
O governador Beto Richa foi presenteado nesta terça-feira (15) com um exemplar da edição comemorativa do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, lançado em 2010 para marcar a passagem dos 100 anos do professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, criador da obra. “É uma edição limitada e numerada, que está sendo entregue apenas a autoridades”, explicou Ruben Formighieri, sócio do Grupo Positivo e diretor superintendente da Editora Positivo, empresa paranaense que desde 2004 detém exclusividade para publicar o dicionário.
“É uma obra muito importante e de grande utilidade no nosso dia a dia”, disse o governador. O encontro foi acompanhado por Ruy Dalcol Rocha Loures.
A edição comemorativa do Dicionário Aurélio foi revista, aumentada e atualizada de acordo com as novas regras ortográficas e para abrigar as palavras, significados e expressões que refletem o momento atual. Traz mais de 450 mil verbetes, com destaque para as 3.000 palavras mais freqüentes da língua portuguesa e mais de 2.000 novos vocábulos de diversas áreas do conhecimento (informática, biologia, genética, botânica, ecologia, economia, educação, moda, astronomia, física, engenharia, química, medicina, culinária etc.).
Entre outros detalhes, o projeto gráfico da edição comemorativa homenageia o autor ao navegar em sua história. As aberturas das letras trazem fotografias comentadas do professor Aurélio, em diferentes épocas de sua vida. Também foram resgatados e escaneados manuscritos do professor. Cada letra foi tratada digitalmente para que se pudesse ter a fonte Aurélio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário