segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conheça as datas de matrículas para alunos regulares e calouros da Unicentro



A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio da Diretoria Acadêmica (Dirac), realiza nos meses de janeiro e fevereiro, as matrículas para alunos regulares e calouros da instituição.

De acordo com o Calendário Universitário da Unicentro, acadêmicos regulares devem renovar sua matrícula até o dia 11 de fevereiro, pelo Aluno Online (www.unicentro.br/aonline).

Já os calouros, aprovados nos vestibulares de Primavera (setembro/2010) e Verão (janeiro/2011) devem efetuar sua pré-matrícula a partir de 4 de fevereiro, diretamente no Aluno On line. A efetivação da matrícula ocorre quando da entrega da documentação, nos dias, locais e horários estabelecidos nos boletins informativos entregues a todos os candidatos, disponíveis para consulta no site da Unicentro, nos seguintes links:


- Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Primavera

- Retificação do Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Primavera


- Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Verão


Além das matrículas de alunos regulares e de calouros, serão realizadas as matrículas dos candidatos aprovados no X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, no dia 7 de fevereiro, das 13h30 às 17h, na Diap responsável pelo curso escolhido.

Mais informações na Dirac, pelo telefone (42) 3621-1020, ou diretamente nas Divisões de Apoio Acadêmico da Unicentro.

Sindicato Rural entrega doações ao Corpo de Bombeiros



O Sindicato Rural de Guarapuava, através da Campanha Produtor Solidário, arrecadou alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza para doação às vítimas das enchentes que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro.

O presidente da entidade, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, agradece a todos os produtores rurais e parceiros do Sindicato que, voluntariamente, aderiram à campanha. “A colaboração da classe produtora rural e amigos da entidade vai beneficiar dezenas de famílias atingidas pela tragédia ocorrida na região serrana”, salienta.

Ao todo, foram arrecadados 343 produtos de limpeza, 312 produtos de higiene pessoal e 318 alimentos não-perecíveis, totalizando 973 itens.

A entrega das doações será nesta segunda-feira, 31, às 17 horas, no quartel do Corpo de Bombeiros, responsável pelo transporte até a região serrana do Rio.

Assessoria de Imprensa – Release 383 – 31.01.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

iPad entra para a escola



Como bem sabemos, os alunos costumam carregam vários quilos de material todos os dias para a escola. Nesta lista estão contidos livros, cadernos, agenda,lápis, borracha, caneta, etc.

Ao perceber que esse excesso de peso não estava fazendo bem aos seus alunos, uma escola norte-americana decidiu trocar o amontoado de livros por um simples iPad.

A Webb School of Knoxville, uma escola privada do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, diz que seus alunos carregavam aproximadamente 20 quilos em livros, por isso substituiu os tradicionais livros por aparelhos da Apple.

Jim Manikas, diretor de tecnologia do colégio, forneceu uma explicação para a exigência do uso do ipad - evitar problemas de saúde envolvendo estudantes. "Temos alunos que carregam quase 20 quilos de livros didáticos, enquanto um ipad pesa menos de 1 quilo", disse.

O novo instrumento de estudo é obrigatório para todos os alunos, que possuem entre 8 e 18 anos, e, quem não tem condições financeiras de adquirir o produto poderá pegar emprestado na própria escola.

O uso do ipad será exclusivo para estudos. Jogos, redes sociais e outros aplicativos do gênero serão bloqueados.

Uma novidade interessante no meio escolar, vamos esperar os resultados e, talvez, outras escolas adotarão esse método.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Brasil é presença mais bela no Peru e Chile


O país conhecido como “Terra do Samba e Futebol” também agrada os estrangeiros ao mostrar sua potencialidade natural e principalmente por ser favorecido com um povo alegre e belo: O Brasil é sim o país de belas mulheres e belos homens!

Basta ler a lista das mais bem remuneradas modelos da atualidade e constatar que é recheada de brasileiras. Muitos homens também fazem sucesso no mundo que só beleza não basta, tem que ter o tempero que inebria qualquer um.

É com a responsabilidade de manter essa hegemonia da beleza é que duas brasileiras e um brasileiro disputarão, de 2 a 7 fevereiro aos principais títulos oferecidos no concurso que será realizado na fronteira de dois países: Peru e Chile.

A BMW Eventos é quem detém a franquia dos concursos: Miss Teen Pacific World; Miss Pacific World e Mister Teen World.

REPRESENTARÃO O BRASIL

Monique Tosti de Souza – de Toledo/PR, foi aclamada com o título de Miss Pacific Brasil 2011.

Taynara Basso Vidovix – de Nova Esperança/PR, foi aclamada com o título de Miss Teen Pacific 2011.

Vinicius Luiz – de Cambé/PR, foi aclamado com o título de Mister Teen Pacific Brasil 2011.

Nos dois primeiros dias as atividades serão em Tacna, no sul do Peru. Faz fronteira com o Oceano Pacífico, Moquegua e com o Chile ao sul. Destaca-se com o Planalto Titicaca - uma área vulcânica. É um lugar conhecido por seus picos elevados como o Barroso com 5 750 metros ou o Yucamani com 5 510 metros de altitude. Vulcões como Tutupaca com 5 505 metros ou o Yucamani com 5 505 metros, também serão visitados pelos participantes.

Conheceram também Arica, que está localizada no extremo norte do Chile, muito próximo à fronteira do Peru e Bolívia. É uma região povoada a mais de 10 mil anos. Entre as construções históricas estão a Catedral de San Marcos e o Museu Histórico de Armas e o Antropológico, em San Miguel de Azapa - onde se encontram as múmias mais antigas do mundo. Lá pode ser visitado o estádio que foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1962, onde o Brasil foi bi-campeão mundial.

A finalíssima, com a escolha e entrega de títulos aos vencedores, será realizada no dia 6 de fevereiro, em uma praia, em que, o concurso passou a ser um aguardado evento de proporções turísticas.

A delegação brasileira, além das misses e do Mister, é formada por Ivalina Cancian Grespan (coordenadora); Loraynne Torres (diretora artística da BMW Eventos) e pelo diretor executivo da BMW Eventos, Wall Barrionuevo.

Votos de sucesso aos ilustres brasileiros que levam aos referidos países o contagiante orgulho de ser brasileiro!

Como enfrentar a fase dos "porquês"?



Como eu nasci? Deus existe? Quatro passos para responder estas e outras perguntas numa boa – e três casos divertidos de mães que passaram por isto

Mais do que colocar uma pessoa que tanto se ama no mundo, ter um filho significa preparar uma mente quase em branco para integrar uma sociedade cheia de questões complexas. Mas por que as crianças fazem tantas perguntas? E mais importante: como respondê-las? Bom, se mesmo para os adultos ainda existem questões sem explicação, para uma criança – que começa a tomar contato pela primeira vez na vida com todos os mistérios do mundo – a quantidade de dúvidas será naturalmente bastante expressiva.

Infelizmente, existem mais dúvidas do que certezas pairando sobre as tentativas dos pais de responder as perguntas dos filhos. Há tanta preocupação com o conteúdo dessas perguntas que muitos pais se perdem ou se esquivam de respondê-las, sem saber que, no fundo, o que importa não é o conteúdo da resposta paterna, mas a maneira como se encara as dúvidas de uma criança. Isso vai orientar para sempre sua postura para lidar com suas próprias questões, que começam a surgir tão cedo quanto seus dentes de leite.

De acordo com o livro “Perguntas que as crianças fazem & como respondê-las” (Editora Globo), lançado pela médica e membro da Royal College of Physicians Miriam Stoppard, autora de mais de 50 livros e uma das maiores autoridades sobre maternidade, assistência à criança e saúde da mulher, “é a partir do momento em que consegue formular perguntas - por volta dos 2 anos de idade -, [que a criança] começa a bombardear os pais com [perguntas como] ‘Por quê?’, ‘O quê?’, ‘Onde?’ e ‘Como?’”.

Se as dúvidas são ‘O que é um cachorro?’ ou ‘Como funcionam os carros?’, sem problemas. No entanto, quando as perguntas que começam a surgir envolvem as fronteiras nebulosas da existência, do nascimento e mesmo da fé, a história muda um pouco de figura. Para ajudá-la, escutamos casos divertidos, especialistas e mães para ajudar e inspirar na difícil tarefa de educar uma criança. Mas primeiramente é preciso dar um passo atrás e ouvir o que tantas dúvidas têm a dizer.

1. Escutar é preciso

Para a criança, perguntar faz parte das observações do dia. “As crianças fazem perguntas porque elas olham o mundo, é uma atividade natural para quem está observando tantas coisas pela primeira vez”, diz a psicóloga clínica Dora Lorch, autora de livro “Superdicas para educar bem seu filho” e diretora da Delfos Prevenção em Saúde Mental. De acordo com a especialista, o receio que os pais têm de responder determinadas perguntas pode desestimular as crianças a perguntar novamente. E, como a pergunta é a base para o conhecimento, a criança desenvolve mais dificuldades de aprender também.

Em seu livro, Dora conta que a convivência é um elemento fundamental na formação de crianças e jovens. “Crianças e adolescentes precisam saber que podem contar com os adultos, sentir-se protegidos [...], ou podem querer resolver sozinhos uma situação maior do que eles”. Portanto, o primeiro passo para fortalecer os laços da comunicação com seu filho é, além de se fazer presente, fazê-los entender que, sempre que tiverem uma dúvida ou incerteza, podem procurar você.

Quando esta etapa é completada, é preciso aprender a transformar o “ouvir” em “compreender”.

2. Compreender para dialogar

Um menino de 5 anos pergunta em sua casa: “mamãe, quem é Deus?” A mãe, preocupada com que imagem de Deus ela poderia passar ao filho, corre para pesquisar as melhores terminologias e significados que o poder celestial poderia representar. Quando voltou, o menino estava no mesmo lugar, à espera de uma resposta. Ela se sentou e falou durante 50 minutos sobre as diversas representações divinas de todas as religiões. Quando terminou, o menino respondeu: “mamãe, eu não entendi nada de nenhum desses homens que você falou. Só queria saber quem era esse tal de Deus pra entender porque ele não me ouviu quando eu pedi pra ele me ajudar a ganhar um cachorrinho de Natal”.

A anedota representa perfeitamente a ansiedade que os pais vivem ao se deparar com uma pergunta aparentemente complexa. “Aparentemente” porque os pais imaginam o que as crianças estão perguntando, agregam complexidade por medo e por não considerá-las prontas para as verdades da vida, e acabam sem entender o que realmente a criança quer saber. “Muitas vezes a pergunta é bem mais simples do que se imagina, mas os adultos complicam. Quando o filho pequeno pergunta como foi parar na barriga da mãe, ele quer entender a maternidade, não o ato sexual”, diz Dora.

As crianças perguntam sobre o que ouvem ou vêem. Ao descobrir porque seu filho quer saber aquilo, você consegue chegar à raiz da questão e responder exatamente o que ele perguntou. E, qualquer que seja a pergunta, o caminho para o bom entendimento é sempre o mesmo: optar por falar a verdade.

3. Nada mais que a verdade

Segundo a terapeuta familiar e psicanalista infantil Anne Lise Scappaticci, uma resposta honesta estimula a criança a procurar sempre novas perguntas, mais profundas – e, assim, a alcançar respostas melhores. “Quando os pais mentem, a criança sente que a relação não é verdadeira. Respostas violentas e impulsivas derrubam a vontade da criança em perguntar. Ela fica inibida de perguntar e diminui seu interesse pela busca de novos horizontes. É a família quem estimula a criança a ser inteligente”, analisa.

Há quem prefira usar metáforas para explicar algumas verdades, mas o risco desta escolha é dar voltas a mais em histórias que poderiam ser simples – e criar ainda mais dúvidas (e não das construtivas) na cabeça de uma criança. Cris Poli, educadora e apresentadora do programa “Supernanny”, conta que metaforizar ajuda as crianças a continuarem no mundo da fantasia, o que é importante na infância. Mas no caso de uma pergunta direta, a melhor coisa a se fazer é falar a mais pura verdade. “Os pais devem respondê-las de maneira natural, considerando a idade da criança, a fase do desenvolvimento em que se encontra e se limitando a dar a informação que a criança quer receber, nada além disso. Assim, a criança estará satisfeita, sua curiosidade saciada e ela voltará a questioná-los somente quando a próxima dúvida surgir”, afirma.

4. Você tem medo de quê?

Boa parte dos pais que evitam responder a perguntas sobre sexualidade feita por seus filhos o fazem por medo de agregar informações demais à mente em desenvolvimento da criança, transformando precocemente sua maneira lúdica de entender a vida. No entanto, de acordo com Miriam Stoppard em seu “Perguntas que as crianças fazem & como respondê-las”, quanto mais os pais se negam a falar sobre sexo, mais as crianças procuram conhecer o assunto da maneira que conseguem. Ou seja, é aí que o conhecimento foge do controle de segurança dos pais, incentivando ainda mais a procura externa, uma vez que o assunto ganha o status de “proibido”.

De acordo com Anne Lise, devemos pensar estas perguntas expressam a curiosidade da criança e isso é um bom sinal. As perguntas devem ser bem-vindas. “Se seu filho pergunta é porque se sente à vontade, tem um ambiente propício para se expor. Ruim é a criança que nunca pergunta nada. É preciso apenas tentar ser o mais sincero possível, de forma criativa. Afinal, os pais sabem todas as respostas, não precisam ficar com medo”, reforça.

Portanto, ter medo de expressar a realidade é uma das maiores barreiras que pais constrangidos podem colocar no processo de aprendizagem de seu filho. “Creio que a realidade, nas diferentes situações, é bonita porque é natural e não precisa ser camuflada ou fantasiada para esconder constrangimentos dos pais. Os adultos precisam resolver suas próprias questões para poder responder às nossas crianças da forma mais espontânea possível, evitando frustrações ou os desencantos que sofremos quando conhecemos a verdade”, afirma a supernanny Cris Poli.

Advogado quer tirar Carli Filho do julgamento em júri popular




A defesa ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho entrou com um recurso para mudar a sentença que determina que Carli vá a júri popular. O advogado que representa o ex-parlamentar, Roberto Brzezinski Neto, confirmou que protocolou o recurso na última sexta-feira. Ele pede que Carli seja julgado pela justiça comum por ter cometido um crime de trânsito e não vá a júri popular.

O ex-deputado é acusado de matar duas pessoas em uma colisão de trânsito no dia 7 de maio de 2009. O juiz da 2.ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Surdi de Avelar, determinou que Carli seja julgado como réu de duplo homicídio, com dolo eventual. O dolo eventual significa que Carli sabia que seu comportamento poderia causar a morte de alguém, mesmo não tendo a intenção de matar.

De acordo com o inquérito, ele estava alcoolizado, dirigindo a mais de 160 km/h e com a carteira de motorista cassada por multas de trânsito e excesso de velocidade.

Penas

Caso Ribas Carli vá a júri popular e seja condenado, poderá pegar uma pena que vai de 6 a 30 anos de prisão. Caso o recurso da defesa seja aceito e ele for considerado culpado por um crime de trânsito, a pena máxima é de quatro anos em regime aberto.

Em defesa de Guarapuava e dos municípios da região



Cesar Filho consegue liberação para a construção de 600 casas populares em Guarapuava


O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) já está saindo em defesa de Guarapuava e dos municípios da região. Entre seus compromissos políticos desta semana, Cesar Filho acompanhou os prefeitos de Irati, Sergio Stoklos, de Prudentópolis, Gilvan Agibert, e de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior, em uma reunião com o presidente da Cohapar, Mounir Chawiche. O encontro serviu para que os prefeitos tomassem conhecimento das políticas habitacionais do governo Richa e já se organizem para que possam ser contemplados pelos programas habitacionais do Estado. O deputado estadual eleito aproveitou a oportunidade e solicitou que fosse liberada, ainda no primeiro semestre deste ano, a construção de 600 casas populares em Guarapuava.

O presidente da Cohapar, Mounir Chawiche, garantiu que a reivindicação será atendida e ainda foi enfático ao dizer que as portas da Cohapar estão abertas para as reivindicações de Cesar Filho. “Temos que nos unir para ajudar os municípios e o César filho será um grande aliado nosso, Vamos precisar de deputados que nos auxiliem fazendo leis na Assembléia para que possamos implantar nossas políticas habitacionais. Vamos atuar de forma muito forte na construção de casas, porque uma das principais metas do governo é investir em habitação”, concluiu.

Cesar Filho enfatizou a importância de estar em sintonia com os projetos do governo do Estado. “Vejo um ambiente totalmente favorável aos municípios. Sabemos que a questão habitacional será tratada como prioridade pelo governo Beto Richa. Por isso, é hora de os municípios cumprirem seu papel para que possam integrar os programas habitacionais”, destacou Cesar Silvestri Filho.

De acordo com ele, é necessário que os prefeitos agilizem os trâmites legais para a obtenção de casas populares. “Cada município tem que fazer a sua parte, viabilizar os terrenos e estar com toda documentação em dia A oportunidade não pode ser perdida, pois as portas da Cohapar estão abertas. No que cabe a mim, continuarei intervindo e apoiando os prefeitos para que possam ser liberadas as construções de casas populares para as famílias carentes, pois muitas dessas famílias têm, na conquista da casa própria, a realização de um sonho”, frisou.

Polícia Civil indica delegado para presidir inquérito contra coronel da reserva



O delegado-chefe da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, determinou nesta sexta-feira (28) que as investigações sobre a participação do ex-comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel da reserva Jorge Luiz Thais Martins, na morte de nove pessoas, serão conduzidas pelo delegado Cristiano Augusto Quintas dos Santos. Martins apresentou-se no Quartel Geral da Polícia Militar, onde ficará detido à disposição da Justiça.

Michelotto disse que a Polícia Civil fez um trabalho objetivo, cuidadoso e responsável no levantamento das informações, para que o Ministério Público possa instaurar o processo criminal. “O momento correto para a polícia se pronunciar era somente depois da prisão do suspeito, o que ocorreu nesta quarta-feira”, explicou.

A ex-delegada-titular da Delegacia de Homicídios Vanessa Alice, que conduziu as investigações desde agosto, ouvindo testemunhas e sobreviventes, afirmou que Martins foi reconhecido por várias pessoas. Duas delas foram mortas. Alice confirmou que todas as vítimas eram usuárias de entorpecentes que compravam drogas no mesmo local.

A polícia busca novas evidências que possam vincular as mortes ao acusado e investiga se um veículo de propriedade de Martins é o mesmo apontado por testemunhas dos crimes. No momento não há provas da participação de outras pessoas nas mortes, mas a polícia foi informada de que outra pessoa ameaçou testemunhas.

O primeiro dos cinco inquéritos policiais está sendo encaminhado ao Ministério Público, para apresentação da denúncia à Justiça.

Áudio:

  • Dr. Fernando Viana Artigas, Dr. Marcus Vinicius Michelotto, Drª Vanessa Alice. Foto Osvaldo Ribeiro/ Secs.
  • Entrevista Coletiva da E/D. Critiano Quintas, Dr. Fernando Viana Artigas dr. Marcus Vinicius Michelotto. Foto Osvaldo Ribeiro/secs.
  • Entrevista Coletiva Dr. Marcus Vinicius Michelotto. Foto Osvaldo Ribeiro/Secs.

Governo promoverá articulações a favor das pessoas com deficiência



O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, apresentou nesta sexta-feira (28) à secretária da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, a proposta de que cada órgão da administração direta e demais esferas governamentais identifiquem em seu quadro funcional a figura de um interlocutor formalmente indicado para o atendimento a demandas relacionadas às pessoas com deficiência.

“A ideia é identificar nos órgãos do governo pessoas que tenham afinidade com a área e sejam articuladoras das demandas apresentadas pelas pessoas com deficiência. É isso o que a comunidade vem pedido, abertura e acesso aos programas e políticas de governo”, disse Arns.

Para a secretária, a iniciativa é importante e poderá contar com o apoio dos conselhos vinculados à Secretaria da Justiça. “A Secretaria fará toda a articulação para que esta iniciativa se concretize”, disse Maria Tereza, que comunicou ao vice-governador a intenção de sistematizar a atuação dos conselhos por meio de um Plano Diretor que promova a concretização de suas deliberações.

A necessidade de um levantamento sobre a acessibilidade dos prédios públicos também foi apontada como prioritária pela secretária. “Precisamos de adequações nos estabelecimentos penais do estado e podemos fazê-las utilizando a mão de obra dos detentos”, disse.

PARCERIA - Erradicar o analfabetismo nos estabelecimentos penais, incluir as reformas das escolas entre as penas alternativas, promover cursos de profissionalização para detentos e utilizar a mão de obra prisional para a fabricação de materiais de limpeza e de produtos ecológicos de construção civil para as escolas públicas foram algumas das possíveis parcerias apresentadas pela SEJU a Flávio Arns.

Segundo Maria Tereza Uille Gomes, 500 detentos do Paraná precisam ser alfabetizados. “Precisamos do apoio da Secretaria de Educação para atingir essa meta e queremos estabelecer uma metodologia para aproveitar os detentos com graduação e pós-graduação nesse projeto”, disse.

“Todas as iniciativas propostas são possíveis e vão ao encontro da articulação que queremos promover com todas as áreas”, disse Arns.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conheça as datas de matrículas para alunos regulares e calouros da Unicentro



A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio da Diretoria Acadêmica (Dirac), realiza nos meses de janeiro e fevereiro, as matrículas para alunos regulares e calouros da instituição.

De acordo com o Calendário Universitário da Unicentro, acadêmicos regulares devem renovar sua matrícula até o dia 11 de fevereiro, pelo Aluno Online (www.unicentro.br/aonline).

Já os calouros, aprovados nos vestibulares de Primavera (setembro/2010) e Verão (janeiro/2011) devem efetuar sua pré-matrícula a partir de 4 de fevereiro, diretamente no Aluno On line. A efetivação da matrícula ocorre quando da entrega da documentação, nos dias, locais e horários estabelecidos nos boletins informativos entregues a todos os candidatos, disponíveis para consulta no site da Unicentro, nos seguintes links:


- Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Primavera

- Retificação do Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Primavera


- Boletim Informativo dos candidatos do Vestibular de Verão


Além das matrículas de alunos regulares e de calouros, serão realizadas as matrículas dos candidatos aprovados no X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, no dia 7 de fevereiro, das 13h30 às 17h, na Diap responsável pelo curso escolhido.

Mais informações na Dirac, pelo telefone (42) 3621-1020, ou diretamente nas Divisões de Apoio Acadêmico da Unicentro.


Paraná deverá colher 19,85 milhões de toneladas de grãos na safra 2010/2011



A colheita da safra de grãos de verão 2010/11 está começando no Paraná, devendo se intensificar a partir de fevereiro. Simultaneamente à colheita, o agricultor paranaense já começa a plantar o milho da segunda safra em todo o Estado. Relatório divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, estima que o Paraná deverá colher cerca de 19,85 milhões de toneladas de grãos, volume 7% menor que na safra anterior (2009/10). Porém, a colheita está apenas iniciando e os avanços de produtividade por causa do clima propício podem revelar uma produção maior no decorrer do ano, explicou o diretor do Deral, Otmar Hubner.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressalta que a colheita está ocorrendo num clima de preços bons para a maioria dos produtos, mas houve queda acentuada nos preços da batata, cebola e feijão, que vem sendo motivos de preocupação por causa dos prejuízos ao agricultor.

A colheita de soja já iniciou no Oeste do Estado, devendo se intensificar a partir de fevereiro. A estimativa de produção aponta para uma produção de 13,79 milhões de toneladas do grão no Paraná, que é a segunda maior produção de soja já obtida no Estado. A produção recorde foi obtida no ano passado, quando foram colhidas 13,93 milhões de toneladas de soja no Paraná. Segundo Hubner, nesta safra o potencial das lavouras está bom e aponta para uma superação dos resultados obtidos no ano passado.

A produção de milho deve atingir 5,34 milhões de toneladas, 21% menor que no ano passado quando foram colhidas 6,78 milhões de toneladas. Mas o rendimento esperado da cultura é bom, em torno de 7.600 quilos por hectare. Segundo Hubner, na safra 2010/11 a área plantada com milho na safra de verão alcançou apenas 735 mil hectares no Estado, a menor área plantada desde a década de 60. Em relação à safra passada, a redução de área foi de 18%, provocada pelos baixos preços na época de plantio e também pela preferência do produtor paranaense em plantar a soja nessa época do ano.

O feijão foi um pouco prejudicado pelas chuvas na colheita, o que frustrou a expectativa de produção em algumas regiões. Porém, o levantamento do Deral aponta para uma produção 11% maior em relação ao ano passado. Para a safra 2010/11 deverão ser colhidas 541,56 mil toneladas do feijão da primeira safra, contra 489,59 mil toneladas colhidas em igual período do ano passado.

MILHO SAFRINHA - Como consequência da queda da área plantada com milho na safra de verão, está crescendo a área ocupada com a cultura no período da safrinha, que vai de janeiro a junho. Na safra 2011, a área plantada com milho safrinha no Paraná já representa o dobro da área ocupada com a cultura durante o período tradicional de plantio do milho que é a safra de verão.

O relatório do Deral aponta que o plantio com milho safrinha no Estado deve atingir 1,51 milhão de hectares, que representa um aumento de 11% sobre a área ocupada em igual período do ano passado que alcançou 1,36 milhão de hectares. Considerando as condições normais de clima desde o plantio, passando pelo desenvolvimento vegetativo até o ciclo final da colheita, a expectativa de produção para o milho safrinha é de 6,62 milhões de toneladas, também superando o volume de produção da safra normal.
AENPlantação e colheita de soja no Interior do Estado do Paraná. - 27-01-11 - Foto Jonas Oliveira/SECS

Coronel Hercules Donadello é o novo comandante do Corpo de Bombeiros -



O governador Beto Richa participou da passagem de comando no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, nesta quinta-feira (27), em Curitiba. O coronel Hercules William Donadello assumiu a corporação em substituição ao coronel Geraldo Domaneschi, que ficou um ano e seis meses na função. “Sabemos da intenção desse governo para a melhoria da segurança pública. Vamos dar continuidade ao excelente trabalho deste comando para que o Corpo de Bombeiros ofereça à população o melhor serviço possível”, afirmou o coronel, que era subcomandante da corporação.

O governador voltou a afirmar que a segurança pública é uma das principais reivindicações da população paranaense e uma prioridade do atual governo. “Somente conseguiremos atingir nossos objetivos e colocar em prática nossas propostas para a segurança se pudermos contar ao nosso lado com a cumplicidade de policiais civis, militares e bombeiros”, disse Richa. “Sabemos da capacidade e da qualificação do novo comandante desta instituição que goza de grande respeito, credibilidade e confiança da população do Paraná”, disse o governador.

Richa lembrou o bom relacionamento histórico que mantém com as classes militares, desde a adolescência, na companhia do ex-governador José Richa, quando visitavam instalações da PM e dos Bombeiros. Disse que a valorização dos servidores de todas as categorias, o respeito, o reconhecimento e o diálogo aberto serão a marca dessa administração e que “conta com todos na missão de garantir a proteção e a segurança dos paranaenses”.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, manifestou o respeito e a consideração com a missão dos bombeiros militares. Elogiou a disposição do coronel Geraldo Domaneschi, que deixa o cargo, em pedir apoio ainda nos primeiros dias de governo, para garantir os recursos para o bom funcionamento da Operação Verão, no litoral.

Almeida Cezar afirmou que o Corpo de Bombeiros e seu comando terão total apoio da Secretaria da Segurança Pública para realizar seu trabalho. “Vamos trabalhar juntos e estamos certos de que a gestão do Coronel Donadello honrará os bravos homens desta corporação”, afirmou o secretário.

CURRÍCULO - O novo comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hercules William Donadello, 51 anos, é curitibano, casado e tem duas filhas. Formou-se em Administração pela Faculdade de Administração e Economia (1990) e pós-graduou-se em Sistemas de Computação na Administração de Empresas (2001), cursou Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002) e engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (2010), além de uma série de cursos da carreira militar, entre eles uma especialização em formulação e gestão de políticas públicas (2007). Comandou grupamentos no interior do estado, na Região Metropolitana de Curitiba e chefiou unidades na capital. Até esta data era chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cesar Filho consegue liberação para a construção de 600 casas populares em Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) já está saindo em defesa de Guarapuava e dos municípios da região. Entre seus compromissos políticos desta semana, Cesar Filho acompanhou os prefeitos de Irati, Sergio Stoklos, de Prudentópolis, Gilvan Agibert, e de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior, em uma reunião com o presidente da Cohapar, Mounir Chawiche. O encontro serviu para que os prefeitos tomassem conhecimento das políticas habitacionais do governo Richa e já se organizem para que possam ser contemplados pelos programas habitacionais do Estado. O deputado estadual eleito aproveitou a oportunidade e solicitou que fosse liberada, ainda no primeiro semestre deste ano, a construção de 600 casas populares em Guarapuava.

O presidente da Cohapar, Mounir Chawiche, garantiu que a reivindicação será atendida e ainda foi enfático ao dizer que as portas da Cohapar estão abertas para as reivindicações de Cesar Filho. “Temos que nos unir para ajudar os municípios e o César filho será um grande aliado nosso, Vamos precisar de deputados que nos auxiliem fazendo leis na Assembléia para que possamos implantar nossas políticas habitacionais. Vamos atuar de forma muito forte na construção de casas, porque uma das principais metas do governo é investir em habitação”, concluiu.

Cesar Filho enfatizou a importância de estar em sintonia com os projetos do governo do Estado. “Vejo um ambiente totalmente favorável aos municípios. Sabemos que a questão habitacional será tratada como prioridade pelo governo Beto Richa. Por isso, é hora de os municípios cumprirem seu papel para que possam integrar os programas habitacionais”, destacou Cesar Silvestri Filho.

De acordo com ele, é necessário que os prefeitos agilizem os trâmites legais para a obtenção de casas populares. “Cada município tem que fazer a sua parte, viabilizar os terrenos e estar com toda documentação em dia A oportunidade não pode ser perdida, pois as portas da Cohapar estão abertas. No que cabe a mim, continuarei intervindo e apoiando os prefeitos para que possam ser liberadas as construções de casas populares para as famílias carentes, pois muitas dessas famílias têm, na conquista da casa própria, a realização de um sonho”, frisou.

Ondas de calor sinalizam risco menor de câncer de mama



Mulheres que sofrem com calores e outros sintomas da menopausa têm um risco 50% menor de desenvolver as formas mais comuns de câncer de mama do que as pessoas que nunca tiveram sintomas.

A conclusão é de uma pesquisa publicada na versão on-line da revista "Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention".

O efeito protetor é maior para quem tem os sintomas com mais frequência e de forma mais acentuada, segundo o autor do trabalho, o especialista em epidemiologia do câncer de mama Christopher Li, do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, nos EUA.

A ligação entre o sofrimento na menopausa e o risco menor de câncer foi investigada porque hormônios como estrogênio e progesterona têm um papel importante no desenvolvimento da doença. A redução desses hormônios, causada pelo fim da função dos ovários, pode ter impacto na frequência e na gravidade dos sintomas da menopausa.

"Como os sintomas acontecem quando os níveis de hormônio variam ou caem, imaginamos que mulheres com sintomas de menopausa como calores e suores noturnos poderiam ter um risco menor de câncer de mama por causa dos menores níveis de estrogênio", afirmou o médico.

Os pesquisadores encontraram uma redução de 40% a 60% dos riscos de câncer invasivo ductal e de carcinoma invasivo lobular --dois dos tipos mais comuns de câncer de mama-- entre mulheres que tiveram calores e outros sintomas. O resultado se manteve mesmo levando em conta outros fatores de risco, como obesidade e reposição hormonal.

O estudo, feito com apoio do Instituto Nacional de Câncer dos EUA, entrevistou 1.437 mulheres que já haviam passado pela menopausa. Dessas, 988 tinham diagnóstico de câncer de mama.

CFSP


Ex-comandante dos Bombeiros é acusado de 9 homicídios em Curitiba



O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Jorge Luiz Thais Martins, está sendo procurado pela polícia, sob a acusação de ter cometido nove assassinatos em Curitiba. A única ligação entre as vítimas seria o fato de todas serem usuárias de drogas. A motivação de Martins, segundo a polícia, seria o assassinato de seu filho, que foi morto durante um asssalto em 2009.

Policiais da Delegacia de Homicídios, que investiga o caso, estiveram na residência do militar cumprindo mandado de prisão e de busca e apreensão. O coronel não estava em casa, mas o advogado de Martins informou que ele deve se apresentar à polícia.

De acordo com a polícia, o coronel teria escolhido como alvos dos homicídios os usuários de drogas porque seu filho, Jorge Marinho Martins, de 26 anos, morto a tiros durante uma tentativa de assalto no bairro Boqueirão, em Curitiba, teria sido assassinado por supostos viciados. Todas as pessoas assassinadas eram moradoras do mesmo bairro onde Jorge Martins perdeu a vida mas, a princípio, não teriam ligação com a morte do rapaz.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública divulgou nota onde disse que não comentará o assunto e que as ações do coronel teriam caráter pessoal, não estando relacionadas à instituição.

As informações são do telejornal ParanáTV, da RPCTV.

Governador recebe prefeitos da Assomec e reforça compromisso com municipalismo



O secretário Cezar Silvestri disse que o encontro foi uma oportunidade de conhecer todos os prefeitos e de falar sobre os assuntos de sua pasta, como os desenvolvidos pelo Paranacidade, e da intenção de trabalhar em parceria com as associações de municípios.

O governador Beto Richa recebeu os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), nesta quarta-feira (26). Todos os 26 municípios da associação, 24 prefeitos compareceram e dois enviaram representantes ao encontro, que teve a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, da Casa Civil, Durval Amaral, e do coordenador da Comec, Rui Hara.

“Foi um primeiro contato. Recebi prontamente os prefeitos para reafirmar nossos compromissos de atuar fortemente na direção do municipalismo, em parceria com os prefeitos para encontrar os melhores caminhos para melhorar a vida de todas as pessoas no Paraná”, disse Richa.

As pessoas - afirmou o governador - vivem nas cidades e é lá que elas precisam ver satisfeitas suas necessidades básicas, o ensino de qualidade, o atendimento na área de saúde, os investimentos na infraestrutura urbana, a casa própria, o transporte público e tudo aquilo que é necessário para melhorar a vida das pessoas.

Richa reafirmou que não haverá retaliações, nem perseguições políticas em função da votação no município ou do apoio do prefeito nas eleições. “Fui eleito para governar os 399 municípios indistintamente”, disse.

O secretário Cezar Silvestri disse que o encontro foi uma oportunidade de conhecer todos os prefeitos e de falar sobre os assuntos de sua pasta, como os desenvolvidos pelo Paranacidade, e da intenção de trabalhar em parceria com as associações de municípios.

“Vamos procurar trabalhar para que as associações se fortaleçam e procurem desenvolver projetos em conjunto, o que facilita a ação dos municípios e também do Governo do Estado”, disse Silvestri.

O prefeito de Campo largo, Edison Basso, atual presidente da Assomec, afirmou que o encontro foi uma apresentação prévia, um sinal de cordialidade do governador com os prefeitos. “Conversamos sobre algumas das questões que precisam ser discutidas futuramente, como o lixo, a segurança pública e a saúde”, relacionou.

“Os prefeitos estão com ótima expectativa com o novo governo e muitos já elogiaram a equipe porque foram bem atendidos pelos secretários. O governador disse que vai atender todos de maneira igual, o que é muito importante”, salientou Basso.

O prefeito de Colombo, J.Camargo, que deve ser eleito presidente da Assomec na próxima sexta-feira (28), disse que é muito importante neste momento ter uma abertura na relação com o Governo do Estado.

“O governador teve experiência como prefeito e isso nos dá certeza de que teremos um trabalho conjunto para pleitear o atendimento às demandas dos municípios, e que poderemos somar esforços para apresentar os melhores resultados para nossa população”, disse Camargo.

Segundo o prefeito, cada município tem sua característica e todos precisam de apoio em questões como segurança, saúde e infraestrutura. “Os menores têm dificuldades inclusive para fazer projetos e é preciso ver a melhor maneira para atendê-los”.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Página do criador do Facebook atacada por hacker



A página oficial de Mark Zuckerberg no Facebook foi atacada por um hacker. No mural do criador da maior rede social entrou uma mensagem, assinada por Mark Zuckerberg, em que sugere que o Facebook passe a autorizar os utilizadores da rede a investir na empresa e não os bancos. A mensagem colocada em linha e visível para os mais de 2,8 milhões de seguidores de Zuckerberg.

O jornal inglês The Guardian conseguiu gravar a mensagem do hacker antes do Facebook a apagar. «Vamos começar a invasão: se o Facebook precisa de dinheiro, em vez de ir aos bancos, por que não deixa os seus usuários investirem no Facebook de uma forma social? Por que não transformar o Facebook num «negócio social» tal como o vencedor do prémio Nobel Muhhamad Yunus descreveu? O que vocês pensam? #hackercup2011», dizia a mensagem.

O link deixado na mensagem levava a uma página da Wikipedia sobre «social business». Segundo o The Guardian, mais de 1,8 mil pessoas «gostaram» da mensagem na página de Zuckerberg, que recebeu mais de 430 comentários antes do Facebook apagar a invasão.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A melhor alternativa, para a mulher dinâmica e moderna



177e99b2f2.jpg

Hidratação Instantânea? YE


A melhor alternativa, para a mulher dinâmica e moderna, que não pode ficar horas no salão. Após lavar as madeixas com o Shampoo Shine YE, e retirar o excesso de água, aplica-se a ampola Shine Lotion YE massageando mecha a mecha por 5 minutos, logo após enxágua-se o cabelo, e ele está pronto para ser finalizado, de acordo com o gosto da cliente.

Este tratamento, é indicado para cabelos levemente danificados que não requer uma hidratação profunda, Alerta o Técnico da Yellow Wall Mathias.

"O fluido Finishing Spray, é extremamente leve. Como meus cabelos são loiros e finos, uso o Finishing para deixa-los com mais brilho sem deixar os fios pesados e oleosos.
Com toques cítricos em seu perfume ,deixa uma suave sensação de refrescância este é o efeito instântaneo de SHINE YE". Conta a empresária e designer de acessórios Ivy Lipsky , cliente do salão Make Up.
Contato:
EDIVALDO ROCHA
42 99671988
46 99127977
REPRESENTANTE COMERCIAL YELLOW





Sedu/Paranacidade busca aproximação com prefeituras e associações de municípios‏



Estreitar a relação com as prefeituras, fortalecer as associações de municípios, criar consórcios intermunicipais, implantar novos programas e linhas de financiamentos, inovar na política de desenvolvimento urbano do Estado e fazer uma administração motivada, criativa e inovadora. Esses são alguns dos objetivos da Secretaria de Estado do Desenvovimento Urbano (Sedu) e do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de acordo com o secretário Cezar Silvestri.

Depois de um período de reconhecimento, adaptação e planejamento, Silvestri afirmou que dará início a um trabalho de fortalecimento das relações da Sedu/Paranacidade com os 399 municípios do Estado e também com as 18 associações municipalistas paranaenses. “Nossa intenção é inovar. Pretendemos criar projetos e instituir uma comissão para oferecer alternativas que visem, efetivamente, o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios”, informou Silvestri, enfatizando que pretende definir as ações da secretaria em parceria com as prefeituras. “A Sedu trabalha calcada em programas e prioridades que são definidas pelas prefeituras. Talvez seja a secretaria que tem maior contato com as prefeituras do Estado. Temos contato direto com todos os municípios do Paraná”, comentou.

O trabalho em conjunto com as associações de municípios e também a criação de consórcios intermunicipais deverá ser, de acordo com o secretário, a nova maneira de atuação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade. “Queremos incentivar o trabalho das associações de municípios, fazendo com que elas tenham participação mais direta dentro da Sedu, inclusive na elaboração de projetos que atendam não só um município, mas sim uma região inteira. Outra proposta é a formação de consórcios municipais para que possamos pensar no desenvolvimento urbano e em uma política de integração regional que levará em consideração também trabalhos realizados em cima dos planos diretores de cada cidade”, complementou.

Segundo o secretário, toda a equipe técnica da Sedu/Paranacidade já esta trabalhando na elaboração de novas propostas de projetos e financiamentos que serão apresentados ao governador Beto Richa. “Vamos direcionar nossas ações segundo o plano de Governo. Coloquei à disposição do governador toda a estrutura da Sedu e do Paranacidade para que possamos desenvolver projetos em parceria com outros órgãos e secretarias. Temos aqui uma equipe técnica altamente qualificada que pode atuar junto com as demais secretárias de Estado e outras esferas de governo”, concluiu.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cérebro grava melhor as lembranças durante o sono



Pesquisadores esperam desenvolver terapias contra estresse pós-traumático

Quando a memória se lembra de alguma coisa enquanto dormimos, ela fixa melhor esse evento do que quando se recorda enquanto estamos acordados. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Basileia, na Suíça, e publicado neste domingo (23) pela revista científica Nature.

De acordo com especialistas, liderados por Björn Rasch, reforçar uma lembrança enquanto dormimos pode fixá-la melhor na memória.

Para realizar o estudo, os especialistas treinaram a memória dos voluntários estabelecendo uma relação entre um cheiro e a localização de um objeto. Desse modo, quando os participantes sentissem aquele aroma, eles se lembrariam imediatamente onde o objeto se encontrava.

Uma vez fixada essa ligação cheiro-objeto, os pesquisadores separaram os voluntários em dois grupos. Os do primeiro foram submetidos ao cheiro enquanto dormiam, já os participantes do outro grupo sentiram o aroma enquanto estavam acordados.

Após essa experiência, os cientistas descobriram que as pessoas que tiveram a memória reforçada durante o sono lembravam depois com mais precisão a localização do objeto. Por outro lado, a lembrança dos participantes que tinham sido submetidos ao teste enquanto estavam acordados tinha perdido intensidade e foi mais fraca que a do outro grupo.

Para documentar melhor a descoberta, os especialistas realizaram uma ressonância magnética nos pacientes. Com isso, os cientistas demonstraram que as partes do cérebro ativadas enquanto usavam a lembrança eram diferentes em cada situação.

A descoberta pode ter implicações clínicas no campo da neurociência para o tratamento de diversos transtornos, como o estresse pós-traumático.

Estado de saúde do humorista Shaolin é considerado grave



A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas informou no último sábado, dia 22, que o humorista Shaolin está em estado grave de saúde.

Segundo as informações, ele ainda respira com a ajuda de aparelhos e está sedado.

Nessa sexta-feira, dia 21, o humorista foi transferido para São Paulo, submetido a exames e internado na UTI.

Durante as avaliações, foi constatado que Shaolin teve "traumatismo cranioencefálico grave, extensa lesão de membro superior à esquerda com perda de substância óssea e contusão torácica".

Francisco Jozenilton Veloso (Shaolin) sofreu um acidente de carro na última quinta-feira, dia 20, após bater em um caminhão e capotar o veículo em Campina Grande, na Paraíba.


Redação: Fabio Furukawa

Centrais se reúnem para negociar mínimo de R$ 580



Governo e centrais sindicais terão nesta semana a primeira rodada de negociação sobre o valor do salário mínimo no governo Dilma Rousseff. Apesar de ter sido fixado, no fim do governo Lula, em R$ 540, e já estar sendo pago, o valor ainda será revisto.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou que o piso salarial subirá para R$ 545 a partir de 1º de fevereiro. Mas as centrais querem R$ 580.

O governo sabe que será difícil manter os R$ 545 e, por isso, nos bastidores da área econômica já se fala em chegar a R$ 550. No entanto, a ideia é deixar a negociação para o novo Congresso, que começa os trabalhos na semana que vem.

Enquanto isso, o encontro marcado para a quarta-feira com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) será uma tentativa de afago às centrais, que reclamavam da falta de diálogo.

A pauta que será levada pelos representantes dos trabalhadores para o ministro inclui, além do reajuste do salário mínimo, a correção da tabela do Imposto de Renda e a criação de política permanente para aposentados que ganham mais que o piso salarial.

"Definimos sexta-feira em reunião da Executiva que queremos discutir toda a pauta. Não queremos desmembramento", disse Quintino Severo, secretário-geral da CUT.

Segundo ele, se não houver correção da tabela do IR, os ganhos reais obtidos por várias categorias nas negociações salariais em 2010 "não ficarão no bolso dos trabalhadores".

Estrelas vencem Convidados por 8 a 6 no Desafio das Estrelas


Viva o Verão


Os torcedores, principalmente os mais fanáticos, ficaram atentos para as jogadas de efeito dos craques Leco, Ricardo Pinto – o aniversariante do dia – Vavá, Heraldo, Eliseu, Marcos Gaúcho e Ronaldo Lobo. Além deles, no banco, o comando técnico das equipes não deixou a desejar: Marco Aurélio Saldanha Rocha, ex-goleiro do Flamengo (Convidados) e Caxias, ex-Internacional e Colorado (Estrelas).

O secretário especial de Esporte, Evandro Rogério Roman, compareceu e deu o pontapé inicial da partida. O time das Estrelas ganhou de 8 a 6 (5 a 3 no primeiro tempo) para a alegria dos mais de 500 torcedores na Arena.

O artilheiro da partida foi Marcos Gaúcho, com quatro gols anotados. O goleador comprovou que continua com “faro” de gol. Também marcaram para as Estrelas Ronaldo (2), William e Eliseu (de pênalti).

A equipe dos Convidados descontou com Reinold e Claudemir (2), André e Ricardo. Após o jogo o experiente Eliseu ainda brincou sobre o gol de pênalti anotado na partida. “Poxa, o Marcos Gaúcho marcou uns oito gols (risos) e ainda queria cobrar o pênalti. Fui com toda a minha experiência e marquei um golaço”.

Vavá entrou na discussão e valorizou o bom futebol apresentado por Marcos Gaúcho. “Atacante goleador é assim mesmo. É fominha. O Gaúcho está muito bem e continua artilheiro”, disse.

Vavá também elogiou o projeto do Governo do Paraná no litoral paranaense. “É uma alegria estar aqui, revendo amigos e contando com esse apoio dos torcedores nas arquibancadas. Esse projeto, o Viva o Verão, é muito importante e me esforço para estar presente. É um projeto que agrada tanto quem participa diretamente, no caso atletas e árbitros e indiretamente, torcedores, veranistas e a própria população de Matinhos”.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Em visita à Pastoral da Criança, Richa reforça importância de parcerias com entidades sociais



O governador Beto Richa e o ex-governador de São Paulo, José Serra, visitaram nesta sexta-feira (21) a sede nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba. Richa ressaltou a importância das parcerias entre o governo e as organizações sociais e disse que dará atenção especial à Pastoral da Criança. “É um orgulho para os paranaenses o reconhecimento do trabalho da Pastoral no Brasil e no mundo no combate à mortalidade infantil e materna. Vamos procurar integrar esse trabalho com as ações do Estado, como fizemos na capital, com excelentes resultados”, disse o governador.

O coordenador da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, disse que a entidade está em busca de apoio em âmbito local e nacional para a redução na burocracia na prestação de contas por convênios com entes públicos. Em 2010, a entidade recebeu 320 mil notas fiscais de mais de 4.000 municípios, que precisam ser apresentadas uma a uma dentro de um sistema de convênios do governo federal. Para prestar contas disso, a Pastoral da Criança gastou R$ 300 mil a mais de seu orçamento. Os recursos poderiam ajudar no atendimento a mais de 200 mil crianças durante um mês.

A deputada federal Cida Borghetti acompanhou a visita à Pastoral da Criança. No encontro, o ex-governador paulista José Serra disse que tem grandes expectativas com o governo de Beto Richa no Paraná. “É um governador muito preparado, que foi considerado o melhor prefeito do Brasil por várias vezes, e tenho certeza de que vai ter desempenho que corresponda às expectativas da população do Paraná, porque tenho muita esperança em que podemos ter um rumo melhor para o nosso país”, disse Serra.

DENGUE — Beto Richa também falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido para combater a dengue no Paraná. No primeiro dia de trabalho de 2011, Richa tratou com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, sobre um plano emergencial de combate à dengue nos municípios onde a situação está mais crítica, no norte e no Oeste do Estado. “Hoje faltam profissionais preparados para combater a dengue no Estado e o nosso secretário, que tem grande experiência, está intensificando uma campanha nos moldes do que foi feito em Curitiba, capital que é exemplo nacional no combate à dengue”, disse o governador.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Facebook lança aplicativo para 'feature phones'



Recentemente, o Facebook decidiu dar à imensa parcela de seu público que não possui smartphones uma maneira de utilizar seus serviços de maneira mais rápida e específica, lançando um aplicativo especial para os feature phones. Os feature phones são aqueles telefones móveis com mais recursos que um celular simples, mas que ainda não são smartphones.

O aplicativo para Facebook é o recordista de downloads para o sistema da Apple, o iOS, conforme a própria, e, segundo o site Geeky Gadgets, tem números bastante expressivos para o Android. Entretanto, o site Tech Crunch destaca que no mundo todo, o número de feature phones ainda é maior que o número de smartphones.

Talvez pensando nisso, o Facebook anunciou o lançamento de um aplicativo para este tipo de aparelho, desenvolvido em parceria com a empresa Snaptu. O app funciona em mais de 2,5 mil aparelhos, das marcas Nokia, Sony Ericsson e LG, mas apenas em 14 operadoras.

De acordo com o anúncio feito no blog do Facebook, nove operadoras já terão o serviço e outras cinco a seguir, incluindo a TIM no Brasil. É importante destacar que o aplicativo só funcionará nestas operadoras e o usuário deve arcar normalmente com os custos do acesso à internet.

É claro que o fato de não haver um aplicativo específico para o site de relacionamentos nunca impediu que os usuários tivessem acesso a seu perfil, uma vez que este pode ser feito pela página para celulares do Facebook (m.facebook.com). Entretanto, um aplicativo específico para acessar as informações mais "urgentes" como atualizações de perfil, notificações e mensagens, pode facilitar muito o processo de quem usa um feature phones.

Doações não param de chegar



A Campanha Produtor Solidário dá mostras da solidariedade dos produtores rurais e profissionais do setor agropecuário. Desde o início da campanha, há dois dias, as doações não param de chegar ao Sindicato Rural de Guarapuava.

O presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho destaca que não só os produtores, mas também os parceiros da entidade, como os engenheiros agrônomos, aderiram à campanha que visa arrecadar alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza para as vítimas das enchentes que atingiram a região serrana do Rio. “Alguns associados ligaram informando que deixaram a doação em outros postos, como na Cooperativa Agrária, Confeitaria Brot & Café, na Colônia Vitória, e também no Corpo de Bombeiros. O importante é ajudar”, incentiva.

A Defesa Civil do Paraná pede para que os alimentos doados sejam não perecíveis e de consumo imediato, como enlatados, barras de cereais, leite em caixa, água e bolachas. Os produtos de higiene e de limpeza que podem ser doados são pasta de dente, sabão, sabonete, absorventes femininos e água sanitária. Cobertores e colchonetes também são aceitos.

Assessoria de Imprensa – Release 381 – 21.01.2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Mulher de Chico Anysio pede orações para o humorista, que apresenta leve melhora



Malga Di Paula, mulher de Chico Anysio, usou o Twitter nesta sexta-feira para pedir orações para o humorista. Segundo ela, desde a internação, há 50 dias, o estado de saúde do marido nunca esteve tão grave: “A coisa mais atual que posso dizer e que nestes 50 dias de internação, o Chico nunca antes precisou de tantas oracões como agora. Conto com a força de todos vocês juntos para uma Super Corrente de Luz, iluminando o caminho do Chico...Malga. (Meu amor, esteja com Deus)”.

O último boletim médico divulgado, no entando, diz que o estado de saúde de Chico Anysio apresentou uma leve melhora. A pneumonia diagnosticada na base do pulmão direito está regredindo. Além disso, o paciente responde bem à a gastrostomia endoscópica, usada para alimentá-lo por meio de um tubo colocado no estômago por endoscopia e realizada ontem. Chico continua sedado no CTI do Hospital Samaritano e respirando com a ajuda de aparelhos.