terça-feira, 22 de março de 2011

Entenda como funciona um júri popular




Sete pessoas ligadas à comunidade onde o crime ocorreu julgam o caso

júri é preciso ser maior de 18 anos, não trabalhar na polícia ou no judiciário e não possuir antecedentes criminais.

No dia do julgamento, sete pessoas da lista de convocados são sorteadas para formar o júri. Conforme o nome é divulgado, defesa e acusação têm o direito de aceitar ou recusar aquela pessoa. Promotor e advogado podem recusar até três jurados cada.

Enquanto o caso for julgado, o júri dorme e come no fórum, não tem acesso a informações externas - não podem acessar internet e ler jornal ou revista - e só pode telefonar em caso de urgência. E, no momento da ligação, um oficial de justiça acompanha o jurado.

Os componentes do júri podem conversar entre si, mas são proibidos de discutir questões referentes ao caso que está sendo julgado. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, um oficial de justiça acompanha os jurados o tempo todo e, se for comprovado que a incomunicabilidade deles foi quebrada, tanto a defesa quanto a promotoria podem pedir a anulação imediata do julgamento.

Depois dos depoimentos, da apresentação das provas e dos debates, os jurados votam, em uma sala secreta, se consideram os réus culpados ou inocentes. No caso de serem julgados culpados, é o juiz quem estipula a pena com base em um questionário respondido pelos jurados.

O jovem Daniel Brandalise foi preso por policiais civis na tarde de ontem, em Guarapuava. Ele foi sentenciado a 10 anos de reclusão pela morte, por atropelamento, do cobrador de ônibus Everson Ferreira da Silva, mas encontrava-se em liberdade.

Um comentário:

  1. Por favor, atualize seu blog!! Leia no www.redesuldenoticias.com.br lá já com informações verdadeiras e atualizadas passadas pelo defensor de Daniel a responsável por aquele veículo que no afã de comprometer-se com a verdade foi atrás dela!! Antigamente falava-se que "o papel aceita tudo" afff hj em dia temos que dizer que "bloguistas irresponsáveis" com a fidelidade das informações "jogam palavras ao léu"! Pegou essa nota lá, né? Então, volte e poste a verdadeira "condenação" de Daniel, por favor! Grata Jocimara Brandalise

    ResponderExcluir