sábado, 4 de fevereiro de 2012

PSD inicia discussão de seu programa e cadastra militantes digitais


Quase dois terços da população brasileira definem-se ideologicamente como de centro (28%) ou de centro-direita (30%). Essa foi uma das constatações da pesquisa “O que querem os brasileiros?”, realizada a pedido do Partido Social Democrático (PSD) e divulgada nesta sexta-feira (3/1) em Curitiba (PR), durante o Seminário “Um Partido Ligado no Brasil”.
Organizado pelo Espaço Democrático – fundação criada pelo PSD para estudos e formação política – e pelo Diretório Estadual do partido no Paraná, o evento reuniu lideranças de todo o Estado para uma palestra em que o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, explicou as propostas do partido e deu início aos debates sobre o programa partidário.O seminário será realizado em diversas capitais do País, sendo que o próximo já está marcado para o dia 10 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG).
Com o cadastramento dos mais de 300 participantes do seminário,o PSD iniciou efetivamente em Curitiba a montagem de sua rede de militantes digitais. Durante sua palestra, Guilherme Afif, que preside o Espaço Democrático, explicou que, diferentemente dos partidos tradicionais, onde os militantes só servem para segurar bandeira e distribuir santinhos, “o PSD aposta na militância online”. E adiantou: “Cada um dos militantes terá participação ativa em nosso projeto, pois poderá votar, dar sua opinião, criticar hoje, aqui e agora”.

Ele explicou o funcionamento das diversas ferramentas digitais que o partido está colocando à disposição de seus filiados e simpatizantes,mostrando, por exemplo, que é possível realizar pesquisas instantâneas, por meio dos celulares. Durante a palestra, Afif propôs que o público respondesse, por SMS, à seguinte questão: “Quem, em sua opinião, deveria ficar com a maior parte dos recursos públicos: União, Estados ou Municípios?”. A resposta chegou em poucos minutos. Para 84% dos presentes, a maior parte dos recursos deve ficar mesmo é com os Municípios.
Para o deputado federal Eduardo Sciarra, presidente do diretório paranaense, essa disposição para recorrer à moderna tecnologia e à internet é uma das características que tornam o partido inovador, diferente. “Ouvir a sociedade será uma prática do PSD, através de nossas lideranças e mídias digitais”, afirmou.

Na plateia, estavam presentes algumas das principais lideranças políticas do Estado, como o deputado federal Reinhold Stephanes (PSD), além de lideres empresariais e sindicais. O governador Beto Richa também participou do evento. “No Paraná, PSDB e PSD caminham de mãos dadas, por um Estado melhor”, afirmouRicha, lembrando que “no PSD só vejo amigos e companheiros de caminhada”.


PesquisaA pesquisa divulgada durante o seminário foi realizada pelo PSD para saber o que pensam, o que querem e o que sonham os brasileiros.O levantamento avalia a opinião da população acerca de temas polêmicos e traz algumas surpresas. Por exemplo, mostra que 62%sonham em serem empreendedores, com um negócio próprio, enquanto 26% preferem ter um emprego público. Sobre a legalização da maconha, 85% são contra. Da mesma forma, fica claro que a maioria (68%) dos brasileiros opõe-se à legalização do aborto.
Para Guilherme Afif, “pesquisas como essa servem para informar e gerar debate, não para submeter e engessar a ação partidária”. Em sua opinião, “um partido que se preze deve estabelecer seus princípios em ampla discussão com seus quadros e defende-los com todas as suas forças”. E completa: “Isso diferencia um partido que quer liderar e transformar dos partidos de ocasião, que empunham bandeiras de conveniência, que seguem as tendências momentâneas.”
Militância digital



Em workshop intitulado “Ativação da Rede 55″, logo após o seminário em que debateu seu programa partidário, o PSD apresentou a filiados e simpatizantes de todo o Paraná ferramentas que permitem interagir nas redes sociais da internet, propondo causas e debatendo os grandes temas nacionais. Desde a sua criação, em setembro do ano passado, o PSD vem dedicando grande atenção à atuação política por meio da rede mundial de computadores, marcando presença em redes como Facebook, Orkut e Twitter, além de disponibilizar canais para troca de informações sobre o partido e as causas que defende.

Visitas
Após o seminário, o presidente do Espaço Democrático dedicou o período da tarde a contatos com líderes empresariais e políticos de Curitiba. Depois de almoçar na Associação Comercial e Industrial do Paraná ( ACIAP), onde se reuniu com o presidente da entidade, Edson Ramon, Guilherme Afif esteve no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, para um encontro com o governador Beto Richa, a quem agradeceu pela presença no seminário realizado na parte da manhã. Neste encontro, Afif estava acompanhado dos deputados federais Eduardo Sciarra e Reinhold Stephanes, além do ex-ministro Alceni Guerra, todos do PSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário