sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cesar Filho fala sobre as políticas públicas para mulheres

 
“As mulheres precisam participar das grandes decisões de Guarapuava”, afirmou o candidato a prefeito Cesar Silvestri Filho durante o painel promovido pelo Conselho Municipal da Mulher de Guarapuava, lembrando que a escolha de sua vice, Eva Schran, representa a força das mulheres na política, assim como todas as candidatas a vereadora da coligação Aliança para o Progresso. “Vamos trabalhar com a força da mulher e a visão da mãe guarapuavana”.
O painel, que teve como tema principal a política pública para as mulheres, também apontou à administração municipal os problemas inerentes às mulheres. Segundo o Censo de 2010, Guarapuava tem 85.560 mulheres, o que representa mais da metade da população do município. “Vamos trabalhar sem qualquer tipo de preconceito e com políticas de inclusão para proporcionar a emancipação em todas as áreas”, explicou Cesar Filho, ao abordar temas como o combate à violência contra mulher, saúde, oportunidades de emprego e qualificação profissional.
Ao final do painel, os candidatos assinaram um termo de compromisso do Conselho Municipal da Mulher de Guarapuava com propostas voltadas às políticas públicas para as mulheres.

Cesar Filho apresenta propostas para Guarapuava avançar na Indústria e Comércio

 
Para dar continuidade às reuniões com os segmentos da sociedade, o candidato a prefeito em Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), se encontrou, nesta quinta-feira (30), com representantes da Indústria e Comércio para falar sobre suas propostas e proporcionar o desenvolvimento do município. “Guarapuava tem vocação para ser cidade polo da região Centro-Sul do Paraná. Não podemos mais ficar parados no tempo. É hora de avançar, pois temos mão de obra abundante e acredito no potencial do nosso povo, gente trabalhadora que está pronta para a mudança”.
Cesar Filho lembrou que Guarapuava, apesar de ter vocação para ser polo de desenvolvimento, está na 169ª posição do Caged, na geração de empregos. “Com o Programa Guarapuava Competitivo, baseado no Programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado, vamos atrair empresas que possam empregar os guarapuavanos, com bons salários e oportunidade para fazerem suas carreiras aqui, em sua cidade natal”.
Entre as propostas de Cesar Filho está o incentivo ao empreendedorismo. “Vamos dar oportunidade para que as pessoas desenvolvam suas ideias com incubadoras sociais e tecnológicas, dando apoio necessário para gerar emprego e renda em nossa região”, explicou.
Cesar Filho também falou sobre a Cidade do Caminhoneiro, projeto que, em parceria com o SEST/SENAT, vai fazer com que Guarapuava seja a primeira cidade no país a oferecer um local apropriado para que os caminhoneiros façam sua parada obrigatória, cumprindo a nova legislação. “Vamos oferecer um pátio para descanso, com espaços de lazer, posto de abastecimento, farmácia, minimercado, além de atendimento médico e odontológico. Seremos referência para todo o país, atraindo todo o setor da prestação de serviços em transportes e colocando Guarapuava como o ponto de encontro do Paraná”.
Polo Tecnológico em Guarapuava
Cesar Filho também lembrou que, como deputado estadual, incluiu Guarapuava ao grupo de municípios que têm benefícios fiscais para o setor tecnológico. “Temos o grande objetivo de transformar nosso município em um polo tecnológico. Com o conhecimento que tenho da sagacidade e do talento dos guarapuavanos, tenho certeza que Guarapuava tem plenas condições de se tornar um importante centro de desenvolvimento tecnológico”.
De acordo com o texto da Lei 14.895/05, fica diferido o recolhimento do ICMS correspondente à importação de componentes, partes e peças para fabricação de produtos de informática, eletroeletrônicos e de telecomunicações. Os estabelecimentos industriais serão beneficiados com 80% do valor do ICMS destacado na venda do produto.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cesar Filho conversa com alunos do Colégio Aliança


Os alunos do 3° ano do Ensino Médio, do Colégio Aliança, receberam Cesar Filho e Eva Schran, como parte do projeto Viva a Democracia. Para o candidato da coligação Aliança para o Progresso foi uma excelente oportunidade de conversar com os jovens sobre sua vida política; alegrias e tristezas em campanhas à prefeitura; experiência como deputado; e as propostas para fazer Guarapuava avançar. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (30).



Cesar Filho reforçou o quanto é importante a participação dos jovens na política, não apenas como candidatos, mas, principalmente, como cidadãos conscientes. “Vocês dominam as redes sociais com eficiência, podendo assim mobilizar muitas pessoas em torno de uma causa ou projeto, por isso são fundamentais em todo o processo político”, afirmou.


Aos 31 anos, Cesar Filho já possui uma intensa história na política, sendo o quarto deputado mais jovem da Assembleia Legislativa do Paraná. “Eu acompanhava meu pai desde criança em eventos e reuniões. Eu gostava muito de tudo aquilo, por isso me preparei, estudei direito e me especializei em direito público”, resumiu, lembrando que, como deputado, pôde viabilizar muitos benefícios para Guarapuava, como a construção dos colégios estaduais Leni Marlene Jacob e Pedro Carli (CAIC). “Quero colocar Guarapuava novamente como referência na região, por exemplo, na Educação e no setor de prestação de serviços”.



Em sua vida pública, Cesar Filho conquistou muitos amigos. “Como é bom saber que, em cada lugar desta cidade, tenho amigos, que me recebem com um sorriso, um abraço. Essa proximidade é o que me motiva a querer ser prefeito de Guarapuava. Quero servir as pessoas e poder transformar suas vidas para melhor”, disse. Para finalizar, destacou algumas de suas propostas como candidato a prefeito, principalmente as voltadas para os jovens.



Cesar Filho firma compromisso com projeto político dos moradores da Palmeirinha‏


Em um salão paroquial lotado, os candidatos Cesar Filho e Eva Schran participaram na noite desta quarta-feira (29), na Palmeirinha, de uma reunião organizada pela Paróquia Imaculada Conceição de Maria e moradores. Cesar Filho apresentou propostas voltadas ao distrito, respondeu a perguntas e recebeu o Projeto Político da comunidade. “Nunca vi uma mobilização tão grande de uma comunidade, de forma tão espontânea, para ajudar a definir os rumos do local. Por isso, peço uma salva de palmas a todos vocês”, afirmou Cesar Filho.


 pároco da Palmeirinha, padre Dominggus, fez a abertura do evento. O morador do distrito e estudante de jornalismo Luãn Chagas apresentou um vídeo sobre as necessidades do local. “A Palmeirinha é maravilhosa, mas temos problemas que precisam ser solucionados e, aqui, queremos apontar algumas soluções possíveis”, afirmou. “Com 8.000 moradores e distante 15 km do Centro de Guarapuava, a Palmeirinha perdeu a competitividade, políticas públicas e a autoestima. Os moradores querem mudanças”, acrescentou.

Sei da minha obrigação de retribuir toda essa confiança que recebo de vocês. Eu quero ser um prefeito que gosta e tem carinho por vocês, pois aqui eu tenho amigos. Quero retribuir essa amizade com muito trabalho, como venho fazendo”, disse Cesar Filho, destacando suas propostas para o distrito.

Primeiro falou sobre a instalação das subprefeituras nos distritos de Guarapuava. “Serão espaços de referência para cuidar de várias necessidades e onde virei para conversar com a população, propiciando nossa aproximação e contato”, resumiu. Sobre a saúde, Cesar Filho assumiu compromissos viáveis, como uma ambulância 24 horas. Também destacou projetos para o esporte e lazer, como a construção de espaços de múltiplo uso. “Para promover o convívio entre moradores de todas as idades, oferecendo qualidade de vida e resgatando a autoestima”.

Cesar Filho falou também sobre a construção de banheiros e fossas sépticas, em parceria com o governo do Estado; propostas para a Educação, principalmente com a valorização dos professores; ampliação das vagas na creche; projetos na área da saúde, como a rotatividade de especialistas; regularização fundiária; manutenção das estradas rurais; atração de indústrias; geração de emprego e renda; e qualificação de mão de obra. “Tenham a certeza que eu serei um prefeito que vai dar o máximo e exigir a mesma postura, atenção e respeito de secretários e funcionários, para que eu possa voltar sempre à Palmeirinha de cabeça erguida”, finalizou Cesar Filho, aplaudido de pé pela multidão.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cesar Filho é recebido por centenas de moradores no Jardim Carvalho II


O candidato a prefeito em Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (Coligação Aliança para o Progresso), movimentou as ruas do Jardim Carvalho II nesta terça-feira (28) em um verdadeiro arrastão na companhia de centenas de moradores que o seguiam pelas ruas do bairro. “Estamos atentos a todas as reivindicações da população de Guarapuava, que a cada dia nos mostra que está pronta para a mudança política”, comentou o candidato, enquanto conversava com moradores. “Esta é a primeira vez que um candidato a prefeito passa pela nossa casa, isso é sinal de que o Cesar vai atender as pessoas e fazer o bem pela nossa comunidade”, disse a moradora Eni Fátima Pereira.
“Já decidimos, vamos votar no Cesar porque precisamos de gente nova, com ideias e propostas para trabalhar pelo povo”, afirmou Karina Oliveira, observando o candidato que visitava sua casa. Já a moradora Salete dos Santos e seu Agenor Custódio do Amaral, se preocupam com as propostas de Cesar Filho no combate às drogas. “Os jovens são o nosso futuro! Precisamos de um prefeito que tenha boas ideias para a nossa juventude”.
Para Tatiane Benvenuto, as oportunidades de emprego são a maior dificuldade para os guarapuavanos. “Tenho procurado emprego nos quatro cantos da cidade e ninguém tem vaga! Precisamos de mais empresas em Guarapuava para poder empregar todos os guarapuavanos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho”, explicou a estudante.
Cesar Filho também conversou com as famílias que vivem em situação irregular no Jardim Carvalho II. “Já assumi um compromisso de construir 3.000 casas nos próximos ano, e afirmo com certeza que vocês só vão sair daqui o dia em que tiverem suas casas próprias em um lugar melhor”, reforçou Cesar Filho para as moradoras Ana Almeida e Lindaura de Pontes que se preocupam com a atual situação.
Já era noite quando Cesar Filho encerrou sua visita no Jardim Carvalho II com uma reunião. Na presença de centenas de moradores, o candidato convidou as crianças para subirem no caminhão e anunciou que está com 53% das intenções de voto na pesquisa divulgada pelo IBOPE nesta terça-feira (28). “Estamos vendo que a cada dia precisamos continuar trabalhando com paixão e boas propostas em uma campanha limpa, feita com respeito por todas as pessoas. Porque essa vitória não é só minha, nem da Eva, mas de todos nós!”.




Cesar Filho sai na frente na primeira pesquisa do Ibope divulgada em Guarapuava


Com 53% das intenções de voto, Cesar Silvestri Filho (PPS) sai na frente na primeira pesquisa do Ibope, divulgada no começo da noite desta terça-feira (28) na RPC TV. O candidato da coligação Aliança para o Progresso recebeu a notícia durante uma reunião que encerrou sua visita aos moradores do Jardim Carvalho II. Em cima de um caminhão e junto com várias crianças, Cesar Filho e a vice, Eva Schran, anunciaram o resultado. “Estamos vendo que a cada dia precisamos continuar trabalhando com paixão e boas propostas em uma campanha limpa, feita com respeito por todas as pessoas, porque essa vitória não é só minha, nem da Eva, mas de todos nós!”, falou.
De acordo com a pesquisa, em segundo lugar vem Dr. Antenor (PT) com 14%; em terceiro, Fabio Ribas (PP), com 12%; Jauri Gomes (PSC) tem apenas 2% e Borelli (PTN) não chegou a 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam, 14%.
Rejeição
A pesquisa de opinião também perguntou em que candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Nesta sondagem, Borelli e Fabio Ribas possuem 28%; Jauri Gomes, 23%, Dr. Antenor, 11%; e Cesar Silvestri Filho, 9%. Do total, 15% dos entrevistados declararam que poderiam votar em todos e 16% não sabem ou não responderam.
Pesquisa espontânea
Os entrevistados responderam ainda em quem eles votariam para prefeito de Guarapuava espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes de candidatos. Nessa situação, Cesar Filho aparece com 40%; Fabio Martins Ribas tem 9%; Dr. Antenor, 8%; e Jauri Gomes, 1%. Além disso, 38% declararam não saber em quem votariam ou não opinaram sobre a preferência e 4% afirmaram a intenção de votar em branco ou nulo.
Registro
A pesquisa, que está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o número PR-00082/2012, foi encomendada pela RPC TV. O levantamento aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto, sendo entrevistadas 504 pessoas em Guarapuava. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
 


 

Justiça Eleitoral cumpre mandado de busca e apreensão no comitê do candidato Fabio Ribas


A Justiça Eleitoral de Guarapuava cumpriu hoje (27) mandado de busca e apreensão nos comitês eleitorais do candidato Fabio Ribas, onde encontrou material com conteúdo difamante e inverídico produzido por Fabio contra o candidato a prefeito Cesar Silvestri Filho. Foram apreendidas dezenas de folhetos.

            No material, Fabio Ribas questiona a participação do deputado na viabilização dos recursos para a construção do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, como declarado no debate realizado pela emissora TV Tarobá, no último dia 23. O que Fábio não explicou no referido material é que Cesar Silvestri Filho, na sequência, comprovou sua efetiva contribuição na viabilização dos recursos para a obra.

            O pedido de busca e apreensão foi deferido pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral, que entendeu que o material continha omissão e inverdades que mereciam a tutela da Justiça Eleitoral.

         Caso realize nova distribuição desse material, além de responder pela desobediência, o candidato Fabio Ribas terá de pagar multa. Agora, Fabio e sua coligação terão prazo para apresentar defesa.

 Entenda o caso

O colégio Leni Marlene Jacob, um dos mais tradicionais de Guarapuava, há muito tempo necessita de ampliação. O deputado estadual Cesar Silvestri Filho empenhou-se para viabilizar o projeto, por meio de indicação legislativa (384/2011), e trouxe à Guarapuava o Secretário de Estado da Educação, Flavio Arns, para conhecer os locais e anunciar a liberação dos recursos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Propostas para avançar na educação






'O mérito da educação em Guarapuava é inteiramente dos professores que se dedicam ao ensino mesmo sem ter o merecido reconhecimento. Para avançarmos em educação precisamos avançar na valorização dos nossos professores". (Cesar Silvestri Filho, 2012)

1. Valorização Profissional

Transparência na utilização dos recursos para viabilização efetiva da valorização dos profissionais de educação.

2. Cargos e Salários

Reestruturar o plano de cargos e salários para os professores, incentivando o desenvolvimento profissional e a aprendizagem em sala de aula.

3. PDE-M

Criar o Plano de Desenvolvimento Educacional Municipal para valorizar o desenvolvimento dos profissionais de educação, incentivando a capacitação docente.

4. Escola no Contraturno

Melhorar a infraestrutura física e os equipamentos das escolas municipais, além de construir salas especiais para utilizar no contra turno das escolas.

5. Mais Creches

Ampliar vagas nas creches, estender o horário de funcionamento até às 19h e construir uma nova unidade na região central da cidade.

6. Qualidade no Ensino

Promover a integração entre o ensino fundamental, médio e superior, visando a melhoria da qualidade no ensino e convergência dos currículos.

7. Ônibus-Biblioteca

Para atender os bairros e área rural, oferecendo atividades artísticas e culturais.

8. Conselho Municipal de Educação

Apoiar e intensificar a participação da família nas atividades diárias da escola, bem como incentivar o engajamento dos pais e professores no Conselho Municipal de Educação.

9. Programa Escola & Comunidade

A escola como centro irradiador da vida da comunidade, promovendo cursos de capacitação no período noturno e finais de semana.

10. Programa Interação Interescolar

Com atividades competitivas de incentivo à cultura e conhecimento.

Municípios podem contar com verba federal para construir moradias

No Paraná, faltam 270 mil casas e prioridade são famílias em áreas de risco.
Ministério das Cidades disponibiliza verba para conjutos habitacionais.

Do G1 PR,
No Paraná, uma em cada dez pessoas não tem casa própria. A estimativa é de que faltem 270 mil moradias em todo o estado, e a prioridade dos programas habitacionais é retirar famílias de áreas de risco.

Só em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, mais de 15 mil pessoas estão na fila de espera do programa de habitação da cidade. “Uma família que está inscrita há um ano que está atendendo muito mais aos critérios estabelecidos do que aquelas que estão há 10 anos inscrita, vai receber [a casa] em primeiro lugar”, explicou o reponsável pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa, Herivelto Benjamin.

De acordo com a Constituição brasileira, a habitação é uma reponsabilidade compartilhada entre Governo Federal, Estados e municípios. E uma opção do municípios é construir conjuntos habitacionais com recursos do Ministério das Cidades. As famílias com renda familiar de até R$ 1,6 mil pode se candidatar a uma casa e pagar entre R$ 50 e R$ 160. O prazo para quitar o imóvel é de 10 anos.

sábado, 25 de agosto de 2012

Agricultores e profissionais da área participam de reunião com Cesar Filho e Eva Schran


Regularização fundiária, em parceria com o ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências), para que os produtores tenham acesso a financiamentos e assistência técnica; ampliação da patrulha agrícola mecanizada; fortalecimento das associações; incentivo à produção de pequenas frutas e o programa de sanidade agropecuária foram algumas das propostas apresentadas por Cesar Filho durante a reunião com agricultores, representantes de entidades e profissionais da área. A vice, Eva Schran, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, também participaram do evento realizado ontem (24).


O candidato também destacou o programa de melhorias e conservação permanente das estradas rurais, incluindo os acessos às propriedades para assegurar o escoamento da produção e garantir o transporte escolar. “Vamos estabelecer parcerias com os governos federal e estadual e entidades que serão revertidas em ações que beneficiem o agricultor”, destacou.

A qualificação do homem do campo é outra meta, através de instituições de pesquisa e da Unicentro. “A universidade vai fazer parte da política de incentivo da prefeitura para promover a capacitação dos produtores, além de aproximá-los das pesquisas, tendo como resultado a melhoria na qualidade, competitividade e comercialização dos produtos, ampliando a renda das famílias”.

Para Cesar Filho, o fortalecimento da agricultura, principalmente a familiar, vai beneficiar diretamente o comércio, aumentar a demanda por mais serviços e, assim, reforçar toda a economia do município. “Além disso, mantendo a regularidade de produção, temos a possibilidade de incentivar a implantação de pequenas e médias agroindústrias em Guarapuava e também atrair novos empreendimentos que reforcem a cadeia produtiva”, finalizou Cesar Filho, agradecendo aos participantes pelas inúmeras sugestões apresentadas durante a reunião.

Cesar Filho apresenta suas propostas com serenidade na TV Tarobá




Com entusiasmo, serenidade e coerência, o candidato a prefeito em Guarapuava Cesar Silvestri Filho, da coligação Aliança para o Progresso, apresentou seus projetos aos guarapuavanos no debate promovido pela TV Tarobá nesta quinta-feira (23).
Cesar Filho reafirmou seu compromisso com a construção de novas moradias em Guarapuava, falou sobre seus projetos em esporte e cultura e lembrou da valorização dos profissionais da educação. “O mérito da educação em Guarapuava é inteiramente dos professores que se dedicam ao ensino mesmo sem ter o merecido reconhecimento. Para avançarmos em educação precisamos avançar na valorização dos nossos professores, com o PDE municipal e um plano de cargos e salários. Com investimentos nas estruturas físicas dos colégios poderemos dar opções de contraturno com compromisso e responsabilidade garantindo a qualidade do ensino”.
Cesar também falou sobre os projetos para a área da habitação que vão garantir mais moradias aos guarapuavanos. “Eu e minha vice Eva conversamos com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, e recebemos seu apoio para construirmos em Guarapuava 3 mil novas moradias nos próximos anos. Como deputado estadual já conseguimos conquistar 500 casas para o Residencial 2000, o maior plano habitacional que nossa cidade recebeu nos últimos 30 anos e é assim que vamos continuar trabalhando para fazer Guarapuava avançar”.
O turismo de eventos em Guarapuava também foi abordado por Cesar Filho, que garantiu o retorno das Cavalhadas como uma de suas ações na área cultural. “Vamos resgatar nossa cultura e estimular os movimentos culturais de Guarapuava porque sabemos que existem inúmeros jovens que precisam de  oportunidade para expor seu talento”, explicou Cesar Filho lembrando que Guarapuava pode e vai avançar muito nos próximos anos. “Sinto que a população está pronta para avançar. Mas para isso acontecer, Guarapuava precisa de um prefeito que tenha a disposição de liderar esse processo, com tranquilidade, serenidade, respeito às pessoas e com o espírito de agregar, de somar forças com toda a sociedade guarapuavana”.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cesar Filho lança site nesta 5ª feira


O dia 23, esta quinta-feira, foi escolhido como data simbólica para o lançamento do site do candidato a prefeito Cesar Filho, cujo número é 23.
Com um menu contendo mais de 10 itens de navegação, o site é moderno e interativo. Na TV 23, o internauta pode acessar os programas de televisão e audios do programa de rádio. E ainda: propostas, notícias de campanha, sugestões, galerias de fotos, listas de vereadores, biografia.
Entre as novidades do site, está um hot site específico para propostas, onde Cesar e a candidata a vice-prefeita Eva Schran aparecem, em vídeo, junto a um formulário de perguntas, pedindo que o público envie sugestões para a campanha. Quando a informação é enviada, aparece um mapa em outra página indicando o bairro, o nome a sugestão do remetente.
O site disponibiliza, ainda, um "Comitê Digital" para download de materiais de campanha e acesso para "Rede de Amigos do Cesar 23".
Em breve, serão criadas novas ações diferenciadas.
FAN PAGE
O candidato Cesar Filho também criou uma página de fãs ("fan page") no Facebook, que conta com cerca de 1.580 seguidores. Em menos de 30 dias, foram registradas mais de 700 novas adições.
Segundo cálculos dos técnicos, a página está tendo um alcance semanal de aproximadamente 36.000 pessoas. O nível de engajamento ou interação é de quase 100% entre todos os membros da "fan page".
Até a tarde de desta quarta-feira, o Twitter de Cesar Filho tinha 3.257 seguidores e um ranking de interatividade considerado excelente.

Primeiro programa de Cesar Filho une belas imagens e emoção

Dinamismo, emoção e profissionalismo foram as principais características do primeiro programa de TV do candidato Cesar Silvestri Filho, exibido agora a pouco no horário eleitoral gratuito. Em 10 minutos e 27 segundos, Guarapuava foi retratada em vários aspectos, com trilha sonora vibrante e belas imagens.

Da agricultura ao trânsito; do trabalhador ao universitário; do Xarquinho ao Santana; da Lagoa das Lágrimas ao Salto São Francisco, o programa retrata Guarapuava, seu povo trabalhador, suas belezas e seu tradicionalismo. É o olhar de Cesar Filho sobre a cidade que ele quer tanto fazer avançar. “Avançar é o que já fizemos pela saúde, trabalhando em prol do Hospital São Vicente”, diz ele. “Nós vamos apoiar, com todas as nossas forças, a implantação do curso de Medicina na Unicentro e a criação do hospital universitário regional”, acrescenta em outro momento.

Cesar Filho pede a oportunidade de ser prefeito de Guarapuava. “Vou ser um prefeito presente no dia a dia do nosso município, na cidade e no campo, ouvindo, propondo, dialogando”, finaliza o candidato, caminhando com a vice Eva Schran, os pais, vereadores que apoiam sua candidatura e uma multidão, todos cantando “Agora é Cesar. Agora é 23”.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cesar Filho se reúne com profissionais da saúde e esportistas


O candidato a prefeito Cesar Silvestri Filho tem se reunido com vários segmentos da sociedade guarapuavana. Os dois últimos encontros tiveram como temas a saúde e o esporte, dias 17 e 19, respectivamente.
Durante a reunião com dezenas de profissionais da área da saúde, Cesar Filho detalhou os investimentos realizados no setor com apoio do Governo do Estado e através de emendas orçamentárias do deputado federal e atual secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri. “Tivemos no campo da saúde os maiores e melhores avanços. São mais de R$ 10 milhões investidos pelo Governo do Estado em Guarapuava”, resumiu Cesar Filho.
Ao apresentar seu plano de governo, o candidato destacou que todas as suas propostas estão em sintonia com o modelo estadual, todas avaliadas pelo próprio secretário de Saúde, Michele Caputo Neto. “Quero ter uma parceria franca e sincera. Com a contribuição de cada servidor, médico, enfermeiro e auxiliar, poderemos melhorar as condições de trabalho dos profissionais e dar um atendimento digno para cada paciente”.

Hospital Universitário Regional

Sobre o Hospital Universitário Regional, ele anunciou que, após uma série de reuniões com representantes de diversos órgãos, foi estabelecida uma proposta concreta. “A melhor proposta é a criação do Hospital Universitário Regional, pois, além de garantirmos melhor atendimento, estaremos viabilizando a implantação do curso de Medicina na Unicentro”, ressaltou. “Quem vai construir o Hospital Universitário Regional não são aqueles que nunca deram um centavo para os hospitais de Guarapuava, mas aqueles que trabalharam a vida inteira para melhorar a saúde da nossa cidade”.

Esporte
A reunião sobre o esporte teve a participação de atletas e profissionais. “Vamos valorizar nossos atletas para que tenham incentivo e orgulho de representar Guarapuava em campeonatos nacionais e internacionais”, reforçou Cesar Filho. “O esporte é um grande formador de cidadãos, por isso também vamos usá-lo para unir as gerações e integrar a sociedade”, opinou.
Cesar Filho tem, entre seus projetos, a revitalização de quadras já existentes e a criação de espaços de múltiplo uso em diversos bairros. “As praças de lazer, esporte e cultura vão oferecer biblioteca, quadra poliesportiva, pista de skate, caminhada, academia ao ar livre, espaço coberto para apresentações artísticas e parquinho para as crianças. Serão espaços criados especialmente para promover a integração da comunidade”, explicou.
O candidato ainda lembrou que muitos atletas guarapuavanos estão competindo por outras cidades por falta de incentivo em Guarapuava. “Vamos implementar uma política de massificação e valorização ao esporte porque não podemos mais aceitar que nossos talentos disputem modalidades esportivas por outras cidades. Isso não vai mais acontecer! Vamos resgatar a autoestima desses atletas e dar a oportunidade para que disputem as competições levando o nome e a bandeira da nossa Guarapuava”, disse Cesar Filho, acrescentando que os atletas de Guarapuava receberão incentivo para voltar a participar dos Jogos Abertos do Paraná.




Pacote federal causou surpresa e indignação ao Paraná, diz Richa Filho


O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou nesta quinta-feira (16/08) que a falta de obras e projetos prioritários para o Paraná no Programa de Investimento em Logística do governo federal causou surpresa e indignação ao Estado.

“O governador Beto Richa já solicitou audiência com a presidente Dilma Rousseff para entender o que está acontecendo”, informou o secretário, lembrando que deve haver uma grande mobilização estadual para defender os interesses paranaenses. “Nós temos três ministros que podem ser aliados na luta pelo Paraná, pois estão ao lado da presidente”.

“Além de não estarmos contemplados, o que nos parece é que estamos sendo prejudicados”, afirmou Richa Filho ao avaliar os mapas que indicam quais projetos serão desenvolvidos no pacote federal. Ele disse ainda que o Ministério dos Transportes conhece todas as demandas do Paraná na área de logística.

O secretário relatou encontro ocorrido em Curitiba, no último dia 29 de março, quando o ministro Paulo Passos recebeu um documento do Fórum Futuro 10 Paraná – integrado por diversas entidades de representação e pelo governo estadual – onde foram detalhados os maiores gargalos do Estado.

Outra questão apontada pelo secretário diz respeito à competência técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Paraná. “Temos um excelente diálogo com o DNIT no nosso Estado, que tem técnicos preparados e que conhecem muito bem a nossa realidade”, afirmou.

FERROVIAS - Para Richa Filho, os dois projetos ferroviários que aparecem no programa nacional precisam ser melhor detalhados, pois se contrapõem a tudo que vem sendo discutido com a União desde o ano passado.

Segundo ele, em uma análise preliminar, o governo federal está ignorando a existência da Ferroeste e a capacidade do Porto de Paranaguá e propondo a construção de uma ferrovia paralela e concorrente que pode provocar migração de cargas para outro terminal.

A ligação Maracaju/Guaíra/Cascavel/Paranaguá, já discutida entre Paraná e Mato Grosso do Sul e para a qual a Valec S.A. anunciou a contratação de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, não foi considerada. “Para nossa surpresa veio tudo diferente daquilo que estávamos ajustando há um longo tempo”.

Pelo plano divulgado, o traçado sai de Maracaju e chega a Cascavel, provavelmente por Porto Camargo, e dali segue até Mafra, em Santa Catarina. “Para entender isso estamos tentando mais detalhes junto ao governo federal”, afirmou o secretário da Infraestrutura.

Outro projeto ferroviário também é diferente daquilo o Estado necessita. O trecho proposto no plano da União desce de São Paulo e também chega a Mafra, mas não há detalhes. O governo estadual e produtores paranaenses defendem a construção de um ramal da ferrovia Norte-Sul passando pela região de Maringá e Campo Mourão, Cascavel e pelo Sudoeste do Estado até a divisa com Santa Catarina.

ESTRADAS - Com relação à obras rodoviários, o secretário disse que existem diversos problemas em estradas federais que não foram considerados e são essenciais para a economia do Paraná e do Brasil. Ele citou a necessidade de melhorias na BR-163, na região Oeste, que precisa ter a capacidade de tráfego aumentada. Outra demanda é a implantação do trecho da BR-158, entre Alto do Amparo e Imbituva, que é as unica parte da rodovia que ainda não saiu do papel. A Estrada Boiadeira (BR-487) e a Transbrasiliana (BR-153) também foram citadas pela importância que tem para a ligação entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

sábado, 18 de agosto de 2012

Quadrilha rouba van com 12 pessoas que fariam compras no Paraguai

Veículo seguia pela BR-277 na madrugada deste sábado (18).
Eles passavam pelo pedágio de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná.

 

Fernando Castro Do G1 PR

Uma van que levava 12 pessoas foi assaltada na madrugada deste sábado (18) em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. De acordo com a Polícia Civil, cinco suspeitos em uma caminhonete abordaram o veículo na BR-277 por volta das 4h, quando os passageiros seguiam para fazer compras em Foz do Iguaçu e no Paraguai.
“Era uma excursão de Telêmaco Borba. Nas proximidades do pedágio eles foram rendidos e levados para uma estrada rural”, contou ao G1 o investigador Cavalheiro. Os suspeitos roubaram objetos pessoais e dinheiro das vítimas e fugiram na caminhonete. Até as 8h45 nenhum deles havia sido localizado.
Segundo Cavalheiro, este tipo de roubo tem acontecido com frequência, e a preocupação é de que a situação posso se agravar. “Tempos atrás ocorreu um latrocínio, e, sinceramente, não acho que vá demorar a acontecer de novo desse jeito”, lamentou. Ele também reclama que a Polícia Civil não pode atuar preventivamente nas rodovias. “A gente tem boa vontade, quer resolver a coisa, mas barra nos estraves da Justiça”, afirmou.

 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Em painel, Cesar Filho mostra competência para ser o próximo prefeito de Guarapuava


O candidato da Aliança para o Progresso, Cesar Filho, afirmou que ser prefeito de Guarapuava representa o maior desafio de sua vida e que diálogo e transparência são fundamentais em uma administração. “Precisamos colocar Guarapuava em uma nova rota e de um prefeito que saia da passividade e busque novos investimentos, mostrando nossas potencialidades”, disse em Painel realizado no Sindicato Rural.

Sobre o trânsito, Cesar Filho destacou que a atual frota de Guarapuava chega a 76 mil veículos, já o número de vagas regulamentadas pelo Estar, no Centro da cidade, está em 1.029. Uma de suas propostas para reduzir o número de acidentes, é incentivar a educação, além de planejar e organizar o trânsito.

Apresentando os números Ideb, Cesar Filho constatou que a educação de Guarapuava não recebeu os investimentos necessários nos últimos anos. Foz do Iguaçu, por exemplo, que, em 2005, teve índice 4,2 e, em 2011, conseguiu a maior média do Estado (7,0). Já Guarapuava, nos mesmos períodos, ficou com 4,3 e 5,2, respectivamente. “Esses dados refletem diretamente na qualidade do ensino”, ressaltou, afirmando que é preciso estimular os professores e investir no sistema educacional integral.

Cesar Filho também falou sobre transparência na administração pública. “A sociedade não suporta mais a falta de respeito com a utilização do dinheiro público”, constatou, reforçando que a sociedade necessita de acesso pleno às informações da administração pública.

O painel foi organizado pelo jornal Diário de Guarapuava e oito entidades – Acig, Sindicato Rural, Sociedade Rural, CDL, OAB, Fiep, Concejug e Lojas Maçônicas.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vamos buscar oportunidades para fazer Guarapuava avançar, afirma Cesar Filho aos rotarianos‏



Com propostas consistentes e ideias inovadoras, o candidato a prefeito em Guarapuava Cesar Silvestri Filho (Coligação Aliança para o Progresso) apresentou aos rotarianos, nesta quinta-feira (15), seu plano de governo e respondeu perguntas elaboradas pelos sócios. “Essa é uma grande oportunidade para que os candidatos possam mostrar o que efetivamente vão fazer pelo município apresentando suas ideias baseadas nas reais demandas da população e dentro das possibilidades orçamentárias do nosso município”, declarou Cesar Filho.
Durante 20 minutos o candidato falou sobre os principais pontos do seu plano de governo, pautado pela necessidade de Guarapuava ter um prefeito que trabalhe pelos guarapuavanos, que possa fazer uma administração de portas abertas ouvindo os anseios da população, além de impor um ritmo mais acelerado no município, em busca do desenvolvimento econômico e social. “Nós precisamos sair dessa atitude passiva de ficar esperando investimentos, vamos buscar oportunidades para fazer Guarapuava avançar”, comentou Cesar Filho que também mostrou estar preparado para administrar Guarapuava. “Nossa cidade precisa de um prefeito que tenha entusiasmo, que tenha disposição e que tenha, acima de tudo, a compreensão do papel que Guarapuava exerce para a região, pois temos a vocação para sermos referência para os outros municípios e é para isso que vou trabalhar”.
O candidato também respondeu as perguntas sobre saúde, geração de emprego, transparência pública, produção rural e agricultura familiar, cultura, trânsito, meio ambiente, segurança pública e educação. Cesar Filho lembrou ainda quea nota de Guarapuava no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgada nesta terça-feira (14) apresentou notas inferiores a diversos municípios de porte médio do Paraná, como Toledo, que teve nota no IDEB 2011 de 6,4; Maringá, Ponta Grossa e Apucarana com nota 6,0; enquanto Guarapuava ficou com 5,2. “Para avançarmos em educação precisamos avançar na valorização dos nossos professores, recuperando a autoestima destes profissionais, com o PDE municipal e um plano de cargos e salários, garantindo a qualidade do ensino, com investimentos nas estruturas físicas dos colégios, dando opções de contraturno com compromisso e responsabilidade”.
A reunião foi organizada pelos Rotarys Guarapuava (Sueli Piaia), Guairacá (Doralice de Souza) e Guarapuava Lagoa (José Suda), além do Rotaract (Djalma Fonseca) e Interact (Mariana Vieira).

Cesar Filho participa de painel do Diário de Guarapuava e entidades



O candidato a prefeito Cesar Silvestri Filho participará do painel com os candidatos, que será realizado pelo jornal Diário de Guarapuava e oito entidades – Acig, Sindicato Rural, Sociedade Rural, CDL, OAB, Fiep, Concejug e Lojas Maçônicas. O evento acontecerá nesta quinta-feira (16), no Sindicato Rural, a partir das 19h.

O painel foi dividido em cinco blocos, sob a coordenação de um mediador. No primeiro, cada candidato terá 3 minutos para fazer sua apresentação. A ordem será definida na hora do painel, por sorteio. Nos segundo e terceiro blocos, os candidatos responderão uma pergunta sobre temas específicos, também de acordo com sorteio. No quarto bloco, todos os candidatos responderão a perguntas formuladas pelas entidades. O último bloco ficará para as conclusões finais. A plateia não terá direito a perguntas.

“Com esse painel, o jornal Diário de Guarapuava e as entidades abrem uma excelente oportunidade para a população, mesmo antes da propaganda eleitoral, conhecer as propostas e ideias dos candidatos a prefeito. Neste formato elaborado pelos organizadores, temos espaço para falar sobre vários temas para um grande público”, avaliou Cesar Filho.

O evento poderá ser acompanhado em tempo real através do novo site do jornal, que será lançado no dia do evento. O painel terá oito perguntas elaboradas pelo Diário e outras quatro pelas entidades. A participação no painel está limitada a pessoas com convite (foram distribuídos aproximadamente 200), assessores dos candidatos e imprensa credenciada.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Beto Richa apresenta potenciais do Paraná para investidores nacionais


O governador Beto Richa apresentou nesta segunda-feira (14/08), em São Paulo, as oportunidades de investimentos no Paraná para dezenas de empresários brasileiros. Richa reforçou que o Estado vive um novo momento de crescimento e de resgate da confiança do setor produtivo, com um governo estável e com segurança jurídica.

Em pronunciamento durante o Seminário Lide (Grupo de Líderes Empresariais), uma iniciativa do Grupo Dória, o governador disse que o Paraná tem enorme potencial para investimentos em biotecnologia, nanotecnologia, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, metalmecânica e equipamentos médicos, além de energia e reflorestamento.

Uma das áreas potenciais ressaltadas por Richa foi o de fornecimento de serviços, peças e equipamentos para a exploração de petróleo da camada Pré-Sal. Ele destacou a posição privilegiada do litoral paranaense em relação às principais bacias petrolíferas do País.

Richa afirmou que o governo estadual desenvolve um projeto em Pontal do Paraná para criar o Pontal do Pré-Sal, um condomínio de empresas voltadas para a indústria do petróleo. De acordo com ele, o local já abriga a Techint, que vai fabricar duas plataformas, e entre os grupos interessados em se instalar na região, inclusive com pedido de licença ambiental, estão Odebrecht, Queiroz Galvão e a empresa norueguesa Subsea7.

DIÁLOGO - O governador disse que o Paraná ficou muito tempo estagnado e com poucos investimentos em infraestrutura. “Com uma postura de diálogo franco e portas abertas para as negociações, queremos promover o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou o governador.

Richa explicou que o desenvolvimento econômico do Estado é potencializado por fatores que interagem. Ele citou como exemplos o crescimento do consumo das famílias, o aumento das exportações do agronegócio, a expansão do setor agroindustrial, a instalação de novas indústrias e os investimentos públicos em estradas, ferrovias, portos e aeroportos.

PARANÁ COMPETITIVO – Segundo Richa, com a necessidade de retomar o dinamismo econômico paranaense, o governo estadual criou no início de 2011 o programa Paraná Competitivo para estimular à industrialização e atração de novas empresas. A medida segue as regras do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Ele explicou aos empresários que o programa de incentivos é baseado em contrapartidas como criação de bons empregos, geração de impostos em escala, inovação tecnológica e cuidados com o meio ambiente.

Desde a sua implantação, o Estado já conquistou mais de R$ 18 bilhões em investimentos produtivos, que estão gerando cerca de 80 mil empregos. Veículos, autopeças, plataformas petrolíferas, biodiesel, alimentos, máquinas pesadas, reflorestamento, pneus, embalagens descartáveis, papel e celulose e medicina estão entre os setores econômicos atraídos para o Estado.

EMPREGO - Um dos pontos destacados por Richa é a qualidade da mão de obra paranaense e o investimento que o Estado está fazendo na capacitação de trabalhadores com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. “No Paraná não há risco de apagão de mão de obra. Temos uma política de capacitação ditada pelas vocações de cada cidade e as demandas de mercado”, disse.

INFRAESTRUTURA – De acordo com o governador, é fundamental que, aliado a atração de investimentos, o governo invista em infraestrutura de transporte e logística para o crescimento econômico do Paraná. Para isso, Richa citou um programa de R$ 840 milhões para melhoria e manutenção da malha rodoviária estadual e os investimentos para ampliar e modernizar o Porto de Paranaguá.

Nos últimos anos, o porto aumentou significativamente sua capacidade operacional. Foram mais de 20 milhões de toneladas de cargas movimentadas no primeiro semestre deste ano, volume 5% superior ao registrado no mesmo período em 2011.

Em junho foi iniciada a dragagem de manutenção dos pontos críticos do canal de acesso ao porto, obra que vai restabelecer a profundidade original desse canal, de 15 metros.

Uma outra obra importante que irá melhorar a infraestrutura logística do Paraná, será a criação da ferrovia que ligará Cascavel, no Oeste do Estado, a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Essa intervenção, que terá 420 quilômetros de extensão, está em estudo de viabilidade e ampliará expressivamente as operações no corredor de exportações paranaense.

AGÊNCIA - O governador citou ainda a criação da Agência Paraná de Desenvolvimento com o objetivo de estabelecer uma porta de entrada para todos os investimentos produtivos no Paraná. “Tenho certeza que os frutos dessa estratégia, já utilizada por alguns Estados, vai colocar o Paraná na linha de frente dos interesses empresariais nacionais e internacionais, que buscam expandir seus negócios no Brasil”, afirmou.

Para concluir, o governador apresentou ainda os investimentos ampliar a oferta de energia e crédito para o setor produtivo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cesar Filho recebe apoio da comunidade de Entre Rios




O que era para ser uma reunião tornou-se um comício. O candidato a prefeito em Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, falou para uma multidão que esteve na Rua Tiradentes, na Vila Nova Esperança, na tarde deste domingo. “É certamente a maior reunião que fizemos até agora nestas eleições, o que demonstra o carinho que sempre recebi destes meus amigos de Entre Rios”, declarou.

Ao lembrar as conquistas que conseguiu para Entre Rios enquanto deputado estadual, como os incentivos para a Agrária, que possibilitará a geração de empregos diretos e indiretos, além da construção deum destacamento policial para o distrito, Cesar Filho reafirmou seu compromisso com a comunidade. “Foi graças à comunidade de Entre Rios, onde tive o maior número de votos, que conseguimos em um ano e meio de trabalho conquistar tantos recursos e incentivos do Governo do Estado para Guarapuava e região”.

O candidato também falou sobre suas propostas como o incentivo a parcerias com as grandes empresas para a geração de empregos e qualificação profissional, transporte escolar para os jovens que fazem faculdade em Guarapuava e a atenção especial para a área da saúde. “Nós viemos aqui para estabelecer uma relação de confiança com meus amigos e não apenas enchê-los de promessas, coisas que vocês já estão cansados de ouvir. Quero marcar a história do nosso município com meu mandato, que vai fazer Guarapuava avançar se consolidando como município polo da nossa região”.

Em homenagem ao Dia dos Pais, o candidato também fez questã ode declarar o orgulho que sente por seu pai, o secretário de Estado Cezar Silvestri. “Hoje ainda não tive a oportunidade de dar um abraço no meu pai, mas tenho certeza que todo esforço que estamos fazendo nesta caminhada vale a pena porque estamos lutando por aquilo que acreditamos”




sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cesar Filho apresenta propostas para a juventude de Guarapuava


Temas como incentivo ao primeiro emprego, esporte, cultura, política de empreendedorismo jovem, construção de espaços de lazer, combate às drogas e instalação da Universidade Tecnológica do Paraná em Guarapuava foram algumas das propostas abordadas pelo candidato à prefeito em Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. “Eu não tenho dúvidas de que nós faremos uma sociedade forte, mais dinâmica e exigente na medida em que nossa juventude participe com mais vigor das decisões políticas da nossa Guarapuava”.
Projetos de incentivo às parcerias com as Instituições de Ensino Superior também foram discutidos. Para Adriano Machado, servidor da Unicentro, hoje existe um grande distanciamento entre a Prefeitura e as Instituições de Ensino Superior, o que, por muitas vezes, dificulta a realização de projetos. “Uma parceria forte entre a educação e o poder executivo poderia facilitar o desenvolvimento de projetos em benefício da população de Guarapuava”, explica.

Clube do Talento

A descoberta e incentivo de novos talentos também foi abordado por Cesar Filho. Segundo o músico Carlos Eduardo Burkhard, Guarapuava é uma cidade carente de entretenimento e, se não fossem as casas noturnas abrirem espaço para os músicos locais, não teria nenhum artista se apresentando na cidade. “A ideia do Cesar Filho é louvável porque Guarapuava precisa de um espaço onde os artistas possam se apresentar para a população e assim se tornarem conhecidos para dar início a uma carreira. Sabemos que em cada bairro de Guarapuava existe um talento musical que está esperando para ser descoberto”, comenta o músico que ainda completa: “o maior pagamento para um artista são os aplausos do público, por isso o artista precisa de lugares onde possa reunir gente e se apresentar”, finaliza.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cesar Filho propõe implantação do Conselho das Cidades



A implantação do Conselho das Cidades está no plano de governo dos candidatos Cesar Filho e Eva Schran, da coligação Aliança para o Progresso. O órgão terã a função de articular a sociedade civil organizada para que os projetos estratégicos-, como a construção do hospital público, implantação do curso de medicina e execução de obras rodoviárias e ferroviárias-, tenham acompanhamento e atuação permanentes.

“Atualmente Guarapuava não possui nenhum departamento municipal que cuide dos grandes projetos, por isso existe a necessidade de um conselho que mantenha esses temas sempre em discussão e faça o processo de acompanhamento para que não fiquem apenas no papel. Projetos estratégicos não podem depender apenas de articulações esporádicas”, justificou Cesar Filho.

O Conselho das Cidades será diretamente ligado ao gabinete do prefeito, sem vínculos com qualquer secretaria e aberto às entidades que hoje são as grandes mobilizadoras dos anseios populares. “O conselho terá a participação de instituições e entidades de Guarapuava e região, pois geralmente esses projetos estratégicos também envolvem outros municípios. Juntos, teremos mais força”.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cesar Filho e Eva Schran na Expogua


Uma verdadeira multidão acompanhou Cesar Filho e Eva Schran, na visita ontem à Expogua, que acontece no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A cada passo dos candidatos, mais pessoas se uniam ao grupo; famílias que queriam mostrar seu carinho à coligação Aliança para o Progresso.

Cesar Filho e Eva foram recepcionados na avenida Manuel Ribas com muita animação e manifestações de apoio. Candidatos a vereador também integraram o grupo, que chamava a atenção ao longe, pelo número de pessoas e pelas bandeiras que balançavam ao som do jingle da campanha “Agora é Cesar, agora é 23”.

Dentro do parque, o grupo de simpatizantes só aumentava. Entre um abraço e outro, Cesar Filho e Eva paravam para fotos, o que chamava ainda mais atenção do público da Expogua. “É muito bom sentir o carinho das pessoas em relação à nossa candidatura. São pessoas do bem, que, como nós, querem uma campanha alegre, sem ofensas e com projetos que realmente façam Guarapuava avançar”, destacou Cesar


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Expogua tem ingresso popular hoje



Hoje, a entrada para a 37ª Expogua custará R$ 2 e poderá ser adquirida no local (Parque de Exposições Lacerda Werneck). A renda arrecadada será revertida a instituições sociais. No ano anterior, o ingresso para a segunda-feira era um quilo de alimento não-perecível. Em 2012, a organização da feira preferiu alterar o sistema para facilitar a logística de divisão e para que cada entidade utilize a verba conforme suas necessidades.
As atrações musicais desta segunda-feira serão todas de Guarapuava, já que o evento tem a intenção de mesclar artistas de renome nacional e nomes locais que estão conquistando público. Os shows terão início às 20h, com Daniel Chaia, Grupo Contemplação, Thiago Mello e Kleber Viola.
Na terça-feira, o cantor gospel Thalles Roberto se apresentará às 21h; e, na quarta-feira, o cantor sertanejo Luan Santana fechará a agenda de shows, às 22h. A partir de quinta-feira acontecerá o circuito de rodeios da Expogua 2012.

Assessoria de Comunicação da 37ª Expogua / www.expogua.com.br
Sociedade Rural Guarapuava / Sindicato Rural de Guarapuva / Unicentro

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Expogua possui sistema de segurança eficiente


 Para manter a segurança no Parque Lacerda Werneck durante os dias da Expogua, a comissão organizadora conta com o trabalho de policiais e bombeiros.
 No que tange ao papel dos primeiros citados, uma equipe formada pelo 16º Batalhão de Polícia Militar, Batalhões de Choque da região e Batalhão de Polícia de Trânsito promovem a inspeção diária, evitando possíveis infrações e crimes nos espaços interno e externo do parque.
            Segundo o coordenador de policiamento, subtenente Marcionei Pretkco, rondas de viaturas e patrulhamento são as ações dos profissionais. “Internamente, as equipes trafegam integralmente pelo parque e mantêm alguns postos fixos, como na entrada e arena de shows. Externamente, realizamos rotas evitando furtos de veículos, indivíduos que possam pular alambrado e atirar objetos”. Ao todo, cerca de 60 policiais atuam no período noturno e 25 no diurno, mas a quantidade varia de acordo com o dia.
            Já o Corpo de Bombeiros atua na prevenção de incêndios e atendimento pré-hospitalar. Segundo a comandante do 1°SB/ 5°SGBI, Karen Pedrosa, o preparo da operação durou um ano, sendo o resultado satisfatório. “Orientamos a organização no preparo de um sistema preventivo, atendendo toda a área da Expogua. Foi feito um projeto junto ao Corpo de Bombeiros, que vistoria e orienta, com um sistema de hidrantes”, relata Karen. “O sistema é muito bom, funciona e foi aprovado pelos integrantes”. O Corpo de Bombeiros atua com oito profissionais diariamente e conta com uma viatura de ambulância, além de caminhão de 5 mil litros.
            Além destas duas entidades, a Sociedade Rural de Guarapuava conta com a parceria da Máximo Organizações, no auxílio da organização da Expogua, sem vínculo a segurança do evento. Entre as ações figuram orientações aos associados, visitantes e participantes, apoio organizacional de direcionamento de veículos e pessoas junto aos portões dos estacionamentos, limpezas de ambientes e pátio, dentre outros.

Assessoria de Comunicação da 37ª Expogua / www.expogua.com.br
Sociedade Rural Guarapuava / Sindicato Rural de Guarapuva / Unicentro

sábado, 4 de agosto de 2012

A abertura da 37ª edição da Expogua aconteceu ontem



A abertura da 37ª edição da Expogua aconteceu ontem. O Parque de Exposições Lacerda Werneck recebeu grande publico. 

A solenidade de abertura do evento, aconteceu as 18:30hs, com a participação do secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, Secretario de Desenvolvimento Urbano Cezar Silvestri, entre outras autoridades. Zuber, presidente da sociedade Rural Guarapuava emocionado fez a abertura da feira e desejou boa sorte a todos os participantes e agradeceu aos patrocinadores.
O ponto alto foi o show com a dupla sertaneja Milionario e Jose Rico. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cesar Filho proprõe que Guarapuava seja polo tecnológico


Para o candidato Cesar Filho, Guarapuava tem condições de atrair empresas de tecnologia de informação, comunicação e eletroeletrônica. Além de diversificar o potencial industrial do município, a intenção é empregar a mão de obra que está sendo formada na Unicentro e no campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). “Esses jovens guarapuavanos que se formam e precisam buscar emprego em outras cidades terão novas oportunidades na cidade e junto de suas famílias”, garantiu.
Nas reuniões que participa, Cesar Filho destaca exemplos de cidades menores que souberam aproveitar a oportunidade para ser destaque estadual e nacional no setor. “Como deputado estadual, fui autor do projeto que estende à Guarapuava a mesma política fiscal que beneficiou Pato Branco e Foz do Iguaçu”, disse Cesar Filho, referindo-se a lei estadual de incentivos tecnológicos e a redução da carga tributária para o setor tecnológico.
“Uma administração municipal tem de sair da postura passiva para enxergar e atrair os investimentos, sempre mantendo um bom relacionando com o governo do Estado, que poderá indicar ou direcionar as empresas que tenham interesse no Paraná”, reforçou.


Com apoio de Cesar Filho, Agrária investe R$ 210 milhões em nova fábrica de malte



Nova planta vai gerar mil novos empregos diretos e indiretos para Guarapuava e região

A Cooperativa Agrária vai investir R$ 210 milhões na construção de uma nova maltaria em Entre Rios, distrito de Guarapuava, com a geração de cerca de mil empregos, diretos e indiretos. A produção de malte cervejeiro da cooperativa, que hoje é de 240 mil toneladas por ano, deve aumentar em 30%, passando para 320 mil toneladas por ano. O governador Beto Richa e o diretor-presidente da Agrária, Paul Illich, assinaram, na manhã desta quinta-feira (02), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o protocolo de intenções da nova fábrica, que teve a intervenção direta do deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS). O investimento foi viabilizado através do Programa Paraná Competitivo, com recursos do BRDE, BNDES e da própria Agrária.
A cerimônia contou com a presença dos secretários da Agricultura, Norberto Ortigara, da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, e do Meio Ambiente, Jonel Iurk, além do diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto.
Atualmente, a Cooperativa Agrária é a principal produtora de malte cervejeiro no Brasil, responsável por 50% da produção nacional e por 25% do volume de malte consumido no país. “As cervejarias ainda precisam importar boa parte do malte que é consumido aqui, porque a produção nacional ainda não é autossuficiente”, explicou o especialista de Controladoria, Elizeu Batista e Luz. 
Com estes investimentos, o Paraná passará a ter a maior área plantada de cevada no Brasil, passando 40 mil hectares para 100 mil hectares. “É um compromisso que assumimos com o Governo, de investir no fomento, no aumento da área plantada e na qualificação dos produtores”, explicou Luz.
ARTICULAÇAO:
A Agrária foi a primeira cooperativa paranaense a participar do Programa Paraná Competitivo, que oferece incentivos fiscais para novos investimentos. No ano passado, outro convênio permitiu a ampliação da indústria de processamento de milho da unidade. O objetivo do investimento é agregar maior valor à produção de cevada cervejeira e ampliar o volume de industrialização. “A participação do deputado Cesar Filho neste processo todo foi fundamental. Ele idealizou estes projetos conosco, para conseguirmos investimentos para Guarapuava”, comentou Illich.
O protocolo de intenções prevê que, como contrapartida aos incentivos fiscais, a Cooperativa Agrária deverá investir na capacitação e formação de mão-de-obra e fomentar o plantio de cevada na região. De acordo com o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, o objetivo é oferecer aos produtores uma alternativa de plantio durante o inverno. 
A expectativa da diretoria da cooperativa Agrária é que o novo investimento gere anualmente R$ 12 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os cofres estaduais e R$ 25 milhões em outros impostos federais. A obra será concluída no final de 2014.
Para Cesar Filho, esses investimentos demonstram a preocupação do Governo do Estado em viabilizar um desenvolvimento equilibrado de todo o Paraná, criando incrementos para a economia dos municípios do interior. “Esse investimento é a prova da força e potencial da agroindústria guarapuavana, que, com um mínimo de apoio e de incentivo pode ser muito competitiva”, comentou o parlamentar.
PRODUÇAO DE MILHO:
Além do protocolo de intenções, o governador assinou outro documento que amplia o investimento da Agrária na instalação da indústria de processamento de milho. A intenção é prorrogar o pagamento do ICMS dos equipamentos importados. 
Em outubro de 2011, Richa visitou a cooperativa Agrária para assinar um protocolo para investimentos de R$ 124 milhões e criação de cerca de 460 empregos diretos e indiretos. A nova indústria, que já está em obras, irá produzir 180 mil toneladas por ano de itens como grits e flakes (para indústria cervejeira e alimentícia), fubá, creme de milho e germe e película (para rações animais).