
A construção de escolas profissionalizantes no Paraná foi tema de uma reunião, nesta terça-feira (22), entre o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seed), Flávio Arns, técnicos da secretaria e representantes do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação (MEC). Desde 2008 o Estado tem autorização do MEC para construir 18 escolas profissionalizantes, mas o projeto não foi adiante. Arns disse que o atual governo tratará o assunto como prioridade.
O programa Brasil Profissionalizado repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas, visando fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. De acordo com Marcelo Pedra, coordenador geral de Projetos Especiais do MEC, o trabalho desenvolvido pelo Paraná é referência para os outros estados em relação à aquisição e envio de material pedagógico, equipamentos e mobiliário para as escolas.
Porém, a construção dos novos centros estaduais de educação profissionalizante está atrasada por conta da falta de organização da gestão anterior do governo do Estado. “O MEC autorizou desde 2008 a construção de 18 escolas profissionalizantes, mas até agora nenhuma foi implantada”, informa.
De acordo com Pedra, o programa trabalha em conjunto quatro aspectos essenciais: práticas pedagógicas, formação de professores, desenvolvimento de gestão e obras de infraestrutura.
Flávio Arns lembrou que a educação profissional é uma das prioridades do atual governo. “Os centros de educação profissionalizante são de suma importância para o desenvolvimento de regiões que abrangem cidades como Cianorte, Fazenda Rio Grande, Pitanga, Assaí e Terra Roxa. Precisamos investir na qualificação de profissional para alavancar a economia dos nossos municípios. Nada justifica o atraso que ocorreu”, frisou.
O chefe de gabinete Cilos Vargas explicou que o assunto está sendo tratado com o Departamento de Educação e Trabalho e a Diretoria de Edificações Escolares, para acelerar os procedimentos necessários para a construção destes estabelecimentos de ensino.
O encontro, no prédio da secretaria, em Curitiba, contou com a presença do deputado estadual José Lemos (PT).
Áudio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário