quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Culto de Ação de Graças na prefeitura de Guarapuava

 


Aconteceu nas dependências da prefeitura municipal de Guarapuava o Culto de Ação de graças. Contou com a presença do prefeito Cesar Silvestre Filho,  presidente do conselho de pastores Pastor Vanderlei Mello, Pastor Pedro  Assis da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular, Guilherme Ortiz.   

O Significado e Propósito de Ações de Graça 
 
Ações de graça nada mais são do que a expressão da gratidão que temos para com Deus por todas as Suas realizações em nossa vida, passadas, presentes ou mesmo futuras.
Portanto, Ações de graça, são expressões gerais de gratidão (Salmo 13:6); gratidão pela condução segura de nossas vidas pelo Senhor (Salmo 95:2); e reconhecimento de que a providência divina é onisciente e simplesmente executa o melhor em favor de Seus filhos (I Tessalonicenses 5:18).
Deste modo, oferecer "ações de graça" (ou agradecer, do grego eucharisteo) a Deus é apropriar-se de Suas bênçãos em nossa vida. É uma atitude que parte do reconhecimento de que tudo o que acontece na vida do crente, bom ou supostamente ruim, passa antes pelo crivo onisciente do Criador e Mantenedor do mundo.
Sendo assim, devemos sempre dar graças (I Tessalonicenses 5:16-19)!. Esta é a vontade de Deus para nós, que vivemos neste mundo em um contexto de pecado e morte. Vemos abaixo alguns exemplos de situações nas quais deveríamos dar graças a Deus e oferecer a Ele ações de graça:
Jesus veio para destruir as obras do mal, o que significa que o mal está entre nós, faz parte de nós, desde o pecado: "O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (João 10:10. NVI); As obras do mal são: matar, roubar e destruir. As obras do bem são provenientes da ação do Espírito na vida dos que aceitam a verdade (Filipenses 2:13);
O próprio Cristo enfrentou o pecado e suas conseqüências. A vida neste mundo não é uma promessa de "mar de rosas", mas sim de peregrinação em nome de Jesus. (I Pedro 2:23-25) Devemos dar graças pela salvação em Cristo (I Pedro 4:13);
Dar graças, mesmo em meio às enfermidades (Jó 2:8-10);
Graças pelas respostas de Deus aos ataques de Satanás (Lucas 6:22-23);
Graças pelo fato de podermos ser chamados filhos de Deus, corpo de Cristo (Colossenses 3:15), participantes das promessas de Deus (Efésios 3:6; II Pedro 1:4);
Podemos dar Graças pela palavra de Deus, revelada na Bíblia, no espírito de profecia e no próprio Senhor Jesus.
Ações de graça são exercícios de nossa fé e nos preparam para os milagres divinos. Uma atitude grata a Deus é parte do fruto do Espírito e, portanto, sinal da presença desta Pessoa da Trindade na vida do crente: "dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:20. NVI).
Agradecer a Deus, oferecendo-lhe ações de graça, é a representação de que o cristão entendeu a vontade de Deus para a sua vida e está em contato direto com o Espírito Santo de Deus. Se o coração do crente foi preenchido com a verdade bíblica, sua boca facilmente irá proferir palavras gratas a Deus (Mateus 12:34).
Devemos permitir que Deus, através de Seu Espírito, prepare o nosso coração para as coisas espirituais e agradecer quando isso acontecer. Devemos entrar na presença do Senhor com ações de graça (Salmo 100:4-5). Suplica e gratidão devem preceder tudo o que fazemos (Filipenses 4:6-7).
Ao caminhar na leitura destes textos bíblicos, podemos perceber que um espírito grato a Deus é condição para o exercício da fé. É impossível obter as bênçãos de Deus sem crer nEle (Hebreus 11:6). É impossível a felicidade cristã, sem aceitar que Ele é o provedor de tudo (Hebreus 1:3). É impossível oferecer a Ele os créditos de nossa felicidade, se não adotamos uma postura de sinceridade e gratidão.
Ações de graça fortalecem a fé, na medida em que representam o reconhecimento da onipotência e onisciência de Deus pelo homem caído.
Quando começamos a ser gratos, enumerar o que Deus tem feito, não demora muito para que o nosso coração se encha de alegria pela infinitude de possibilidades existentes nos planos divinos para a vida daquele que crê.

Guarapuava toda iluminada!

 


Ai ai, é lindo ver a cidade toda iluminada. O brilho do natal está em todo lugar. Esse ano sem casa do papai noel, mas com muita luz pra iluminar a vida de cada Guarapuavano.
As principais vias da cidade já estão decoradas, assim como os principais pontos da cidade. Ah, e essa semana ainda alguns bairros e os distritos receberão enfeites especiais para entrar no clima de natal.
Passeie de carro por Guarapuava e veja o Natal Brilhante! 

 
Se for parar para fazer alguma foto não esqueça de usar máscara, manter o distanciamento social e usar álcool para higienizar as mãos.

sábado, 12 de dezembro de 2020

Paraná está preparado para a vacinação, afirma governador

 


O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta sexta-feira (11) que o Paraná está preparado para a campanha de vacinação contra o novo coronavírus assim que as vacinas forem aprovadas pelos órgãos reguladores. Ele também disse que a imunização respeitará o calendário nacional, que o Estado continua conversando com laboratórios e que tem R$ 200 milhões disponíveis para eventual aquisição, se necessário.

Ratinho Junior ressaltou que o Estado pretende oferecer a vacina a toda a população. “Estamos muito organizados. Esse programa precisa de uma série de instrumentos e de uma logística robusta. A Secretaria de Saúde já vem há bastante tempo preparando o Estado para quando aparecer a vacina comprovadamente eficaz e com autorização dos órgãos responsáveis”, disse o governador Ratinho Junior.

Ele também frisou que o Paraná está trabalhando com base em orientações técnicas e científicas desde o início da pandemia e que o mesmo se dará em relação à vacinação. “Não vamos fazer da vacina um programa eleitoral. Estamos tratando de forma técnica e científica para dar o melhor resultado para a população. Tratamos a pandemia desde o começo com decisões técnicas”, disse.

MATERIAL - O governador citou as estratégias já estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, entre elas a aquisição de 11 milhões de seringas e a abertura de registro de preço para aquisição de mais 16 milhões de unidades; a contratação de mais de 200 câmaras frias e quatro contêineres de 40 pés para armazenamento. Além disso há uma preparação de 1.850 salas de vacinações já existentes em parceria com os municípios, e uma licitação de R$ 22 milhões para comprar mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Estamos organizados em termos logísticos e de equipamentos, com agulhas, seringas, câmaras frias e profissionais. E torcendo para que a vacina ou as vacinas venham o quanto antes, independente da bandeira e da origem. Olhamos em cima de uma metodologia. É o compromisso do Governo do Paraná”, disse Ratinho Junior.

VACINAS - O governador também ressaltou que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) se colocou à disposição de diversos laboratórios de todo o mundo para a transferência de tecnologia e que, existindo garantias de eficiência e segurança de imunização, o Governo do Estado poderá ativar um processo de compra.

Ele citou que o acordo com o Instituto Gamaleya (Rússia) ainda está em vigor e que depende de documentação para ativar o protocolo de fase 3 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o Estado realizou uma reunião em outubro com a Pfizer e vem conversando com outros laboratórios que desenvolvem vacinas, como a Oxford/AstraZeneca e a Coronavac/Butantan.

“O sistema de imunização do País é conduzido pelo governo federal. Não é um laboratório que vai resolver a questão, mas vários laboratórios fornecendo as vacinas para os países. Não vamos fazer o paranaense ser cobaia. Vamos aplicar as vacinas cientificamente eficazes. Não serão vacinas políticas, mas com segurança para trazer a imunização necessária”, disse Ratinho Junior.

UNIÃO – O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que o Paraná trabalha em parceria com o governo federal e com os municípios diariamente. Ele citou que todas as 399 cidades terão acesso ao imunizante e precisam estar preparadas para o momento da vacinação.

“Trabalhamos em alinhamento com o Plano Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973 e responsável pela erradicação e atenuação de diversas patologias”, explicou. Ele reforçou o processo de compra de materiais e equipamentos para o processo de vacinação. “O Paraná está preparado para toda a logística do material imunibiológico”.

Beto Preto falou que o calendário de imunização respeitará o cronograma nacional e deverá priorizar os trabalhadores de saúde e idosos/grupos de risco, mas não descartou a possibilidade de ações mais ostensivas em áreas de muita circulação e para outros grupos.

“As salas de vacina do Paraná contam com profissionais experientes. Fizemos uma capacitação em 2019 com 1.200 vacinadores. É uma rede robusta. Também temos expertise de distribuição para todo o Estado. Contratamos quatro contêineres refrigerados de 40 pés para armazenamento de 100 mil doses de vacinas cada”, explicou, revelando que o armazenamento será no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

ALERTA – O governador Ratinho Junior também destacou que a população do Paraná tem demonstrado respeito e compromisso com o próximo no combate à pandemia. Ele lembrou a ativação de 2,8 mil leitos em todas as regiões do Estado desde o começo da pandemia e o esforço ininterrupto de profissionais da saúde das redes pública e privada para ajudar os paranaenses a enfrentar essa crise.

“Temos que agradecer os profissionais de saúde e reforçar a mensagem: continuem se cuidando. Temos que lavar as mãos, passar álcool em gel, usar a máscara e evitar ficar próximos. A vacina ainda é uma esperança. Nesse momento precisamos da colaboração dos jovens. É uma época em que as pessoas costumam se reunir, mas não podemos descuidar”, disse o governador.  “Ano que vem a gente volta à normalidade e se abraça”.

Ele também citou o decreto que restringe a circulação de pessoas das 23h às 5h e impõe novas medidas para conter o avanço da nova onda de casos. “A estratégia utilizada nos últimos dias para controlar a circulação de madrugada tem dado resultado, ajudou a amenizar o estresse no sistema hospitalar. Já registramos uma queda de 35% a 40% de traumas, o que tem ajudado os profissionais da saúde”, concluiu o governador. “É uma medida que atende quem trabalha no sistema e alivia a pressão dos policiais para poder assessorar a saúde”.

Confira as medidas que estão em andamento:

- 11 milhões de seringas já adquiridas;

- Registro de preço para aquisição de 16 milhões de seringas;

- 21 câmaras frias já adquiridas e 180 em processo de aquisição;

- Contratação de 31 câmaras frias para armazenamento em parceria com o governo federal;

- 1.850 salas de vacinação aptas, em estratégia com os municípios;

- Possibilidade de ampliação de locais de vacinação com a estratégia extramuros;

- R$ 200 milhões na LOA 2021 para aquisição de vacinas;

- Abertura de processo de aquisição de agulhas;

- R$ 22 milhões para aquisição de EPIs: máscaras, luvas, gorros, avental, algodão;

- Freezers (produção de gelo) e equipamentos de ar-condicionado já adquiridos;

- 4 contêineres refrigerados de 40 pés para armazenamento de 100 mil doses de vacinas cada no Cemepar;

- 17 ª Regional de Saúde já locou um contêiner de 20 pés para armazenamento de 50 mil doses de vacina;

- 4 caminhões refrigerados para distribuição vacinas e possibilidade de aquisição de novos veículos;

- Perspectiva de implantação de câmaras modulares para armazenamento de frios nas 22 Regionais de Saúde;

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Parabéns Guarapuava pelos seus 201 anos

 


 

Guarapuava (do tupi-guarani: guará  lobo e puava: bravo) foi o nome dado aos campos gerais descobertos em 1770, com área primitiva de 175.000 km². O território fazia limite com o Rio dos Patos (Ivaí) até o rio Paraná, por este até Corrientes (Argentina) e dali atravessando o sertão até encontrar o Rio Uruguai por este acima até e além das fronteiras dos Campos de São João, procurando o Porto União no Rio Iguaçu e no mesmo rumo até chegar novamente no Rio dos Patos.

O povoamento de Guarapuava foi o resultado de um processo histórico iniciado no século XVIII, com as Expedições do Tibagi e levado a cabo pela Real Expedição de Conquista do Povoamento dos Campos de Guarapuava,

comandada por Diogo Pinto de Azevedo Portugal, que chegou à região em 17 de junho de 1810 e fez construir o Fortim Atalaia, onde abrigou as primeiras tropas, seus familiares e povoadores que dela fizeram parte.

O Fortim Atalaia protegeu os componentes da Expedição dos frequentes ataques dos índios, pertencentes às três tribos que habitavam a região (Camés, Votorões e Cayeres ou Dorins)

Oficialmente, a cidade surgiu com a assinatura do Formal de Instalação da Freguesia de Nossa Senhora de Belém, em 9 de dezembro de 1819. Após a instalação da Freguesia, passou a ser vila em 17 de julho de 1852 e, devido ao progresso do povoado, em 12 de abril de 1871, elevou-se à cidade, tornando-se um dos promissores municípios do Paraná.

sábado, 5 de dezembro de 2020

Empresário sobrevive após atestado de óbito estar assinado: “Milagre de Deus”

 

Em 2001, o empresário Pedro Barcelos Junior, 36 anos, sofreu um acidente de carro quando estava voltando para casa do trabalho, ele perdeu dois colegas de trabalho e a esposa de um deles, foi o único sobrevivente, apesar das mínimas chances.

Ele ficou um mês em coma e mais dez dias desenganado pela medicina, com nenhuma perspectiva de que seu caso melhorasse. Na época, 80% de suas pernas estavam queimadas, o que deixou várias cicatrizes, como também a região abdominal e lombar quando retiraram as peles para fazer enxertos.

Junior também sofreu fraturas múltiplas, fêmur, clavícula e mandíbula. Diante da situação o médico disse a família que não tinha mais o que fazer, e lhes apresentou a oportunidade de testar uma medicação experimental, pois ele estava internado em um hospital escola em São Paulo.

A chance agora de sobreviver passaria para 50% fazendo uso da medicação experimental. Era a última alternativa, pois alguns órgãos haviam paralisado na tentativa de outros tratamentos, e não puderam dar continuidade. Foi aí que sua mãe resolveu colocar toda a sua em Deus.

O cenário estava delicado, mesmo assim a mãe de Pedro disse ao médico que ele não testaria nenhuma medicação e que se Deus quisesse levar o seu filho, Ele levaria. De madrugada a família foi informada que os aparelhos seriam desligados no dia seguinte. Em seguida, o médico preencheu o atestado de óbito dele e deixou em cima da mesa.

Foi quando a família toda se juntou em oração pela vida dele e o milagre aconteceu no mesmo instante, ele teve uma recuperação surpreendente, o médico procurou a mãe no dia seguinte e lhe disse na porta da UTI que queria conhecer Deus.

“Quero conhecer esse Deus que você disse que poderia salvar seu filho, pois ele estava morto, sem possibilidades de retorno e algo sobrenatural aconteceu nesta madrugada”, disse o médico.

De acordo com A Gazeta, o empresário ficou mais de três meses hospitalizado e com pouca chance de vida, hoje, recuperado ele também se tornou cantor e pastor e agradece a Deus pela oportunidade de viver mais alguns anos. Ele já namorava Camilla Fejoli antes do acidente, ela ficou do seu lado.

Anos mais tarde ele realizou o seu sonho de se casar, mas devido as sequelas do acidente não poderia ter filhos, porém ele não perdeu sua fé, foram várias tentativas, vários abortos naturais, outros que precisaram de cirurgia, mas eles se mantiveram firmes e receberam outro milagre de Deus: Pedro de sete anos e Daniel de oito meses.

Por

 


sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Versículo da Bíblia mais lido de 2020 é Isaías 41:10: “Não tema, pois estou contigo”

 


Em um ano incerto e difícil, um número recorde de pessoas buscou nos aplicativos da Bíblia versículos que tratam do medo, cura e justiça. De acordo com a plataforma YouVersion, as pesquisas por passagens bíblicas aumentou em 80% em 2020, totalizando quase 600 milhões em todo o mundo.

O texto de Isaías 41:10 foi classificado como o versículo mais pesquisado, lido e marcado no aplicativo. O versículo diz: “Não tema, porque eu estou contigo; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça” (NAA).

“Em todas as dificuldades, as pessoas continuam buscando a Deus e se voltando para a Bíblia em busca de força, paz e esperança”, disse o fundador da YouVersion, Bobby Gruenewald. “Embora 2020 seja um ano que muitos gostariam de esquecer, nós vemos como um ano que Deus usou o aplicativo da Bíblia para ajudar tantas pessoas que estão em busca de respostas”.

 

Nos primeiros meses do ano, a palavra mais pesquisada na Bíblia foi “medo”, enquanto os termos “justiça” e “cura” foram os mais procurados ao longo do ano.

O site Bible Gateway relatou tendências de pesquisa semelhantes. Versículos relacionados à cura de Deus tiveram 90 vezes mais consultas do que a média dos textos bíblicos, quando o lockdown começou a ser estabelecido ao redor do mundo em março.

O Bible Gateway também viu pesquisas relacionadas a racismo, justiça e opressão terem um aumento de 100 vezes na semana seguinte à morte de George Floyd, e versículos relacionados a autoridades do governo aumentarem 50 vezes no dia da eleição nos EUA.

As pesquisas por “medo” e “não temer” também aumentaram neste ano no Bible Gateway.

O versículo de Isaías foi o mais lido em todo o mundo não só neste ano, como em 2018, em países como os EUA, Índia, África do Sul, Holanda e Filipinas. Em Gana, o versículo mais lido foi Filipenses 4:6 (“Não andem ansiosos por coisa alguma…”), e no Quênia, Romanos 8:28 (“Todas as coisas cooperam para o bem…”).

Na África, a leitura geral da Bíblia cresceu no aplicativo mais de um terço em relação ao ano passado. Só na Etiópia, o envolvimento com a Bíblia cresceu 61%, de acordo com o YouVersion.

No geral, o aplicativo rastreou 43,6 bilhões de capítulos da Bíblia lidos em 2020, com meio bilhão de versículos compartilhados, o maior já registrado pela YouVersion.

Fonte: Guia-me com informações de The Christianity Today

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Vacinação contra a Covid-19 será em quatro fases. Veja quem terá prioridade

 


População idosa com mais de 75 anos, trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 que vivem em asilos e indígenas serão vacinados primeiro

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (1º/12), a primeira etapa do plano de vacinação da pasta contra a Covid-19. Decidida durante reunião técnica, a estratégia será dividida em quatro etapas e prevê a compra de seringas e agulhas para garantir a aplicação.

Participarão da primeira fase de vacinação, trabalhadores da saúde, população idosa com mais de 75 anos, pessoas acima de 60 anos que vivem em instituição de longa permanência (asilos ou instituições psiquiátricas) e a população indígena.

Na segunda etapa, estão as pessoas que têm entre 60 e 74 anos. A fase seguinte irá abranger pacientes com comorbidades, como doenças renais crônicas e cardiovasculares, e o último grupo será de professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A ideia é imunizar 109,5 milhões de pessoas durante a campanha, em duas doses, com a vacina de Oxford/AstraZeneca produzida pela Fiocruz. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Francieli Fantinato, o planejamento é preliminar e pode sofrer alterações, caso outras vacinas sejam adquiridas pelo governo.

O Ministério da Saúde também afirma estar negociando a compra de 300 milhões de seringas e agulhas no mercado nacional e de 40 milhões no internacional a fim de garantir a aplicação.

“É um grande desafio que temos pela frente. Mas temos capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade de fazer o melhor plano do mundo”, afirmou o ministro Eduardo Pazuello durante a reunião.

Credito: Mundo Gospel

A pasta da Cultura esta designada a Rita Felchak

 


O prefeito eleito Celso Góes já esta fazendo as escolhas de quem trabalhara ao seu lado. Começando pela cultura que será ocupada "diretora de teatro Rita Felchak.  "De acordo com o prefeito eleito, Rita Felchak esta apta a assumir com excelência essa pasta.
"Conforme Rita Felchak, a visão progressista de Celso Góes permite um ‘divisor de águas’ em todas as vertentes culturais". Para ela o trabalho de muitos anos vem sendo reconhecido.