segunda-feira, 1 de agosto de 2011

OAB Guarapuava participa da instalação da 3ª Vara Cível da Comarca‏

3-vara-civel-09.jpg









Na quinta-feira, 28, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Miguel Kfouri Neto, participou da solenidade de inauguração da 3ª Vara Cível de Guarapuava.

Estiveram presentes, também, o Presidente da Subseção, Alexandre Barbieri Neto, a Conselheira Estadual da OAB, Edni Arruda, o vice presidente da OAB Guarapuava, Marcos Carvalho, o Diretor Tesoureiro da OAB Guarapuava, Airton João Penteado, o ex-presidente da OAB Guarapuava, Carlos Alberto Milazzo, o também Conselheiro Estadual da OAB por Irati, Pedro Queiroz, representando a Caixa de Assistência dos Advogados, José Carlos Madalozzo Junior, vários advogados(as), o Juiz Presidente do Fórum, Nestário da Silva Queiroz, todos os(as) magistrados(as), o Promotor de Justiça, Mauro Dobrowolski, servidores da justiça, autoridades públicas, órgãos da sociedade civil e cidadãos de Guarapuava.

A 3ª Vara Cível foi instalada no local onde anteriormente funcionava o Juizado Especial Criminal, no Fórum. Hoje, o JEC funciona na Rua Xavier da Silva.

A medida vai agilizar o atendimento à população, diminuindo a carga de trabalho das duas outras Varas Cíveis. De acordo com o diretor do Fórum, Nestário da Silva Queiroz, os processos serão divididos na proporção de dois por um. “A cada três processos, dois vão para a 3ª Vara e um, para umas das outras duas”, explicou, afirmando que a ampliação do número de Varas é uma conquista da comunidade, dos juízes e da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Há mais de quarenta anos não tínhamos criação de Varas Cíveis. A cidade cresceu, as demandas aumentaram e o aparato oficial continuou o mesmo”, afirmou a Conselheira Estadual da OAB, Edni Arruda, lembrando que esta é uma luta que tem mais de vinte anos. “Foi uma vitória não nossa, da Ordem dos Advogados do Brasil, nem da magistratura e do Ministério Público, mas, realmente, uma vitória da comunidade Guarapuava”, concluiu.

O Presidente da Subseção da OAB, Alexandre Barbieri Neto, destacou que “é mais um evento histórico em nossa comarca, conseguido através da união de todos, justamente na forma como deve ser, todos de braços dados em prol de um bem comum, e quem ganha com isso é o cidadão guarapuavano”. Parabenizou, ainda, a atual gestão do Tribunal de Justiça do Paraná, pois “vem sendo de muito impacto, visto que em seis meses não só Guarapuava, mas o estado do Paraná, receberam especial atenção”.

Os funcionários que vão atuar no novo espaço já estavam concursados e nomeados. Apesar disso, ainda não há juiz designado. A juíza substituta da 7ª Seção Judiciária, Rafaela Zarpelon, responderá pela Vara, por enquanto. Em breve um concurso público deverá ser aberto para preencher a vaga.

A 3ª Vara Cível já conta com o sistema Projudi (Processo Virtual Nacional) e a partir desta segunda-feira, 1º, as três Varas passam a integrar o sistema, distribuindo automaticamente os processos.

Veja mais fotos no Espaço “Eventos”.

(Com informações do TJ e do Diário de Guarapuava)

Nenhum comentário:

Postar um comentário