
O Governo do Paraná criou uma força-tarefa para atender a população que foi afetada pela forte chuva que caiu no litoral na manhã desta sexta-feira (11). Uma equipe de médicos, bombeiros, geólogos e integrantes da Coordenadoria da Defesa Civil foi enviada aos municípios de Morretes e Antonina para fazer o atendimento emergencial dos moradores da região. O Provopar encaminhou para Morretes um caminhão com 12 toneladas de donativos.
A Defesa Civil informa que os desabrigados da cidade de Morretes foram alojados na Escola Estadual Rocha Pombo e os de Antonina encaminhados pela prefeitura para hotéis da região. A estimativa é que mais de 70 pessoas estão desalojadas. “A água começou a invadir a nossa casa pelas 3 horas da madrugada e logo todos os vizinhos tiveram que sair de suas casas”, conta Erica Cristina da Rosa, de 22 anos, que está alojada com os quatro filhos e a mãe, além de vizinhos e outros parentes.
RISCO – Uma equipe da Mineropar está no município de Antonina para avaliar as encostas e o risco de desmoronamentos de terra. Junto com a Defesa Civil, a equipe percorre o Antonina alertando os moradores das áreas de maior risco.
Gilberto Cardoso e a família moram em um dos locais que apresenta risco de deslizamento. Ele seguiu a orientação da Defesa Civil e mandou a esposa e os dois filhos para casa de parentes. Na tarde desta sexta-feira, Gilberto aguardava autorização para voltar à casa e retirar alguns pertences da família.
O coordenador da Defesa Civil, major Antonio Hiller, afirma que as medidas de emergência para preservar a integridade dos moradores estão sendo tomadas. “Estamos trabalhando em conjunto para atender todos os que necessitam de cuidado”, afirmou Hiller. Ele disse que a Secretaria da Saúde enviou profissionais para orientar a população sobre os cuidados básicos para evitar doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário