sábado, 29 de junho de 2013

Guarapuava dá show na abertura dos Jogos Escolares

 
abertura
Um espetáculo a altura de uma das mais tradicionais competições esportivas do Paraná. A Prefeitura de Guarapuava, com apoio das secretarias municipais e estaduais de Esporte e da Educação, NREs e federações, promoveu uma grande festa para a abertura da fase final dos Jogos Escolares (categoria 12 a 14 anos), nesta sexta-feira (28). O Ginásio Joaquim Prestes ficou lotado. Atletas, familiares e público em geral presenciaram um momento marcante para o esporte do Estado.
O prefeito Cesar Silvestri Filho, o vice-governador Flávio Arns e os secretários de Estado Evandro Roman (Esportes) e Cezar Silvestri (de Governo), secretários municipais, entre outras autoridades, prestigiaram o evento, que iniciou com o desfile das delegações e seus padrinhos. Após, escoteiros, policiais e soldados do GAC conduziram as bandeiras de Guarapuava, do Paraná e do Brasil. Um momento solene. A tocha dos Jogos Escolares foi conduzida pelo atleta Vitor Del Valle Friden, que percorreu todo o ginásio e acendeu, ao som de muitos aplausos, a pira olímpica. Em seguida, Maria Clara Dalla Vecchia Küster fez o juramento do atleta.
O vice-governador declarou oficialmente aberta a fase final dos Jogos Escolares e todos se confraternizaram. A Banda Jovem de Guarapuava deixou cada um dos momentos ainda mais especiais. E a participação do público completou a festa. “Foi um evento espetacular, com ginásio lotado, participação, interação do público e uma organização excelente. O principal de tudo isso é o retorno de Guarapuava como sede de eventos oficiais esportivos do Estado. A população estava necessitando, mas agora pode comemorar essa retomada de investimento no esporte”, avalia o secretário Evandro Roman.
 Apresentação
 A abertura finalizou com uma apresentação da Cia Cênica Jones Guerra. Estudantes e grupos folclóricos contaram a história, lendas e tradições do município. Expressões artísticas, coreografias, música, luz e efeitos especiais deram um toque mágico ao espetáculo. “O grupo conseguiu contar muito bem a história do município. Os índios, a chegada dos colonizadores, a primeira missa realizada pelo Padre Chagas e até a lenda da serpente. Foi muito lindo”, analisa a comerciante Maria Paula Machoski da Silva, 38 anos.
No estacionamento do ginásio, mais emoções. O público curtiu um show com motocicletas. Em cima de motos de 50 a 100 cilindradas, os pilotos esquentaram a noite, fazendo manobras radicais, como saltos em arcos de fogo.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resumo de Notícias...

Prefeitura começa a renovar maquinário da Surg

Uma das propostas da atual gestão é renovar a frota da Surg (Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava). Para dar início a esse processo, o prefeito Cesar Silvestri Filho entregou, na tarde desta sexta-feira (28), uma restroescavadeira traçada ao presidente da Surg, Fernando Damiani, e ao funcionário José Matias Ferreira, que vai operar a máquina. “A prefeitura está voltando a investir em maquinário, pois é grande a demanda de serviços e os equipamentos não suprem a necessidade”, esclarece o prefeito.
A Surg possui apenas uma retroescadeira, adquirida há 27 anos e que está sendo utilizada no aterro sanitário. “Essa nova retroescavadeira traçada foi adquirida com recursos próprios do município. É um equipamento fundamental para a Surg, pois utilizamos em vários serviços, como desobstrução de rios, abertura de valas, limpeza de galerias pluviais, entre outros. José Matias Ferreira, mais conhecido como seu Juca, aprovou a nova máquina.
 

Fundação Proteger
O prefeito cumpriu outra agenda fora do Paço Municipal nesta sexta-feira. Cesar Filho e o presidente da Fundação Proteger, José Silton Justus, visitaram o Berçário Municipal, um abrigo especial e uma casa de acolhimento especial. “Durante a visita ao berçário, definimos algumas melhorias que devem ser feitas para a melhor qualidade de vida das crianças”, destaca Justus. Além disso, o prefeito atendeu a solicitação da entidade para mudar o endereço da casa de acolhimento.“O local é utilizado há muitos anos e já não oferece condições boas de moradia para os acolhidos, por isso vamos fazer a mudança assim que encontrarmos um espaço mais adequado”, finaliza.
 
Celebrando a Vida finaliza com bate-papo saudável

Encerrando as ações da semana Celebrando a Vida, o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, promoveu um bate-papo saudável com os integrantes do grupo ProJovem e o epistemólogo Maurício Marques Canto Júnior, especialista na área de dependência química. O evento ocorreu no Cras Xarquinho, na tarde desta sexta-feira (28).
Com uma linguagem informal, o convidado respondeu a todas as perguntas depositadas em uma urna pelos jovens. Segundo o Maurício Marques Canto Júnior, trabalhos preventivos e de conscientização como esse são importantes para que os jovens possam entender a realidade em que vivem e possam transformá-la. “O princípio da ação é o sonho e os jovens só podem sonhar com o que conhecem, por isso precisamos mostrar a eles que o mundo é maior que o limite de seus olhos”, avalia. “Estive recentemente nos Estados Unidos e o trabalho de prevenção realizado lá é semelhante às ações que vem sendo prestadas aqui pela Assistência Social”,conclui.
“Aprendemos mais sobre os riscos das drogas e seus efeitos, além de conhecermos as consequências que o vício pode trazer. A partir de hoje, darei mais valor à vida e aos meus estudos, porque sei que assim vou conquistar tudo o que desejo”, opina o estudante Maicon Dalvan Ribeiro, 17 anos.
Bairro Santana já integra Programa de Coleta Seletiva
 

Desde esta sexta-feira (28), os moradores do bairro Santana podem contar com a coleta seletiva. Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava está atuando em cinco locais da cidade. O programa já é desenvolvido nos bairros Santa Cruz, Trianon, Batel e dos Estados. A coleta ocorre semanalmente das 13 às 18h. Todos os materiais – papel, vidro, metal ou plástico, ao invés de descartados no lixo comum, podem ser separados.

Bairros e dias de coleta
Santa Cruz: segunda-feira
Trianon: terça-feira
Batel: quarta-feira
Bairro dos Estados: quinta-feira
Santana: sexta-feira

Conferência Municipal de Educação será realizada dia 2

 
Com o objetivo de incentivar e fortalecer debates sobre as necessidades educacionais, analisar os desafios e oferecer subsídios à formulação, adoção de políticas públicas e, principalmente, para definir ações e estratégias relacionadas ao plano nacional, a Secretaria de Educação e Cultura realiza, no dia 2 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Educação. Representantes das escolas, Cmeis, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos, gestores educacionais, estudantes e pais vão participar do evento, que inicia às 7h30, no auditório Francisco Contini da Unicentro.
Com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, a conferência municipal é uma preparação para a etapa estadual que acontece de 24 a 26 de setembro, em Curitiba. Durante o encontro, serão debatidos 7 eixos base da Conae (conferência nacional) e os participantes, divididos em grupos, irão definir propostas que serão levadas à conferência estadual.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zanette, está prevista a participação de aproximadamente 300 pessoas no evento. “A conferência é um momento democrático de participação de toda comunidade escolar na definição e no acompanhamento da política educacional. Há muito tempo não tínhamos tantos profissionais da educação interessados em discutir políticas públicas voltadas à educação” afirma.
Programação
7h30 – Credenciamento
8h – Momento Cultural
8h15 – Abertura solene e composição da mesa
8h45 – Leitura do regimento
9h – Palestra com a secretária educacional da APP (Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná), Walkíria Olegário Mazeto
10h – Palestra sobre o Plano Nacional da Educação com o deputado federal Angelo Vanhoni
10h15 – Início das atividades nos eixos
12h – Intervalo para o almoço
13h – Retorno das atividades nos eixos
15h15 – Intervalo
15h30 – Apresentação das propostas e plenária geral
17h – Encerramento

Companhia cênica realiza último ensaio para abertura dos Jogos Escolares‏


Na noite desta quinta-feira (27), quem passou pelo Ginásio Joaquim Prestes teve uma prévia de como será a abertura da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos), que acontece nesta sexta-feira (28), às 19h. A Companhia Cênica Jones Guerra preparou um espetáculo para encantar atletas, público e convidados. Estudantes de várias escolas e grupos folclóricos vão contar a história de Guarapuava, com teatro, música, dança, mímicas e muita luz e cor.

A apresentação, que começa com a colonização de Guarapuava, passando pelas lendas, terá a participação de aproximadamente 100 pessoas. “São alunos e representantes dos Grupo Folklorístico Italiano Anima, do CTG Chaleira Preta e dos Suábios do Danúbio que vão mostrar nossa história. Além disso, teremos o envolvimento dos atletas”, adianta Jones Guerra, destacando a importância do evento ser organizado por empresas locais. “Esses eventos que Guarapuava está recebendo, após muito tempo, vem contribuir com a valorização das empresas locais de vários setores, como iluminação, som, entre outros”. Após o espetáculo, terá a abertura solene e o desfile das delegações.

As fases finais dos Jogos Escolares têm a parceria das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná. Uma ampla organização está sendo preparada para receber os atletas. Cada secretaria municipal ficou responsável em “apadrinhar” as delegações. Está foi uma maneira que a prefeitura encontrou para oferecer maior atenção aos atletas. Os secretários e a sua equipe ficarão responsáveis em verificar o funcionamento das instalações das escolas onde a sua delegação ficará alojada e também acompanhar as visitas turísticas pela cidade.

Na abertura, entre as inúmeras atrações, às 21h, haverá uma apresentação que promete agitar e esquentar o público, a Pro Tork Alto Giro Show. O espetáculo com motocicletas acontecerá no estacionamento do Joaquim Prestes. Com motos de 50 a 1000 cilindradas, os pilotos executam manobras como saltos em arcos de fogo, pirâmides, empinadas e derrapagens. Efeitos especiais e a interação tornam a apresentação ainda mais empolgante.

Hoje:Abertura da fase final dos Jogos Escolares terá inúmeras atrações

 
A abertura da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos), nesta sexta-feira (28), às 19h, no Ginásio Joaquim Prestes, será um espetáculo para encantar atletas, público e convidados. Haverá uma apresentação de dança sobre a história de Guarapuava, sua colonização e lendas; seguida da abertura solene e o desfile das delegações. Para proporcionar melhor comodidade e acessibilidade aos competidores, durante o evento, cada secretaria municipal vai “apadrinhar” uma ou mais delegações.
A abertura terá a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e do secretário de Esportes, Evandro Rogério Roman, além dos secretários do município, atletas, familiares e público em geral. As fases finais dos Jogos Escolares têm a parceria das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná.
Uma ampla organização está sendo preparada para receber os atletas. Cada secretaria municipal ficou responsável em “apadrinhar” as delegações. “Está foi uma maneira que a prefeitura encontrou para oferecer maior atenção aos atletas. Os secretários e a sua equipe ficarão responsáveis em verificar o funcionamento das instalações das escolas onde a sua delegação ficará alojada e também acompanhar as visitas turísticas pela cidade”, explica uma das coordenadoras dos jogos, Viviane Ribas, do Departamento de Cerimonial e Eventos da prefeitura.
A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, na Secretaria de Estado do Esporte, Marcia Tomadon, está em Guarapuava acompanhando os preparativos. “A cidade de Guarapuava está pronta para receber os Jogos Escolares. Será uma festa linda do esporte escolar paranaense. Temos trabalhado muito na edição de 2013 que marca uma data especial, os 60 anos da competição. Tivemos um aumento de participantes em relação a 2012, o que mostra o crescimento do evento”, destaca.
Competição
A competição prossegue até o dia 6 de julho e deve reunir cerca de 5.000 atletas, representando 32 delegações que vão competir em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e, pela primeira vez na história dos Jogos Escolares, golfe adaptado - destinado a pessoas com necessidades especiais.
Os jogos acontecerão nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, Santa Terezinha, Guarapuava Esporte Clube, dos colégios Visconde de Guarapuava, do Sesi, do Belém, do Imperatriz, no Espaço do Cidadão Santana, no 26º GAC e na Acre (Unicentro).
Pro Tork Alto Giro Show
Na abertura, entre as inúmeras atrações, às 21h, haverá uma apresentação que promete agitar e esquentar o público, a Pro Tork Alto Giro Show. O espetáculo com motocicletas acontecerá no estacionamento do Joaquim Prestes. Com motos de 50 a 1000 cilindradas, os pilotos executam manobras como saltos em arcos de fogo, pirâmides, empinadas e derrapagens. Efeitos especiais e a interação tornam a apresentação ainda mais empolgante.
Serviço: Abertura da fase final dos Jogos Escolares
Data: Sexta-feira (28/06/13)
Hora: 19h
Local: Ginásio Joaquim Prestes

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Resumo do dia...

Celebrando a Vida promove ação preventiva no Colégio Cristo Rei
Dando continuidade a semana Celebrando a Vida, na manhã desta quinta-feira (27), o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava, e o Núcleo Regional de Educação desenvolveram uma mobilização preventiva ao uso de drogas no Colégio Cristo Rei.
Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos, com o quais os alunos vão desenvolver um pré-projeto com vídeos educativos sobre o combate às drogas. “A partir dos resultados obtidos com o material, o projeto deverá se estender a toda rede estadual de ensino de Guarapuava”, afirma o coordenador do departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Giovane Caetano Jaskulski.
A ação Celebrando a Vida finaliza amanhã, com a realização de um bate-papo saudável entre os alunos que integram o ProJovem. Um dos convidados para a conversa é o especialista em dependência química, professor Maurício Marques Canto Júnior. Será às 14h, na Repinho.
Finaliza capacitação para implantação do programa Amor Exigente
Na tarde desta quinta-feira (27), na Faculdade Campo Real, aconteceu o segundo e último dia do curso para a implantação do programa Amor Exigente em Guarapuava. A capacitação teve a participação de 92 pessoas, entre servidores municipais e voluntários. O evento integra a semana Celebrando a Vida, promovido pelas secretarias de Assistência Social, de Políticas para as Mulheres, de Educação e de Saúde de Guarapuava. O curso teve a participação da vice-prefeitaEva Schran e dos coordenadores do Amor Exigente, em Curitiba, Mauro Oliveira e Cecília Oliveira.
O tema central abordado no encontro foram os princípios de mudanças comportamentais. “O Amor Exigente age como programa de auto e mútua ajuda. O dependente precisa de atenção, mas a família também necessita ser trabalhada. É isso que fazemos”, afirma Mauro Oliveira.
 
Prosam prepara festa julina para pacientes e familiares
O Prosam (Programa de Saúde Mental) de Guarapuava promove, dia 11 de julho, uma festa julina para animar e integrar pacientes, funcionários, familiares e amigos. A programação inicia às 14h30, com a tradicional quadrilha. Os pacientes vão estar caracterizados. Além de música e diversão, não podem faltar as comidas típicas, como quentão, bolo de fubá, pipoca, pé de moleque e doce de abóbora, que serão servidas em um espaço decorado com bandeirinhas coloridas.
Segundo a coordenadora da Oficina de Arte e Terapia do Prosan, Marizeli Marcondes de Andrade, esse tipo de atividade é muito importante para a saúde dos pacientes. “A festa julina será uma maneira de celebrarmos o progresso que os nossos pacientes obtiveram nos últimos meses. Nós ficaremos muito felizes em receber todos aqui para festejarem e presenciarem essa melhoria de perto”, afirma.
Escolas municipais preparam festas julinas
As escolas municipais de Guarapuava se preparam para realizar suas festas julinas. Para dar início ao calendário de julho, a escola Hildegard Burjan promoverá uma festividade interna, no dia 5. Já a escola Gabriel Hugo Rios vai abrir espaço a toda comunidade, no dia 6.
Festas animadas com quadrilhas, pipoca, bolo, pinhão e pastel, além de brincadeiras, estão sendo organizadas. Algumas instituições se preparam há vários meses, como é o caso do Cmei Princesinha. “Já faz cinco meses que estamos organizando a festa, preparado um grande evento para todos que vierem nos prestigiar”, conta a diretora Gracielle Primak.
Programação
05/07 -Hildegard Burjan (interna)
06/07 - Gabriel Hugo Rios
07/07 - Princesinha
07/07 - Francisco Contini
07/07 - Santa Cruz
07/07 - Roberto Cunha e Silva
07/07 - Carlita Pupo
10/07 - Julieta Anciutti (interna)
27/07 - Prof° Chester Kochanski
A definir - São José

Prefeitura de Guarapuava recebe 72 novos servidores efetivos

 
Dando continuidade ao chamamento dos aprovados no concurso realizado em 2012, o prefeito Cesar Silvestri Filho empossou, nesta quinta-feira (27), na Câmara de Vereadores, 72 servidores que vão integrar o quadro efetivo da administração municipal. “Todos os servidores são fundamentais. Quem está ingressando agora terá a oportunidade de construir, junto com quem já está aqui, a solução para os problemas da cidade”, disse o prefeito.
Segundo Cesar Filho, a atual administração está oferecendo cursos de qualificação aos funcionários. “Com a oferta de capacitação, iremos valorizar nossos profissionais, fazendo com que evoluam na carreira e, consequentemente, proporcionando um melhor atendimento à população guarapuavana”, assegura.
Participaram da cerimônia os secretários municipais de Educação, Sandra Zannette, de Administração, Ivanês Joséfi, e de Saúde, Stefan Negrão, vereadores e familiares. Os novos funcionários vão atuar nas secretarias de Administração, Assistência Social, Educação, Finanças e Saúde. Esta foi a segunda posse realizada durante a semana. No total, 215 profissionais passaram a integrar o quadro efetivo da prefeitura em 2013, preenchendo vagas abertas com a aposentadoria ou desligamento de servidores.

Abertura da fase final dos Jogos Escolares terá inúmeras atrações

 
A abertura da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos), nesta sexta-feira (28), às 19h, no Ginásio Joaquim Prestes, será um espetáculo para encantar atletas, público e convidados. Haverá uma apresentação de dança sobre a história de Guarapuava, sua colonização e lendas; seguida da abertura solene e o desfile das delegações. Para proporcionar melhor comodidade e acessibilidade aos competidores, durante o evento, cada secretaria municipal vai “apadrinhar” uma ou mais delegações.
A abertura terá a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e do secretário de Esportes, Evandro Rogério Roman, além dos secretários do município, atletas, familiares e público em geral. As fases finais dos Jogos Escolares têm a parceria das secretarias estaduais do Esporte e da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e das federações que administram o desporto no Paraná.
Uma ampla organização está sendo preparada para receber os atletas. Cada secretaria municipal ficou responsável em “apadrinhar” as delegações. “Está foi uma maneira que a prefeitura encontrou para oferecer maior atenção aos atletas. Os secretários e a sua equipe ficarão responsáveis em verificar o funcionamento das instalações das escolas onde a sua delegação ficará alojada e também acompanhar as visitas turísticas pela cidade”, explica uma das coordenadoras dos jogos, Viviane Ribas, do Departamento de Cerimonial e Eventos da prefeitura.
A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, na Secretaria de Estado do Esporte, Marcia Tomadon, está em Guarapuava acompanhando os preparativos. “A cidade de Guarapuava está pronta para receber os Jogos Escolares. Será uma festa linda do esporte escolar paranaense. Temos trabalhado muito na edição de 2013 que marca uma data especial, os 60 anos da competição. Tivemos um aumento de participantes em relação a 2012, o que mostra o crescimento do evento”, destaca.
Competição
A competição prossegue até o dia 6 de julho e deve reunir cerca de 5.000 atletas, representando 32 delegações que vão competir em 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete, bocha adaptada, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, lutas, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez e, pela primeira vez na história dos Jogos Escolares, golfe adaptado - destinado a pessoas com necessidades especiais.
Os jogos acontecerão nos ginásios Joaquim Prestes, Trianon, Santa Terezinha, Guarapuava Esporte Clube, dos colégios Visconde de Guarapuava, do Sesi, do Belém, do Imperatriz, no Espaço do Cidadão Santana, no 26º GAC e na Acre (Unicentro).
Pro Tork Alto Giro Show
Na abertura, entre as inúmeras atrações, às 21h, haverá uma apresentação que promete agitar e esquentar o público, a Pro Tork Alto Giro Show. O espetáculo com motocicletas acontecerá no estacionamento do Joaquim Prestes. Com motos de 50 a 1000 cilindradas, os pilotos executam manobras como saltos em arcos de fogo, pirâmides, empinadas e derrapagens. Efeitos especiais e a interação tornam a apresentação ainda mais empolgante.
Serviço: Abertura da fase final dos Jogos Escolares
Data: Sexta-feira (28/06/13)
Hora: 19h
Local: Ginásio Joaquim Prestes

Prefeitura e agricultores familiares assinam contrato para construção de moradias rurais


Famílias de pequenos produtores estiveram, na manhã desta quinta-feira (27), na Secretaria de Agricultura, para a assinatura de convênio para a construção de 18 moradias rurais. Os contratos têm a parceria da Prefeitura de Guarapuava, Secretaria Municipal de Agricultura, Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e Banco do Brasil.
Durante o evento, o prefeito Cesar Filho destacou que o programa Vida Rural, lançado pela Secretaria de Agricultura este ano, tem como objetivo não apenas a construção de habitações rurais, como também a regularização fundiária, readequação de estradas rurais, agroindustrialização e cuidados com a sanidade animal. “A atual administração triplicou o número de técnicos agrícolas e duplicamos os recursos para a Agricultura”, reforça o prefeito. A readequação das estradas rurais é outro ponto importante do Vida Rural. “Em parceria com o Governo do Estado, vamos recuperar as estradas com um trabalho de qualidade. Não é cascalhamento, é recuperação”.
O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, informou que dezesseis casas já estão em obras, através da parceria com a Caixa Econômica Federal. Além disso, um projeto foi encaminhado à Cohapar para a liberação de outras 40. “Essas moradias integram o grupo 1, voltadas a famílias com renda anual de até R$ 15 mil”, explica. Segundo o secretário, a ação de regularização fundiária, iniciada nesta gestão, amplia o acesso ao financiamento das moradias rurais. “Das 394 famílias inscritas para a regularização fundiária, acreditamos que 280 podem se inscrever para o programa de habitação rural”.
As casas têm 46 metros quadrados, com projeto que pode ser adaptado à necessidade das famílias. “Os projetos prevêem moradias com dois ou três quartos, que podem ser maiores ou menores, conforme seja melhor para os moradores”, especifica a coordenadora do programa de habitação rural da Secretaria de Agricultura, Ivana Martins. O investimento chega a R$ 28.500,00. As famílias vão pagar 4% do valor, dividido em 4 vezes, com parcelas de R$ 285,00 por ano.
Participaram do evento o gerente do escritório regional da Cohapar, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o gerente geral da agência do BB em Guarapuava, Celso Júlio Primo, o presidente da Câmara, Edony Klüber, a presidente da Carmug, Zenilda Araújo, Zairo Macedo, representando a Emater, além de secretários e servidores municipais.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ações e capacitação integram a mobilização Celebrando a Vida

 
Na manhã desta quarta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, como parte da semana Celebrando a Vida, as secretarias de Assistência Social, de Políticas para as Mulheres, de Educação e de Saúde de Guarapuava promoveram um curso para servidores municipais e voluntários. Durante a tarde, no Terminal da Fonte, um grupo chamou a atenção de quem estava no local: eles fizeram de uma apresentação de dança.
 
Ao som de “O que é o que é”, de Gonzaguinha, estudantes, participantes de grupos da terceira idade, de comunidades terapêuticas, entidades e projetos educacionais apresentaram uma dança coreografada para conscientizar à população sobre os riscos da dependência em drogas. A moradora do Alto da XV e aposentada, Isabel Toledo, 72 anos, desceu do ônibus e acompanhou tudo. “É muito bom ver a animação das pessoas apesar de toda essa chuva. Jovens e idosos juntos dançando e cantando pela vida é muito lindo”, afirma.
Capacitação
O curso, que começou hoje, na Faculdade Campo Real, tem o objetivo de capacitar os profissionais que irão atuar no Amor Exigente. O programa será implantado pela prefeitura como uma das ações de prevenção e combate ao uso de drogas, através da responsabilidade compartilhada. A capacitação finaliza amanhã.
O Amor Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família de dependentes químicos. Com 29 anos, o movimento conta mais de 641 grupos no Brasil. Segundo acoordenadora do programa em Curitiba, Cecília Haffner de Oliveira, o objetivo é recuperar o dependente e a família. “Não adianta internar um dependente se a família não se tratar. O tratamento tem que andar junto à família”, reforça.
A vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, destacou a preocupação da atual administração com o assunto. “O problema das drogas deve ser tratado de frente pelo poder público, entidades e sociedade em geral. As secretarias municipais já estão trabalhando neste sentido e, nesses dois dias de capacitação, vamos aprender ainda mais sobre a questão para podermos ajudar ainda mais nossas famílias”, ressalta.
Celebrando a Vida
Outros eventos foram realizados pela Assistência Social como parte do Celebrando a vida. Hoje também foram distribuídas 4.000 bandeirinhas de conscientização na Assistência Social, Cras, Creas, unidades de saúde e prefeitura. “A mobilização integra a série de atividades que a Assistência Social vai promover durante o ano, com a intenção de combater o uso de drogas e conscientizar a população e as entidades sobre a importância de trabalhar em rede”, reforça o coordenador do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social, Giovani Caetano Jaskulski.
Programação
Quinta-feira (27)
8 às 17h: Segundo dia de capacitação para o desenvolvimento do programa do Amor Exigente
8h30: Efetivação e reunião do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, na Secretaria de Assistência Social
Sexta-feira (28)
14h: Bate-papo saudável Celebrando a Vida com jovens que integram o ProJovem e profissionais especialistas em dependência química, na Repinho

Prefeito Cesar Filho empossa 59 servidores aprovados em concurso


IMG_6409
 
Em solenidade na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (26), o prefeito Cesar Silvestri Filho empossou 59 servidores aprovados no concurso público realizado no ano passado. Os novos funcionários vão integrar o quadro efetivo da administração municipal de Guarapuava em diversas secretarias. “Todos que tomam posse, hoje, nas mais diversas áreas, são extremamente importantes. Conto com o esforço, a dedicação e o empenho de cada um que está aqui hoje para, juntos, trabalharmos com uma meta: tornar Guarapuava uma cidade cada vez melhor”.

O prefeito destacou que a atual administração vai trabalhar, com o auxílio do sindicato dos servidores, para valorizar os servidores efetivos. “Este ano conseguimos avançar na questão salarial, conseguindo um aumento real para os servidores. Também nos comprometemos em reestruturar e abrir, em conjunto com o sindicato, o plano de cargos e salários dos funcionários”, finaliza Cesar Filho.
Participaram da cerimônia secretários municipais, vereadores e familiares. Os novos funcionários vão atuar nas secretarias de Administração, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Obras e Saúde. Nesta quinta-feira (27), serão empossados mais 90 aprovados em concurso.

Número de municípios atingidos pela chuva em todo o Paraná passa de 50

No total, 60.700 pessoas tinham sido afetadas até esta quarta-feira (26). Bituruna e Telêmaco Borba decretaram situação de emergência.

Do G1 PR

Rio Jataizinho  (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)
 
Rio Jataizinho transbordou a atingiu 22 mil famílias (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)
O número de municípios atingidos pelas chuvas no Paraná passou de 38 para 52 nesta quarta-feira (25). A informação foi repassada ao G1 pela Defesa Civil Estadual às 9h30. De acordo com o último boletim, mais de 60.700 pessoas foram afetadas e 12.329 estão desalojadas. Destas, 832 ficaram desabrigadas. Mais de 350 contam com a ajuda de voluntários em abrigos. Ainda segundo a Defesa Civil, os municípios mais afetados são José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Irati, no sudeste. As chuvas começaram na quarta-feira (19) e deram uma trégua no fim de semana, mas voltaram a atingir todo o estado na segunda-feira (24).
Os municipíos de Bituruna e Telêmaco Borba decretaram situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Em Jataizinho, no norte, várias ruas e residências amanheceram tomadas pela água após a cheia do Rio Jataizinho (afluente do Rio Tibagi), que subiu quatro metros. Vinte e duas mil famílias foram atingidas. A Prefeitura Municipal decretou estado de alerta aos moradores.
Duas pessoas morreram soterradas em Laranjeiras do Sul na quinta-feira (20) após um deslizamento de terra. A chuva deve amenizar a partir desta quarta-feira em várias regiões do interior. Já na capital e no litoral, estão previstas pancadas isoladas até sábado (29).
Entre os outros municípios atingidos estão Antonina, Almirante Tamandaré, Bituruna, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Imbituva, Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Mallet, Paranaguá, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Negro, Santa Lúcia, São Tomé, São João, São Miguel do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste, Saudade do Iguaçu, Teixeira Soares, União da Vitória, Umuarama e Xambrê.
Interdições
O trecho da BR-373 entre Pato Branco e Mangueirinha, no sudoeste, está totalmente interditado desde as 20h de terça por causa de uma queda de barreira. Até as 8h30 desta quarta-feira (26), não havia previsão para a liberação da pista.
A BR-476, em Paulo Frontin, na região sudeste, está totalmente interditada desde sexta-feira (21) na altura do km 329, por causa de uma queda de barreira. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que os motoristas façam o desvio pelo município de Mafra.
As rodovias PR-650 e PR-082, na região de São João do Ivaí, PR-487, em Manoel Ribas, e PR-554, entre São Jorge do Ivaíx e Doutor Camargo, também estão intransitáveis por causa das cheias nos rios da região.

Após pressão popular, PEC 37 é derrubada no Congresso

Por 430 votos contrários e apenas 9 a favor, Câmara enterrou proposta de emenda que limita poder de investigação do Ministério Público


O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a anunciar que a votação ocorreria no dia 3 de julho mas a apreciação da matéria foi antecipada para atender o “clamor das ruas”.

Com a pauta de votações do dia cheia de projetos, Alves chegou a adotar uma manobra regimental para garantir que a PEC 37 fosse apreciada – e derrubada – ainda nesta terça-feira, 25.

Ao final da sessão ordinária que debatia do projeto que destina os royalties do petróleo para a educação, Alves interrompeu a votação da matéria e convocou uma sessão extraordinária para discutir exclusivamente a PEC 37. Dessa maneira evitou-se o risco de que, caso a votação dos royalties avançasse madrugada adentro, a apreciação da PEC 37 fosse prejudicada por falta de quórum.

Falta de consenso. Para tentar alcançar um texto de acordo no tema polêmico, foi constituído um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Justiça e que contou com a participação de parlamentares, delegados e procuradores. Mas não houve consenso. Ao iniciar a sessão para debater a PEC, Alves disse que a Casa trabalhou por um acordo entre as duas corporações – polícia e Promotoria.

“O povo brasileiro, que quer cada vez mais o combate à corrupção e à impunidade, gostaria de ver o MP e os delegados unidos”, declarou. “Tentamos de todas as maneiras e demos um prazo até segunda-feira para que esse acordo fosse produzido e na noite de hoje não tivesse nem vencedores nem vencidos.”

Parlamentares admitiram que a pressão popular foi fundamental para derrubar a proposta. “Isso não aconteceria sem as ruas”, avaliou o deputado Walter Feldman (PSDB-SP), para quem, sem as manifestações nas ruas, ao menos 70% dos deputados apoiariam a aprovação da PEC. A mesma opinião veio do PSOL. A aprovação só foi possível por conta do acordo entre os partidos para votar, mais adiante, projetos que regulamentam os procedimentos de investigação do MP.

Na sessão desta terça-feira, cada deputado que advogou a queda da PEC foi ovacionado e fortemente aplaudido pelos promotores nas galerias.

“(O presidente Henrique Eduardo Alves), escutando o que está dizendo as ruas, resolveu trazer a pauta à votação mesmo sabendo que o processo não vai se encerrar”, disse o líder peemedebista na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). “Precisamos regulamentar (a investigação criminal) e um projeto já foi apresentado para buscar o debate”, disse Cunha, aplaudido.

O projeto citado é de autoria do líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). “O objetivo é estabelecer um regramento nacional, unificação do procedimento de investigação para promotores e delegados. Não retira e nem restringe o poder de investigação do Ministério Público. Apenas estabelece regras”, defendeu.

O autor da PEC 37, deputado Lourival Mendes (PT do B-MA), foi vaiado ao subiu à tribuna para defender o projeto. “Não é a PEC da impunidade. Lamentavelmente a PEC foi rotulada de algo que nada tem a ver com o seu objetivo. Ela o estado jurídico do Brasil.”
Fonte: O Estadão

Cesar Filho assina contrato para construção de mais 20 casas para produtores rurais


  Nesta quinta-feira (27), às 9h30, na Secretaria de Agricultura, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinará um contrato com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e o Banco do Brasil para a construção de mais 20 casas no município.

As moradias são destinadas aos pequenos produtores rurais, o que proporcionará mais qualidade de vida às famílias. Ao todo, a prefeitura deve construir 76 habitações rurais no Guairacá e na Palmerinha. Dezesseis já estão em obras, através da parceria com a Caixa Econômica Federal. Vinte serão iniciadas após a assinatura do contrato.

Além disso, um projeto será encaminhado à Cohapar para a liberação de outras 40. “Guarapuava possui hoje 2.680 famílias rurais, muitas vivendo em moradias precárias. Nosso objetivo é proporcionar qualidade de vida e segurança aos nossos agricultores”, afirma o secretário Itacir Vezzaro. As famílias beneficiadas devem apresentar a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), com renda anual inferior a R$ 15 mil, e a documentação da terra regularizada.

As residências terão 56m², com investimento de R$ 28.500,00 por habitação. Serviço: Assinatura de contrato entre prefeitura, Cohapar e Banco do Brasil Data: Quinta-feira (27/06/13) Hora: 9h30 Local: Secretaria de Agricultura

Prefeitura e empresários se unem para fortalecer o turismo

Com o objetivo de propor uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para fortalecer o setor turístico de Guarapuava, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo realizou uma reunião com representantes do setor. O objetivo foi discutir com os empresários as melhores formas de trabalhar em conjunto. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (25), no Grande Hotel. “Esse é só o primeiro passo para o avanço do turismo em Guarapuava. Através dessa parceria, queremos explorar cada vez mais o grande potencial cultural, natural e histórico que temos em nossa cidade. Além disso, nos últimos meses, Guarapuava tem sido palco de importantes eventos esportivos e receberemos os Jogos Escolares, o que movimenta ainda mais esse setor”, justifica o secretário Sandro Abdanur. A fase final dos Jogos Escolares, que iniciam nesta sexta-feira (28), vai reunir em Guarapuava cerca de 6.000 pessoas, entre comissão técnica, atletas, pais e responsáveis. O proprietário de um restaurante da cidade, Daniel de Almeida, destaca que esse diálogo público-privado é fundamental para o fomento e melhoria do turismo em Guarapuava. “Essa abertura que a prefeitura está dando é grande relevância para deixar os empresários por dentro dos assuntos atuais, auxiliando na nossa preparação para melhor atender os visitantes”, avalia. Outro tema da reunião foi a reativação do Conselho Municipal de Turismo. “Criado em 1996, o conselho sofreu alteração em 2002, mas precisamos atualizá-lo e adequá-lo de acordo com os planos nacional e estadual de turismo para que possamos encaminhar à Câmara de Vereadores, com um texto adaptado à realidade atual”, explica o diretor do Departamento de Turismo, Marcio de Sequeira. Participaram do evento também o secretário de Esportes, Celso Góes, o chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), Valdir Kukelcik, representantes de hotéis, restaurantes e bares da cidade.

Prefeito e secretários conhecem sistemas de gestão da Prefeitura de São Leopoldo

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e os secretários municipais Anderson Neitzke (Finanças) e Flávio Alexandre (Habitação e Urbanismo), além do ouvidor geral Cláudio Andrade e do procurador do município, Fábio Decker, cumprem, nesta terça-feira (25), agenda na cidade de São Leopoldo, na região microrregião de Porto Alegre (RS). O objetivo é conhecer os sistemas de gestão adotados na Prefeitura Municipal. “Estamos conhecendo, in loco, os modelos de gestão utilizados para termos como referência para Guarapuava. A atual administração vai modernizar a administração nas áreas tributária, de georreferenciamento, ouvidoria e, principalmente, na prestação de serviços”, avalia Cesar Filho, destacando que a meta da prefeitura é atender os guarapuavanos de forma cada vez mais moderna e eficiente. Segundo Neitzke, o modelo de gestão adotado em São Leopoldo pode ser adequado à realidade de Guarapuava. Agência de Fomento Na segunda-feira (25), em Curitiba, o prefeito Cesar Filho e o diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, assinaram um termo de cooperação técnica. A parceria será importante para a efetivação da Agência do Empreendedor, que irá auxiliar o microempreendedor individual, microempresas e empresas de pequeno porte. “Serão oferecidas novas linhas de crédito para os empreendedores do nosso município”, disse o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur e do agente de crédito Vadir Grigolo.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mais 179 aprovados em concurso tomam posse esta semana

 
Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), na Câmara de Vereadores, às 15h, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, vai dar posse a 179 aprovados no concurso realizado no ano passado. Os profissionais preencherão vagas nas secretarias de Administração, Assistência Social, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Saúde e Obras.
Serão empossados agentes fiscais do meio ambiente, assistentes sociais, auxiliares administrativos, educadores infantis, enfermeiros, farmacêuticos bioquímicos, fiscais gerais, fiscais tributários, fisioterapeutas, motoristas, nutricionistas, oficiais administrativos, secretários escolares, serventes de obras, serventes de limpeza, supervisores pedagógicos, técnicos educacionais, técnicos em radiologia, técnicos em segurança do trabalho e telefonistas. Na quarta-feira, serão 89 empossados e, na quinta-feira, 90.
Serviço: Posse de 179 novos servidores
Data: Quarta e quinta-feira (26 e 27/06/13)
Horário: 15h
Local: Câmara de Vereadores

Secretaria promove reunião com representantes de hotéis e restaurantes

 
Nesta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo promove uma reunião com representantes dos setores hoteleiro, gastronômico e de serviços de Guarapuava. O objetivo é integrar a recepção e melhorar o atendimento aos visitantes. Também será proposta, durante o encontro, a criação do Conselho Municipal de Turismo.

Segundo o secretário Sandro Abdanur, Guarapuava está recebendo grandes eventos esportivos, por isso é fundamental que os setores estejam prontos para receber os visitantes. “A cidade já recebeu alguns eventos esportivos e vamos continuar recebendo, não apenas relacionados ao esporte. Então precisamos divulgar nossa cidade e mostrar que temos vocação para desenvolver um turismo de qualidade, com prestação de serviços eficiente”,analisa.
Serviço: reunião com representantes dos setores hoteleiro, gastronômico e de serviços
Data:Terça-feira (25/06/13)
Hora:13h30
Local:Grande Hotel

Beto Richa pede mais recursos para saúde em reunião com Dilma

Governador do Paraná participou de evento em Brasília na segunda (24). Richa ainda criticou a queda no repasse de recursos para o FPE e o FPM.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) na segunda-feira (24) para pedir mais investimentos na área de saúde. De acordo com nota divulgada pela assessoria do governador, ele também reclamou da queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O G1 tentou contato com o governador, mas a assessoria de Richa informou que ele não iria comentar a reunião.

Além de Richa, o encontro teve a presença de outros 26 governadores e 25 prefeitos de capitais, e foi convocado após a onda de protestos que se espalharam pelo Brasil nas últimas semanas. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), também esteve presente e classificou a reunião como positiva.

De acordo com a nota, o governador propôs na reunião que o Governo Federal invista pelo menos 10% das receitas em saúde. Segundo Richa, o investimento em saúde de qualidade é a maior demanda da população. “Em função disso, estou desde já tratando com outros governadores que essa proposta seja apoiada por outros estados também”, afirmou.

As críticas feitas por Richa no encontro foram direcionadas à queda no repasse de recursos do FPE e do FPM, já que, segundo o governador, representam muitos prejuízos para os municípios do Paraná. “Os menores, principalmente, que tem nessa receita o maior percentual da sua arrecadação, estão numa situação muito difícil”, criticou.

Para o governador, é preciso que o Governo Federal mexa na própria arrecadação de impostos, ao invés de retirar recursos que são compartilhados com outras esferas. “O que está acontecendo é uma concentração de poderes e de recursos públicos na União, quando quem tem mais capacidade, mais agilidade, até por estar mais próximo do problema, são os prefeitos e os governadores”, defendeu. Richa acrescentou ainda que o Paraná é o quinto estado do Brasil que mais contribui com arrecadação para a União, mas é apenas o 23º no recebimento de verbas federais.
Fonte: G1

Chuva no PR causa estragos em 24 municípios e afeta 64 mil pessoas

Mais de 800 pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.
Chuva deve continuar em Curitiba até sábado (29), segundo a Somar.

25/06/2013 10h14 - Atualizado em 25/06/2013 13h13

Chuva no PR causa estragos em 24 municípios e afeta 64 mil pessoas

Mais de 800 pessoas estão desabrigadas, segundo a Defesa Civil.
Chuva deve continuar em Curitiba até sábado (29), segundo a Somar.


 
Em Jataizinho, no norte, várias ruas amanheceram alagadas nesta terça-feira  (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)Em Jataizinho, no norte, vários locais amanheceram alagadas nesta terça-feira (Foto: Alberto D' Angele / RPC TV)
Vinte e quatro municípios do Paraná foram atingidos pelas chuvas que atingem o estado há seis dias, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 8h30 desta terça-feira (25). O total de pessoas afetadas é de 64.504. A situação mais crítica é em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde 14 mil pessoas ficaram desalojadas. Outras 1.538 também tiveram que deixar as residências por causa da chuva nas outras cidades. Mais de 800 estão desabrigadas, 175 delas permanecem em abrigos.
Duas pessoas morreram soterradas após um deslizamento de terra em Laranjeiras do Sul, na região central do estado, na quinta-feira (20). Ainda de acordo com o boletim, 6.675 residências foram afetadas. A maior parte das ocorrências registradas pelos agentes é de alagamentos, deslizamentos e inundações.
Na manhã desta terça-feira, entre Jataizinho e Ibiporã, no norte, o Rio Tibagi subiu cerca de quatro metros e alagou várias casas. Segundo a Defesa Civil, 4,2 mil famílias estão desalojadas nas duas cidades. Em Umuarama, no noroeste, um posto de saúde ficou alagado.
Temporais
Ainda há previsão de chuvas intensas e temporais nesta terça-feira em Cascavel, Goioerê, Cidade Gaúcha, Campo Mourão, Ivaí e Ponta Grossa, segundo a Somar Meteorologia. O tempo fica firme em várias cidades do interior a partir de quarta-feira (26). Em Curitiba e no litoral, a chuva deve dar uma trégua somente a partir de sábado (29).
Estradas
A BR-476, em Paulo Frontin, no sudeste do estado, está totalmente interditada desde sexta-feira (21) na altura do km 329, por causa de uma queda de barreira. A orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que os motoristas façam o desvio pelo município de Canoinhas.
Um barranco cedeu no km 40 da A PR-459, em Palmas, e causou interdição total da pista na manhã desta terça-feira. Em Pitanga, a PR-487, na altura do km 28, também está interditada em virtude de uma queda de barreira. Pontos de alagamentos causaram o bloqueio parcial da PR-650 entre São João do Ivaí e Godoy Moreira.
A PR-554, na altura do km 3, entre São Jorge do Ivaí e Doutor Camargo, está interditada devido à elevação das águas do Rio Andirá sobre a ponte.
G1/PR

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pronatec tem inscrições para três novos cursos

 
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Senac, está com as pré-inscrições abertas para novos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As vagas são para de auxiliar administrativo, recepcionista e vendedor.

As pré-matrículas para os cursos de auxiliar administrativo e vendedor vão até o dia 21 de julho; e para recepcionista até 28 de julho. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência das 8 às 11h e das 13 às 18h, ou em qualquer um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), das 8 às 12h e das 13 às 18h.
Para se inscrever é preciso ter mais de 16 anos e ser cadastrado ou estar em processo de cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal. Se o candidato já está cadastrado no CadÚnico, mas não é beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada), também pode efetuar a inscrição.

Outros cursos
As aulas de uma turma do curso de auxiliar administrativo e outra de recepcionista já estão concluídas. As turmas de cuidador de idosos, vendedor e outra de auxiliar administrativo se formam no final deste semestre. No início deste mês, começaram as aulas de auxiliar pessoal e de cabeleireiro.

Locais de inscrição:
  • Secretaria de Assistência Social: rua Senador Pinheiro Machado, 1075, Santana (3623-7995);
  • Cras I: rua Corumbá, 452, Industrial - Repinho (3629-4588);
  • Cras II: rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38, Morro Alto (3622-2308);
  • Cras III: rua Matelândia, 85, Jardim das Américas (3622-1165);
  • Cras IV: rua Afonso Pena, 183, Tancredo Neves (3622-1240).

Sindicato Rural apoia Festa Julina do Hospital São Vicente

Logo Sindicato Rural_horiz novo
 
O Sindicato Rural de Guarapuava é uma das entidades que apoiará a Festa Julina que o Hospital São Vicente realizará nos dias 13 e 14 de julho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, como parte das comemorações dos 100 anos de sua fundação.
O objetivo do evento é arrecadar recursos para o hospital. Nos dois dias da festa, a entrada é franca e a abertura acontece às 14h. Casamento caipira, quadrilha, shows de duplas locais e touro mecânico prometem animação. Quitutes tradicionais ou típicos também deverão atrair muita gente às barraquinhas de gastronomia do evento.
No estande do Sindicato Rural de Guarapuava, onde toda a equipe da entidade se revezará, o público encontrará atrativos característicos desta época, como pinhão, pipoca e milho.
No dia 14, segundo a gerente de captação de recursos do São Vicente, Débora Schinemann, a programação da Festa Julina oferecerá aos visitantes a oportunidade de saborear um dos mais tradicionais pratos típicos de Guarapuava: a costela de dois fogos. Na mesma tarde, a partir das 17h, terá lugar o bingo, com prêmios como duas motos e um carro (disponibilizados por entidades de Guarapuava) – todos zero quilômetro.
O Sindicato lembra a seus associados que está apoiando o bingo também na venda de cartelas, que já podem ser adquiridas na recepção da entidade (rua Afonso Botelho, nº 58, no bairro Trianon). “Os produtores já estão colaborando, comprando as cartelas antecipadamente”, comentou a gerente do Sindicato, Luciana de Queiroga Bren.
Apoiando o projeto “100 anos de luta pela vida”, do Hospital São Vicente, o Sindicato Rural de Guarapuava também tem divulgado, entre os produtores que vão à entidade, os panfletos da ação “Amigos do São Vicente” –nesta campanha, as pessoas realizam doações por meio das contas de energia da Força e Luz do Oeste.
Para destinar diversos valores, entre R$ 2,00 e R$ 500,00 por mês, os interessados devem preencher e assinar o formulário que faz parte do panfleto da campanha.
Ainda este ano, outro evento buscará arrecadar recursos para o hospital. A Feijoada do São Vicente, conforme antecipou Débora Schinemann, deverá ser realizada no mês de outubro, em data a ser divulgada.
Presença importante para a saúde da região
Segundo dados divulgados pelo Hospital São Vicente, a instituição, que surgiu há 100 anos, se tornou ao longo do tempo importante para Guarapuava e toda a região. São 20 os municípios atendidos pelo hospital, que conta com 154 leitos, dos quais 17 UTIs, além de 12 consultórios, cinco salas de cirurgia (incluindo alta complexidade), maternidade e pronto socorro 24 horas. Os 90 profissionais da área médica atuam com apoio de 400 colaboradores.