quinta-feira, 16 de junho de 2011

Secretaria da Justiça promove ciclo de palestras sobre violência e criminalidade



A Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, abre nesta sexta-feira (17) o ciclo de palestras mensais 2011. O objetivo é discutir temas relacionados à violência e à criminalidade nas diferentes esferas sociais. A primeira palestra, sobre o tema A Violência e a Criminalidade e a sua Representação no Discurso, será proferida pelo professor e escritor Sírio Possenti.

Professor associado no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Possenti é autor de obras como “Discurso, estilo e subjetividade”, “Os Humores da língua”, “Porque (não) ensinar gramática na escola”, “Língua na Mídia” e “Os limites do discurso: questões para analistas do discurso”.

Programação - O mesmo tema da violência e a criminalidade e a sua representação no discurso será retomado mensalmente, com foco específico. No dia 22 de julho, Paulo Venturelli o abordará sob o prisma da Literatura; no dia 29 de agosto, Antônio Simão Netto focará o tema na Fotografia; dia 22 de setembro, Carlos Dalla Stela refletirá sobre a violência e a criminalidade e a sua representação na arte. No dia 20 de outubro o foco será o Cinema; dia 17 de novembro será a Psicanálise, com Antônio Godino Cabas; e o ciclo encerra no dia 08 de dezembro, com a discussão do tema focado na História, com Fernando Afonso Salla.

O Ciclo faz parte da linha assumida pela nova Escola de Educação em Direitos Humanos, ex-Escola Penitenciária do Paraná. Segundo a secretária da Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, este é o momento de adotar um novo paradigma na formação dos profissionais que atuam no sistema penitenciário do Estado.

“Através da atuação da Escola, queremos reforçar a perspectiva de que o respeito à dignidade da pessoa humana e a prática de ações disciplinares não são ações antagônicas. Ao contrário, afinal não é possível acreditar na socialização e reabilitação de presos sem o seu tratamento plenamente humanizado. Um sistema penitenciário humanizado é sinônimo, também, de maior segurança aos próprios servidores que o mantém”, destaca Maria Tereza.

É nessa linha de trabalho que a ESEDH passa a desenvolver suas atividades, como este ciclo de palestras. Aberto à população, o ciclo é dirigido especialmente aos servidores da Justiça do Estado e acontecerá sempre a partir das 16 horas, no auditório Mário Lobo Filho, no Palácio das Araucárias. Para inscrever-se em cada palestra, que terá certificado emitido pela ESEDH, o interessado deverá enviar e-mail para inscricao.escola@depen.pr.gov.br. Mais informações pelo site: http://www.espen.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário