quarta-feira, 29 de junho de 2011

Regimento de Polícia Montada da PM comemora 132 anos



O Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar do Paraná – unidade mais antiga da corporação – comemorou 132 anos nesta terça-feira (28). Em solenidade na sede da unidade, em Curitiba, foi entregue a medalha “Heróis da Cavalaria” para 31 pessoas, entre civis e militares. Entre os homenageados estava o comandante da PMPR, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, que já pertenceu à unidade.

“Eu me sinto muito orgulhoso e com o compromisso de valorizar essa homenagem. Trabalhei aqui como tenente e sei o valor que devemos dar a esta unidade, à tropa, aos soldados, cabos e sargentos que estão trabalhando nas ruas,”, disse o comandante da PMPR.

Civis também receberam o reconhecimento por trabalhos prestados à comunidade e pela colaboração aos trabalhos do Regimento. Uma das homenageadas foi a presidente da Cruzada Social e esposa do comandante, Janiele Munke Scheremeta. “É uma felicidade muito grande saber que podemos ter parcerias entre as entidades, como a Cruzada Social e o RPmon”, disse Janiele. Também receberam condecorações oficiais do escalão da PM, além de outros oficiais e praças da corporação.

A comemoração contou ainda com desfile dos conjuntos hipomóveis (policial militar e cavalo) demonstrando as aptidões específicas da tropa do RPMon e sua marca na história do Estado. “O Regimento de Polícia Montada representa um importante papel porque, desde os primórdios, ainda na instalação da então província do Paraná, já estava presente em todas as ações, principalmente as de segurança”, lembrou Scheremeta.

O tenente-coronel João Francisco dos Santos Neto, comandante do Regimento, destacou o trabalho da tropa para a manutenção da unidade durante estes anos todos. “Procuramos sempre aumentar a segurança nos unindo aos batalhões de área, dando apoio com os nossos esquadrões de Cavalaria. Estamos intensificando os clássicos de futebol do Paraná e apoiando ações policiais em todo o Paraná”, afirmou.

O Regimento de Polícia Montada participou de diversos momentos históricos, políticos e sociais do Brasil, entre os quais estão a Revolução Federalista e a Campanha do Contestado. Atualmente, as atividades desenvolvidas são de cunho ostensivo, de acordo com a missão da Polícia Militar de servir e proteger os cidadãos.

Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, representantes do Exército Brasileiro e demais autoridades civis e militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário