sábado, 7 de janeiro de 2012
Hospitais filantrópicos voltam a ter reajuste no incentivo depois de três anos
A Secretaria da Saúde cencedeu um reajuste médio de 45% nos repasses para hospitais filantrópicos e transferiu R$ 2,5 milhões para 27 unidades, referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC). Há três anos não havia reajuste no valor do incentivo, o último ocorreu em dezembro de 2008. O reajuste é referente ao acumulado de julho, agosto, setembro, outubro e novembro e foi pago em parcela única.
Nos últimos seis meses os hospitais filantrópicos do Paraná tiveram aumento significativo de recursos financeiros, iniciando em julho pelo Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná (HospSUS). A finalidade é melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a oferta de leitos hospitalares à disposição do SUS e reduzir o tempo-resposta nos serviços de urgência e os índices de morbidade por causas externas, entre outros objetivos.
“Com o reajuste do IAC e os recursos do HospSUS os hospitais filantrópicos têm sua importância reconhecida e irão ampliar seus esforços para que os serviços prestados à população tenham boa qualidade e sejam cada vez mais resolutivos”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
O valor do incentivo é definido conforme a produção hospitalar de média complexidade dos hospitais. “A partir do recebimento da produção de dezembro de 2011 o aumento estará incorporado nas parcelas mensais recebidas pelos hospitais” explica o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde da secretaria, Paulo Almeida.
O IAC é um dos componentes dos recursos financeiros destinados à implantação do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos do SUS, instituído pela Portaria 1.721 de 21/09/2005, do Ministério da Saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário