sábado, 16 de junho de 2012

ACOPECC passa por dificuldade e pede ajuda





Em entrevista ao  Blogdasandraprado, Mara Neves Presidente da ACOPECC falou sobre instituição, que passa por dificuldades e precisa de ajuda.  A ACOPECC  é a única casa de apoio que hospeda gratuitamente os pacientes de Guarapuava e região que fazem tratamento contra o câncer.

Fundada há dez anos, a instituição, preocupa-se com a qualidade de vida dos pacientes com câncer de Guarapuava e região. Sem o registro para receber verbas públicas, hoje depende apenas de doações da comunidade. Explica Mara. 


 A  ACOPECC perdeu o registro junto ao Conselho de Assistência Social e com isso não é mais possível captar recursos e parcerias para manter o atendimento. Segundo ela, o conselho vem seguindo uma resolução nacional que exigia que 60% da clientela da casa fosse destinado a comunidade em geral ,e os outros 40% seriam destinados ao portadores de câncer e seus familiares. Esta determinação não foi aceita pela ACOPECC, que acabou perdendo o seu registro.
Mara conta que já procurou a administração municipal para um diálogo franco da real situação da instituição, já que fica a encargo do município para conseguir o registro. Infelizmente não obteve êxito.
Para a presidente que doa a maior parte de seu tempo para a instituição, é muita burocracia e pouca ação em prol dos que estão passando por momento tão delicado. Mara também já foi até a Câmara de Guarapuava pedir ajuda e ainda aguarda soluções.
Para manter a instituição e dar continuidade ao atendimento com qualidade, realiza eventos para arrecadar fundos.
Para o dia da Vovó (26/07) a mesma vai realizar um chá e dia (03/07) a festa julina. A comunidade que participem e colaborarem com o evento. Assim estarão ajudando pacientes com câncer de Guarapuava e região.
Além do atendimento aos pacientes na casa de apoio, a ACOPECCC vai além, fornecendo cestas básicas a família de pacientes.

Para encerrar, Mara desabafou: “Precisamos de mais pessoas envolvidas”. Precisamos de gente nova trabalhando em prol da instituição. Queremos eleger uma nova diretoria e ainda não encontramos pessoas que queiram assumir o compromisso de levar a diante a ACOPECCC.
Esperamos que as autoridades competentes se sensibilizem e colaborem para que a instituição continue atendo esses pacientes numa hora tão Difícil. 

Eduardo Matyziak  assume a assessoria de comunicação da ACOPECC
Em conversa com a presidente Mara Neves, o jovem Eduardo Matysiak, se sensibilizou e se dispôs a ajudar a instituição com seu trabalho de         assessoria de comunicação. “Estou bastante sensibilizado com a situação da ACOPECC e admiro o trabalho que vem sendo feito através as atual presidente e de todo voluntariado que apesar das dificuldades estão dando continuidade ao atendimento digno as pessoas acometidas pelo câncer. Quero colaborar e fazer a minha parte para um resgate social e humano”  
As pessoas interessadas em colaborar com a instituição poderão entrar em contato através dos telefones (42) 3035 -3921.
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 926.

Nenhum comentário:

Postar um comentário