
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, participou, na última sexta-feira (08), de uma reunião com o governador Beto Richa, quando acompanhou, juntamente com o deputado estadual Cezar Silvestri Filho, uma comitiva de empresários e lideranças políticas de Guarapuava. A pauta do encontro foi a instalação da multinacional Cargill no Estado. A comitiva guarapuavana entregou uma carta aberta que apresenta pontos favoráveis para instalação da Cargill em Guarapuava.
O governador Beto Richa reforçou que uma das metas de seu governo é promover a industrialização do interior do Paraná e se comprometeu a agendar uma reunião entre os representantes e fornecedores da Cargill para que o empresariado de Guarapuava possa apresentar as vantagens e atrativos do município.
Cezar Silvestri enfatizou que a sociedade guarapuavana está unida na luta para a atração da multinacional. “Estamos aqui com empresários, lideranças políticas e do setor agropecuário para mostrar que Guarapuava está unida e trabalhando para conseguir atrair esse grande investimento. Temos muitos pontos favoráveis a expor e mostrar que o município reúne as condições ideais para a implantação da Cargill”, comentou.
O deputado estadual Cesar Filho reforçou a importância da instalação de uma empresa do porte da Cargill em Guarapuava e dos esforços de todo o setor produtivo para receber a multinacional. O parlamentar também citou as vantagens em relação às demais cidades interessadas – Castro e Ponta Grossa –, em função da qualidade do milho local, a alta capacidade técnica dos produtores e a grande produtividade, além de questões logísticas, como o transporte ferroviário e da instalação do ramal do gasoduto na região central do Estado.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, a audiência com o governador foi proveitosa, principalmente por apresentar alguns dados ao governador que podem influenciar na vinda da Cargill para Guarapuava. “O governador é favorável à industrialização do interior do Paraná e sabe da importância dessa indústria para região. O momento agora é aguardar a decisão da Cargill”, declarou Botelho.
No documento, além dos dados da produção de milho e formação universitária da região, foi entregue um estudo feito pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sobre os impactos socioeconômicos que uma empresa desse porte trará para Guarapuava e municípios vizinhos. A próxima etapa, segundo Botelho, é uma audiência com o prefeito de Guarapuava, Fernando Carli, para afinar os discursos com relação ao apoio à instalação da Cargill no município.
Participaram também do encontro, o secretário de Estado de Infraestutura e Logística, José Richa Filho, o presidente da Sociedade Rural Guarapuava, Johann Zuber Junior; presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Centro-Sul do Paraná, Anton Gora; presidente da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), José Divonsil da Silva; gerente regional da FIEP, Julio Cesar Pacheco Agner; do diretor presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), Mauricio Querino Theodoro; o deputado estadual Bernardo Carli e o vereador de Guarapuava, Thiago Córdova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário