terça-feira, 22 de maio de 2012
Beto Richa entrega 212 casas da primeira etapa do PAC Guarituba
O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (21), em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, da entrega de 212 casas do Residencial Madre Teresa de Calcutá. As moradias compõem a primeira etapa do PAC Guarituba, uma ação conjunta do governo federal e do Governo do Estado.
O valor total do empreendimento chega a R$ 98 milhões, com recursos do Ministério das Cidades, repassados pela Caixa Econômica Federal. O governo estadual investiu R$ 25 milhões nas obras. “Vemos hoje materializado o sonho acalentado há anos por famílias humildes de Piraquara que terão a partir de amanhã uma vida mais digna. É uma ação que justifica o nosso mandato”, disse o governador.
De acordo com Richa, também está sendo realizado na região do conjunto obras de infraestrutura urbana, como rede de abastecimento de água e coleta de esgoto esgoto, energia elétrica, iluminação pública, galerias de águas pluviais, pavimentação, sinalização, paisagismo, transporte coletivo e equipamentos urbanos.
O governador lembrou que o Estado passa por um momento de transformação na área habitacional, com o programa Morar Bem Paraná, que prevêatender até 2014 mais de 100 famílias com moradias urbanas e rurais. “Nos oito anos da gestão anterior apenas 18 mil famílias foram contempladas com programas habitacionais”, destacou.
O diretor de Política de Acessibilidade e Planejamento Urbano, do Ministério das Cidades, Antonio Borges dos Reis, destacou como positiva a parceria do Governo do Estado com o ministério. “O Paraná mostra que é importante firmar parcerias em prol da população. Famílias que habitavam casas em condições subumanas agora terão sua casa própria”, afirmou.
“Neste momento demonstramos o comprometimento do governo estadual com o cidadão e honramos o compromisso de proporcionar mais qualidade de vida para os paranaenses”, disse o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche. Segundo ele, somente no ano passado foram contratadas, regularizadas e entregues 27 mil novas casas em todo o Estado.
O prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, reforçou ser fundamental a integração entre os governos federal, estadual e municipal, e disse que a prefeitura oferece suporte para a transferência das famílias para a área.
ECONOMIA – Cada família contemplada com a nova casa recebeu uma geladeira, chuveiro com recuperador de calor e um conjunto de lâmpadas fluorescentes, numa ação inédita do Governo do Estado, por meio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Além de promover a redução de consumo de energia elétrica com equipamentos adequados, pensamos também no bem-estar e na qualidade de vida de cada família”, disse o superintendente comercial de distribuição da Copel, Carlos Roberto Vriesman.
PAC GUARITUBA – O projeto, que teve início em 2007, atenderá mais de 8 mil famílias com novas moradias e regularização fundiária. “O Governo do Estado agilizou as obras que estavam sendo conduzidas em um ritmo lento e agora atende uma das comunidades mais carentes de Piraquara”, disse o governador. Ele destacou que a continuidade do projeto está em andamento na Cohapar.
Nas áreas que estavam ocupadas irregularmente, é realizada a recuperação ambiental, com retirada das famílias das áreas de risco e criação de três parques com infraestrutura de lazer e preservação ambiental, evitando a sua reocupação.
Acompanharam a entrega das casas o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Fernando Ghignone; os deputados federais André Vargas e Fernando Francischini; os deputados estaduais, Francisco Buhrer e Kielse Crisóstomo; o superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, Fábio Carnelós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário