segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parceria entre Sociedade Rural e Unicentro visa benefícios a Expogua‏



Acadêmicos de jornalismo e medicina veterinária atuarão no evento

Por mais um ano, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) é parceira da Sociedade Rural de Guarapuava, visando benefícios mútuos, em prol do bom andamento da Expogua 2012. Neste ano, acadêmicos dos Departamentos de Comunicação e de Medicina Veterinária atuarão na feira-exposição.
            Na primeira área citada, três alunos de jornalismo prestam o serviço de assessoria de imprensa do evento, produzindo releases sobre ações e novidades, agendando e organizando coletivas de imprensa, e, consequentemente, atuando como um meio de divulgação sobre a Expogua.
            O professor Francismar Formentão, do Departamento de Comunicação da Unicentro, avalia positivamente a iniciativa e crê em benefícios para ambas as partes. “Essa troca possibilita aos participantes a aplicação da teoria em prática, especialização sobre temas relevantes para sua formação e a os representantes da Sociedade Rural ganham sob a divulgação do trabalho executado”, ressalta Francismar, que coordena o projeto há quatro anos. “Esse ano a parceira tem tudo para dar certo e esperamos que continue”.
            No que diz respeito à medicina veterinária, outros três acadêmicos também terão oportunidade com essa prática extensionista, atuando como secretários dos juízes, ou seja, acompanhando alguns julgamentos de admissão e classificação, como nos de animais de argola e de controle leiteiro. O responsável pela ação é o professor Jaime Augusto Peres, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da universidade.
            Quem também exalta a parceira é o presidente da Sociedade Rural, Johann Zuber Junior. Para ele, associações serão sempre bem-vindas pela importância no momento de execução e aplicação da feira. “É um vínculo muito bom e nós sabemos as dificuldades da promoção de eventos dessa grandeza. Para realizá-los com sucesso, precisamos de parceiros, sendo a Unicentro um importante aliado para tal conquista”.
            A 37ª Expogua ocorre de 3 a 12 de agosto, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava.


Assessoria de Comunicação da 37ª Expogua – assessoria@srgpuava.com.br/Fone: (42) 3623-1115

Cesar Filho promoverá mutirões de consultas especializadas


A proposta do candidato a prefeito Cesar Silvestri Filho, para atender as pessoas que necessitam de médicos especialistas em Guarapuava, é realizar mutirões de saúde, até que a fila atual seja zerada. Os pacientes precisam, atualmente, aguardar um ano ou mais, uma situação inaceitável que está entre as principais reclamações da população nos encontros que Cesar Filho participa. O compromisso do candidato é promover os mutirões no primeiro ano de seu mandato, caso seja eleito.

Cesar Filho afirma que o mutirão é uma alternativa viável e prática. "O mutirão será formado por médicos especializados, para atender cada caso. Vamos promover várias etapas para que cada paciente seja atendido e passe por avaliações posteriores", explicou, acrescentando: "Nosso objetivo é zerar as filas e evitar que voltem a acumular".

Para Cesar Filho, a prefeitura tem de construir postos de saúde e unidades 24 horas, mas, além de estrutura física, deve oferecer um atendimento digno à população. “Precisamos humanizar o atendimento, com funcionários e médicos motivados para mantermos um atendimento de qualidade”, frisou. “Essa é apenas umas de nossas propostas para melhorar a qualidade de Guarapuava”, finalizou o candidato da Aliança para o Progresso.

terça-feira, 24 de julho de 2012

37ª Expogua é lançada oficialmente‏

Evento pretende valorizar a pecuária regional e movimentar a economia guarapuavana, reunindo oportunidades comerciais em diversos setores.

A Sociedade Rural de Guarapuava realizou, ontem à noite, um jantar de lançamento oficial da Expogua 2012, com a presença de representantes da imprensa e integrantes da organização do evento. O presidente da entidade, Johann Zuber Junior, salientou as possibilidades de negócios e as opções de entretenimento da exposição, que acontecerá entre os dias 3 e 12 de agosto.
A 37ª edição da feira trará atrações musicais que agradam a diferentes públicos, com destaque para o cantor Luan Santana, que se apresentará no dia 8. De acordo com Zuber, a venda de ingressos antecipados para os quatro shows nacionais está acima da expectativa – inclusive, os espaços da área vip para a atração principal se esgotaram na semana passada. “Tem gente que virá de cidades como Foz do Iguaçu, Maringá e Curitiba para assistir o show aqui”.
Em 2011, segundo Zuber, a exposição movimentou R$ 16 milhões na comercialização de equipamentos e máquinas agrícolas e R$ 3 milhões em animais. Este ano, ele anunciou uma novidade para quem pretende investir em equipamentos que serão expostos por seis empresas do ramo. “Tivemos a confirmação do Banco de Brasil de uma taxa flat que é interessante para o agricultor e pecuarista quando adquire sua máquina, que ficaria em torno de 1,5%, sendo a taxa normal de 3%. Ano passado era de 0%. É um desconto bem considerável”.
Na área comercial, foram disponibilizados mais onze estandes: seis no Pavilhão da Indústria e Comércio e outros cinco na área externa, destinados ao setor agropecuário. No total, serão 134 espaços, que terminaram de ser adquiridos entre duas e três semanas atrás – destes, 12 estão reservados para o Governo do Paraná. “Foi uma grata surpresa para nós que a maioria das empresas, tanto dos estandes internos quanto externos, são de Guarapuava. São empresas que estão acreditando na Expogua. Estamos tentando transformar a Expogua em um evento não só festivo, mas de negócios”.
No setor pecuário, a feira terá 3 mil animais expostos e 11 leilões. Durante o evento, haverá a fundação do Núcleo de Gado Leiteiro e será oficializada a certificação da Cooperaliança pelo Programa Carne Angus. “Nesse estande, o público terá a oportunidade de ver um profissional desossando um animal e mostrando como se fazem os cortes da carne nobre”, adiantou Zuber. Ele também destacou a qualidade da pecuária regional, citando alguns exemplos que são motivo de orgulho. “Na Feicorte, 30 dias atrás, tivemos um grande campeão de Guarapuava na questão do braford; como já tivemos também grandes campeões na Expointer, que é a terceira maior feira do mundo e a maior da América Latina”.
Para receber um público estimado em 120 mil pessoas, a infraestrutura do local passou por melhorias e a segurança contará com a presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Uma das alterações é a expansão da área de rodeios, que acontecerão de 9 a 12 de agosto. “Essa Expogua está sendo muito bem falada, tanto aqui quanto nas cidades vizinhas. A diretoria da Sociedade Rural está trabalhando com afinco. Ninguém é remunerado, todo mundo faz porque gosta, porque quer ver a pecuária e o nome de Guarapuava sair do município”.

Parque
O Parque de Exposições Lacerda Werneck, que abriga a Expogua, será administrado pela Sociedade Rural até o final de dezembro. “Depois, vamos conversar com o próximo prefeito para ficarmos pelo menos mais alguns anos até acharmos outro lugar adequado para a exposição-feira”. A proposta é transformar o local num centro de eventos, já que, conforme Zuber, Guarapuava carece de um espaço que possa ser utilizado para diferentes finalidades várias vezes ao ano. “Conversei com alguns candidatos, eles compactuam com a mesma ideia de transformar o parque de exposição num centro de eventos, para fazer feiras de pequenos animais, de móveis, de carros...”.

Assessoria de Comunicação da 37ª Expogua – assessoria@srgpuava.com.br/ Fone: (42) 3623-1115

Por intermédio de Cesar Filho, curso de Medicina da Unicentro e Hospital Regional de Guarapuava entram na pauta do Ministério da Saúde‏


O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mozart Salles, vem a Curitiba no próximo dia 2 de agosto para uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Bona, e membros da Comissão Executiva para Implantação do Hospital Regional. Na qual será discutida a implantação do Hospital Regional de Guarapuava e o curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). O encontro com Sales é fruto da articulação de Cesar Filho, que desde o início de seu mandato como deputado vem trabalhando para atrair investimentos e recursos estaduais e federais para a área de saúde em Guarapuava.
Mozart Sales foi chefe de gabinete do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e desde fevereiro está à frente da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, pasta responsável por formular políticas orientadoras da gestão, formação, qualificação e regulação dos trabalhadores da saúde no Brasil.
“Há algum tempo, eu e o Michele Caputo estávamos tentando agendar esta conversa com o Mozart Salles. Com a implantação do Hospital Regional, é fundamental a vinculação da instituição a um curso de Medicina, que é outro objetivo nosso, em conjunto com a Unicentro, pois a melhor maneira de organizar e gerir o hospital é vinculando-o à universidade”, afirmou o deputado.
Cesar Filho lembrou que a Unicentro é hoje a única universidade estadual do Paraná que ainda não possui curso de Medicina, daí a necessidade de apoio dos governos estadual e federal. O parlamentar, que foi relator do Plano Plurianual do Paraná, incluiu a previsão orçamentária para os cursos de Medicina, Odontologia, engenharias e Direito da universidade. 
 Crédito foto: Sandro Nascimento/Alep
Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho
Curitiba - Danielle Blaskievicz (41) 9964-2337
Tatiana Farhat (41) 8858-9551
Guarapuava - Ana Ligia Sena (42) 9916-2015

Paraná registra 139 novos casos de gripe A na semana


Informe divulgado nesta segunda-feira (23) pela Secretaria da Saúde mostra que na última semana foram registrados no Paraná 139 novos casos de gripe A e duas mortes decorrentes da doença – ambas na Região Metropolitana e de pacientes com doenças pré-existentes. Os números são inferiores aos do boletim anterior, que registrava 172 novos casos e cinco mortes. Desde o início do ano, o Paraná registrou 899 casos confirmados e 25 mortes por gripe A.

“Apesar do aumento do número total, conseguimos visualizar um declínio no registro de casos novos de gripe A (H1N1). Mesmo assim, é preciso reforçar as estratégias adotadas – vacina dos grupos prioritários, oferta do medicamento oseltamivir e prevenção – para evitar principalmente as mortes pela doença”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

O período com maior número de novos casos de gripe A foi a semana de 24 a 30 de junho, quando ocorreram 328 confirmações. O boletim da semana passada mostrou aumento de 29% nos casos confirmados (de 588 para 760). Nesta semana, o aumento foi de 18% (de 760 para 899).

NOVAS DOSES – Na reunião da Comissão Estadual de Infectologia realizada nesta segunda-feira (23) ficou definida a ampliação da vacinação para crianças de 2 a 5 anos. “Vamos receber mais 400 mil doses na quinta-feira (26), e assim que as doses chegarem às unidades de saúde a vacina será estendida para este público-alvo, além dos grupos já priorizados”, destaca Sezifredo Paz.

Com a chegada das novas doses, o Estado terá cerca de 2,6 milhões de paranaenses imunizados contra a gripe neste ano. A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação de maio e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

GRIPE COMUM – A Secretaria da Saúde alerta também para a circulação do vírus Influenza A (H3), mais conhecida como gripe sazonal ou comum, que registrou aumento no número de registros. Somente neste ano, foram registrados 402 casos e seis mortes por este subtipo de gripe. “As estratégias adotadas previnem casos e mortes por todos os vírus influenza que circulam no País. Por isso, mesmo que os números da gripe A diminuam significativamente nas próximas semanas, as medidas de prevenção e tratamento devem continuar”, enfatiza a coordenadora da Sala de Situação da Gripe, Angela Maron de Mello.

VOLTA ÀS AULAS – A Secretaria Estadual da Saúde orienta que as atividades escolares podem ser desenvolvidas normalmente, sem necessidade de prolongamento das férias escolares. As escolas devem adotar medidas de prevenção, como manter os ambientes arejados, e orientar alunos e funcionários a lavar as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar e antes de comer, cozinhar ou tocar olhos, nariz e boca, utilizar o álcool gel, entre outros hábitos de higiene.

É imprescindível que o paciente com sintomas como febre acima de 38º, dor de garganta e tosse seca procure imediatamente o serviço de saúde. “Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de resposta ao tratamento aumenta muito. Também não há registro de efeitos colaterais significativos. Portanto, qualquer paciente pode receber o medicamento”, reforça Angela.

Veja o informe completo no site www.saude.pr.gov.br, no banner sobre a gripe na coluna da direita.

89 mil empregos formais foram criados no Paraná no primeiro semestre do ano

O Paraná ocupa o terceiro lugar entre os estados que mais geraram empregos no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, foram criadas no Estado 89.121 vagas com carteira assinada. Foi o melhor desempenho da região Sul. Apenas São Paulo (com 335.980 vagas) e Minas Gerais (179.074) superaram o número do Paraná. Os dados divulgados nesta segunda-feira (23) mostram uma evolução de 3,56% no volume de empregos formais no Estado em relação ao estoque de dezembro do ano passado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Das vagas criadas no Paraná no primeiro semestre, 61.867 foram abertas no interior e 27.254 na Região Metropolitana de Curitiba. Em junho, foram criados 5.135 empregos, o que equivale a crescimento de 0,20% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Foi o melhor desempenho da região Sul. Santa Catarina criou 1.364 empregos, enquanto no Rio Grande do Sul foram eliminadas 825 vagas.

Os setores de atividade que mais geraram empregos em junho no Paraná foram Serviços (2.634 postos), Comércio (1.240 postos) e Indústria de Transformação (1.192 postos). Os municípios que mais criaram postos de trabalho foram São José dos Pinhais (629), Curitiba (392) e Foz do Iguaçu (287).

Para o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o crescimento do número de empregos no Paraná, no primeiro semestre, deve ser comemorado. “Nos últimos 12 meses, foram criados 112.877 postos de trabalho no Paraná, com aumento de 4,56% no nível de emprego. Em junho, a retração na geração de empregos já era esperada por conta da desaceleração da economia brasileira, mas, mesmo assim, criamos muito mais vagas que os estados do Sul”, afirmou Romanelli.

BRASIL – No primeiro semestre, em todo o País, foram gerados 1.047.914 novos empregos com carteira assinada, correspondendo a uma elevação de 2,76% sobre o estoque de dezembro de 2011. Os dados relativos aos últimos doze meses apontam um crescimento de 4,08% no nível de emprego, com acréscimo de 1.527.299 postos de trabalho. Em junho de 2012, foram gerados 120.440 postos de trabalho celetistas, equivalentes ao crescimento de 0,31% sobre o número de assalariados do mês anterior.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cesar Filho diz que esporte depende mais de iniciativa que de grandes investimentos

O candidato a prefeito, Cesar Silvestri Filho, e a vice Eva Schran, pela coligação Aliança para o Progresso, estão cumprindo intensa agenda, em vários bairros de Guarapuava, visitando empresas, entidades e residências para ouvir a população. Um dos assuntos mais discutidos esta semana foi o esporte.

Cesar Filho mostra que tanto o esporte quanto o lazer dependem mais de iniciativa que de grandes investimentos. “Precisamos de parques e praças estruturados não apenas no Centro da cidade, mas em todos os bairros. Os espaços existem em vários locais, precisamos agora transformá-los em áreas públicas para todas as idades, com cancha de bocha, academia para a terceira idade, pista de skate, quadra poliesportiva e pista de caminhada”, afirmou, destacando que existem meios de viabilizar esse tipo de projeto com recursos dos governos estadual e federal.

Com as praças transformadas em locais públicos para esporte e lazer, Cesar acredita que o próximo passo deve ser a massificação do esporte e assim, além de descobrir talentos, inserir a cultura esportiva na população. “É importante estimular a cultura esportiva e cultural entre os bairros, estabelecer uma rotina esportiva que deixe a cidade mais agradável e alegre, valorizando os bairros, as famílias e os profissionais dessa área”.

Segundo Cesar Filho, os valores adquiridos na prática esportiva são projetados para vida. “A criança, o jovem e o adulto aprendem sobre coletividade, união de forças, confiança, disciplina e autocrítica. Tudo isso pode ser conquistado com o comprometimento da administração municipal e lembrando que a prática esportiva pela população refletirá em outros setores, como a saúde”, finalizou.

Domingo
Neste domingo (22), Cesar Filho assistiu a partida final do Campeonato de Futebol do Tancredo Neves. Nos pênaltis, o Nacional venceu o Jornal de Negócios, depois de 90 minutos, 4 gols e muita diversão para o público. Cesar parabenizou o organizador do evento, que acontece desde 1994, Acir da Silva. Eva Schran participou da caminhada e corrida de rua “Bote fé na vida”, promovida por jovens católicos de várias dioceses de Guarapuava.

Att,

Assessoria de Imprensa
Ana Lígia Sena 9916-2015

domingo, 22 de julho de 2012

Cesar Filho e Eva Schran participaram de reuniões no sábado‏

No sábado, os candidatos à prefeitura de Guarapuava Cesar Filho e Eva Schran participaram de reuniões com candidatos a vereador que apoiam, na majoritária, a coligação Aliança para o Progresso, que reúne 13 partidos. “Fico feliz em ver multiplicar cada vez mais o número de pessoas que apoiam a nossa candidatura, querem que Guarapuava avance e seja mais igual para todos. Nós não temos tempo a perder. Agora é a vez de Guarapuava”, destaca Cesar Filho.

Saúde, educação, esporte e habitação estiveram entre os principais temas das reuniões. Sobre parcerias com os governos estadual e federal, Cesar Filho afirma que todos os recursos são bem vindos para beneficiar a população. “As parcerias são fundamentais para que os recursos municipais possam ser utilizados, por exemplo, na manutenção das creches e para melhorar o salário dos professores”.

A cada encontro, é possível notar o crescimento do número de participantes. Pessoas interessadas em ouvir, mas também em opinar e sugerir. “Juntos vamos formar uma grande corrente do bem, de pessoas preocupadas com Guarapuava, que querem que a cidade cresça e seja o orgulho de todos nós”.

Eva Schran ressalta que a gestão da Aliança para o Progresso buscará sempre o diálogo com a população. “O administrador público precisa visitar a comunidade, conversar, ouvir e ver de perto quais são as prioridades dos moradores. Só assim podemos ter um governo realmente voltado para o bem comum”, avalia.

Assessoria de Imprensa
Ana Lígia Sena - 99162015

sábado, 21 de julho de 2012

Prefeitura de Guarapuava tem de retirar propaganda ostensiva‏


Justiça determina retirada de propagandas da prefeitura

No começo da tarde de hoje, o juiz da 43ª. zona eleitoral da Comarca de Guarapuava, Glauco Alessandro de Oliveira, concedeu liminar determinando que o prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, suspenda imediatamente a publicidade institucional realizada por intermédio do site da prefeitura, placas, outdoors e assemelhados existentes na área do município de Guarapuava.

O pedido foi feito pela coligação Aliança para o Progresso, que reúne 13 partidos e tem como candidatos Cesar Silvestri Filho e Eva Schran. Segundo o coordenador da campanha, o advogado Luiz Eduardo Pacheco, a retirada atende ao pleito formulado. “O juiz teve a sensibilidade de entender que a publicidade fere a lei eleitoral”.

Um trecho da decisão esclarece que “cabe ao representado Luis Fernando Ribas Carli, em razão da sua condição de chefe do Poder Executivo Municipal, adotar as providências necessárias para a suspensão da publicidade institucional no período vedado”.

A liminar suspende a publicidade da prefeitura de Guarapuava até a realização das eleições deste ano. A retirada deverá ser feita no prazo de 48 horas, após a administração municipal ser notificada. “O descumprimento do disposto neste artigo acarretará a suspensão imediata da conduta vedada, quando for o caso, e sujeitará os responsáveis a multa no valor de cinco a cem mil UFIR”, está em outro trecho da decisão.




Att,

Assessoria de Imprensa
Ana Lígia Sena 9916 2015.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MP lança movimento 'Paraná Sem Corrupção' com governo e imprensa

Iniciativa tem parceria do setor da educação do estado e do grupo GRPCom.
Crianças e adolescentes são principais alvos do programa de conscientização.

Uma solenidade realizada na sede do Ministério Público (MP) do Paraná, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (20), marcou o lançamento do “Movimento Paraná Sem Corrupção”. A iniciativa do MP conta com parceria do governo estadual e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), cujos representantes assinaram o convênio que oficializa o programa. Autoridades do Tribunal de Contas do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Tribunal de Justiça do Paraná também compuseram a mesa.
O objetivo do movimento é promover a conscientização para uma cultura de valores e princípios éticos, mediante a participação de segmentos da sociedade, em especial os adolescentes. Na primeira fase do programa, serão realizadas ações nas escolas públicas do estado durante os meses de agosto e setembro. Os professores devem trabalhar o tema com os alunos em sala de aula, buscando conscientização sobre o que é a corrupção, e, principalmente, qual a relação de cada um com ela.
Esta questão denomina a campanha nacional do MP – “O que você tem a ver com a corrupção”, cuja coordenação paranaense é do promotor Eduardo Augusto Salomão Cambi. Ele defende o foco da atuação neste primeiro momento como disseminador. “Um terço da população brasileira é constituída de adolescentes (...) nós queremos colocar essa questão para cada um dos jovens, que são os verdadeiros transformadores da sociedade. E a partir desta reflexão mudar mentalidades, mudar a sociedade”, justificou.
Um terço da população brasileira é constituída de adolescentes (...) nós queremos colocar essa questão para cada um dos jovens, que são os verdadeiros transformadores da sociedade. E a partir desta reflexão mudar mentalidades, mudar a sociedade"
Eduardo Cambi, coordenador
Assim, o estado foi dividido em 32 núcleos regionais de educação, cada um com pelo menos um representante do MP, nos quais serão realizadas palestras com os temas ligados à proposta do movimento. Passadas as eleições, prefeitos e vereadores eleitos devem ser chamados para debates sobre os temas, com a apresentação de resultados e planejamento das ações de 2013 marcada para o dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção.
O vice-governador e secretário de educação, Flávio Arns (PSDB), reafirmou o compromisso do governo do estado no engajamento da causa. Ele anunciou que pretende ampliar o número de grêmios estudantis nas 2,5 mil escolas estaduais, já que hoje são menos de 200 com este instrumento político. “Se esses alunos levarem este debate para as suas casas, com os pais, as mães, os irmãos, nós podemos atingir através da criança, do jovem (...) praticamente mais da metade da população do Paraná através deste esforço de forma direta e indireta”, defendeu.
As participações do governo, bem como do GRPCom, foram comemoradas pelo procurador-geral de Justiça do MP-PR, Gilberto Giacoia. “O objetivo desse movimento nada mais é, partindo do MP e contando com a parceria importantíssima do viés governamental da educação e do viés da informação, por meio da imprensa, é efetivamente, o de interferir no processo de construção e de produção de um sentimento de indignação com esse mal que é tão nefasto à construção de uma sociedade melhor e mais justa”, resumiu.
Representando o grupo de comunicação, o vice-presidente executivo, Guilherme Döring Cunha Pereira, lembrou que a missão que norteia o trabalho do GRPCom – “promover com a comunicação o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente” – vai de encontro à proposta do MP. Ele afirmou ainda que espera que a iniciativa contribua para o projeto do grupo de diminuição da corrupção no estado. “Contem, de fato, com o nosso apoio, o nossos esforço e com o talento dos nossos profissionais”, assegurou Pereira.
Assinatura do convênio entre GRPCom, MP e governo (Foto: Fernando Castro/G1)Assinatura do convênio foi realizada entre GRPCom, governo e Ministério Público (Foto: Fernando Castro/G1)

 

Moradores fazem protesto em rodovia de acidente que matou 10

Adriana Justi Do G1 PR

Cerca de 100 pessoas fecharam a PR-090, em Piraí do Sul, por 30 minutos.

Grupo reivindica instalação de redutores de velocidade no trecho

Cerca de 100 moradores fizeram um protesto na PR-090, em Piraí do Sul, na região central do Paraná, por volta das 8h30 desta sexta-feira (20). O grupo reivindica a instalação de redutores de velocidade no trecho. Desde o início de 2012 foram registrados 41 acidentes na rodovia com 78 feridos e 15 mortos. O último acidente foi na segunda-feira (16) e envolveu um caminhão e um ônibus de turismo. Dez pessoas morreram e 42 ficaram feridas. O grupo iria participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
"Nós queremos chamar a atenção das autoridades. Eles precisam perceber que aqui é um trecho perigoso e que precisa de mais atenção e sinalização. Se continuar do jeito que está, qualquer um de nós pode ser a próxima vítima", disse o agricultor José Marcos Memi.
Os manifestantes chegaram a fechar a rodovia por cerca de 30 minutos e sinalizaram o trecho do KM 155 com 15 cruzes, que simbolizam o total de vítimas envolvidas em acidentes desde o início do ano. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), não houve registros de congestionamento.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, por meio da assessoria de imprensa, que está avaliando a situação. Disse também que já marcou uma reunião com a concessionária que administra o trecho - Rodonorte, e que terá uma nova posição na próxima semana.
A Rodonorte disse em nota que está avaliando a sinalização nas imediações da Serrinha, na rodovia PR-090, para – se necessária, posterior tomada de posição visando a segurança dos usuários. Informou ainda que "no dia 17 de novembro de 2011, concluiu no local, conforme determinação do DER, a implantação de sinalização diferenciada, composta de placas fornecidas pelo próprio Departamento de Estradas.Também foi feito reforço de sinalização de solo".
DepoimentosO condutor do ônibus que se envolveu no acidente da segunda-feira já foi liberado do hospital na quarta-feira (18) e voltou para Belém. Até a manhã desta sexta ainda não havia prestado depoimento. Ele deverá fazer isso por meio de uma carta explicatória, segundo a polícia.
Já o motorista do caminhão, que também se envolveu na colisão, já prestou depoimento e negou a versão anterior da polícia, que havia dito que ele teria invadido a pista contrária e atingido o ônibus. O inquérito policial deve sair em 30 dias.
ônibus caiu em uma ribanceira após bater na lateral do caminhão (Foto: Divulgação / PRE) 
Acidente registrado na segunda-feira (16) deixou 10 mortos e 42 feridos (Foto: Divulgação / PRE)
Permanecem internadasQuatorze das 42 pessoas que ficaram feridas permanecem internadas em hospitais do Paraná. Uma delas está na UTI do Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa. Sete dos dez mortos foram sepultados juntos em Belém, no Pará, na manhã de quinta-feira (19). Dezenas de estudantes das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (UFRA) estiveram no local para se despedir dos amigos.

Apartamento de atirador de 'Batman' é armadilha de explosivos, diz polícia

Desarmar material explosivo pode levar horas, diz polícia de Aurora. Atirador matou 12 e feriu 40 em sala de cinema no Colorado nesta sexta.

Do G1, com agências internacionais

O apartamento do homem suspeito de atirar contra a plateia na estreia do novo filme "Batman" em um cinema lotado no estado americano do Colorado é uma "armadilha" de explosivos, que podem ser detonados se alguém entrar, disse a polícia local nesta sexta-feira (20).
Daniel Oates, chefe de polícia de Aurora, subúrbio de Denver onde ocorreu o crime, disse que os policiais estão tentando descobrir um meio de "desarmar" o material inflamável e explosivo dentro da casa.
"Isso pode durar horas ou dias", disse o policial.
"A cena é bem desagradável. Parece muito sofisticado, como ele armou. Pode ser uma longa espera", disse.
O ataque, ocorrido durante a madrugada em uma sala lotada de cinema de shopping, deixou 12 mortos e 40 feridos, segundo a polícia.
O atirador seria James Holmes, de 24 anos, segundo a TV americana, que cita fontes do FBI (polícia federal dos EUA).
Mas ainda não havia confirmação oficial de sua identidade.
Ele foi preso logo após o ataque, em um estacionamento atrás do cinema, e não reagiu aos policiais, segundo as autoridades.
Questionado, ele afirmou que tinha explosivos em casa.
Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o tiroteio foi uma violência "sem sentido".
Obama adiou compromissos de campanha eleitoral por conta do incidente.
A Casa Branca afirmou que, até agora, não parece que o ataque tenha elo com o terrorismo.
Policiais vasculham o apartamento do suspeito nesta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AFP)Policiais vasculham o apartamento do suspeito nesta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AFP)
mapa tiroteio batman versao 2 (Foto: 1)
tópicos:

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Paraná recebe investimento de R$ 350 milhões e negocia mais R$ 750 milhões

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (18/07), no Palácio Iguaçu, protocolo de intenções para a ampliação da planta industrial da WHB Fundições, na Cidade Industrial de Curitiba. O projeto da empresa paranaense foi enquadrado no programa Paraná Competitivo e prevê investimentos de R$ 350 milhões e vai gerar 1,3 mil empregos diretos.

Segundo Richa, o novo protocolo faz parte de um pacote investimentos privados que estão sendo negociados com o governo e devem ser anunciados nos próximos meses. A previsão é de que o Paraná receba outros R$ 750 milhões em investimentos no curto prazo, com a geração de mais 4,1 mil empregos diretos.

Richa disse que expansão e modernização das instalações da WHB foi possível a partir do esforço feito pela equipe de governo, que criou incentivos inovadores para apoiar projetos de empresas interessadas em investir no Estado. “O Paraná vive um novo ciclo de industrialização por ter resgatado neste último um ano e meio a confiança do setor produtivo”, disse o governador. Neste período, o Paraná Competitivo já atraiu R$ 16,5 bilhões em novos investimentos.

Com a ampliação da planta industrial, a WHB aumentará a produção de produtos automotivos como cabeçotes, blocos, bielas e peças em alumínio. “É uma empresa referência no Mercosul em fundição e usinagem que aumenta as oportunidades de empregos para trabalhadores da região de Curitiba”, afirmou o governador.

Em contrapartida ao enquadramento no Paraná Competitivo, a empresa se compromete investir na formação e qualificação dos funcionários, contratar preferencialmente fornecedores localizados no Estado, importar produtos e materiais pelos portos do Paraná e investir na preservação do meio ambiente.

A WHB Fundições foi fundada em 1993 e tem mais de dois mil empregados. A empresa é fornecedora de autopeças para multinacionais como Fiat e Volkswagen. “O apoio do governo do Paraná foi fundamental para a realização desta ampliação”, disse a diretora administrativa e financeira da WHB Fundições, Magali Hubner Busato.

