Atendendo ao pedido de profissionais da Educação, no fim da tarde da última quinta-feira (21), o prefeito Cesar Silvestri Filho sancionou a lei que regulamenta e democratiza a eleição dos diretores dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) como ocorre nas escolas municipais. Educadores infantis, professores e funcionários das instituições e ensino lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.
O prefeito Cesar Filho apontou a importância do ato para os profissionais e disse que o diálogo é fundamental para melhorar a educação. “O ensino infantil é a base da educação de nossas crianças e quero mostrar que acredito na comunidade escolar para fazer a escolha de quem comandará essas instituições. Por isso fiz questão de atender esse pedido que sei que vocês estão esperando há algum tempo”, salienta. A primeira eleição nos Cmeis ocorrerá em 13 de dezembro.
A nova lei especifica que o processo de escolha deva ocorrer a cada dois anos, podendo concorrer professores ou educadores em situação regular. As eleições serão acompanhadas por uma comissão da Secretaria de Educação e Cultura e de cada um dos Cmeis. A secretária de Educação, Sandra Zannette, aponta que essa é apenas a primeira das mudanças. “É apenas o começo, muito ainda está por vir, como a aquisição de material didático e cursos para os profissionais”, adianta. O plano de cargos e salários também integram as propostas desta administração.
Há 11 anos trabalhando no Cmei Morro Alto, a educadora Marli Aparecida Gonçalves opina que a lei trará muitos benefícios. “Sei que as diretoras antigas eram capacitadas, mas acredito que é justo colocar alguém que conhece o local, pois escolher alguém que já conhece a realidade do local vai diminuir o período de adaptação, o que era prejudicial”, analisa Marli, que também já trabalhou no Cmei Santa Cruz. “Vejo isso como uma forma de valorização do profissional. Estávamos esperando isso há muito tempo”, completa Edith Mara da Silva Caldas, educadora do Cmei Bonsucesso. Também participaram da solenidade a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, o secretário de Administração, Ivanês Josefi, o presidente da Câmara, Edony Klüber, e vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário