Governador Beto Richa ainda vai avaliar a escolha dos integrantes do MP.
Gilberto Giacoia foi eleito nesta quarta-feira (14) o novo procurador-geral do Ministério Público (MP) do Paraná. Também estavam na disputa, o procurador Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer e o promotor de Justiça Fuad Chafic Abi Faraj. O mandato é válido por dois anos e a posse está marcada para 9 de abril.
Giacoia recebeu 397 votos, seguido por Mário Sérgio de Albuquerque Schirmer, com 247 votos , e Fuad Chafic Abi Faraj, com 86. Houve 6 votos em branco e 2 nulos. Dos 620 integrantes do MP, 597 participaram da eleição.
O vencedor está no MP há 31 anos. Foi procurador-geral de Justiça, de 1998 a 2000, tendo presidido o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP (CNPG), de 1999 a 2000. Atua na 1ª Procuradoria de Justiça Criminal e também tem atuação acadêmica. Giacoia é doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), é professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uemp).
Apesar de ter recebido o maior número de voto,
Giacoia ainda precisa que ser aprovado pelo governador Beto Richapara assumir o
cargo. Ele e os demais candidatos integram a lista tríplice que será encaminhada
ao Executivo. O prazo máximo para a escolha é de 15 dias.
Em toda a história da instituição, em apenas três ocasiões o governador do estado não seguiu o resultado das eleições e não nomeou aquele que recebeu o maior número de votos. Em todos elas, o atual senador Roberto Requião era o governador.
Em 1992, o mais votado foi Luiz Chemin Guimarães, mas o governador empossou Luiz Carlos Delazari. Em 2004, os procuradores e promotores reconduziram ao cargo de procurador-geral Maria Tereza Uille Gomes, entretanto, Milton Riquelme de Macedo foi o escolhido pelo governador. E, por fim, em 2006, Olympio de Sá Sotto Maior Neto foi eleito, mas Milton Riquelme de Macedo foi reconduzido por Requião.
Conheça os outros dois integrantes da lista
Schirmer trabalha no MP há 22 anos. Atualmente, integra o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio público. Em 2002, ele foi assessor do Gabinete da Procuradoria-Geral.
Abi Faraj é promotor há 19 anos. Nesse tempo, trabalhou em várias comarcas pelo estado. Em Maringá e Toledo, atuou na área de proteção ao patrimônio público. Há 10 anos, passou a trabalhar em Ponta Grossa - onde recebeu o título de cidadão honorário -,na área de saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário