
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, representou o governador Beto Richa na solenidade de posse dos membros da nova diretoria e do conselho fiscal do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), na noite desta quinta-feira (07), em Curitiba. Eleita para o triênio 2011/2014, a nova diretoria é presidida pelo engenheiro eletricista Ulisses Kaniak.
Ao colocar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) à disposição da categoria da qual faz parte, o secretário e engenheiro civil Cezar Silvestri, falou da relevante contribuição da classe para o estado e o país. "É uma satisfação muito grande estar hoje aqui participando da posse da nova diretoria do Senge-PR, um sindicato que possui 76 anos de história, conta com 3 mil filiados e que já participou de lutas importantes na defesa dos interesses não só dos engenheiros, mas na defesa de toda a sociedade de nosso estado e nosso país”, afirmou.
O secretário lembrou recentes lutas da categoria, como “a defesa que o sindicato fez pelo piso salarial na década de 1980, na luta contra o super faturamento das obras da Usina de Segredo, na mobilização pelas Diretas Já, na luta pela redemocratização do pais, na participação da constituição cidadã de 1988. Lembro-me muito bem da participação extremamente importante do sindicato, junto conosco, na Assembléia Legislativa do Paraná, na luta contra a venda da Copel", disse Silvestri. Segundo ele, neste momento de aquecimento da economia, incremento na produção de alimentos e implementação de grandes obras de infraestrutura, cabe aos engenheiros do Paraná e do Brasil uma relevante contribuição para que o crescimento de nosso Estado e do País ocorra de forma sustentável, com justiça social, promovendo a geração de empregos, proporcionando a distribuição de renda e ainda oferecendo melhor qualidade de vida aos paranaenses e brasileiros.
A solenidade realizada no Estação Convention Center reuniu mais de 300 pessoas e contou com a participação de presidentes e representantes das principais entidades de engenharia do país, como o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
Em seu discurso de posse, Kaniak destacou a renovação promovida pela chapa “Renovação e Fortalecimento” na diretoria executiva do sindicato, que teve 40% do seu quadro de diretores renovado. Ao afirmar que “política e engenharia não são assuntos excludentes”, o presidente do Senge-PR disse que vai gestionar, junto ao governador do Paraná e aos engenheiros “que exercem papéis importantes de decisão no governo, ações efetivas para a valorização profissional dos engenheiros que atuam no serviço público”.
O ex-presidente do Senge-PR (gestão 2008/2011), engenheiro civil Valter Fanini, transmitiu o cargo e ressaltou em seu discurso a pluralidade do Senge-PR. “É uma instituição movida por um ideal de construção coletiva que se estrutura e se molda nas convicções dos engenheiros que por aqui passaram e dos muitos outros engenheiros que por aqui ainda passarão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário