Nesta terça e quarta-feira (23 e 24), na Câmara de Vereadores, aconteceu a primeira reunião para discutir a proposta do consórcio intermunicipal sobre resíduos sólidos da Região 17, que abrange Guarapuava e outros 14 municípios. O evento foi organizado pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Participaram prefeitos, vice, secretários municipais e técnicos, além de representantes de entidades e instituições de ensino. O prefeito Cesar Filho foi representado pela vice-prefeita Eva Schran.
O consórcio busca implantar uma política pública regionalizada para que demandas específicas sobre resíduos sólidos sejam supridas. “Será criado um consórcio referente ao gerenciamento e destino correto dos resíduos sólidos urbanos domésticos para atender nossa região”,afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Araújo.
Nesses dois dias foram definidas as diretrizes iniciais e um protocolo de intenções que será analisado pelos municípios. Num segundo momento, Sema marcará outro encontro para discutir as propostas completas para que o consórcio seja concretizado com toda a Região 17. “Iremos focar na educação ambiental. Nossa proposta será abordar, principalmente, a separação dos resíduos, pois com isso estaremos buscando um aumento da vida útil dos aterros sanitários”, especifica Araújo.
A Região 17 é composta por Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.
Nenhum comentário:
Postar um comentário