O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, destacou que o Paraná registra índices de crescimento econômico acima da média nacional por causa do estímulo que o governo estadual está dando à produção. “Os números mostram que o emprego industrial no Paraná cresce enquanto no país o índice cai”, disse.

Também participaram da reunião, os assessores da secretaria de Estado de Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, Mauro Corbellini e Moacir Lazarotto; o vice-presidente de negócios internacionais da WHB, Adriano Hubner.

Governador instala primeira UPS na região mais violenta de Curitiba

O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (19/07) da instalação oficial da unidade Unidade Paraná Seguro (UPS) na Vila Sabará. A base é a primeira das quatro UPS que serão implantadas nas próximas semanas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o maior e mais violento bairro da capital, que apresenta um dos mais elevados índices de criminalidade no Estado.

A CIC ocupa 10% da área territorial do município, abriga 9% da população curitibana e concentra 17% dos homicídios da capital. “Com a ocupação, vamos reduzir os índices de criminalidade e devolver a região para os moradores de bem. Temos uma grande proposta de trabalho para resgatar a confiança da população no Estado”, disse o governador.

Richa informou que as demais UPS ficarão na Vila Verde, Vila Nossa Senhora da Luz e Conjunto Caiuá. Toda a região foi ocupada no início dessa semana por 1.300 agentes estaduais de segurança e guardas municipais.

Segundo o governador, o objetivo do governo com as UPS é reforçar as ações de policiamento comunitário e assegurar aos moradores das regiões atendidas acesso a serviços e equipamentos públicos, em parceria com a prefeitura. “A presença policial mostra nosso compromisso com a ordem, a paz e a tranqüilidade da população”, disse Richa.

Richa ressaltou que a CIC vai contar com um Batalhão de Polícia Militar exclusivo para o bairro, em razão da grande extensão territorial e alta densidade populacional e ser um dos mais violentos do Paraná. “Se fosse um município, a CIC seria a oitava do Paraná em número de moradores”, explicou o governador, lembrando que até o final do ano Curitiba terá 10 UPS.

A ação policial realizada no bairro faz parte do pacote de medidas do Governo do Estado para reforçar a segurança pública em todo o Paraná. O programa Paraná Seguro prevê a contratação de profissionais de segurança pública, compra de equipamentos e viaturas, implantação de 400 módulos móveis e construção de 95 delegacias.

“O governo está empenhado para solucionar os problemas da área da segurança pública com planejamento e investimentos”, disse Richa. Ele citou que neste ano já foram realizadas a contratação de três mil policiais civis e militares e a abertura de licitação para compra de viaturas com tecnologia embarcada.

SEGURANÇA COMUNITÁRIA - De acordo com o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, as UPS não são apenas um projeto de policiamento, mas de garantia da melhora de vida da comunidade. Segundo ele, após a ocupação um grupo de soldados especialmente treinados pela Academia Policial Militar fará o policiamento comunitário em cada vila ocupada.

Cerca de 100 policiais vão atuar nas quatro vilas da CIC que terão Unidades Paraná Seguro. “É o reforço do conceito de policiamento permanente. Com resgate da cidadania e promoção social”, disse Almeida Cesar, reforçando que os índices de criminalidade despencaram nas regiões das primeiras UPS (Uberaba e Parolin), com redução de homicídios, crimes contra o patrimônio e tráfico.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, destacou que 92% da comunidade do bairro Uberaba aprovou a instalação da unidade e que o projeto das UPS será levado para outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba e para cidades do interior do estado.

A aposentada Sebastiana Pereira, moradora da Vila Sabará há 23 anos, afirma que acompanhou o crescimento da região e os problemas que surgiram com o tempo. “Segurança era o grande problema, não conseguíamos dormir com o barulho de tiro. Hoje, é um dia muito feliz, de esperança e alegria em ver a região voltando a ser da população”, disse ela, que tem 64 anos.

PREPARAÇÃO – Para implantar uma UPS as forças de segurança realizam um trabalho de inteligência policial, para neutralizar as ações de criminosos. “O objetivo é evitar o conflito armado e garantir maior eficiência nas prisões”, explicou o secretário Reinaldo de Almeida Cesar.

Nos últimos quatro meses, na fase de preparação para a instalação das UPS na Cidade Industrial de Curitiba, uma força-tarefa prendeu 37 pessoas acusadas dos crimes de tráfico de drogas e homicídios na região. A ação cumpriu 63 mandados de busca e apreensão e identificou 55 homicidas, que terão seus mandados de prisão solicitados à Justiça. Também foram aprendidos 2,5 quilos de cocaína, 1,5 quilo de maconha, 1,6 quilo de crack e seis armas. Nos primeiros seis meses do ano, foram registrados no bairro 52 homicídios dolosos (17%) e 1697 furtos e roubos (5,28%).

Líder comunitário do bairro, Iranei Fernandes, afirma que a implantação das unidades marca um novo período para a região. Ele destaca que as vilas tiveram um crescimento muito acelerado nos últimos anos. “Com a presença policial e o apoio da comunidade teremos novamente um bairro mais bonito e seguro”, conclui.

CIDADANIA – Para o coronel Bondaruk, o sucesso das UPS deve-se em grande parte ao entrosamento entre o Estado e o município. “Temos em Curitiba uma grande parceria para a promoção das políticas publicas. Várias ações anunciadas como a instalação de creches e escolas municipais, regularização fundiária e iluminação pública são importantes para regiões que recebem as unidades”, explicou o comandante-geral.

A prefeitura de Curitiba realiza até o final do mês uma feira de serviços na região da CIC. Em paralelo, várias ações das polícias serão feitas para promover a cidadania. A comunidade receberá orientações sobre como agir em casos de violência doméstica, violência contra crianças, crianças desaparecidas e outros.

Outros serviços também serão oferecidos para a comunidade do bairro, como atividades de orientação sobre saúde, prevenção contra acidentes de trabalho, recreação para crianças, emissão de carteiras de identidade e registro de Boletins de Ocorrência por meio da Delegacia Eletrônica.

As vilas que estão recebendo as UPS terão atendimento Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria), o Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas (Sicride), a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) e Instituto de Identificação do Paraná.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Governador homologa licitação para obras em 4,8 mil quilômetros de rodovias

O governador Beto Richa homologou nesta semana licitações para a execução de obras de conservação e manutenção em dezesseis trechos da malha rodoviária estadual. Serão investidos cerca de R$ 58,5 milhões com intervenções em 4,8 mil quilômetros de estradas do Paraná.

O investimento integra o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Estaduais Pavimentadas que aplicará R$ 841,5 milhões em todas as rodovias paranaenses, incluindo obras de restauração, manutenção e conservação.

Na próxima semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entrega a ordem de serviço para o trabalho de Conservação da Faixa de Domínio em todos os 11,4 mil quilômetros de rodovias estaduais. Inicialmente serão feitos trabalhos em 735 quilômetros distribuídas nas cinco Superintendências Regionais do DER (Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste). No total, o Governo do Paraná vai investir ao longo de dois anos, R$ 131 milhões somente nas Faixas de Domínio.

O Programa de Recuperação e Conservação foi dividido em três segmentos. O primeiro é denominado de Conservação e Recuperação Descontínua com Melhoria do Estado do Pavimento com recursos de R$ 410 milhões.

O segundo segmento é o de Conservação de Pavimentos e tem previstos mais R$ 290 milhões. Neste programa os serviços serão basicamente a execução de reparos em pequenos segmentos descontínuos.

Outros R$ 139 milhões serão investidos em serviços de limpeza dos dispositivos de drenagem, sinalização e controle da vegetação ao longo das rodovias estaduais e federais. Estão previstas ainda verbas para segurança e sinalização das rodovias, para programas de recuperação de pontes e para as patrulhas rodoviárias, totalizando R$ 260 milhões.

Os R$ 840 milhões que o Estado dispõe para as obras, integram um total de R$ 1,25 bilhão do Tesouro Estadual que serão aplicados nos próximos dois anos no sistema rodoviário. Para realizar o processo de licitação, as obras foram divididas em 40 lotes distribuídos pelas cinco regiões do Paraná.

As licitações para escolha das empresas representam uma redução média de 7,4 % no preço das obras e segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o resultado reflete a preocupação do governo com a austeridade e rigor na aplicação dos recursos públicos. “O processo de gerenciamento das obras foi aprimorado para promover o desenvolvimento adequado dos projetos e foram estabelecidas linhas de ação para garantir a qualidade dos serviços e o cumprimento dos contratos”, afirmou Richa Filho. A execução dos projetos envolverá 25 empreiteiras.

Obras – O Governador também autorizou o procedimento licitatório para contratação de uma empresa que irá supervisionar as obras e prestar suporte técnico na elaboração de projetos de engenharia rodoviária na Superintendência Regional Leste, no valor de R$ 12,8 milhões.

Inicialmente as áreas licitadas que vão receber investimentos para conservação da faixa de domínio estão divididas em 16 (dezesseis) lotes.

Pela Superintendência da Regional Leste a licitação será feita nos Lotes 01 e 04 que abrangem 465 km de rodovias (R$ 6,2 milhões).

Na Regional dos Campos Gerais a licitação será feita nos Lotes 06, 07 e 08 em 885 km de rodovias (R$ 9,5 milhões).

Na Regional Norte serão contemplados os Lotes 15, 18 e 22 com extensão total de 730 km (R$ 9,5 milhões).

Na Regional Noroeste serão licitados os Lotes 23, 25, 27 e 28 com extensão de 1398 km (R$ 17,8 milhões).

Na Regional Oeste a licitação será nos Lotes 33, 35, 39 e 40 com extensão de 1255 km (R$ 15,8 milhões).

Richa indica Amauri Escudero para o Escritório do Paraná em Brasília

O governador Beto Richa indicou o atual diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Amauri Escudero Martins, para ser o Secretário do Escritório de Representação do Paraná em Brasília. O convite foi aceito e Escudero assume a função já nos próximos dias.

Richa afirmou que a indicação de Escudero faz parte da reestruturação da representação paranaense, já com nova configuração legal aprovada pela Assembleia Legislativa. “O Paraná deverá ocupar seu espaço em Brasília e a representação terá um papel fundamental para estreitarmos nosso bom relacionamento com o governo federal, deputados e senadores, e com as demais instâncias de poder”, disse o governador.

“É uma honra poder representar o governo do Paraná. Estou convicto de que podemos alavancar vários projetos que o Estado já possui em parceria com a União, bem como auxiliar a bancada parlamentar em Brasília”, afirmou Amauri Escudero.

“Trabalhei vários anos em Brasília e sou testemunha da qualificação e respeito que os paranaenses desfrutam, atuando tanto no Executivo como no Legislativo, incluindo os magistrados das altas cortes” – diz o novo secretário.

Escudero disse que a primeira tarefa é apresentar-se ao Coordenador da Bancada Federal, deputado Osmar Serraglio, para traçar as estratégias de atuação conjunta neste segundo semestre. “Prioritariamente no governo federal acompanharei a tramitação dos empréstimos com bancos BIRD e Mundial e em seguida as autorizações no Senado”, disse ele.

O secretário da Fazenda e deputado federal Luiz Carlos Hauly destacou que o Paraná inaugura uma nova etapa nas relações com Brasília. “O Amauri conhece todas as nossas demandas e saberá como conduzir com competência a representação paranaense na capital federal”, afirmou.

Para Hauly, algumas demandas devem ser priorizadas. Ele citou como exemplo a liberação de empréstimos internacionais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o aumento da participação do Paraná no Fundo de Participação dos Estados (FPE), que deverá ser aprovado até dezembro. “A recuperação de perdas com a Lei Kandir é outro assunto que deverá ser encaminhado pelo novo secretário”, disse.

CURRÍCULO – Amauri Escudero é natural de Londrina e tem 49 anos. Casado e pai de dois filhos, é formado em Biologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já atuou no em diversos órgãos públicos do Estado e municipais. Foi chefe de gabinete parlamentar no legislativo estadual e federal. Na Câmara dos Deputados, exerceu a assessoria da Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e foi secretário executivo do Grupo Parlamentar Brasil/Estados Unidos da América. Desde janeiro de 2011 era diretor geral da Secretaria de Estado da Fazenda e exerceu em diversas oportunidades a função de Secretário em exercício.

Governo anuncia contratação de mais de 400 educadores sociais

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, anunciou nesta terça-feira (17), em Curitiba, a contratação de 411 novos educadores sociais para trabalhar no sistema de socioeducação do Estado. “São agentes transformadores que ajudam a construir um novo caminho”, disse a secretária. Também está prevista a ampliação da frota e inclusão de motoristas para o transporte e atendimento às unidades.

O anúncio foi feito durante reunião com diretores dos Centros de Socioeducação (Censes), coordenadores das Casas de Semiliberdade e representantes do Sindicato dos Servidores de Socioeducação do Estado (Sindsec).

Além de melhorias nos serviços e condições de trabalho, uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde prevê a atuação de enfermeiros e auxiliares de enfermagens no cuidado e atenção dos adolescentes atendidos pelos Censes.

INVESTIMENTOS – Desde 2011, o Governo do Estado investe no reforço e na qualificação do trabalho de socioeducação no Paraná. Estão previstos investimentos de mais de R$ 43 milhões - dos quais R$ 10 milhões já aplicados - na melhoria e construção de unidades destinadas ao atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O conjunto de medidas inclui ainda a contratação de servidores, a implantação de uma nova proposta sociopedagógica nos Censes e a qualificação e capacitação dos servidores. Os centros de socioeducação são unidades de educação e reinserção social para adolescentes em conflito com a lei. Atualmente, o Estado conta com 1,3 mil servidores nessas unidades.

Cerca de 80% dos profissionais atuam diretamente no atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas e 20% fazem parte de equipes técnicas e de apoio.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Richa anuncia aumento na subvenção do seguro rural e inclui mais duas culturas

O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira (16/7) que o governo estadual ampliará em 130% os recursos destinados a subvencionar o seguro rural no Estado e estenderá o benefício – antes disponível apenas para o trigo – para as culturas de café e milho safrinha. Para a safra 2012/2013, serão colocados à disposição dos produtores rurais R$ 8 milhões – R$ 4,5 milhões a mais do que o valor disponível nos anos anteriores. Os recursos complementarão a parcela da União no pagamento do prêmio do seguro, reduzindo a parte que cabe ao produtor.

A intenção é ampliar gradativamente a subvenção financeira no pagamento do prêmio, cujos recursos vêm de três fontes. No caso do trigo, o governo federal cobre 70% do valor, enquanto o governo do Estado – Estado pioneiro em lançar o seguro agrícola para o trigo – garante mais 15% de subvenção, ficando 15% por conta do produtor.

A mesma fórmula será adotada para o milho safrinha (70% do governo federal, 15% do Estado e 15% do produtor). Para as lavouras de café, a participação do Estado será de 30% do valor do prêmio. Com isso, a parcela que caberá ao produtor será também de 30%, já que o governo federal subsidia 40% do seguro.

A expectativa é que, com a ampliação dos recursos estaduais, o número de produtores assegurados no Estado passe dos atuais 1,6 mil para 8 mil por ano. “Estamos assumindo a responsabilidade de complementar a subvenção federal para assegurar renda e oportunidades para o homem do campo. Não mediremos esforços para que os produtores paranaenses tenham mais capacidade de produção”, disse o governador.

O governo federal cobre 40% do prêmio para o café e 70% para o milho. Até agora, a parcela restante cabe apenas ao produtor, que passará a receber subvenção do Estado. O governo federal ofertará R$ 400 milhões para seguro na safra de verão.

Em pronunciamento foi feito em Curitiba, durante o Encontro Estadual das Comissões Técnicas e Lideranças Sindicais da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Richa destacou que a agropecuária é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e precisa de apoio. “É a base da economia e precisa da atenção do Estado”, afirmou.

O presidente da Faep, Ágide Meneguette, disse que o governo estadual tem sido um importante parceiro para o crescimento e consolidação das políticas agrícolas no Paraná. Ele lembrou que a agricultura é uma atividade suscetível a problemas como granizo, seca, geada, pragas e variações cambiais, o que torna fundamental contar com a proteção do seguro rural.

“O Paraná se fortalece para assegurar ao produtor renda e condições consistentes de crescimento. É importante haver um governo compromissado com esses investimentos”, disse ele. Segundo Meneguette, a intenção é que o Brasil tenha índices semelhantes a países de Primeiro Mundo, como o Estados Unidos, que tem 110 milhões de hectares com seguro rural.

CUSTOS – O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, explicou que o custo para o agricultor assegurar sua produção é muito alto, o que torna fundamental a participação do poder público. “O sucesso ou a quebra de uma safra dependem de muitas variáveis e as empresas de seguro não se interessam por essa área. Temos um grande circulo vicioso que prejudica a produção brasileira”, disse ele. “A política de seguros agrícolas precisa avançar e se consolidar do Brasil”, afirmou.

META – O Paraná é o estado que tem a maior área assegurada do Brasil, com 20% do território com alguma modalidade do beneficio. Cerca de 40% dos contratos de seguros agrícolas firmados no País ocorrem no Estado. A meta definida pela Faep é que nos próximos anos o seguro seja estendido para 80% da área agrícola estadual.

Ágide Meneguette explica que o Paraná é um dos estados mais suscetíveis a quebras de safra. “Temos o exemplo do ano anterior, com um prejuízo estimado de 4,7 milhões de toneladas de grãos. O importante é que muitos dos agricultores eram segurados e retomarão a produção neste ano”, disse ele.

BALANÇO – Norberto Ortigara explica que, além do seguro, o governo estadual está fazendo outros investimentos para prevenir quebras de safra e reduzir o risco de prejuízos para o agricultor. São investimentos em sanidade animal e vegetal, pesquisas agrícolas e assistência técnica, entre outras áreas. “São formas de garantir que essa importante área cresça e continue pujante. São avanços consideráveis para a agricultura paranaense”, disse o secretário.

Ele fez um balanço de outras ações definidas pelo Estado para o setor, como a construção de moradias rurais, compra de calcário, sementes, aquisição de patrulhas rurais e reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Repasses de cotas de impostos aos municípios aumentam 13,28%


O Governo do Paraná repassou aos municípios R$ 2,77 bilhões nos seis primeiros meses do ano pela participação das cidades na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que é 25% e 50%, respectivamente. O valor é 13,28% maior do que o do mesmo período de 2011.

Ao avaliar os números, o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, pontuou que “continuamos a efetuar bons repasses aos municípios, ao contrário das transferências da União para o Paraná, que caíram bruscamente“. Em junho, foram depositados R$ 418,7 milhões para as prefeituras, superando em 6,45% os R$ 393,3 milhões de igual mês do ano passado.

Segundo dados da Coordenação da Administração Financeira do Estado (CAFE), da Secretaria da Fazenda, a parte do ICMS repassado aos municípios no primeiro semestre deste ano somou R$ 2,11 bilhões, o que representa aumento de 14,16% em comparação com a transferência de R$ 1,85 bilhão efetuada em igual período de 2011. Em junho, a evolução do repasse deste imposto foi de 3,46%, ao se comparar os atuais R$ 334,84 milhões com os R$ 323,65 milhões anteriores.

Principal tributo em volume de recursos arrecadados, o crédito do ICMS é feito de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), que é aferido pela Secretaria da Fazenda e divulgado anualmente com as informações de cada município.

IPVA – Dividido meio a meio entre o Estado e os municípios, de acordo com o número de veículos emplacados em cada localidade, o IPVA registrou crescimento de 20,34% na divisão da arrecadação de junho último, quando o Estado creditou R$ 83,86 milhões nas contas das prefeituras, frente aos R$ 69,68 milhões repassados no mesmo mês de 2011.

No semestre, a evolução no valor do repasse do tributo foi de 10,53%, atingindo R$ 655,17 milhões. Nos seis primeiros meses do ano passado a transferência do IPVA totalizou R$ 592,76 milhões.

ARRECADAÇÃO – No primeiro semestre 2012, o Estado arrecadou R$ 13,5 bilhões em impostos e taxas, incluindo as transferências federais, o que representa aumento de 13% sobre os R$ 11,9 bilhões contabilizados no ano passado no período.

No entanto, o ritmo de crescimento das despesas foi maior, fechando o semestre com alta de 19,1%. “A evolução acentuada das despesas deve-se em boa parte ao volume maior de repasses aos municípios efetuados no semestre, atendendo às determinações da lei eleitoral”, informa o secretário Luiz Carlos Hauly.

O secretário ponderou ainda que o ritmo de expansão da receita não foi o esperado por conta da redução das transferências federais. “Os repasses da União ao Estado tiveram um ritmo menor como reflexo da crise econômica”, analisou.

UFPR e UFPA se unem para diminuir dor causada por acidente com alunos

Estudantes saíram de Belém (PA) para congresso em Curitiba (PR). Professores e universitários fizeram minuto de silêncio para as vítimas.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

"Saibam que a gente está tomando todas as medidas necessárias para resolver rapidamente tudo isso e minimizar o sofrimento das famílias, porque é com isso que nós estamos preocupados agora". A fala do organizador do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), Luciano Silva, resume como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que sedia do evento, juntamente com a Universidade Federal do Paraná (UFPA), trabalham para remediar os problemas causados pelo acidente com o ônibus de estudantes, que saiu de Belém (PA) com destino a Curitiba, para participar do encontro acadêmico.

A batida foi na PR-090, na região central do Paraná, na manhã desta segunda-feira (16). O veículo, com 52 passageiros e dois motoristas, seguia em comboio com outros dois ônibus. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista perdeu o controle da direção, o veículo rodou na pista e caiu cerca de 30 metros na ribanceira. Ao todo, dez pessoas morreram e não foi possível identificar os corpos, o que exige a vinda de familiares para o Paraná. As universidades não descartam a possibilidade de viabilizar passagens aéreas para estes parentes. Os corpos estão no Instituto Médico-Legal de Ponta Grossa.
Acidente foi na região central do Paraná, na PR-090 (Foto: Reprodução/ RPC TV) 
Acidente foi na região central do Paraná, na PR-090 (Foto: Reprodução/ RPC TV)
Na esquerda da foto, Luciano Silva que é organizador do Congresso (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR) 
Na esquerda da foto, Luciano Silva que é
organizador do Congresso
(Foto: Bibiana Dionísio/ G1 PR)
Além das vítimas fatais, 42 passageiros ficaram feridos, sendo que 29 foram encaminhados para hospitais da região. Três estão em estado grave e os demais estão divididos em cinco hospitais de Ponta Grossa, Castro e Piraí do Sul. A agência de viagem, responsável pelos ônibus, providenciou duas vans para levar os estudantes que já receberam alta do hospital ou que serão liberados nas próximas horas para Curitiba.
Apesar do susto e da tristeza causada pelo acidente, Silva contou que sete universitários que escaparam ilesos do acidente e que já estão na capital paranaense estão bem. “Eles estão com um sentimento bom. Eu gostei de conversar com alguns”, comentou. A UFPR disponibilizou psicólogos e assistentes sociais para auxiliar estes alunos neste momento. E este é um papel considerado fundamental pelo organizador do Congresso. “Nós da Sociedade [Brasileira de Computação] estamos empenhados, o máximo possível, para acompanhar este caso. Existem muitas pessoas envolvidas”.

A repercussão entre os demais universitários
O XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) começou nesta segunda-feira, no Centro Politécnico da UFPR, e segue até quinta-feira (19). O encontro acadêmico reúne universitários de diferentes estados do país e antes de cada palestra ou discussão, professores e alunos fizeram um minuto de silêncio.
Ainda que os passageiros do ônibus fossem desconhecidos por muitos dos participantes, o acidente causou comoção e alguns chegaram a se imaginar no lugar das vítimas. “Todo mundo ficou muito ruim. Poderia ter sido a gente também. Eu sou da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) e vim de ônibus” contou a universitária Ana Paula Borges que está no segundo período do curso de Sistema da Informação. “A gente fica sentido porque são colegas nossos, querendo ou não. Poderiam atuar com a gente no futuro”.
A estudante disse que ficou sabendo do acidente pela avó de uma colega que ligou para saber se a neta estava bem. "Ela disse que tinha tido um acidente com os estudantes e queria saber como a gente estava (...) Só depois a gente viu na internet", contou Ana Paula Borges.

Feridos
No início da tarde, a Polícia Rodoviária Estadual divulgou uma lista com o nome das 29 pessoas feridas no acidente. Veja a lista abaixo:
Alessandra Batista Santos, 23 anos
André do Rosário Quadros, 20 anos
Antônio André da Cunha Silva, 20 anos
Antônio Marcos Ferreira de Souza, idade não informada
Bárbara Elen Silva de Souza, 20 anos
Camila Araújo da Rocha, 11 anos
Caroline Tapajós Correa Sobral, 18 anos
Cláudio Diego Teixeira de Souza, 20 anos
Daniel Nonato Boga Freire, 25 anos
Derick Eduardo Dias Rosa, 20 anos
Diva Silveira Boulhosa Malato, 26 anos
Elder de Jesus Ferreira da Silva, 20 anos
Fernando Fabio Dias Gama, 24 anos
Frederick Charles Herse Correa Garcia, 19 anos
Iury da Silva Batalha, 21 anos
Jerilson Catique Duarte, 20 anos
João Luis dos Reis Lima, 28 anos
João Malcher da Cunha Neto, 19 anos
José Correia da Silva Junior, 20 anos
Lisandra Duarte Nascimento, 17 anos
Luana Guimarães Gonçalves, 19 anos
Luiz Augusto Monteiro Rosa Danim, 20 anos
Maria Alina Correa Sobrinho, idade não informada
Manoel Maria Lopes de Pina, 55 anos
Otávio de Paula Albuquerque, 19 anos
Peterson Maques Costa, 21 anos
Rafael Mesquita do Mar, 23 anos
Raissa Lorena Silva da Silva, 20 anos
Ricardo Soares da Silva, 18 anos
As vítimas mais graves foram encaminhadas para três hospitais de Ponta Grossa e as demais para um hospital em Castro e outro em Piraí do Sul.

Castro
Hospital Ana Fiorillo Menarin - (42) 3233-8050
Piraí do Sul
Hospital Santo Antônio - (42) 3237-1222
Ponta Grossa
Santa Casa - (42) 3026-8000
Hospital Bom Jesus - (42) 3220-5000
Hospital Vicentino - (42) 3311-1000

Paraná lidera o número de casos de gripe A no país, diz Secretaria

Balanço da Secretaria da Saúde confirmou 760 casos da doença, em 2012. Nove mortes foram confirmadas na última semana, no estado.

Do G1 PR

Região Metropolitana de Curitiba é a que tem mais casos confirmados (Foto: Tatiana Zabot/ÓTV) 
Região Metropolitana de Curitiba é a que tem mais
casos confirmados (Foto: Tatiana Zabot/ÓTV)
O novo boletim sobre o avanço da gripe A, no Paraná, aponta que o estado é o que mais registrou casos da doença em todo o Brasil. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (16), e apontam que 760 pessoas já tiveram o diagnóstico da doença confirmado, desde o início de 2012. Neste mesmo período, 23 pessoas morreram com a gripe causada pelo vírus Influenza H1N1.
Em apenas uma semana, a Sesa registrou 172 novos casos de gripe A no estado. Isso representa um aumento de 29,25% em relação aos dados divulgados na segunda-feira (9). Das 23 mortes, nove foram confirmadas no último boletim.
Ainda conforme o boletim da Sesa, as Regionais de Saúde que tiveram casos confirmados de gripe A são as de Paranaguá, Metropolitana de Curitiba, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã.
A Região de Curitiba é a área que mais concentra casos confirmados. Ao todo, foram 234. Em seguida, vem Ponta Grossa, com 103 casos desde o início de 2012.
Para evitar a disseminação da doença, o estado pediu ao Ministério da Saúde o repasse de 200 mil doses da vacina contra o H1N1. As doses devem ser aplicadas em crianças entre dois e cinco anos que frequentam instituições públicas, adultos e crianças especiais e cuidadores de creches públicas e idosos em asilos.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Acidente com ônibus no Paraná deixa 10 mortos e mais de 40 feridos


Passageiros saíram de Belém, Pará, para congresso em Curitiba, Paraná. Acidente ocorreu entre Ventania e Piraí do Sul, cerca de 200 km do destino.

Adriana Justi Do G1 PR

ônibus caiu em uma ribanceira após bater na lateral do caminhão (Foto: Divulgação / PRE) 
Três passageiros foram arremessados para fora do ônibus (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Estadual)
Um acidente de ônibus ocorrido na PR-090, entre Ventania e Piraí do Sul, na região central do Paraná, deixou dez mortos na manhã desta segunda-feira (16). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas fatais - seis homens e quatro mulheres - ainda não foram identificadas. Três delas foram arremessadas para fora do veículo.
Arte acidente de ônibus paraná (Foto: Arte/G1)
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa.
O veículo, com 52 passageiros e dois motoristas, seguia em comboio com outros dois ônibus de Belém, no Pará, para Curitiba, no Paraná. O número de feridos também aumentou de 16 para pelo menos 42, segundo o cabo Boiko. Desses, 26 foram encaminhados para hospitais de Piraí do Sul. Os outros foram socorridos no local.
As causas do acidente são investigadas. Segundo as primeiras informações apuradas pela polícia rodoviária, o motorista perdeu o controle do veículo e bateu na lateral de um caminhão, que seguia na pista contrária. Com a batida, o ônibus tombou e caiu em uma ribanceira. O condutor do caminhão não se feriu no acidente.
Por volta das 10h, Corpo de Bombeiros e funcionários do IML trabalhavam no local para a retirada das vítimas. No horário, a pista já havia sido liberada e o trânsito fluía de forma lenta.
Homenagem às vítimas
O grupo iria  participar do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O coordenador geral do evento, Luciano Silva, disse que durante a programação da tarde desta segunda-feira haverá homenagens para as vítimas do acidente.
"Nós estamos muito tristes. Estamos tentando identificar os familiares das vítimas para dar conforto e ajudar com informações. Também já estamos mobilizando psicólogos e assistentes sociais para ajudar nessa questão”, afirmou.
A 32ª edição do congresso começou às 9h desta segunda-feira e segue na capital até quinta-feira (19). Cerca de mil pessoas de todo o Brasil devem participar.
acidente rodovia paraná ônibus 2 (Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Estadual)