terça-feira, 15 de maio de 2012

Richa apresenta potenciais do Paraná para embaixadores da União Europeia


O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (14/05), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva formada por 17 embaixadores de países que integram a União Europeia. A missão está no Paraná com o objetivo de ampliar o intercâmbio comercial e conhecer as oportunidades de negócios que o Estado oferece para investidores estrangeiros.

Richa destacou a boa relação que o Paraná mantém com países europeus na área empresarial e também por afinidade cultural. “Temos, além tudo, um governo comprometido com o desenvolvimento, um ambiente favorável aos negócios e estimulamos um relacionamento harmônico com os empresários”, disse.

O governador descreveu outras vantagens que o Paraná tem em relação aos demais estados brasileiros. “A qualidade de vida, o clima, a mão-de-obra qualificada e a localização geográfica estratégica são fatores que contribuem para a atração de investimentos”, disse. Ele também destacou que a infraestrutura de transporte (portos, aeroportos e estradas) receberão investimentos em modernização.

Richa falou ainda que o Paraná retomou sua posição na agenda de investidores graças a uma política inovadora e moderna de incentivos com a criação do programa Paraná Competitivo, que agrega benefícios fiscais com a preocupação com o desenvolvimento sustentável. “Nossa economia vem crescendo e despertando a atenção de investidores de todo o mundo”, afirmou.

No relato que fez ao corpo diplomático, o governador Beto Richa explicou que a nova postura adotada pelo Estado, de estabelecer boas parcerias com a iniciativa privada, fez com que, em pouco mais de um ano, o Paraná atraísse investimentos produtivos que chegam a R$ 16 bilhões.

POTENCIAL - De acordo com o governador, o encontro com os embaixadores foi fundamental para apresentar o potencial paranaense. Segundo ele, o Estado tem espaço para abrir novas fronteiras de desenvolvimento em diversos setores da economia. “Temos muito potencial para estabelecer novas parcerias e colocamos a equipe de governo à disposição para ampliar o diálogo com os países interessados em investir no Paraná”.

O embaixador da Dinamarca, Svend Roed Nielsen, que coordena a missão diplomática, explicou que o grupo solicitou a visita ao Paraná para conhecer as potencialidades do Estado. Ele disse que os empreendedores europeus estão buscando novas frentes de negócios em virtude da situação econômica no continente.

Nielsen disse que no trabalho de prospecção são analisadas características como a qualidade de vida e da mão-de-obra, a possibilidade de interação das empresas com as universidades, a infraestrutura, a preocupação com o meio ambiente e a abertura da gestão pública para apoiar investimentos.

Segundo o embaixador dinamarquês, o Paraná reúne todas estas condições. Ele também afirmou que pequenas e médias empresas européias começam demonstrar interesse em investir em mercados em expansão, como é o caso do Brasil. “O Paraná tem grande potencial para atrair estes investimentos”, afirmou.

APRESENTAÇÕES - O Paraná Competitivo e outros projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado foram apresentados aos embaixadores pelos secretários Cássio Taniguchi (Planejamento); Luiz Carlos Hauly (Fazenda) e José Richa Filho (Infraestrutura e Logística).

Nas apresentações, os secretários detalharam os aspectos da política fiscal paranaense e explicaram aos diplomatas que os incentivos são concedidos de acordo com critérios como: tipo do empreendimento, tamanho e ramo de atividade; geração de receita e emprego; impacto ambiental; localização e grau de inovação.

A equipe de governo destacou ainda que o Estado trabalha em parceria com diversas entidades para otimizar os sistemas logísticos existentes e implementar melhorias. Outra frente é a mobilização de instituições que desenvolvem programas de formação profissional para atender as demandas atuais e futuras.

Além disso, o poder executivo investe na desburocratização e simplificação da prestação de serviços para aumentar e eficiência da máquina pública e trabalha com organizações privadas para ampliar a internacionalização da empresas paranaenses por meio de uma agência especialmente criada para este fim.

A comitiva de embaixadores é composta pelos: Bernhard Kampmann (Alemanha); Hans-Peter Glanzer (Áustria); Claude Misson (Bélgica); Martha Mavrommatis (Chipre); Drago Stambuk (Croácia); Milena Smit (Eslovênia); Jari Luoto (Finlândia); Dimitri Alexandrakis (Grécia); Frank Sheridan (Irlanda); Kees Rade (Países Baixos); Jacek Junosza Kisielewski (Polônia); Francisco Ribeiro Telles (Portugal); Ivan Jančárek (República Checa); Diana Anca Radu (Romênia); Magnus Robach (Suécia).

INVESTIMENTOS – A chefe da delegação da União Européia no Brasil, Ana Paula Zacarias, afirmou que o Paraná tem capacidade de ampliar o volume de negócios com os 27 países membros da União Europeia.

“Hoje o Paraná tem uma grande parcela, cerca de 30%, dos investimentos realizados no Brasil por empresas européias”, destacou Ana Paula. Segundo ela, empresas da Europa chegam a movimentar mais de R$ 82 bilhões por ano no país.

A comitiva de embaixadores também visitou o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário