Programa Saúde na Escola) iniciou um novo tema: “Alimentação Saudável e Segurança Alimentar”. Lembrando o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), as secretarias de Saúde e de Educação e Cultura realizaram uma capacitação para orientadoras e pedagogas dos Cmeis e escolas municipais, além de seis colégios estaduais e enfermeiras das unidades básicas de saúde. O encontro aconteceu no auditório do Sesc, onde cerca de 100 profissionais assistiram palestras e puderam trocar experiências.
De acordo com a responsável pela Divisão de Programas Estratégicos da Saúde Fernanda Spyra Dalmaz, o programa está abordando este tema devido ao alto número de crianças obesas no país. “A falta de informação, tanto por parte dos pais quanto das crianças, é uma das principais causas da obesidade. Por isso, queremos fazer com que as crianças se conscientizem disso se tornem multiplicadores em suas casas dos bons hábitos alimentares”, explica. No final da capacitação, foi servido um coffee break com lanches da merenda escolar.
Esse tema será desenvolvido nos meses de outubro e novembro nas 47 instituições que integram o programa. Serão realizadas avaliações antropométricas nas crianças. Também haverá a promoção da alimentação saudável. O último tema do ano será DST, Aids e reprodução sexual. No final de novembro, os profissionais participarão de mais uma capacitação. O PSE é um programa do Governo Federal e, em Guarapuava, é desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Sesc, Unicentro e as faculdades Guairacá e Campo Real.
Seminário aborda a implantação e organização dos serviços de inspeção municipal
Durante a manhã desta quarta-feira (16), no Sindicato Rural de Guarapuava, aconteceu o Seminário de Implantação e Organização dos Serviços de Inspeção Municipal da Região Centro-Oeste. O objetivo foi orientar os municípios sobre segurança alimentar e nutrição de alimentos de origem animal. Participaram gestores públicos e profissionais das vigilâncias sanitárias e serviços de inspeção dos municípios que compõem as regionais de Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. A Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional de Produtos de Origem Animal, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, coordenou o evento.
Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, uma das primeiras ações da nova gestão, em relação à agricultura, foi regularizar o sistema de inspeção municipal. “Hoje o sistema está completamente adequado. O nosso plano é continuar melhorando e prestando um serviço eficiente que atenda toda a demanda, para que a produção seja comercializada com tranquilidade e segurança para indústria e para o consumidor”, destaca. Após a abertura, os participantes assistiram a palestras sobre diversos temas ministradas por médicos veterinários renomados do Paraná. Também participaram de uma mesa redonda e discussão sobre a estruturação do serviço de inspeção municipal.
Pronatec forma quatro turmas nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17), a Secretaria Assistência Social de Guarapuava e o Senai promovem a formatura de 76 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O evento acontece às 19h, no Ginásio do Colégio Sesi. Serão alunos de quatro turmas nas áreas de auxiliar administrativo, costureiro, operador de computador e torneiro mecânico. O Pronatec é uma ferramenta para encaminhar os participantes do CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal, à qualificação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário