quinta-feira, 17 de abril de 2014

GUARAPUAVA É SELECIONADA COMO CIDADE POLO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

sec mulher
Durante a reunião da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Paraná, realizada nesta quinta-feira (17), em Curitiba, Guarapuava foi escolhida como cidade polo de articulação política no combate à violência para a região Centro-Sul do Estado. A seleção das cidades obedeceu critérios, como localização geográfica, número de habitantes, índice de violência (segundo o Instituto Sangari), adesão ao Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e a existência de um organismo municipal de políticas para mulheres, no caso de Guarapuava, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.
“Nossa gestão começou há um ano e já é referencia no Estado. Agora assumimos o compromisso de levar essa articulação para toda região”, comemora a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran. Entre as atribuições de Guarapuava estão a de participar da Câmara Técnica, articular os municípios da região para implementação do Pacto e ser canal de comunicação e ação entre o Poder executivo Estadual e Tribunal de Justiça com os municípios da região. As demais cidades-polo escolhidas no Estado foram Curitiba, Toledo, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá. Outras cinco estão em análise.

A Câmara Técnica é o instrumento que reúne os municípios e órgãos públicos do Estado para articulação de políticas públicas de combate à violência contra a mulher. É coordenado pela gestora do Pacto pelo Enfrentamento à Violência (vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos), Regina Bley.

GUARAPUAVA É DESTAQUE INTERNACIONAL

DSC_2232

Três eventos em menos de uma semana reforçaram a imagem de Guarapuava como referência no Centro do Paraná, enquanto exemplos do excelente momento social e econômico que o município vive. Reitores de universidades de diversos países se reuniram na cidade, na semana passada, durante encontro da Red Zicosur Universitário, co-promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Durante o evento (10 e 11 de abril), no Hotel Atalaia, o prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu duas homenagens da Presidência da Zicosur. “Guarapuava é um exemplo de desenvolvimento a partir do Ensino Superior. Vivemos um grande momento na nossa história e parte disso é graças aos benefícios trazidos pelas instituições de ensino público e privado do município. Nossa cidade não é a mesma de 20 anos atrás, devido ao crescimento universitário, que atrai novas pessoas e deixa a nossa terra ainda mais plural”, enfatizou Cesar durante a cerimônia de abertura da convenção acadêmica. “Nosso objetivo é compartilhar essa jornada muito importante em Guarapuava, fortalecendo as relações entre as instituições que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirmou o presidente da Zicosur Universitário e reitor da Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai), professor Hildegardo Gonzalez Irala.
 
Também no final de semana passado, as ações da Prefeitura renderam aplausos durante a 39ª Assembleia Distrital do Rotary Club, que recebeu cerca de 900 pessoas, representantes dos 102 clubes de 56 municípios paranaenses, com atividades durante todo o dia 12 no Guarapuava Esporte Clube e na Unicentro. “Tenho certeza que poderemos contar com o apoio do prefeito e da sua equipe para o desenvolvimento das nossas ações”, declarou o governador eleito do Distrito 4640 do Rotary International, Celso Luiz Fracaro, professor e membro do Rotary Club Guarapuava Lagoa, ao lembrar que uma das metas do Rotary é unir forças com o Poder Público para melhorar a sociedade. “Sozinhos não podemos fazer muita coisa, mas unidos podemos fazer muito”.


  Nesta semana, no dia 15, foi a vez de destaque para Guarapuava na área de Saúde. Ao lado do governador do Paraná, Beto Richa, o prefeito Cesar Filho participou da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (Caps AD III), em cerimônia que reuniu cerca de 400 pessoas de toda região Centro do Estado. Localizado no antigo Hospital Nossa Senhora de Belém, o Caps AD III é uma unidade especializada no cuidado integral de pacientes com transtorno mental e necessidades decorrentes do uso de drogas e atende aos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. “Um atendimento complexo e integrado para a recuperação e tratamento desses dependentes químicos, o que representa uma grande conquista para Guarapuava e para toda a região”, enfatizou Beto Richa. “Fruto da articulação política de Cesar Filho quando ainda era deputado estadual, o objetivo do Caps sempre foi que atendesse a toda a região e não somente Guarapuava”, disse o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão.

 

COM O TEMA “ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS”, 300 ATORES ENCENAM A PAIXÃO DE CRISTO

paixao 2013 8
A Paixão de Cristo será encenada na Sexta-feira Santa (18 de abril), na Praça da Fé, a partir das 20h. A direção artística promete várias novidades e um espetáculo ainda mais envolvente que o ano passado. Com o tema “Ele está no meio de nós”, a encenação terá a participação de 300 atores profissionais e amadores, o que ajuda a fomentar a cultura em Guarapuava. O tradicional evento religioso, que atrai milhares de pessoas de Guarapuava e região, é coordenado pela Mitra Diocesana, com apoio da prefeitura.
O diretor artístico do espetáculo, Jeverson Dranski, explica que as principais novidades são a redução do tempo e a interatividade com o público. “É muito difícil trazer inovações para uma história tão conhecida, mas, baseados no evangelho de Mateus, vamos narrar a história com muitas músicas para que o público cante junto e faça parte do espetáculo”. Jeverson destaca que a peça vai “prender a atenção do público em uma hora e meia de encenação”.
A Prefeitura de Guarapuava é responsável pela instalação de banheiros químicos e de toda a parte elétrica, sonorização e iluminação, além de ceder a estrutura para a edificação do palco e pessoas para a segurança durante a encenação. “A realização do evento só é possível devido aos parceiros e à população que auxiliam a Diocese de Guarapuava. Esperamos pessoas de todas as idades e quem quiser pode levar seu banquinho para apreciar da melhor forma a peça”, finaliza Dranski.

Serviço: Encenação na Paixão de Cristo
Data: Sexta-feira Santa (18 de abril)
Horário: A partir das 20h

Local: Praça da Fé

terça-feira, 15 de abril de 2014

PREFEITURA DE GUARAPUAVA APOIA ORGANIZAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO

paixao 2013 4
A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura de Guarapuava apoia a Mitra Diocesana para que, mais uma vez, o espetáculo Paixão de Cristo seja um sucesso de público. 
A encenação teatral, que integra o calendário guarapuavano de eventos, atrai milhares de espectadores a cada ano da cidade e da região. A apresentação acontece nesta sexta-feira (18), na Praça da Fé, a partir das 20h.

A Mitra Diocesana prepara um grande espetáculo. Para isso, coordena a direção artística do espetáculo, fornece todo o figurino aos atores, além do transporte e alimentação para os envolvidos no evento. 
A montagem do palco também é de responsabilidade da Mitra. Já a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vai providenciar a instalação de banheiros químicos e de toda a parte elétrica, sonorização e iluminação e ceder a estrutura para a edificação do palco da encenação e pessoas para a segurança durante a encenação. (Central Cultura)

RESUMO DE NOTÍCIAS

entrega uniformes (34)
Cesar Filho entrega uniformes para operadores ecológicos do município
As secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social entregaram, nesta segunda-feira (14), 100 novos uniformes para os operadores ecológicos da Cooperativa Reciclasol. O prefeito Cesar Silvestri Filho participou da entrega que aconteceu na sede da cooperativa. “Esse é mais um gesto de carinho e respeito da prefeitura com o trabalho de vocês. A parceria com a cooperativa é forte e vocês podem contar com a nossa administração para o que precisarem”, reforça Cesar Filho.
A Reciclasol, antiga Associação dos Catadores, é responsável pelo recolhimento dos resíduos sólidos do município. “Os novos uniformes vão servir, além da identificação, para a segurança dos operadores”, resume o secretário de Assistência Social, Abraham Haick. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, o trabalho desenvolvido pela cooperativa é fundamental para o equilíbrio ecológico do município. “Com o recolhimento dos resíduos sólidos, o volume do aterro sanitário diminui significativamente, preservando o seu tempo de vida”, explica.
Foram entregues novas calças e camisas. “Os uniformes são muito importantes para nós, tanto social quanto economicamente, pois não vamos mais precisar usar nossas roupas para trabalhar”, comemora a presidente da cooperativa, Marcia Campos Ribeiro Kulka.





Guaratran finaliza a implantação de 14 travessias elevadas
Com o objetivo de aumentar a segurança e a acessibilidade da população, em quatro meses o Guaratran já implantou 14 travessias elevadas. Na região central, bairros e distritos, os redutores de velocidades foram colocados em áreas geradoras de tráfego de pessoas e veículos. As intervenções estão sendo executadas conforme indica o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Nesta segunda-feira (14), a equipe da Surg realizou a sinalização horizontal na nova travessia localizada na esquina das ruas Brigadeiro Rocha e Das Acácias em frente ao Colégio Ana Vanda Bassara e o Ginásio Joaquim Prestes. Segundo com engenheiro de tráfego da Surg, César Sanchez, outras serão colocadas de acordo com a demanda da cidade. “O Conselho Municipal de Trânsito está recebendo diversas solicitações e todas estão sendo avaliadas”, aponta.





Assistência Social recebe mais de uma tonelada de alimentos do Guarapuava Rock City

 Nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Assistência Social recebeu mais de uma tonelada de alimentos arrecadados na quarta edição do Guarapuava Rock City. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Guarapuava é parceira do evento, que recebeu mais de 1.200 pessoas que prestigiara, no começo do mês, 15 bandas da região. “Por tudo que hoje o Rock City representa para o cenário musical, a atual administração faz questão de apoiar. Além disso, esse evento cultural ajuda diversas entidades assistenciais”, opina o prefeito Cesar Silvestri Filho. “O evento consolidou. A repercussão e a arrecadação superaram as expectativas. Mais um passo foi dado, entretanto ainda temos muito a fazer. O grande foco de tudo isso é tornar Guarapuava um polo cultural regional, e temos essa possibilidade”, afirma Leandro Küster, organizador do evento.


A distribuição das doações está a cargo da Secretaria de Assistência Social, que repassará os alimentos para entidades como o SOS Airton Haenich, Albergue Noturno Frederico Ozanan, Instituto Resgate Vida e a Comunidade Bethânia. “Além de um incentivo à cultura, é também um incentivo à solidariedade. Eventos como esse, de um viés cultural, estão se tornando tradicionais em Guarapuava, possibilitando a maior participação da população e consequentemente um maior volume de doações”, diz o secretário de Assistência Social, Abraham Haick.

EM ASSEMBLEIA, CESAR FILHO REAFIRMA PARCERIA COM O ROTARY CLUB GUARAPUAVA


IMG_4540
O prefeito Cesar Silvestri Filho participou na manhã deste sábado (12), no Guarapuava Esporte Clube, da abertura da 39ª Assembleia Distrital do Rotary Club que recebeu representantes dos 102 clubes de 56 municípios paranaenses. “O Rotary Club é um grande parceiro que nos apoiou em muitas conquistas para tornar a sociedade mais justa, mais humana e mais solidária. Guarapuava se alegra em receber todos vocês. Eventos como este qualificam a nossa cidade, aumentam o nosso prestígio e o nosso orgulho de ser guarapuavano”, afirmou Cesar Filho.  
O prefeito citou inúmeros projetos onde recebeu apoio integral do Rotary Club Guarapuava, entre eles o Pelotão Esperança, que em 2013, atendeu 100 adolescentes de 12 a 14 anos no contra turno escolar. “Tenho certeza que poderemos contar com o apoio do prefeito e da sua equipe para o desenvolvimento das nossas ações”, declarou o governador do Rotary Club Guarapuava, Celso Luiz Fracaro ao lembrar que uma das metas do Rotary é unir forças com o poder público para melhorar a sociedade.“Sozinhos não podemos fazer muita coisa, mas unidos, podemos fazer muito”.
O objetivo da assembleia foi promover capacitação aos novos conselhos diretores dos clubes que fazem parte do distrito de Guarapuava. Durante a tarde os rotarianos participaram de treinamentos na Unicentro. 

O Rotary Club Guarapuava, composto por líderes profissionais, empresariais e comunitários do município, além de jovens e crianças, completa em 2014, 62 anos de fundação, sendo o mais velho do Paraná e o maior distrito da América do Sul. Seu objetivo é trabalhar para a comunidade, desenvolvendo melhorias do padrão de vida e o bem-estar da população. 

CASA DO COELHO ABRE SUAS PORTAS PARA ENCANTAR E SURPREENDER GUARAPUAVANOS

casa do coelho (93)
O encanto da Páscoa tomou conta de Guarapuava na noite desta sexta-feira (11). Personagens mágicos, coelhos gigantes, túneis iluminados e muita animação fazem parte do cenário da Casa do Coelho, que já está de portas abertas para receber guarapuavanos e visitantes. “A prefeitura preparou com muito carinho esse espaço. A nossa equipe se dedicou para proporcionar à todos, principalmente, às crianças um momento especial, para celebrarmos com muita alegria essa data tão importante”, afirmou o prefeito, Cesar Silvestri Filho, durante a abertura.
A surpresa e a alegria estavam estampadas no rosto das crianças que saiam de dentro da casa com os olhos brilhando e um grande sorriso estampado no rosto. “A prefeitura nos surpreendeu novamente. Está tudo muito lindo”, conta a comerciante Jordana Curi que trouxe os dois filhos para visitar o coelho. Ana Clara Spack, de apenas dois anos, foi a primeira a entrar na casa, saiu contente e surpresa com o tamanho do coelho. “Ele é lindo e grandão”. “O prefeito Cesar Silvestri Filho e toda sua equipe estão de parabéns pela decoração e organização do ambiente”, afirma a mãe da menina, Ana Paula Spack.
As visitas à Casa do Coelho, que está instalada na Casa do Imigrante, podem ser feitas até o próximo dia 19, das 19h às 22h e, aos sábados e domingos, das 18h às 22h, exceto no dia 18, que não haverá atividades, em decorrência da apresentação da Paixão de Cristo, na Praça da Fé. No local há também praça de alimentação, brinquedos infláveis e feira de artesanato.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cezar Silvestri assume chefia da Casa Civil

 
O deputado federal e secretário de Governo, Cezar Silvestri, já está respondendo pela chefia da Casa Civil do Governo do Paraná. Silvestri acumulará as duas secretarias (Casa Civil e Secretaria de Governo) até que seja feita a fusão das duas pastas.
 
O secretário enfatizou que coordenar as duas secretarias é mais um grande desafio que enfrenta em sua vida pública. “Como havia informado ainda em 2012, não disputarei mais eleições, mas nem por isso abandonarei a vida pública. Assumo a Casa Civil do Paraná extremamente motivado e ciente do grande desafio que tenho pela frente”, comentou agradecendo a confiança do governador Beto Richa.
 
 “A Casa Civil é uma secretaria chave dentro de toda a estrutura do Estado. Só tenho que agradecer ao governador Beto Richa pela confiança e afirmar que não medirei esforços para dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo feito pelo ex-ministro e deputado federal, Renhold Stephanes”.
 
Ao assumir a Casa Civil, Silvestri fez um balanço do seu trabalho frente à Secretaria de Governo. “Além de todo o trabalho rotineiro da Secretaria de Governo, conseguimos criar e implantar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que, graças a uma bem sucedida parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, destinou R$ 150 milhões a fundo perdido para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes do Paraná”, concluiu.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Hotel é tomado por incêndio no Centro de Guarapuava

Incêndio atingiu o local durante a madrugada desta terça-feira (8).
Estabelecimento estava desativado e ninguém se feriu.

Do G1 PR

Um hotel foi atingido por um incêndio durante a madrugada desta terça-feira (8) no Centro de  Guarapuava, na região central do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, o prédio tem três andares e o fogo começou na cobertura. O local estava desativado e ficou parcialmente destruído. Ninguém ficou ferido.
Conforme o soldado Lima, foram necessários cinco caminhões pipa e mais de 70 mil litros de água para controlar as chamas. Às 7h, o incêndio já tinha sido controlado. Neste horário, o prédio estava interditado com risco de desabamento. Ao todo, 30 bombeiros participaram da ação. A Polícia Civil investiga o que provocou o incidente.
Fábrica de móveis no oeste
Ainda durante a madrugada desta terça-feira outro incêndio atinge uma fábrica de móveis em São Miguel do Iguaçu, no oeste do estado. Segundo os bombeiros, o fogo começou por volta das 5h e é de grandes proporções. Até as 7h20, não havia informações sobre vítimas.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

RESUMO DE NOTÍCIAS

projeto vem ler no  lago (1)
Projeto Vem Ler participa das Tardes Musicais no Lago
Desde o último domingo (06), o Projeto Vem Ler, da Secretaria de Educação e Cultura, da Prefeitura de Guarapuava, participa do Tardes Musicais no Lago. O programa, que tem como principal objetivo popularizar a leitura entre os guarapuavanos agora, leva ao Parque do Lago, exemplares literários do acervo da Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya. “Com essa ação queremos divulgar a Biblioteca de Guarapuava e mostrar ao público que temos bons exemplares em nosso acervo, que podem ser levados para casa e devolvidos outro dia, aqui mesmo no Parque do Lago”, explicou a diretora do departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.
O Tardes Musicais no Lago é um projeto do guarapuavano Mauro Biazi, que reúne todos os domingos, a partir das 16h30, admiradores da música para contemplar a arte de artistas locais. Os estilos musicais variam em cada encontro entre MPB, bossa nova, blues e outros. “Aqui o momento é de cultura, por isso, nada mais justo oferecer também uma boa leitura para os admiradores da boa música guarapuavana”, completou Rosevera.
Para emprestar um livro da Biblioteca no Parque do Lago é preciso apresentar a carteirinha. Quem ainda não tem pode aproveitar o momento de descontração para fazer o documento na hora. “Precisa apenas apresentar RG, CPF e um comprovante de residência”, enumerou a diretora. Os livros emprestados no Parque do Lago podem ser devolvidos no local no domingo seguinte. Também é possível solicitar a ampliação do prazo de devolução.

A estudante Fernanda Mossolin, de Laranjeiras do Sul, participou pela primeira vez do Tardes Musicais e aproveitou para emprestar um livro. “Vim para ouvirmúsica e relaxar, mas saber que agora teremos a oportunidade de emprestar os livros da biblioteca fiquei surpresa! Nem sabia que existia uma biblioteca municipal em Guarapuava”, confessou a estudante, sem deixar de folhear os livros que estavam à mostra. Já para Cristiane Joséfi, o Vem Ler é uma grande oportunidade para divulgar a biblioteca. “Tem muita gente que nem sabe que existe uma biblioteca pública em Guarapuava e, trazendo os livros pra cá, desperta o interesse de muita gente pois a leitura deveria ser praticada diariamente, mas muitas pessoas acabam deixando isso de lado”.

Câmara de Guarapuava aprova lei para padronizar placas de ruas


Projeto foi aprovado por unanimidade e em 3ª votação nesta segunda (7).
Proposta pede que empresas custeiem as placas de indicação de ruas.

Do G1 PR, em Guarapuava

Os vereadores de Guarapuava, na região central do Paraná, aprovaram por unanimidade o projeto que propõe a padronização de placas de indicação deruas da cidade durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (7). O projeto, de autoria dos parlamentares Milton Roseira Junior (PSDB) e Valdemar Calixtro “Negão” (PSB), prevê a exploração publicitária em placas de ruas. Iniciativa que, de acordo com a proposta, contribuirá para a padronização das placas.
Segundo a Câmara de Vereadores, o projeto de lei propõe a concorrência de empresas, por meio de licitação, para custearem as placas de indicação de ruas de Guarapuava. A ideia dos vereadores é de que, com o uso da publicidade, o município repasse os custos da padronização às empresas. Na sessão desta segunda-feira, os parlamentares decidiram que a proposta será discutida em redação final na sessão ordinária de terça-feira (8).
"Com essa proposta, o município não terá gasto nenhum, porque a empresa será a responsável pela manutenção, colocação das placas de esquina nas ruas", reforçou o vereador Milton Roseira Junior.
Conforme o projeto, as placas devem conter, no minímo, o nome da via, o bairro, o Código de Endereçamento Postal (CEP) e numeração predial inicial e final da quadra. Além disso, as placas deverão seguir o modelo a ser elaborado pela administração municipal. Caso aprovada e sancionada pelo prefeito César Silvestri Filho (PPS), a instalação das placas no Centro da cidade deve começar em 60 dias.
A última vez que placas de indicação foram instaladas nas ruas de Guarapuava foi na década de 1990. Durante todos esses anos, nomes de ruas pintados em postes da rede elétrica serviram de apoio às placas que já existiam, mas muitos estão apagados, escondidos ou sujos de tinta. "Às vezes a gente acaba entrando em uma rua e nome da via só vai estar no meio da quadra", reclama o estudante Vinícius Maranhão, que mora na cidade há quatro anos.
O problema da má identificação das ruas prejudica até que quem conhece bem a cidade. "A gente vai em uma rua e demora quatro ou cinco quadras para encontrar o nome da rua no poste e às vezes está meio apagando ainda", diz o taxista Ari Ribeiro.
Outro projeto
Para tentar solucionar o problema, a prefeitura criou um projeto que pretende instalar mil placas de indicação de ruas no Centro do município. Entretanto, os bairros devem continuar com a nominação atual. "A maior necessidade é onde o comércio central se localiza, mas esse projeto vai ser ampliado. Ele vai iniciar no Centro e aí sim vai para os bairros", afirmou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

CRISTINA SILVESTRI DESPEDE-SE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM ENTREGA DE QUATRO NOVOS VEÍCULOS

IMG_7544
No final da tarde desta quinta-feira (03), quatro novos veículos foram entregues pelo prefeito Cesar Silvestri Filho à Secretaria de Assistência Social. A secretária Cristina Silvestri, que entregou as chaves dos carros às coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Xarquinho, Morro Alto, Jardim das Américas e Boqueirão, também se despediu da Secretaria, que fica agora sob o comando do advogado Abraham Haick, que já atua na Assistência Social como procurador. “Abraham está na secretaria comigo desde o início, ele conhece todos os projetos e sabe como conduzir os trabalhos. Hoje, posso dizer que deixo a secretaria em boas mãos e saio com a sensação de dever cumprido”, disse Cristina Silvestri.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, o secretário Abraham Haick vai dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na secretaria. “Pode contar com todo apoio necessário, pois vamos dar continuidade a todos os projetos, sempre pensando nas pessoas em primeiro lugar”, disse o prefeito que também agradeceu o trabalho desenvolvido por Cristina Silvestri à frente da Assistência Social. “Acompanhei o seu esforço diário para entender a burocracia de funcionamento desta secretaria e agradeço todo seu empenho para que, juntos, pudéssemos fazer o bem para todos os guarapuavanos”.
O evento de entrega dos veículos e despedida de Cristina Silvestri também foi marcado pelo inesperado.  Quebrando o protocolo, funcionários e integrantes dos projetos sociais do município fizeram uma série de homenagens à secretária. Momentos como a interpretação de Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, pelos idosos do programa Ativa Idade, levaram não só a homenageada às lágrimas, como o público presente. “Receber esse tipo de carinho é a maior prova de que o nosso trabalho pode mudar a vida das pessoas”, declara emocionada, Cristina Silvestri.
Novos veículos
Os novos veículos entregues pelo prefeito Cesar Filho à Assistência Social vão auxiliar no transporte das crianças, adolescentes e idosos que integram os programas oferecidos pela secretaria. “A Assistência Social tem como principal objetivo a emancipação do ser humano. Pensando nisso, entregamos estes novos veículos, que vão dar mais autonomia e agilidade ao trabalho destes profissionais. Esta conquista é resultado do esforço de toda a equipe”, afirma Cesar Filho. “Estes veículos são uma necessidade antiga em nosso município. Sei das dificuldades enfrentadas pelas assistentes sociais para realizarem seus trabalhos, sem um meio de transporte que estivesse sempre disponível. Agora, muitas dificuldades serão superadas e isso me deixa muito feliz.”, complementa Cristina Silvestri.

Os novos veículos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, obtidos através do Índice de Gestão Descentralizada, do programa Bolsa Família. Para ter direito ao benefício, o município precisou atender aos requisitos do Ministério do Desenvolvimento Social, que avaliam o andamento dos programas das áreas da saúde, educação e assistência social. O saldo deste ano, obtido com os resultados do trabalho realizado em 2013, foi o mais positivo da história de Guarapuava, com um aumento de mais de 8% nos recursos repassados ao município.

AULA INAUGURAL DO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ACONTECE TERÇA-FEIRA


bannerPACTOalfab-400x400
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza, na próxima terça-feira (08), às 19h, no auditório do Colégio Nossa Senhora do Belém, a aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa federal atua em parceria com estados e municípios para garantir que toda a criança seja alfabetizada até os 8 anos. O programa é direcionado aos professores alfabetizadores (do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental) da rede municipal.
Em 2013, quando a Prefeitura de Guarapuava aderiu ao Pacto, os professores foram capacitados em língua portuguesa. O tema deste ano é matemática. A aula inaugural será ministrada pelo professor doutor Aurélio Bona Júnior. “O Pacto irá manter os professores atualizados e em constante aperfeiçoamento, dois aspectos fundamentais para a educação”, definiu a coordenadora do projeto, Ana Paula Werzel da Rocha.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, o Pacto mostrouresultados positivos em 2013. “O empenho dos professores alfabetizadores faze toda a diferença. Eles se dedicam a aprender com os tutores do Pacto e a levar todo o conhecimento adquirido para dentro da sala de aula, resultando em ações positivas para os alunos. E, além da formação, os professores podem confeccionar materiais e trocar experiências”.
Serviço: Aula inaugural do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Data: Terça-feira – 08/04/2014
Horário: 19h

Local: Auditório do Colégio Nossa Senhora do Belém

ESCOLAS MUNICIPAIS E CMEIS RECEBEM DOAÇÃO DE ÁLCOOL GEL DA UNICENTRO


entrega alcool gel (35)
Nesta quarta-feira (02), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, receberam do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, 700 quilos de álcool gel, produzidos por funcionários da instituição e acadêmicos do curso de Química. O material será destinado a escolas municipais e Cmeis. “Nós consolidados uma parceria muito forte com a Unicentro. Este é o segundo ano que o álcool gel é doado para as instituições de ensino, beneficiando mais de 17 mil alunos e contribuindo com a prevenção e contenção de doenças”, afirmou Cesar Filho.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Sengler Luy, as crianças desenvolveram o hábito de lavar as mãos e, em seguida, aplicar o álcool gel. “É importante trabalhar dentro da sala de aula e manter com as crianças a cultura da higienização das mãos, o que evita diversas doenças e mantém os alunos saudáveis”. Na ocasião, o reitor doou CDs e DVDs novos que serão aproveitados para o desenvolvimento de atividades pedagógicas nas escolas e Cmeis. “É uma troca. Trabalhamos em conjunto com a prefeitura no desenvolvimento dos nossos projetos em diversos campos de ação e que trazem benefícios para a instituição e para o município”, destacou o reitor.

De acordo um dos coordenadores do projeto, Maico Cunha, a ideia da produção do álcool gel surgiu em 2008 por haver uma grande procura pelo produto devido à epidemia da gripe H1N1. “A Unicentro é uma das pioneiras no desenvolvimento desse trabalho. Nós aproveitamos os alunos do curso de Química e a parceria com a Receita Federal, que fornece bebidas alcoólicas apreendidas, para a confecção do produto”. Em 2013, foram produzidas cinco toneladas de álcool gel. O produto é distribuído para órgãos públicos de Guarapuava e de outros estados.