
Cinco meses depois da grande manifestação promovida pelo movimento “O Paraná que Queremos”, a OAB Guarapuava e entidades da região comemoram a sanção da Lei da Transparência.
No dia 8 de junho, o Paraná foi palco de uma manifestação histórica. Em todo o estado a população aderiu e foi às ruas para protestar contra a corrupção.
Como resultado da vontade popular, foi sancionada no Paraná, no dia 26 de outubro, a Lei da Transparência e em seis meses o projeto sairá o papel e passará a fazer parte da rotina dos órgãos públicos estaduais.
O texto do projeto foi encaminhado aos deputados da Assembleia Legislativa por representantes do movimento “O Paraná que Queremos”, que é encabeçado pela OAB-PR.
Na avaliação do presidente da OAB Guarapuava, Alexandre Barbieri Neto, a mobilização popular foi a atitude mais importante para a existência desta Lei. “Mas, o movimento continua”, afirmou.
A luta contra a corrupção não é de hoje, e diversos segmentos da sociedade estão engajados em ações para tornar a política mais clara e a serviço de quem realmente representa: o povo.
Há um ano o Observatório Social do Brasil atua em Guarapuava. Desde sua implantação, com adesão e apoio da subseção da OAB. Ao todo, são mais de 35 entidades envolvidas.
O presidente do Observatório Social do Brasil em Guarapuava, José Abel Olivo, explica que o principal objetivo do Observatório é evitar que o dinheiro público seja mal utilizado. Para isso, são desenvolvidos vários projetos como o monitoramento da Câmara Municipal. Em Guarapuava, dois voluntários acompanham as sessões.
Outros projetos visam a capacitação tanto da comunidade para a fiscalização de processos licitatórios, quanto dos empresários da região, para que se tornem aptos a concorrer nestes processos e as empresas locais passem a ser fornecedoras do Estado.
“A democracia só funciona sob pressão. Para isso, o cidadão deve estar preparado para fazer o acompanhamento e no devido momento fazer a pressão necessária para que as coisas aconteçam”, falou, reforçando a importância da educação para a construção da cidadania.
Quem quiser fazer parte das ações pode procurar o observatório, que funciona em uma sala na Associação Comercial de Guarapuava, na Rua XV de Novembro, 8040.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRESA:
Danielle Jordan - assessora de comunicação
(42)8802-3634
Nenhum comentário:
Postar um comentário