O secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Cezar Silvestri, classificou como “preocupante” o resultado da reunião realizada na tarde desta quarta-feira (29) na Secretária do Tesouro Nacional (STN), em Brasília. “Saí da reunião preocupado por que, apesar de termos o compromisso da STN de agilizar a tramitação dos processos do Paraná que se encontram aguardando liberação na secretaria, não foi nos dado nenhum prazo ou estipulado um cronograma de trabalho. Gostaria de ter saído da reunião com pelo menos uma data limite estipulada, mas não conseguimos isso”, lamentou.
Silvestri foi até a STN acompanhado do Superintendente Executivo do Paranacidade, Wellington Dalmaz, e de dez deputados federais da bancada paranaense, pedir mais agilidade na tramitação, análise e aprovação da capacidade de endividamento de mais de cem municípios paranaenses que estão com processos de financiamento tramitando na Secretaria do Tesouro Nacional. Existem processos aguardando aprovação desde o mês de junho de 2011.
De acordo com o secretário, além de fazer o pedido pessoalmente, a comitiva de representantes do Paraná que esteve na secretaria protocolou um documento na STN pedindo a agilização dos procedimentos. “Protocolamos um pedido formal para que tenhamos maior agilidade. A STN ficou de dar uma resposta a esse protocolo”, detalhou.
Wellington Dalmaz foi taxativo ao afirmar que espera que os membros da STN sensibilizem-se ao apelo feito pelas lideranças paranaenses e acelerem as análises dos documentos. “Os deputados federais se fizeram presentes e nos apoiaram. Espero que possamos ter mostrado para os membros da Secretaria o quanto à tramitação ágil desses projetos é importante para conseguirmos dar andamento aos nossos trabalhos. Caso contrário, investimentos de mais de R$ 160 milhões em infraestrutura urbana dos municípios podem ser comprometidos”, exclamou.
A demora da STN em analisar e aprovar a capacidade de endividamento dos municípios está fazendo com que, pelo menos, 107 municípios do Estado deixem de receber mais de R$ 162 milhões em investimentos através de financiamento no Paranacidade. A maioria dos projetos é de obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica, hospitais, escolas, postos de saúde e ginásio de esportes, que se não tiverem todos os documentos analisados e os trâmites concluídos até o mês de julho, podem não ser executados. “Como 2012 é um ano eleitoral, temos um prazo máximo para que possamos concluir todos os procedimentos, pois as obras precisam ser iniciadas e ter sua primeira medição até o início de julho, se não conseguirmos cumprir os prazos, todo nosso trabalho será prejudicado”, concluiu Silvestri.
Participaram da reunião, além, do secretário Cezar Silvestri e do superintendente executivo da Paranacidade Wellington Dalmaz, os deputados federais, Osmar Serraglio, André Vargas, Fernando Giacobo, Reinhold Stephanes, Eduardo Schiarra, Rubens Bueno, Alex Canziani, Dilceu Sperafico, Luiz Carlos Setim, Cida Borghetti e representando o Senador Sergio Souza, o assessor parlamentar e ex-secretário do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Wilson Lipski.
Assessoria de Imprensa - Sedu/Paranacidade
Fone: 41 3250 7212
Jornalistas responsáveis: Ricardo Tesseroli e Susana Branco
www.sedu.pr.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário