sábado, 4 de setembro de 2010

Desfile de 7 de Setembro em Guarapuava: com diálogo, tudo poderia ser diferente



O cancelamento do Desfile de 7 de Setembro em Guarapuava cria um fato sem precedentes na história do Município. Não há notícias de que isso tenha ocorrido em anos anteriores, a não ser por fatores climáticos ou da "Gripe A". A motivação agora é puramente de ordem político-administrativa: o prefeito Fernando Ribas Carli fechou as portas ao diálogo com os professores municipais, que vêm há tempos reclamando reposição salarial, e em resposta o professorado decidiu que não participaria do Desfile.

Essa situação já vem se arrastando sem que o prefeito tenha conseguido demonstrar qualquer habilidade para contornar o problema. Em nenhum momento, ele se dignou a sentar-se, pessoalmente, com o sindicato da categoria, ouvir as reivindicações e, se fosse o caso, de viva-voz fazer uma exposição de suas justificativas. Fernando Carli preferiu enviar assessores que, sabemos todos nós, pelo perfil centralizador do prefeito, não têm qualquer autonomia de decisão. Ora, se Carli tem a resposta final, então por que não conversar diretamente, sem intermediários, o que seria, principalmente, um sinal de respeito aos professores. É bom lembrar que esses professores são responsáveis pela educação de milhares de crianças em Guarapuava.

Em outras ocasiões, aqui mesmo pelo blog, já me manifestei sobre esse assunto. Sou um defensor do diálogo. Entendo que o prefeito deveria ter recebido os professores. Certamente teria evitado muitos dissabores. Sentindo-se desassistido, o Magistério se viu forçado a ir às ruas, em passeatas, demonstrando a todos o que acontece dentro da Prefeitura Municipal. Em seguida, paralisou parte de suas atividades. Chegamos ao estágio atual, onde, por absoluta incapacidade de conversa, um evento da magnitude do 7 de Setembro foi cancelado.

Como já foi dito aqui, em artigo anterior, os professores alegam que estão há 5 anos sem reposição salarial , com perdas de 40%. Um salário de 600 reais, agora vale 360 reais. Por seu lado, o prefeito argumenta que a Prefeitura não tem dinheiro em caixa. São quase 4 mil servidores públicos municipais e mais de 1.500 professores. Já o sindicato da categoria apresenta estudos, sustentando que a Prefeitura tem uma “margem prudencial” de 9,55% no Orçamento e que poderia repassar como aumento ou reposição das perdas acumuladas.

Até concordaria com o prefeito, se o pedido fosse um absurdo. Se existem dificuldades, então que abras as contas públicas do Município, o que inclusive é uma exigência da Lei de Transparência, que não vem sendo cumprida como deveria.

TORRANDO DINHEIRO

Guarapuava tem presenciado nos últimos meses uma verdadeira avalanche de desperdício do dinheiro público. A Prefeitura gastou uma montanha de dinheiro na "Festa dos 200 Anos", comemorando uma data cívica com objetivos plenamente questionáveis, mas deixa o 7 de Setembro relegado ao segundo plano, mesmo sendo uma das datas mais simbólicas da República.

Estamos em época eleitoral, e estão torrando dinheiro público com propaganda em alguns meios de comunicação. Querem transformar a cidade numa "ilha da fantasia", onde as obras só aparecem no período eleitoral e, encerrada a apuração dos votos, desaparecem num passe de mágica.

Os prejuízos para a população são enormes. Dinheiro que poderia ir para a saúde, educação, para melhorias aos professores, está financiando o "oba-oba" eleitoral. Evidente que não seria suficiente para pagar o aumento, mas um Município que não tem dinheiro para repor o salário dos professores (não é aumento, é reposição de perdas) também não se pode dar ao luxo de estar jogando dinheiro pela janela.

Estudantes (em fase de formação) já ficaram sem aulas, e, a julgar pelo andamento dos acontecimentos, vão ficar de fora do Dia da Independência, a principal data do calendário cívico brasileiro.

Guarapuava inteira é testemunha: o Magistério Municipal nunca se negou a conversar. Já o prefeito...

Só falta o Carli vir a público e culpar os professores por não ter o Desfile de 7 de Setembro.

Para quem gosta de História, eis aí um fato histórico a ficar gravado em nossa Guarapuava. Será que merecemos tudo isso?

Cesar Silvestri Filho

http://www.cesar23121.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário