sábado, 30 de julho de 2011

MP investiga 7 mil por improbidade



São investigações relacionadas à defesa do patrimônio público, principalmente sobre atos de prefeitos e vereadores
ete mil inquéritos civis por improbidade administrativa estão em andamento no Ministério Público do Paraná atualmente. São investigações relacionadas à defesa do patrimônio público, principalmente sobre atos de prefeitos, vereadores e funcionários públicos comuns.
Segundo o corregedor do MP-PR, Moacir Gonçalves Nogueira, não é possível estimar quantos desses inquéritos se transformarão em ações impetradas na Justiça, mas o Ministério Público do Paraná tem aprimorado sua capacidade de investigação, o que torna os inquéritos mais completos.
“Investigações sobre improbidade administrativa envolvem muito conhecimento técnico, que o promotor não tem. Por isto, temos que ter as equipes de especialistas, como auditores, peritos. E isso no Paraná nós estamos conseguindo”, diz o corregedor.

Ações

Moacir Gonçalves Nogueira está coordenando um levantamento nacional deações por improbidade administrativa. Ontem e hoje, em Maceió, os corregedores do Ministério Público de todos os Estados brasileiros estão reunidos para juntar os dados deste levantamento.
Segundo o promotor paranaense, hoje estão prontas para ser julgadas 1.111 ações em todo o país, mas este número deve aumentar com informações de cinco Estados que ainda não entregaram os dados.
No Paraná, são pouco mais de 50 ações concluídas há mais de 60 dias. A preocupação dos corregedores, segundo Moacir, é que estas ações estejam julgadas em segunda instância para o próximo pleito presidencial, em 2014 e tenham reflexo na lei da ficha limpa.
Assim, com o levantamento pronto, eles vão trabalhar para que essas ações sejam priorizadas na Justiça.

Sindicato Rural reúne centenas de produtores no Dia do Agricultor‏



Mais de 470 pessoas prestigiaram a confraternização alusiva ao Dia do Agricultor, realizada pelo Sindicato Rural de Guarapuava na tarde de quinta-feira, dia 28 de julho.

A festa ocorreu simultaneamente em Guarapuava, Candói e Cantagalo e atraiu produtores rurais, representantes de empresas, entidades, cooperativas e revendas do setor agropecuário.

Das 14 às 20 horas, 255 pessoas prestigiaram o evento em Guarapuava, 115 em Candói e 105 em Cantagalo. O número de participantes foi 35% superior ao do ano passado. “Ficamos muito felizes com o resultado. Agradeço o empenho e a dedicação dos colaboradores do Sindicato Rural em Guarapuava, Candói e Cantagalo e também dos diretores que participaram do evento, mas principalmente a presença dos produtores rurais”, disse o presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

O número expressivo de participantes – produtores e parceiros – remete à credibilidade da entidade perante o setor agropecuário regional. “Tivemos um número considerável de brindes doados pelas empresas, revendas e cooperativas, além de fornecedores do Sindicato Rural. Muitos não puderam participar do evento, mas forneceram ótimos brindes. Só temos que agradecer a todos pela colaboração”, comentou a gerente Luciana de Queiroga Bren.

A confraternização foi realizada em clima de descontração. “Nosso objetivo era justamente esse: promover um encontro entre a classe e expressar o respeito, admiração e reconhecimento do Sindicato Rural a todos os produtores rurais, parabenizando-os pelo Dia do Agricultor”, disse Luciana.

Para o vice-presidente Anton Gora, o sucesso do evento demonstra a capacidade, união, dedicação, amor e carinho da equipe de colaboradores para com o Sindicato Rural e seus associados. “Parabéns a todos – produtores e colaboradores. Fico feliz por ter o privilégio de conviver com essa equipe e acompanhar, dia-a-dia, o crescimento da entidade”, comentou.

O evento teve abertura oficial, sorteio de brindes, coquetel e homenagem aos sócios com idade a partir de 80 anos. Botelho fez a leitura de uma mensagem parabenizando os produtores rurais pela data, instituída oficialmente, em reconhecimento ao valoroso trabalho da classe produtora rural. “O produtor é aquele que se dedica ao cultivo da terra, um herói anônimo, que vem com seu trabalho persistente e com seu suor, enfrentando as dificuldades do setor, sem esmorecer. Com vocação e perseverança, supera a cada dia, aprimorando-se tecnicamente na busca de melhor produtividade, visando o aumento da produção de alimentos para o consumo interno e contribuindo para a geração de empregos, movimentando os demais segmentos da economia nacional e assim, assegurando a tranqüilidade da população brasileira. Essa data – Dia do Agricultor – deveria ser comemorada e reconhecida não só pelo setor, mas pela população em geral. O Brasil deve ao homem do campo”, discursou, apresentando, em seguida, números do setor agropecuário brasileiro e o vídeo Sou Agro.

A confraternização rendeu 15 novos sócios à entidade, sendo oito em Guarapuava e sete em Candói. O Dia do Agricultor é o principal evento festivo do Sindicato Rural de Guarapuava e foi realizado pelo terceiro ano consecutivo.

Homenagens

O ponto alvo da confraternização foi a homenagem prestada a todos os associados com idade a partir de 80 anos. O objetivo foi agradecer todos os produtores e produtoras que vem contribuindo, participando e apoiando a entidade há anos, muitos desde a sua fundação.

Os homenageados receberam uma placa de sócio remido, ficando isentos das anuidades da entidade e um jogo de dominó do Sindicato Rural. Foram homenageados: Albert Stock, Alberto Tokarski, Alcides Krüger, Antonio Kinape, Clodoaldo Marcondes Diniz, David Klüber, Eduardo Gelinski, Eros Milla de Queiróz, Franz Milla, Franz Remlinger, Franz Stock, Guilherme de Paula Neto, Joana Lopes de Araujo, João Maria Siqueira Ribas, Johann Geier, Johann Reinerth, Johann Reinhofer, Josef Karl, Julio Cavalheiro de Almeida, Luiz Pulga, Mozart Danguy, Naylor Camargo, Nivaldo Passos Krüger, Peter Wolbert, Regina Gora, Renato Küster, Rômulo Klüber, Sebastião Meira Martins, Sebastião Elon Cavalheiro, Stefan Remlinger, Ursula Maack Kurowski e Walter Stoetzer. Também foram homenageados pela Extensão de Base Candói os associados Américo da Luz Ribeiro, José Martyn, João Sueke Sobrinho e Estefano Kich.

Um dos homenageados, o associado Eduardo Gelinski, destacou a iniciativa da entidade. “Estou sendo homenageado pela primeira vez na vida. Por isso, essa homenagem tem um valor muito grande para mim. É muito importante saber que a diretoria do Sindicato tem sensibilidade e se importa com os sócios de mais idade”, disse.

Para o associado Guilherme de Paula Neto, a homenagem valoriza o agricultor, que muitas vezes não tem o respeito que merece, principalmente os mais antigos. “Já recebi muitas homenagens, mas essa foi a mais importante. No tempo em que eu plantava, não tinha todo este apoio ao agricultor. Hoje a gente vê o Sindicato Rural lutando junto com o produtor, ajudando em muitas coisas”, comentou.

Assessoria de Imprensa – Release 545 - 29/07/2011

Expogua terá 10 leilões e shopping de ovinos



Todos os anos durante a Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava – Expogua, são realizados diversos leilões. Nesta edição não será diferente. Este ano, além do shopping de ovinos, o evento contará com diversas raças de gado de corte e leiteiro, que serão apresentadas para leilões.

Mais uma vez, a empresa organizadora será a Gralha Azul Remates, tradicional empresa de Guarapuava, com mais de 25 anos de experiência no mercado de leilões. Confira abaixo a programação dos eventos.

05/08 – Sexta-feira – 19 horas

9º Leilão União Rural

06/08 – Sábado – 20 horas

Leilão Dois Amigos:

4º Leilão Brahman A Campo Santa Terezinha

1º Leilão Braford e Hereford Vaca Branca

07/08 – Domingo – 15 horas

14 horas - Leilão de Gado Geral Cruzamento Charolês

18º Leilão ExpoBrasil de Charolês

12/08 – Sexta-feira – 19 horas

9º Leilão Amigos Gado de Corte

13/08 – Sábado – 16 horas

8º Leilão Balde Cheio

13/08 – Sábado – 20 horas

9º Leilão Angus West Show

14/08 – Domingo – 14 horas

8º Leilão Estrelas do Canchim

14/08 – Domingo – 15 horas

Leilão Reprodutores Nelore e Simental

14/08 – Domingo – 16 horas

2º Leilão Tabapuã Superior do Paraná

12 a 14/08 – de Sexta a Domingo

Shopping de Ovinos - Ovinopar

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cezar Silvestri vistoria obras em Piên



O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, realizou nesta quarta-feira (27) uma visita técnica ao município de Piên. O secretário participou também da abertura da 19ª Festa do Produtor Rural.
Após prestigiar a solenidade de abertura da festa, Silvestri visitou as obras do Centro de Atendimento à Mulher e do novo Terminal Rodoviário do município, ambos em fase de construção e que juntos somam investimentos de mais de R$ 1,3 milhão, através de financiamento pelo Paranacidade. Além disso, o município também está construindo o posto do Corpo de Bombeiros Comunitário, uma obra no valor de R$ 278 mil.
Durante a visita, o secretário enfatizou que o município foi um dos primeiros a ter recursos liberados pela Sedu/Paranacidade. “Logo nos primeiros dias de governo, recebi em meu gabinete o prefeito de Piên, Gilberto Dranka, que veio solicitar investimentos em seu município. Prontamente o atendi e hoje é uma satisfação visitar o município e conferir o andamento das obras”, destacou.

Paraná vai ampliar uso de testes rápidos para diagnosticar hepatite



O Paraná vai intensificar a aplicação de testes rápidos para o diagnóstico das hepatites virais, além de reforçar a estratégia de vacinação contra a hepatite B, que tem vacina na rede pública desde o nascimento até os 29 anos. A informação foi dada pelo superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, durante a 1ª Jornada Paranaense de Hepatites Virais e Transmissão Vertical, iniciada nesta quinta-feira (28), em Curitiba.
O evento marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em que profissionais de saúde alertam para as formas de transmissão e de tratamento. Nesta quinta forma realizadas palestras sobre diagnóstico e dados epidemiológicos da doença, dirigidas a profissionais de saúde. Na sexta-feira (29) acontece uma conferência comentada sobre hepatites virais e gravidez.
O secretário Michele Caputo Neto participou do evento nacional, em Brasília, onde também participa da reunião mensal do Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde), do qual é vice-presidente da região Sul.
MEDIDAS – “O Paraná vai intensificar a aplicação de testes rápidos para o diagnóstico das hepatites virais, além de reforçar a estratégia de vacinação contra a hepatite B, que tem vacina na rede pública desde o nascimento até os 29 anos”, informa o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Outra estratégia da Secretaria da Saúde será incentivar o trabalho de notificação da doença, que ainda é muito baixa, o que prejudica a vigilância. “Devemos trabalhar em parceria entre os setores de epidemiologia e vigilância para que os profissionais de saúde indiquem os exames, principalmente para públicos específicos, como profissionais de salões de beleza, acupuntura e outros que tenham contato com sangue”, diz Paz.
A Organização Mundial da Saúde estima que entre 1 e 2% da população mundial seja portadora de algum vírus de hepatite, sem no entanto ter conhecimento do diagnóstico. “Na maioria das vezes a doença é assintomática e por isso o diagnóstico é tardio, o que prejudica o tratamento e uma possível cura”, diz o coordenador do programa de Hepatites Virais da Sesa, Renato Lopes.
O diretor do departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná, Newton Sérgio de Carvalho, parceiro do evento da Sesa, disse que “é essencial que estejamos preparados para diagnosticar as gestantes portadoras da Hepatite B, pois poderemos atuar na transmissão vertical e evitar que o bebê desenvolva a doença”. Quando não diagnosticado previamente, os filhos de mães portadoras de hepatite B podem ser tratados podem desenvolver cirrose e câncer de fígado antes de completar 20 anos de idade.
As hepatites virais são doenças infectocontagiosas que causam inflamações e infecções no fígado e que em alguns casos podem evoluir para cirrose e câncer. Os tipos mais comuns de hepatite são transmitidos pelos vírus A, B e C. No Brasil, existe circulando ainda o vírus de hepatite D, comum na região amazônica.
A hepatite A é transmitida por via oral, principalmente por alimentos e água contaminados. A hepatite B é transmitida principalmente através de relações sexuais, sem preservativos e compartilhamento de seringas, agulhas e materiais contaminados. A hepatite C é transmitida principalmente por sangue contaminado, através de seringas, agulhas e materiais sem esterilização, mas também pode ser transmitida por relações sexuais sem proteção.
Nesta sexta-feira (29), a partir das 10h30, no auditório da maternidade do Hospital das Clínicas, em Curitiba, o professor Geraldo Duarte, da Universidade de São Paulo, comandará a conferência Hepatites Virais e Gravidez, como encerramento da Jornada Paranaense.

Seminário debate Plano Estadual de Habitação de Interesse Social



O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, abriu nesta quinta-feira (28) o primeiro seminário regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), na cidade de Londrina. “Temos um desafio muito grande pela frente e por isso estamos aqui para discutir as diretrizes para investimentos em habitação no nosso Estado. Vamos construir eslano levando em conta as particularidades de cada cidade”, disse Chaowiche.
Neste primeiro encontro reuniram-se representantes das cidades das regiões de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio. Os seminários regionais antecedem o seminário estadual, previsto para outubro, quando o Plano será concluído e referendado. Após a homologação pelo Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social, será encaminhado para a aprovação da Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades. Depois disso, o Plano será encaminhado à Assembleia Legislativa para tornar-se lei estadual.
O objetivo do Plano é apontar as necessidades habitacionais no Estado e as áreas prioritárias de ação. Com ações previstas para até 2023, o Plano passará por revisões ao longo dos anos. “Temos de pensar a longo prazo, pois o problema do déficit habitacional não se resolve em um ano. Com um plano bem estruturado, baseado na realidade das cidades, podemos organizar programas que atendam as suas necessidades”, disse o presidente da Cohapar.
Representando todos os prefeitos presentes, Edimar Aparecido Pereira dos Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão, disse que a Cohapar é responsável pela realização de um dos maiores sonhos de uma família, que é a casa própria. “O Plano Estadual fará com que as ações sejam contínuas. Hoje temos um governador preocupado com a habitação, mas não sabemos se daqui a dez anos será assim. Este Plano ajudará a garantir o atendimento constante à população mais necessitada”.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina, Gerson Guariente, “este seminário é de extrema importância para a história do Paraná, que garante um programa habitacional de qualidade e bem estruturado”.
Victor Hugo Dantas, coordenador da Região Metropolitana de Londrina, afirmou que o Paraná está vivendo um momento especial. “Há um entendimento entre as forças políticas e a sociedade organizada. Todo o Estado ajudará neste Plano, tanto com ideias como nas ações”.
João Verçosa da Silva, presidente da Cohab Londrina, disse que o Plano é importante para o desenvolvimento de uma política habitacional que atenda as necessidades da população. “Vamos contribuir com o que pudermos, pois sabemos que este plano vai dar direção aos investimentos na área de habitação”.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Governo confirma Cargill em Castro



O governo do Paraná confirmou ontem que a nova fábrica da Cargill de processamento de milho para a produção de amidos e adoçantes será instalada em Castro e que a assinatura do protocolo de intenções será assinado no dia 5 de agosto, às 11 horas, em local ainda a ser definido. A confirmação da fábrica da Cargill em Castro já foi anunciada, através de uma fonte diretamente ligada ao governo do Estado, na semana passada. O investimento da Cargill é de aproximadamente R$ 350 milhões, mas com a atração de empresas satélites deve chegar a R$ 1 bilhão.

Rede Feminista propõe parceria contra violência

A secret?ria-executiva da Rede Feminista de Sa?de, T?lia Negr?o (c), esteve em visita oficial ? Secretaria de Estado da Sa?de nesta quarta-feira (27) e participou de reuni?o extraordin?ria da rede paranaense. T?lia convidou a Secretaria a se inserir na campanha Ponto Final na Viol?ncia Contra Mulheres e Meninas. ?Uma campanha internacional, de livre ades?o, que tem envolvido diversas entidades nessa luta que deve ser de todos?, disse.Curitiba, 27-07-2011.Foto: Venilton Kuchler/SESA
A secretária-executiva da Rede Feminista de Saúde, Télia Negrão, esteve em visita oficial à Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (27) e participou de reunião extraordinária da rede paranaense. Télia convidou a Secretaria a se inserir na campanha Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas. “Uma campanha internacional, de livre adesão, que tem envolvido diversas entidades nessa luta que deve ser de todos”, disse.

Ela foi recebida pela enfermeira Maria Goretti David Lopes, chefe de gabinete da Secretaria e ex-coordenadora estadual da rede feminista. “A proposta de parceria vem ao encontro dos projetos desenvolvidos na Sesa para a questão da violência contra as mulheres e será levada ao conhecimento do secretário Michele Caputo Neto para o encaminhamento necessário”, disse Goretti.

“Estamos trazendo ao Paraná uma plataforma com propostas da rede para discussão nas conferências municipais, estadual e nacional de Saúde e para a 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres”, explicou Télia. Ela trouxe materiais impressos de apoio às discussões que estão sendo conduzidas pela rede estadual e deu posse à nova diretoria, que passa a ser coordenada por Carmen Maria Ribeiro, em substituição a Maria Goretti David Lopes. Também participou do encontro a coordenadora do programa de prevenção à violência contra a mulher da Sesa, Maria Celi de Albuquerque.

Paraná abrirá crédito para garantir segurança no trabalho em panificação



O governo do Paraná vai abrir uma linha de crédito a juros baixos para atender cerca de 4.200 panificadoras e confeitarias paranaenses, por meio do programa Probem, coordenado pela Agência de Fomento do Paraná S.A.. A medida vai garantir que as empresas adequem o parque de equipamentos para atender à Norma Regulamentadora NR-12 — editada pelo governo federal em dezembro de 2010 —, que trata de procedimentos obrigatórios em locais destinados a máquinas e equipamentos, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho no País.

O assunto foi tema de um encontro nesta quarta-feira (27) entre representantes da Fomento S.A., da Secretaria de Estado da Fazenda, do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria no Paraná (Sipcep) e da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip). As duas entidades representam empresas que empregam mais de 70 mil pessoas diretamente no Estado — 95% dessas empresas estão enquadradas como de pequeno porte pelo Simples Nacional.

“Esta é uma medida de impacto, porque proporciona uma melhoria substancial nas condições de segurança do trabalho de milhares de pessoas, garante os empregos, que é o objetivo do programa Probem, e atende à determinação do governador de contribuir para melhorar as condições de vida dos paranaenses”, afirma Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Fomento S.A..

A troca de equipamentos das 4.200 panificadoras e confeitarias paranaenses também vai movimentar milhares de empregos indiretamente. Além da fabricação e do transporte de máquinas, o processo exige adequação de instalações elétricas, hidráulicas e do ambiente de cada empreendimento, bem como cursos de treinamento para capacitação dos operadores, exigidos pela NR-12. Segundo a Abip, os consumidores também serão beneficiados, pois quase metade da população brasileira entra em uma panificadora ou confeitaria pelo menos uma vez ao dia.

Pelo convênio, que será assinado pelo governador Beto Richa em agosto, será firmado um acordo de cooperação técnica entre a Fomento S.A. e o Sipcep. O sindicato será responsável por entrar em contato com os empresários, avaliar e encaminhar os projetos à Fomento S.A., que designará uma equipe especializada para fazer a análise da documentação, do risco de crédito e da capacidade de pagamento de cada empresa. Os prazos e limites de valores para financiamento e parcelamento dependerão da capacidade de cada empresa e também das necessidades do estabelecimento para atender aos prazos estabelecidos pela NR-12 para adequar suas máquinas, que variam em proporção ao número de empregados.

NORMAS – O financiamento deverá ser usado para substituir equipamentos como cilindros — que são responsáveis por mais de 90% dos acidentes de trabalho nas empresas do segmento —, amassadeiras, batedeiras e modeladoras, entre outras máquinas. Além da adequação dos equipamentos, a NR-12 estabelece um conjunto de procedimentos obrigatórios nos locais destinados a máquinas e equipamentos, como piso, áreas de circulação, dispositivos de partida e parada, normas sobre proteção de máquinas e equipamentos, bem como manutenção e operação, para garantir condições adequadas de segurança do trabalho.

“Essa é a nossa grande chance de renovar o parque de máquinas”, afirma o presidente do Sipcep, Vilson Borgmann. Segundo ele, a NR-12 funcionará como um divisor de águas no setor, porque nunca houve nada igual. Nos últimos anos, principalmente com o processo de industrialização do Paraná, o segmento da panificação deixou de ser voltado unicamente à produção de pães e confeitos para se transformar em um ambiente de refeições, com fluxo de caixa e de clientes durante todo o dia. “Os empresários transformaram a frente das lojas, oferecendo refeições em buffets, pizzas e cafés coloniais. Agora vamos modernizar também a parte de trás, que se manteve a mesma de antes”, explica.

Segundo Borgmann, a troca de equipamentos também tem um componente de sustentabilidade, porque deverá proporcionar economia de energia, que ajudará a pagar o investimento. “Estamos verificando que a parceria que nosso segmento tinha com a Agência Curitiba e a Prefeitura de Curitiba, com Beto Richa, já está sendo estendida para todo o Paraná”, disse o dirigente.

Para o empresário Valmir Maiochi, que também é diretor da Abip, a iniciativa do governo paranaense é muito bem-vinda, porque vai facilitar ao empreendedor a substituição de equipamentos de alto custo, se considerado todo o processo. “Estamos fazendo articulações como esta em todo o País e ficamos muito satisfeitos porque a proposta foi prontamente aceita no Paraná. A expectativa é ótima”, disse Maiochi.

Idosa é violentada por filho adotivo em Cantagalo




Por volta das 20h45min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Cantagalo deslocou até a Rua Vinício Zanovello, Centro, onde segundo relato do solicitante, quando passava pelo local notou que um indivíduo (43 anos) estaria agredindo uma mulher (91 anos), esta estaria seminua, vestida apenas com uma calcinha e o indivíduo apenas com uma bermuda, fato presenciado pela testemunha.
Com a chegada da equipe foi encontrada a vítima deitada em uma cama, seminua, com o corpo sujo de barro e com hematomas na face, o agressor vestido apenas com uma bermuda, com o corpo sujo de barro e apresentava sintomas de embriaguez. A vítima foi conduzida por ambulância para casa hospitalar em Laranjeiras do Sul onde permaneceu internada, enquanto o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Cantagalo para as providencias cabíveis, onde foi constatado que o mesmo convivia coma vítima, pois é filho de criação da mesma. Foi informado, via telefone, pela enfermeira do hospital que a vítima passou por exame e possivelmente teria sofrido violência sexual.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Beto Richa e Cezar Silvestri repassam R$ 34,3 milhões para recapear ruas de 177 municípios‏



O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (26) o repasse de R$ 34.360.693,00 para obras de infraestrutura e recuperação da malha viária de 177 municípios do Paraná. Os recursos, a fundo perdido, fazem parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento e vão possibilitar o recapeamento de aproximadamente 2,3 milhões de metros quadrados. O total repassado este ano para obras de recuperação asfáltica soma R$ 48,8 milhões, que beneficiaram 245 municípios.
Os convênios com os prefeitos foram assinados no auditório do Canal da Música, em Curitiba, com a participação do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. “Em nossa caminhada pelo Estado ouvimos que algumas das principais necessidades das nossas cidades estão na área de infraestrutura. São problemas em muitos casos agravados pelas fortes chuvas que comprometeram o pavimento de ruas e avenidas. Temos o compromisso de garantir investimentos para dar melhores condições de vida para nossa população”, disse o governador.


As obras de recuperação asfáltica beneficiarão mais de quatro milhões de pessoas e serão executadas com contrapartida das prefeituras. Receberam prioridade os municípios que necessitam de medidas emergenciais e os que têm menos de 100 mil habitantes. Em média, as cidades receberão entre R$ 174 mil e R$ 340 mil. As prefeituras têm até 15 dias para encaminhar os projetos para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) analisar.

Richa destacou o compromisso de fazer um Estado democrático e preocupado com as causas municipalistas. Ele disse ainda que não haverá retaliações contra prefeitos que não o apoiaram nas eleições de 2010. “A população não tem culpa de opções e decisões partidárias. No nosso governo todos serão alcançados pelas políticas públicas do governo estadual. E assim, vamos conseguir juntos construir o Paraná que sonhamos”, disse Richa.

Cezar Silvestri, secretário do Desenvolvimento Urbano, explica que os primeiros repasses deste ano foram destinados a municípios com os quais o governo passado assinou convênios do Recap sem previsão orçamentária, além de liberar recursos do programa durante o período eleitoral, o que é ilegal. “As cidades estavam preparadas para começar as obras, mas não receberam os recursos prometidos. Seguindo ordem do governador, repassamos cerca de R$ 15 milhões para executar as obras em cerca de 70 municípios que foram prejudicados pelas irregularidades do governo anterior”, disse o Silvestre. Estas obras tiveram seus projetos aprovados e já estão em andamento.

O governador Beto Richa, segundo o secretário, decidiu honrar um compromisso de outro governo: “Em sua humildade, o governador afirmou que não vamos, de forma nenhuma, por vaidade, prejudicar nossos prefeitos”.

“Atendemos 250 municípios, que representam 75% dos municípios com menos de 100 mil habitantes. São cerca de 3,5 milhões de metros quadrados de recuperação asfáltica viabilizados pelo Governo do Estado”. De acordo com o secretário, os recursos são repassados pelo Estado a fundo perdido e alguns municípios têm contrapartida porque ampliaram seus projetos.

Além disso, a liberação não levou em conta questões político-partidárias: “Dentre os prefeitos atendidos, 79 foram adversários do governador nas últimas eleições. Queremos atender bem nossos companheiros, mas não discriminaremos ninguém. O tempo do ódio e do rancor terminou no Paraná”, disse o secretário, que finalizou seu pronunciamento estendendo os cumprimento à equipe da Sedu e do Paranacidade, aos deputados federais e estaduais e pedindo um “viva” ao governador Beto Richa.

PREFEITURAS – Pequenas cidades, com menos de 50 mil habitantes, serão as mais beneficiadas com os recursos para a troca do pavimento. É o caso do município de Prudentópolis, que, com cerca de 48 mil moradores, irá receber mais cerca de R$ 340 mil. “Ficamos contentes e otimistas com a parceria com o governo estadual. A situação da Avenida 12 de Agosto está precária, precisávamos com urgência desse valor”, destacou o prefeito Gilvan Pizzano Agibert, que colocará mais R$ 20 mil de contrapartida na obra.

O prefeito de Dois Vizinhos, José Luiz Ramuski, afirma que as obras a serem realizadas com recursos do Recap irão melhorar a mobilidade e o fluxo do trânsito na cidade. “É uma ação necessária que vai desafogar o acesso ao centro”, disse Ramuski. A cidade, que tem cerca de 35 mil habitantes, irá receber R$ 174 mil, que serão aplicados nas ruas Amazonas, Tiradentes e Marechal Rondon.


A cidade de Rondon fica na região Noroeste e tem 10 mil habitantes. O prefeito Ailton Alfredo Valloto considera o recurso uma forma de melhorar a vida da população urbana. “Temos uma área urbana que precisa de reparo. Com esse valor vamos recapear mais de 12 mil metros quadrados”, disse o prefeito. Rondon irá receber mais de R$ 190 mil e entrará com R$ 16,8 mil de contrapartida. A obra deverá beneficiar mais de 300 famílias.

DIA DO AGRICULTOR: Sindicato Rural homenageia associados



O Sindicato Rural de Guarapuava prestará uma homenagem a 35 associados no evento alusivo ao Dia do Agricultor nesta quinta-feira, dia 28 de julho.

A homenagem é direcionada aos sócios com mais de 80 anos de idade e será às 16 horas, no salão de festas da entidade em Guarapuava e também na Extensão de Base Candói. A diretoria do Sindicato Rural concederá um benefício a esses associados, que será revelado somente no momento da homenagem.

O objetivo é agradecer a contribuição, participação e apoio desses produtores rurais à entidade. “Muitos são sócios há mais de 40 anos e acompanharam o crescimento da entidade, contribuindo para o fortalecimento da classe patronal rural”, observa o presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

A confraternização do Dia do Agricultor será realizada em Guarapuava, Candói e Cantagalo das 14 às 20 horas, com coquetel e distribuição de brindes fornecidos por empresas parceiras da entidade. “Esperamos a participação de todos os produtores rurais, além de representantes das empresas, revendas e cooperativas parceiras da entidade”, afirma o presidente.

Essa é a terceira edição da confraternização do Dia do Agricultor, o maior evento festivo do Sindicato Rural. No ano passado, 350 pessoas prestigiaram a festa na sede e Extensões de Base.

Assessoria de Imprensa – Release 541 - 26/07/2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Cesar Filho faz entrega de seis viaturas para a PM de Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho fez a entrega das chaves de seis novas viaturas que vão agregar a frota da Policia Militar de Guarapuava. Desse total, três ficaram em Guarapuava: um micro-ônibus, uma Eco sport e um caminhão guincho. As demais serão levadas para municípios vizinhos: Santa Maria do Oeste, Laranjeiras do Sul e Mato Rico.
Segundo o tenente coronel, Daniel dos Santos, a renovação vai trazer uma melhoria na prestação de serviços oferecidos para a comunidade guarapuavana, além da melhoria das condições de trabalho dos policiais.
Para Cesar Filho, a segurança pública é um setor que precisa de muita atenção. Além de equipar é preciso aumentar o quadro de policiais. “A falta de policiais acaba sobrecarregando, sendo necessária a contratação de mais homens para a segurança pública, que tanto preocupa a população”, analisa. Durante seu pronunciamento falou do da “importância no combate às drogas, que deve ser integrando as áreas de educação e saúde, bem como a geração de empregos e segurança. Essas ações integradas vão combatem o problema, que cresce a cada dia”.



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sedu libera R$ 955 mil para recapear ruas de municípios da Amocentro



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) vai destinar R$ 955.460,00 para obras de recape asfáltico de cinco cidades da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). Os recursos fazem parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento e, nesta etapa, beneficiarão moradores de Campina do Simão, Laranjal, Mato Rico, Turvo e Santa Maria do Oeste.

Esses recursos integram os mais de R$ 34,3 milhões que o Governo do Paraná vai destinar a 177 municípios paranaenses, por meio da Sedu. A solenidade de assinatura dos convênios será realizada nesta terça-feira (26) às 10 horas, no auditório do Canal da Música, em Curitiba.

O recapeamento asfáltico é, atualmente, a grande preocupação dos municípios, principalmente em função do grande índice pluviométrico registrado entre novembro e fevereiro, o que contribuiu para deteriorar a malha viária urbana de dezenas de cidades”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. “Há uma necessidade muito grande de investimentos e estamos, com esses recursos, suprindo essa lacuna”, acrescentou Silvestri.

De acordo com o secretário, os investimentos nos municípios irão melhorar a infraestrutura das cidades e dar melhores condições de vida à população. “É o grande anseio de muitas pessoas que moram nas cidades terem as ruas de suas cidades asfaltadas e bem estruturadas. Por isso, a demanda por investimento nessa área é tão grande. Muitas prefeituras, principalmente das cidades menores, não dispõem de equipamentos específicos para a pavimentação asfáltica. Fazendo essa liberação de recursos, estamos auxiliando os municípios a investir numa área extremamente importante”, comentou.

O programa beneficia, prioritariamente, municípios com menos de 100 mil habitantes com recursos a fundo perdido, podendo ou não ter contrapartida das prefeituras, de acordo com a avaliação de cada caso. Em média, os municípios beneficiados recebem entre R$ 180 mil a R$ 220 mil.

Silvestri explicou que continuará em busca de recursos para poder beneficiar os municípios ainda não contemplados. “Priorizamos os municípios que necessitavam de medidas emergenciais, mas continuarei buscando mais recursos para estender o programa a todos os municípios do Paraná”, concluiu.

Sedu libera R$ 34,3 milhões para recapear ruas de 177 municípios‏



O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), vai destinar R$ 34.360.693,00 para 177 municípios paranaenses. Os recursos fazem parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento e beneficiarão mais de quatro milhões de paranaenses. A solenidade de assinatura dos convênios será realizada nesta terça-feira (26), às 10 horas, no auditório do Canal da Música, em Curitiba.

O recapeamento asfáltico é, atualmente, a grande preocupação dos municípios, principalmente em função do grande índice pluviométrico registrado entre novembro e fevereiro, o que contribuiu para deteriorar a malha viária urbana de dezenas de cidades”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. “Há uma necessidade muito grande de investimentos e estamos, com esses recursos, suprindo essa lacuna”, acrescentou Silvestri.

De acordo com o secretário, os investimentos nos municípios irão melhorar a infraestrutura das cidades e dar melhores condições de vida à população. “É o grande anseio de muitas pessoas que moram nas cidades terem as ruas de suas cidades asfaltadas e bem estruturadas. Por isso, a demanda por investimento nessa área é tão grande. Muitas prefeituras, principalmente das cidades menores, não dispõem de equipamentos específicos para a pavimentação asfáltica. Fazendo essa liberação de recursos, estamos auxiliando os municípios a investir numa área extremamente importante”, comentou.

O programa beneficia, prioritariamente, municípios com menos de 100 mil habitantes com recursos a fundo perdido, podendo ou não ter contrapartida das prefeituras, de acordo com a avaliação de cada caso. Em média, os municípios beneficiados recebem entre R$ 180 mil e R$ 220 mil.

Silvestri explicou que continuará em busca de recursos para poder beneficiar os municípios ainda não contemplados. “Priorizamos os municípios que necessitavam de medidas emergenciais, mas continuarei buscando mais recursos para estender o programa a todos os municípios do Paraná”, concluiu.

Ricardo Tesseroli - Sedu
Assessor de Imprensa - MT 6334
41 3254 7792 - 41 9825 1469 - 42 9977 1656
www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br

Sedu integra Comitê Executivo Estadual Esportivo e Paradesportivo



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) integra o Comitê Executivo Estadual Esportivo e Paradesportivo. O governador em exercício Flávio Arns e o secretário de Estado do Esporte, Evandro Roman, assinaram nesta sexta-feira (22) um decreto para reestruturação do Comitê Executivo Estadual Esportivo e Paradesportivo. O diretor geral da Sedu, Jamil Abdanur Júnior, representou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, no evento. O objetivo do comitê é encaminhar o projeto e a implantação do Centro de Excelência de Treinamento Esportivo e Paradesportivo do Estado do Paraná, e outras ações decorrentes.

O Centro de Excelência é um projeto de R$ 48 milhões, que deve ser erguido em uma área de 93 mil metros quadrados cedida pela prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os equipamentos e instalações serão todos adequados à prática de atividades físicas e desportivas por atletas convencionais e também por pessoas com todos os tipos de deficiência física. Deverá ser o maior do gênero na América Latina.

Flávio Arns disse que além de incentivar o esporte, principalmente para pessoas com deficiência, o projeto beneficiará também a economia local, em áreas como o turismo e a hotelaria. “Temos que nos articular com a bancada federal paranaense e todas as entidades ligadas ao desporto e à acessibilidade, para desenvolver esse projeto, que será bom para a formação de atletas de todas as modalidades e a comunidade em geral”, disse Arns.

Para o governador em exercício, esta é também uma oportunidade para desenvolver o projeto Paraná Acessível, adequando todos os prédios públicos do Estado a condições de acessibilidade. “Ter uma calçada antiderrapante, por exemplo, é bom não apenas para o deficiente, mas para o idoso, para a gestante e outras pessoas com dificuldade de mobilidade”, afirmou.

Decisão oficial da Cargill será divulgada apenas em agosto


A Cargill deverá se pronunciar oficialmente a respeito de qual cidade receberá a nova fábrica de processamento de milho somente no dia 5 de agosto.

A Cargill deverá se pronunciar oficialmente a respeito de qual cidade receberá a nova fábrica de processamento de milho somente no dia 5 de agosto. O investimento é de R$ 350 milhões podendo chegar a R$ 1 bilhão com a vinda de outras empresas satélites.
Além de Guarapava, outras cidades como Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Castro também estavam na disputa do empreendimento. A definição , no entanto, deve ocorrer somente em agosto.

ENCONTRO DE RESULTADOS DE PESQUISAS UNICENTRO Grupo Agrass‏



Na safra 2010/2011 foram conduzidos, em parceria com o Grupo Agrass e diversas empresas do setor agrícola, aproximadamente 50 experimentos que envolveram as culturas do milho, soja e feijão. Selecionamos alguns desses trabalhos para apresentarmos no 3º Encontro de Resultados de Pesquisa UNICENTRO e Grupo AGRASS, com o apoio logístico do Sindicato Rural de Guarapuava.

Temas que serão abordados:

1 - Efeito do Nitrogênio e do Enxofre nas culturas da soja, milho e feijão.

2 - Controle de doenças foliares na cultura do milho e sues impactos na produtividade e qualidade dos grãos.

3 - Nitrogênio complementar nas culturas da soja, milho e feijão.

4 - Bioestimulantes no tratamento de sementes das culturas da soja, milho e feijão.

5 - Inoculação de sementes com Azospirillum como alternativa de redução de custos ou incremento de produtividade.

6 - Época de semeadura e população de plantas como estratégia para incremento de produtividade da cultura do milho.

Paraná terá o primeiro Núcleo da Faixa de Fronteira do País



O Paraná vai abrigar o primeiro Núcleo Regional da Faixa de Fronteira do País. O núcleo integrará os governos estadual e federal e associações de municípios em iniciativas voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social de 137 municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai e a Argentina. A implantação foi discutida em Foz do Iguaçu, durante oficina encerrada nesta sexta-feira (22).

O núcleo paranaense será o primeiro de 11 que o Ministério da Integração Nacional pretende instalar em estados que fazem fronteira com outros países. Além deste e de outros ministérios do governo federal, o projeto envolverá a Itaipu Binacional, secretarias de Estado (tendo à frente a do Turismo), iniciativa privada e movimentos sociais.

Durante o encontro em Foz foi elaborado o modelo de gestão do núcleo e definidas as áreas que estarão diretamente envolvidas nas ações de desenvolvimento. Serão criadas câmaras temáticas nas áreas de segurança, saúde, infraestrutura e logística, educação, desenvolvimento econômico e desenvolvimento socioambiental. Os detalhes da proposta serão reunidos em um documento a ser entregue ao governador Beto Richa e encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, que coordenará vinte ministérios relacionados com as áreas das câmaras.

“Vamos reunir todas as forças políticas e da sociedade para discutir os projetos de desenvolvimento da faixa de fronteira no Paraná a partir da harmonização das três esferas de governo e com a parceria das associações dos municípios do Oeste e Sudoeste, regiões que fazem fronteira com o Paraguai e Argentina. Esta área tem um grande potencial de produção econômica e de tecnologia e turismo”, disse o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh.

De acordo com o diretor presidente brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, a usina coloca-se como parceira para o sucesso do projeto. “Estamos há vinte anos na tentativa de criar um núcleo de desenvolvimento para esta região de fronteira. Tivemos este ano a sinalização para iniciar os trabalhos, a partir da assinatura de um protocolo de intenções com o governo federal em abril. Agora vamos unir esforços com o governo do Estado e com demais segmentos e evoluir com o projeto”, afirmou.

A faixa de fronteira paranaense é, entre todas as existentes no Brasil, a que possui o maior contingente populacional. É compreendida entre os municípios de Guaíra e Barracão e faz divisa com dois países, Paraguai e a Argentina. No Brasil, a faixa de fronteira corresponde a 27% do território nacional e abriga 20 milhões de pessoas.

“O Estado ganha com os novos visitantes que serão atraídos por uma estrutura mais organizada e com a troca de culturas. O projeto abre uma expectativa de investimentos, geração de empregos e renda. É uma região geopolítica muito importante pela integração ao Mercosul”, ressaltou Saleh.

MODELO – O planejamento do Ministério da Integração prevê a instalação de núcleos de fronteira nos onze estados que têm divisas com outros países. “O Paraná tem todas as condições de ser modelo para o País. Tem uma estrutura de planejamento organizada, lideranças com vontade e uma área de fronteira desenvolvida”, destacou o assessor especial do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Peixoto.

“Com um sistema organizado como o núcleo fica mais fácil definir as prioridades e buscar resultados para o Estado como um todo. É um momento importante para pensar programas de infraestrutura e contribuir para o sucesso desta iniciativa”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que participou da oficina do Núcleo.

Denarc apreendeu 2,5 toneladas de drogas no primeiro semestre



Duas toneladas e meia de drogas, avaliadas em R$ 7,5 milhões, foram apreendidas no primeiro semestre pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). No mesmo período, 144 suspeitos foram presos e indiciados por tráfico de drogas. Durante as operações, foram apreendidos 1,5 tonelada de maconha, 2,15 quilos de haxixe, 208 quilos de cocaína, 228 quilos de crack, 127 comprimidos de ecstasy, 94 pontos de LSD, além de 34 veículos e 20 armas de fogo.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, as ações de combate às quadrilhas de traficantes influem na redução dos homicídios, já que esse tipo de crime possui ligação direta com a guerra pelo controle do tráfico de drogas em todo o Estado. “No tráfico, se mostra um total desprezo à vida, e qualquer dívida pode gerar um homicídio”, diz.

Michelotto afirma que o combate ao tráfico de drogas vai ser intensificado com a nova filosofia de trabalho que está sendo implantada na polícia paranaense. “O trabalho desenvolvido pela Denarc é reflexo da motivação dos nossos policiais civis. Quando a polícia receber todas as melhorias necessárias, esse trabalho continuará com mais intensidade. Para isso, contamos com os reforços que o governo do Paraná está sinalizando para serem executadas na Polícia Civil”, afirma.

Segundo o delegado-chefe da Denarc, Riad Braga Farhat, o trabalho exige dedicação dos policiais: “As investigações são demoradas, para que consigamos atingir todos os setores envolvidos no tráfico”. Farhat lembra que o problema das drogas é crônico. “O comércio de drogas é um problema mundial. Nossos dilemas são os mesmos das polícias de Nova York, Berlim, Paris ou Londres. As quadrilhas agem com força e não se intimidam com a repressão, tendo como principal meta colocar a maior quantidade possível de drogas no mercado”, diz.

A Divisão Estadual de Narcóticos atua em todo o Estado, com núcleos em Curitiba e Região Metropolitana, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa.

sábado, 23 de julho de 2011

Cristina Silvestri fala no programa "Cidade Aberta"



Cristina Silvestri, representante do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) em Guarapuava
Programa Cidade Aberta, apresentado por Celso Goes neste sábado, terá como entrevistada Isabel Cristina Rauen Silvestri, que destaca a campanha "Espalhe Calor". O programa vai ao ar na Rádio Cultura Guarapuava, FM à partir das 12 hs. Ela que é esposa do Deputado Federal licenciado, atual secretário de estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e mãe do deputado estadual Cesar Silvestri Filho.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sindicato Rural festeja Dia do Agricultor‏



Produtores rurais de Guarapuava, Candói, Foz do Jordão e Cantagalo participam na próxima quinta-feira, dia 28, da confraternização alusiva ao Dia do Agricultor promovida pelo Sindicato Rural de Guarapuava.

Das 14 às 20 horas, a diretoria e os funcionários do Sindicato Rural estarão recepcionando os convidados em três locais simultaneamente: na sede em Guarapuava e nas Extensões de Base Candói e Cantagalo. Os produtores poderão participar do evento na unidade mais próxima de sua propriedade rural ou residência. “Esperamos a participação de toda a classe produtora rural, representantes das empresas, revendas e cooperativas parceiras da entidade”, diz o presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho.

Haverá coquetel e sorteio de brindes. “Teremos algumas novidades esse ano, como homenagens a associados, brindes para os produtores rurais que prestigiarem o evento e algumas surpresas que serão reveladas somente no dia”, antecipa a gerente Luciana de Queiroga Bren.

Além do momento festivo, haverá divulgação dos serviços, cursos profissionalizantes do SENAR e benefícios que a entidade oferece aos produtores, visando um maior fortalecimento e crescimento da consciência patronal rural.

O produtor rural poderá chegar ao evento em qualquer horário entre 14 e 20 horas. “O horário é flexível justamente para que os produtores possam participar, nem que seja durante pouco tempo”, explica Luciana.

Essa é a terceira edição da confraternização do Dia do Agricultor, o maior evento festivo do Sindicato Rural. No ano passado, 350 pessoas prestigiaram a festa na sede e Extensões de Base.

28 de Julho – Dia do Agricultor

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho, remete à importância da agropecuária para o desenvolvimento nacional. “Mesmo com todas as dificuldades, o produtor vem cultivando suas terras, produzindo e gerando empregos e riquezas. O Sindicato Rural, como representante da classe, não poderia deixar de prestar uma homenagem ao produtor rural neste dia. Por isso, promovemos essa confraternização”, destaca.

Assessoria de Imprensa – Release 539 - 21/07/2011

Sindicato Rural de Guarapuava – (42) 3623-1115 - ACESSE o SITE www.srgpuava.com.br

Tecpar apresenta novo programa na Sedu



O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, manifestou a intenção de apoiar e contribuir para a implantação de um novo programa estadual de inserção de empresas de base tecnológica nos municípios paranaenses. “Vamos participar como indutores. Trabalhamos com municípios e temos condições de fazer um programa de incentivo, de forma a mobilizar as prefeituras e incentivar sua adesão”, afirmou.
A proposta do programa Parque Tecnológico Virtual do Paraná foi apresentada em reunião realizada nesta quarta-feira (20), no auditório da Sedu/Paranacidade, pelo diretor presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Cesar Felix e pelo engenheiro Jorge Takeda, técnico do Tecpar/Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec). A reunião também contou com a participação do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinoni; do coordenador da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara; do diretor geral da Sedu, Jamil Abdanur Júnior; do assessor técnico da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), João Percy Hohmann; do assessor especial da Sedu/Paranacidade, Luiz Eduardo Pacheco e do advogado da Comec, Ademir Lopes dos Santos Paz.

O programa resulta de plano inicialmente elaborado pelo Tecpar para Curitiba e Região Metropolitana, visando sua expansão para os demais municípios do Paraná. O conceito prevê a inserção sistematizada e organizada pelo poder público de pequenas empresas de base tecnológica, originadas ou não de incubadoras tecnológicas.

Trata-se de um modelo de inserção de empresas de forma pulverizada, mas organizada e que atenda características de sustentabilidade, inovação, qualidade de vida e de atendimento às pequenas empresas, em regiões previamente escolhidas, com infraestrutura de instalação, transporte e moradia. Esse modelo não visa a um processo de adensamento de empresas, mas de distribuição organizada, com menor impacto e conectadas em rede.

Incentivos
As prefeituras que tiverem interesse em aderir ao processo poderão fazê-lo por meio de lei municipal legitimada pelas câmaras de vereadores. De acordo com a proposta do Tecpar, o poder público oferece infraestrutura básica, transporte, internet, incentivos fiscais ou, simplesmente, local de instalação incentivado e um processo de monitoramento e capacitação de funcionários moradores da região. Desse modo, as empresas instaladas permanecem em rede, com atualização de dados obrigatória, demonstrando à sociedade sua contribuição efetiva e em tempo real.

As empresas serão credenciadas por meio de edital público que selecionará os projetos de interesse e vai monitorar o crescimento sustentável do empreendimento. Dentre os principais critérios do processo de elegibilidade das empresas estão a inovação, sustentabilidade e ser graduada de incubadoras da rede do Paraná que apoia a contratação de mão-de-obra especializada, com titulação.

Além do envolvimento da Sedu, da Seim, do Tecpar, da Comec e dos municípios, também serão convidadas para participar do programa a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Copel, Celepar, Sebrae e incubadoras.

"Direto de Brasília": Justiça aceita denúncia por corrupção



A corte especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) aceitou ontem denúncia para abrir ação penal contra o delator do mensalão do Distrito Federal (DF), Durval Barbosa, os membros do Ministério Público local Leonardo Bandarra e Deborah Guerner e outras três pessoas supostamente envolvidas em um esquema de extorsão contra o ex-governador José Roberto Arruda. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, o grupo pediu R$ 2 milhões para não divulgar um vídeo em que Arruda aparece recebendo dinheiro de Durval Barbosa.

Reunião em Brasília faz ajustes para a Copa 2014



Representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 participaram nesta quinta-feira (21) no Ministério do Planejamento, em Brasília, da terceira rodada de monitoramento presencial realizadas pelo Grupo Executivo da Copa (Gecopa), integrado pelos ministérios do Esporte, Cidades, Casa Civil, Planejamento e Fazenda. O secretário do Paraná para Assuntos da Copa do Mundo 2014, Mario Celso Cunha, informou que foram feitos ajustes de valores e prazos, dos contratos de mobilidade urbana e revisão de modal.

Segundo ele, ficou acertado que a assinatura da revisão da Matriz de Responsabilidades acontecerá no período entre 31 de julho a 15 de agosto. O lançamento do segundo balanço da Copa 2014 foi marcado para a segunda quinzena de agosto.

“Os nove projetos do Paraná e de Curitiba (cidade-sede), estão dentro dos prazos fixados. Na próxima semana devemos ter a definição das obras de conclusão da Arena da Baixada, para fechar o ciclo de responsabilidades”, assegurou Mario Celso Cunha.

“Todas as obras terminam com tranquilidade até dezembro de 2013, sem nenhuma dificuldade”, reforçou o presidente do Ippuc, Cléver Almeida, em referência ao prazo fixado pelo governo federal para conclusão das obras da Copa.

O presidente da Comec, Gil Polidoro, afirmou que já negociou com a Caixa Econômica e o Ministério das Cidades todos os ajustes necessários. “Na próxima semana teremos uma reunião em Curitiba, com representantes do ministério, para uma avaliação final”, informou.

APRESENTAÇÃO – Os representantes de Curitiba fizeram sua apresentação no período da manhã e, à tarde, foram ouvidos os representantes de Fortaleza e Brasília.

O encontro foi coordenado pelo secretário especial, Alcino Rocha, pelo assessor especial de futebol, Joel Benin, ambos do Ministério do Esporte, e pelo coordenador geral de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Guilherme Ramalho.

O evento contou ainda com a presença de assessores dos ministérios do Gecopa, além de representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Infraero.

Também representaram o Paraná o secretário municipal de Governo da Prefeitura de Curitiba, Luiz Fernando Jamur; o presidente do Ippuc, Cléver Almeida, e sua equipe; o superintendente da Infraero, Antonio Pallu; e o representante da Caixa Econômica Federal, Sérgio Luis Ghizzo.

OBRAS – O diretor-técnico da Comec, Sandro Setim, fez uma exposição dos cinco projetos do Governo do Estado do Paraná, lembrando que o Corredor Aeroporto/Rodoferroviária deve ter a obra contratada em janeiro de 2012, a Requalificação da Rua Marechal Floriano, em fevereiro de 2012, as Vias de Integração Radiais Metropolitanas devem ter início em abril de 2012.

“Quanto ao Corredor Metropolitano, que é uma das principais obras da Copa, já estamos com os projetos contratados e vamos agora negociar algumas alterações com os ministérios envolvidos. Pretendemos entregar um dos lotes em julho de 2013 e o outro em dezembro do mesmo ano”, disse Setim.

O secretário municipal de Governo disse que a reunião foi muito produtiva e objetiva. “A parceria com o governo federal tem sido positiva e a cidade de Curitiba já começou uma grande ação de novas obras, intensificando isso a cada dia e cumprindo os compromissos assumidos", disse Luiz Fernando Jamur.

No próximo encontro do Gecopa, marcado para terça-feira (26), serão discutidos temas como a isenção tributária para o Mundial de 2014 e os programas de acessibilidade.

Áudio:

DER constrói vias marginais para beneficiar Guarapuava



Até o mês de agosto devem ser finalizadas as obras que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está promovendo nas PRs 170 e 540, atendendo várias comunidades do município de Guarapuava, entre elas, o distrito de Entre Rios.

São várias intervenções. Uma delas é o alargamento e o cascalhamento de acostamentos da PR-540, que vai atender os moradores, produtores e trabalhadores das colônias Jordãozinho e Vitória.

O conjunto de obras do DER também abrange a construção de vias marginais na PR-170. Estas últimas serão executadas nos trechos que ligam os trevos de acesso às comunidades, estendendo-se até proximidades da localidade de Serrinha.

MARGINAIS - Segundo o DER, as marginais são uma das últimas etapas das obras de revitalização das PRs-540 e 170 e dos trevos de acesso a Entre Rios.

Elas serão construídas nas margens da PR-170. A melhoria beneficiará as Colônias Samambaia e Socorro. São aproximadamente três quilômetros de marginais de ambos os lados da pista.

O objetivo é evitar o tráfego de máquinas agrícolas na rodovia, garantindo a segurança dos agricultores e também dos motoristas.

As marginais vão complementar a expansão dos acostamentos na PR-540, beneficiando as cinco colônias de Entre Rios e facilitando a circulação de equipamentos agrícolas. São 23 quilômetros de alargamento das margens.

Programa vai melhorar iluminação e reduzir gasto de energia em 800 escolas



Um convênio assinado pelo governador em exercício Flávio Arns nesta quinta-feira (21), envolvendo a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Secretaria de Estado da Educação, vai melhorar a iluminação e reduzir o consumo de energia em 800 escolas da rede pública de ensino. Em quatro anos, o investimento será de R$ 20 milhões, por meio do Programa de Eficiência Energética da Copel, que promove ações de combate ao desperdício e melhoria da eficiência de equipamentos, processos e usos finais de energia.

“Esta é uma iniciativa ambientalmente correta, que deixa o ambiente escolar mais agradável e acolhedor e contribui para uma educação de melhor qualidade”, disse Flávio Arns. “Vamos economizar quase R$ 4 milhões em energia em quatro anos, dinheiro que poderá ser usado em reformas, ampliações e melhorias na rede de ensino, para material didático, capacitação e até salários de professores e profissionais da educação”, afirmou.

Para o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, ao direcionar o Programa de Eficiência Energética da Copel para a rede de escolas, o governo do Paraná atende a uma das prioridades do Plano de Governo, que é a educação de qualidade. “A Copel tem uma responsabilidade social e vai contribuir para o desenvolvimento do Estado ajudando as escolas a reduzir custos, poupando energia, e a proporcionar um ambiente escolar adequado para capacitar os jovens que irão ocupar milhares de postos de trabalho nas diversas empresas que estão vindo se instalar no Paraná”, disse Zimmer.

Por meio desse convênio, a Copel irá substituir sistemas de iluminação existentes (conjuntos de lâmpadas, luminárias e reatores) por equipamentos com tecnologias mais modernas e mais eficientes em 200 estabelecimentos de ensino por ano, de todas as regiões do Paraná. Eles serão selecionados por critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria da Educação, baseados principalmente no volume de consumo.

Até o final do projeto deverão ser substituídas e adequadamente descartadas 19.904 lâmpadas incandescentes, que serão trocadas por lâmpadas fluorescentes compactas de maior eficiência. Outros 226.064 conjuntos de luminárias fluorescentes também serão trocados por equipamentos mais eficientes. A economia de energia estimada ao fim desse processo será de R$ 930 mil por ano.

As ações voltadas à eficiência no uso, oferta e na conservação de energia elétrica estão previstas na legislação federal sobre energia elétrica e são regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). As concessionárias do serviço de energia elétrica devem aplicar parte da receita em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, bem como em ações de eficiência energética. Entre os projetos da Aneel estão a eficientização energética de sistemas de iluminação de unidades consumidoras do setor público.

Irami Pimentel, diretora do Colégio Estadual Pio Lanteri, que atende 1.100 estudantes no bairro Uberaba, em Curitiba, disse que a troca de lâmpadas vai reduzir o gasto com energia e com a própria troca de lâmpadas, além de proporcionar uma iluminação melhor. “Hoje temos salas de aula muito escuras e com a má iluminação o aluno sente sono e cansaço. Com uma boa iluminação ele desperta mais para o aprendizado”, afirmou.