
O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, falou sobre mercado de trabalho e qualificação profissional com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, nesta segunda-feira (21), em Curitiba. A reunião foi organizada pela Força Sindical para debater sobre a situação da classe trabalhadora no Paraná e no Brasil.
De acordo com Romanelli, a qualificação profissional é fundamental para ajudar a garantir emprego aos trabalhadores. “Existem milhares de ofertas surgindo neste nítido crescimento da economia paranaense. Agora, contamos com o apoio do Governo Federal para capacitar as pessoas e preencher o maior número de vagas possível”.
O secretário também pediu respostas a solicitações já entregues ao ministro em Brasília. “Para a Copa de 2014, a meta do governo estadual é qualificar 16.668 trabalhadores, para funções como motorista, cozinheiro, garçom e vendedor”, explicou. Além da qualificação profissional, foram entregues pedidos relacionados à economia solidária e ao Sistema Público de Emprego.
O ministro Carlos Lupi garantiu que o Paraná é uma das prioridades em sua gestão, por ser um dos estados mais importantes na geração de emprego e renda. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o Paraná se mantém entre os cinco estados que mais geram novos postos no mercado formal.
Entre as reivindicações dos trabalhadores, feitas pela Força Sindical, estão a redução da jornada de trabalho, a questão do trabalho terceirizado e o fim do fator previdenciário. Segundo o presidente em exercício, Clementino Vieira, o encontro serviu para mostrar que o Paraná também pode contribuir para o desenvolvimento do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário