quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Professor da Unicentro apresenta projeto “lixo eletrônico em Santa Catarina e Rio Grande do Sul”





O professor da Unicentro Dejair Priebe Ferreira da Silva, formado em Licenciatura Plena em Informática,  Licenciatura Plena em Eletrônica - UERGS Caxias do Sul,  Curso Superior em SISTEMAS DE INFORMAÇÃO -  Faculdade TecBrasil, Curso Técnico em ELETRÔNICA -  Escola Técnica Federal de Pelotas, lança projeto inédito  de extensão “Gerenciamento do Lixo Eletrônico.

  
Preocupado com o volume de lixo eletrônico produzido no Brasil e no mundo, que cresce exponencialmente devido ao rápido avanço tecnológico e à prática consumista imposta pela sociedade, surgiu à necessidade de criar um projeto que viesse de encontro a essa necessidade e principalmente para tentar minimizar o problema ambiental gerado por tal tipo de lixo.


O projeto de extensão “Gerenciamento do Lixo Eletrônico e uma solução tecnológica e social para um problema ambiental” da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), que está desde 2011 estudando o problema do lixo eletrônico no contexto da cidade de Guarapuava, PR e buscando soluções para tal questão. Uma das iniciativas é a oferta de uma oficina de artesanato utilizando componentes do lixo eletrônico que não possuem mais utilidade como tecnologia.
“A oficina pode ser oferecida para crianças, adolescentes e adultos que além de serem conscientizados sobre o problema do lixo eletrônico terão a oportunidade de colocar em prática a sua criatividade e conhecer uma possível fonte de renda com a produção de diversas
Peças como chaveiros, brincos, anéis, peças decorativas e outras. Explica Dejair.  “A outra iniciativa é uma oficina para orientar os participantes sobre o que é lixo eletrônico e seus efeitos maléficos ao meio ambiente, o crescente interesse de saber o que fazer com ele e o valor financeiro destes componentes. O que reaproveitar do Lixo eletrônico e como fazer este reaproveitamento, mostrando os principais componentes eletrônicos e suas funções básicas. Mostrar as técnicas de desmontagem e dessoldagem das placas eletrônicas e da discussão sobre onde e
como aplicar os componentes retirados e testados. Explicar como e onde eles podem ser utilizados em novos produtos. Desenvolver com os participantes, projetos e produtos baseados em idéias dos próprios integrantes deste curso e com
embasamento técnico suficiente para tornar este produto rentável aos seus “desenvolvedores, criando assim uma possível fonte de renda a partir da venda” Enfatiza o professor.

Para o professor o Gerenciamento do lixo eletrônico e uma solução tecnológica e social para um problema ambiental destes produtos. Outro ponto importante é o estudo da legislação brasileira em que se pode estabelecer a responsabilidade ambiental e a sugestão de uma responsabilidade pós-consumo, principalmente a que trata da destinação final dos produtos eletro-eletrônicos, para os quais ainda não existe legislação vigente “específica, para evitar, num futuro próximo, o esgotamento do meio ambiente” ressalta.
O importante projeto tem sido elogiado por outras universidades.  O professor tem recebido convite para apresentá-lo em outras cidades do Brasil.  O projeto já foi apresentado com sucesso nas Universidade de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Tenho orgulho de levar o nome de Guarapuava, cidade que me acolheu com tanto carinho” Afirma Dejair.
Saiba mais sobre o projeto
“O volume de lixo eletrônico descartado no Brasil e no mundo cresce exponencialmente a cada ano. Este crescimento deve-se ao ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico em conjunto com o aumento do poder de compra da população, que busca cada vez mais comodidade e conforto.

O Brasil possui cerca de 160 milhões de celulares [Anatel 2009] e 60 milhões de computadores em uso. Em 2014 a previsão é atingir a marca de 140 milhões, um computador para cada dois ou três pessoas [Meirelles 2011]. “Segundo dados da ONU o Brasil é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos (0.5 kg/Caetano) entre os países emergentes [Schluep 2009]”.  O descarte incorreto deste tipo de lixo provoca graves danos ao meio ambiente e aos seres humanos pois a maioria dos produtos eletrônicos contém substâncias tóxicas como polímeros anti-chamas (BRT), PVC, e metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio. O mercúrio, por exemplo, pode causar distúrbios renais e neurológicos (irritabilidade, timidez, problemas de memória), mutações genéticas, alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores, distorções da visão e da audição). O chumbo, por sua vez, atinge o sistema nervoso, a medula óssea e os rins, gerando lesão renal e cerebral e fraqueza muscular. Pode causar anemia por inibição da síntese da hemoglobina e atinge o nervo ótico e auditivo. E o cádmio é um agente cancerígeno, causador de danos ao sistema nervoso. “Acumula-se, principalmente, nos rins, fígado e ossos e provoca dores reumáticas e mialgias, distúrbios metabólicos que levam a osteoporose, disfunção renal e câncer [Lixo Eletrônico 2009]”.

No Brasil a Lei nº 123052 de 02 de agosto de 2010, que institui a Política nacional de Resíduos Sólidos define no artigo 33 que:
“São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores comerciantes de: (…) VI – produtos eletroeletrônicos e seus componentes.” entretanto, ainda não há fiscalização suficiente para que a lei seja cumprida. Além disto, nem todas as empresas têm estrutura para reciclar seus produtos descartados pelo consumidor. Ocorre então que várias iniciativas não-governamentais surjam para tratar da questão do lixo eletrônico. Alguns exemplos de projetos são: ONG E-lixo - criada em março de 2008, em Londrina-PR, com o objetivo de dar uma destinação correta para o lixo eletrônico; ONG Ceará em foco3 com sede em Fortaleza trabalhando para o beneficiamento do lixo eletrônico; Projeto de Lixo Eletrônico e de Meta reciclagem da Escola Futura da USP de São Paulo; CDI4 - Comitê para democratização da Informática.

Cesar Filho diz que Vila São Vicente terá rede de esgoto


Dona Tereza Saruva, 65 anos, ficou emocionada ao encontrar Cesar Filho (PPS) na Vila São Vicente, onde o candidato fez campanha na tarde deste terça-feira (25). “Ele está vindo”, anunciou a aposentada aos familiares e vizinhos. “Eu lembro dele piazinho, acompanhado dos pais e do avô, seu Moacyr”, acrescentou, após um longo abraço no candidato a prefeito.
A aposentada também fez questão de apresentar sua filha Cleonice e a netinha Camila a Cesar Filho. “Ela tem uma foto com você quando ainda era bebê”, falou dona Tereza, referindo-se à neta. “Fico muito feliz em saber que a senhora conheceu meu avô e mantém esse carinho por mim e pela minha família. Obrigado”, disse Cesar Filho.
A educadora Brenda Brandão, 18 anos, está preocupada com a atual situação da saúde em Guarapuava, principalmente porque tem um filho. “Eu decidi meu voto, porque Guarapuava precisa mudar, precisa avançar”, comentou. O candidato falou de suas propostas para saúde, como a contratação de mais médicos e da implantação da Clínica do Idoso e do PAI (Pronto Atendimento Infantil)
A caminhada de Cesar Filho terminou com um comício, reunindo uma multidão. “Eu assumi o compromisso de trazer o esgoto e hoje digo, com satisfação, já é realidade. As obras começaram na Vila Carli e logo chegarão até aqui, beneficiando 100% da Vila São Vicente”, anunciou Cesar Filho.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cesar Filho fala de suas propostas no Distrito Industrial Atalaia e no Cedeteg


O candidato a prefeito em Guarapuava Cesar Silvesti Filho (PPS) começou as visitas e reuniões desta terça-feira (25) no Distrito Industrial Atalaia, conversando com trabalhadores sobre propostas para a educação, saúde, habitação e geração de empregos. “Vamos construir uma Guarapuava que dê oportunidade para todos”, disse Cesar Filho que também lembrou de uma grande conquista sua, como deputado estadual, para o  Distrito Industrial Atalaia. “As obras do trevo do Atalaia estão a todo vapor e isso foi uma conquista minha junto ao Governo Estadual que compreendeu a necessidade de fazermos essa obra dando segurança para a nossa população. E é assim que vamos continuar trabalhando”.
Em seguida, Cesar Filho se reuniu com diretores do campus, do pró-reitor de pesquisa, chefes de departamento e funcionários do Cedeteg. Além de expor suas propostas, o candidato da coligação Aliança para o Progresso também teve a oportunidade de reafirmar seu compromisso de aproximar a Unicentro da administração municipal, em diversas parcerias. “Sabemos que uma parceria forte entre a Universidade e o Poder Executivo poderia facilitar o desenvolvimento de projetos em benefício da população de Guarapuava”, afirmou Cesar Filho.

Cesar Filho caminha pelo centro de Guarapuava


Aproveitando o começo da semana, Cesar Filho (PPS) caminhou nesta segunda-feira (24) pelo Centro de Guarapuava. Conversando com lojistas, funcionários, clientes e quem passava pelas ruas, o candidato da coligação Aliança para o Progresso falou sobre propostas e distribuiu material de campanha.
Entrando nas lojas e caminhando pelas ruas, Cesar Filho era recebido com entusiasmo ao falar de suas propostas para Guarapuava avançar na saúde, educação, habitação e infraestrutura. “Estamos com Cesar Filho desde que foi candidato pela primeira vez. Agora é a nossa vez!”, exclamou a dona de casa Maria Eugênia que encontrou Cesar Filho e fez questão de registrar seu apoio ao candidato.
Andressa de Oliveira, 18 anos, Elen Tamires Peron, 16, vão votar pela primeira vez e disseram a Cesar Filho que estão analisando as propostas dos candidatos. “Eu vou votar no candidato que tiver as melhores propostas para saúde e educação, pois eu sou jovem e quero oportunidades de estudar, me qualificar e assim ter mais chances de emprego”, disse Elen. “Analisem as nossas propostas e vejam que todas são viáveis e realmente atendem os anseios dos guarapuavanos”, afirmou Cesar Filho.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vamos valorizar nossos produtores rurais, diz Cesar Filho em reunião no Guairacá



O candidato a prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), aproveitou a manhã deste domingo (23) para se reunir com moradores do distrito do Guairacá. Acompanhado pela vice Eva Schran e pelo deputado federal e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, o candidato falou sobre suas propostas e conversou com a população. “Com incentivos e valorização vamos mostrar que temos respeito pelos nossos distritos e produtores rurais, homens e mulheres que conhecem as dificuldades para levar os alimentos até nossa mesa”.
Cesar Filho lembrou ainda do apoio aos produtores rurais com assistência técnica agrícola e manutenção das estradas rurais. “Vamos melhorar as estradas rurais porque todos têm o direito e ir e vir, além disso, estaremos garantindo o escoamento da safra e o transporte escolar das nossas crianças, melhorando a qualidade de vida da população do Guairacá”.
O secretário Cezar Silvestri contou que seu pai, ex-prefeito de Guarapuava, Moacyr Julio Silvestri recebeu, na época, um prêmio de destaque, por ser o prefeito que mais construiu estradas em uma gestão. “Como secretário posso garantir que teremos aqui no Guairacá maquinário para garantir a manutenção das estradas rurais porque isso representa o respeito que temos pelos produtores rurais”.
Lídia Belo, 43 anos, esteve na reunião com as irmãs, Maria e Teodora. As agricultoras apoiam as propostas de Cesar Filho e Eva Schran, para fazer o Guairacá avançar, não apenas na agricultura, mas em diversas áreas. “Ele vai ganhar e ser um bom prefeito”, disse Lídia.

sábado, 22 de setembro de 2012

Cesar Filho e Eva Schran fazem comício no Jardim das Américas





Os candidatos da coligação Aliança para o Progresso cumpriram uma série de compromissos neste sábado (22). Um dos eventos ocorreu no Jardim das Américas, onde centenas de pessoas se reuniram para ouvir as propostas de Cesar Filho e Eva Schran que irão transformar Guarapuava em uma cidade melhor para todos os seus cidadãos.
Emocionado, Cesar Filho agradeceu o carinho que sempre recebeu da comunidade do Jardim das Américas. “Como é bom poder estar aqui e receber abraços e carinhos sinceros porque vocês sabem que não estou aqui só na época das eleições, estou sempre aqui, ouvindo conversando, entrando nas casas e conhecendo a realidade”. Cesar Filho também lembrou dos amigos do Paz e Bem que prestigiaram o comício. “Aqui tenho amigos verdadeiros. Tudo que estou assumindo para melhorar a vida de vocês, faço em nome da amizade e da relação de confiança que construímos nos últimos oito anos”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, participou do comício e, mais uma vez, confirmou a liberação de recursos para o hospital regional em Guarapuava. “O governador Beto Richa me falou, pessoalmente, que irá ajudar o Cesar Filho a transformar a saúde de Guarapuava e uma de suas ações será esse grande sonho: a construção do hospital regional”, afirmou o secretário, acrescentando que não apenas o gabinete do governador como todas as secretarias estaduais estarão abertas para a prefeitura de Guarapuava.
 Acompanhando Cesar Filho, Eva falou de seu compromisso com a comunidade ao representar as mulheres guarapuavanas. “Vamos dar oportunidades para todos, como por exemplo com a implantação de mais unidades da Casa da Cidadania, onde as pessoas poderão estudar e fazer cursos profissionalizantes no seu próprio bairro. Podem contar comigo, pois ao lado de Cesar Filho, junto com os guarapuavanos, faremos Guarapuava avançar”.

Cesar Filho propõe ações de acessibilidade para integrar toda a comunidade de Guarapuava



Seguindo com as reuniões de segmento, o candidato a prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS) e a vice Eva Schran, se encontraram neste sábado (22) com vários líderes da comunidade guarapuavana que precisam de atenção especial na infraestrutura da cidade. “Vamos cuidar de todos os guarapuavanos, oferecendo saúde, educação e, principalmente, estrutura adequada para aqueles que têm necessidades especiais possam avançar junto com o desenvolvimento de Guarapuava”, disse Cesar Filho que contou com a tradução simultânea na linguagem de libras das professoras Soliane Moreira e Deniele Kendrick. 
Cesar Filho falou sobre a dificuldade das pessoas com deficiência se locomoverem pela cidade e da necessidade de adequar a infraestrutura de Guarapuava atendendo as normas da ABNT para acessibilidade. “Temos asfalto, mas não temos estrutura nenhuma para os pedestres, cadeirantes ou qualquer pessoa que tenha necessidade especial”, disse o candidato que ainda lembrou que o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano é um grande aliado de Guarapuava. “Temos certeza que poderemos fazer um grande projeto de acessibilidade urbana com a ajuda do nosso secretário e deputado federal Cezar Silvestri”.
De acordo com Cesar Filho, o incentivo ao esporte também deve ser uma das prioridades de seu governo. “Vamos revitalizar os espaços poliesportivos para que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida participem das competições regionais e estaduais, além disso, vamos incluir brinquedos, pistas e equipamentos adaptados para pessoas com deficiência nos parques e praças da cidade, promovendo o lazer dos guarapuavanos”.
A qualificação profissional e a geração de emprego e renda para pessoas com deficiência também foi lembrada pelo candidato. “Vamos desenvolver projetos de qualificação profissional para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de incentivar o empreendedorismo e a formação de cooperativas”.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cesar Filho visita moradores da Vila São João


A vendedora Bernadete Bonfin assumiu um compromisso com Cesar Filho na tarde desta sexta-feira (21), na Vila São João, onde o candidato da coligação Aliança para o Progresso fez campanha. “Eu vou votar em você e toda a minha família”, disse a moradora. Cesar Filho agradeceu e reafirmou que vai honrar o voto de cada um.
Seguindo por diversas ruas, Cesar Filho encontrou o Luan que queria não apenas uma foto, como também que o candidato visitasse sua casa. “Minha mãe vai votar em você”, disse o menino.
Cesar Filho também encontrou a servente Roseli Ramos, 59 anos. “Eu já sei que você conseguiu o esgoto para a Vila Carli e tenho certeza que vai fazer muito mais por Guarapuava”, opinou. “Como prefeito, tenha certeza que farei muito mais para fazer Guarapuava avançar”, falou Cesar Filho.
Clemires e Aroldo Guimarães também ficaram sabendo do início das obras de ampliação da rede de esgoto na Vila Carli, que vão beneficiar vários bairros da cidade. “Ficamos sabendo também que o secretário Cezar Silvestri teve a confirmação para a construção do hospital, o que nos deixou muito felizes”, comentou Aroldo.

Após caminhada, Cesar Filho e Eva fazem comício na Vila Carli


Mais uma vez, Cesar Filho e Eva Schran, da coligação Aliança para o Progresso, fizeram campanha nos bairros de Guarapuava. Na tarde desta quinta-feira (20), os candidatos à prefeitura de Guarapuava estiveram na Vila Carli, visitando estabelecimentos comerciais e residências.
Além dos comerciantes, empresários e moradores do bairro, Cesar Filho e Eva conversaram com os estudantes do Cedeteg. Iria Barbara, de Mato Rico, cursa Enfermagem e pretende morar em Guarapuava após se formar, mas para isso espera uma vaga no mercado de trabalho. “Eu acredito que o Cesar Filho pode fazer uma excelente administração, principalmente na saúde e geração de emprego, por isso, mesmo não votando aqui, eu coloquei uma placa na casa onde moro e peço votos para ele”, disse.
Ampliação da rede de esgoto
Após as visitas, Cesar Filho e Eva se reuniram com os moradores da Vila Carli, em um grande comício. O candidato ressaltou o início das obras de ampliação da rede coletora de esgoto pela Sanepar. “Logo no início do meu mandato, mostrei ao Governo do Estado a necessidade desta obra. Pedimos, insistimos, persistimos e o governador Beto Richa autorizou. Com muita alegria, afirmo que a obra começou nesta segunda-feira, aqui na rua Xavantes, na Vila Carli”.
A ampliação da rede coletora vai beneficiar os moradores do Jardim das Araucárias, Jardim das Américas, Daniel Mansani, Vila Cascavel, São Vicente, Dom Frederico Helmel, Vila Carli e Conradinho. Ao término da obra, que está previsto para o final de 2013, Guarapuava chegará a 75% do índice de esgoto coletado e tratado - atualmente é de 66,07%.
No comício, Cesar Filho também ressaltou suas propostas para educação, habitação e, principalmente, saúde, quando assumiu o compromisso de contratar imediatamente mais médicos para que a população não tenha mais de levantar às 3h para ser atendido às 17h. Também falou do PAI (Pronto Atendimento Infantil), da Clínica do Idoso e do Centro de Especialidade, além de duas novas unidades 24 horas.

Hospital Regional

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, em seu discurso, afirmou que esteve hoje com o governador e recebeu uma excelente notícia em relação à construção de um hospital regional. “O governador Beto Richa disse: ‘pode afirmar a toda a população e ao Cesar que já no ano que vem terei orçamento e construiremos o hospital regional’. E são parcerias como essa que não podemos perder. Pela primeira vez, nos últimos 30 anos, se o Cesar Filho e a Eva forem eleitos, teremos as portas abertas em todas as secretarias do Governo do Estado e, principalmente, no gabinete do governador, que hoje me garantiu que irá ajudar a fazer a grande transformação que Guarapuava precisa”, destacou.

Cesar Filho se reúne com engenheiros, arquitetos e agrônomos


Cesar Silvestri Filho e Eva Schran se reuniram, na tarde desta quinta-feira (20), com representantes do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Aeag (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava), Aeagro (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava) e Aprogeo (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná).

Os candidatos à prefeitura de Guarapuava pela Coligação Aliança para o Progresso receberam, durante a reunião na sede da Aeag, os EBDMs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal), formados de propostas para a definição de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Cesar Filho parabenizou as entidades pela iniciativa e explanou propostas, indo de encontro a vários temas propostos nos EBDMs. “Fico muito contente em ver entidades dispostas a contribuir com a administração municipal. Com certeza são propostas que vão enriquecer a gestão pública e me coloco à disposição para manter esse diálogo aberto na prefeitura”.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Em reunião com servidores públicos municipais, Cesar Filho e Eva Schran reafirmam seu compromisso com a valorização profissional



“Vamos manter um diálogo constante com os servidores municipais sempre buscando, juntos, as melhores soluções para todas as classes”, disse o candidato a prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que estava acompanhado pela vice Eva Schran, durante reunião promovida pelo SISPPMUG – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guarapuava, nesta quarta-feira (19).
Cesar Filho falou sobre o comprometimento dos servidores e a parceria com o poder executivo. “Precisamos de parceiros para fazer Guarapuava avançar”, disse o candidato que, mais uma vez, manteve a sinceridade com os profissionais do setor público municipal. “Sempre procurei pautar meu trabalho com muita transparência e sinceridade, por isso não podemos assumir compromissos que não poderemos cumprir”.
 O candidato lembrou também dos diálogos que teve, como deputado estadual, com a APP Sindicato sobre o atendimento do SAS no Hospital São Vicente de Paulo. “Foi ouvindo as necessidades dos servidores que conseguimos, com o apoio do Governo Estadual, aumentar os recursos do São Vicente para o atendimento do SAS, beneficiando milhares de servidores e dependentes”, avaliou, assumindo a responsabilidade de discutir pessoalmente os salários dos servidores.
Reafirmando seu compromisso, Cesar Filho disse que vai incluir os educadores no plano de cargos e salários dos professores. “Sabemos da importância que os educadores têm construindo a base da educação infantil e preparando as crianças para o ensino fundamental”, afirmou Cesar Filho, confirmando seu compromisso com a criação de um plano de cargos e salários especial para outros servidores da educação e da saúde. “Os recursos próprios do município devem ser investidos na qualificação e valorização dos nossos profissionais”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Em reunião com segmento, Cesar Filho fala sobre suas propostas para o desenvolvimento urbano e o meio ambiente de Guarapuava





Dando continuidade às reuniões com os segmentos da sociedade guarapuavana, o candidato a prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) se reuniu nesta terça-feira (18), com diversos profissionais de engenharia, arquitetura e urbanismo de Guarapuava. “Vamos juntos preparar Guarapuava para o futuro. Construir uma cidade moderna e ousada que ofereça oportunidades e qualidade de vida para todos os guarapuavanos”, afirmou.
O candidato da coligação Aliança para o Progresso falou sobre o programa de pavimentação para levar asfaltos aos bairros, além de fazer a manutenção permanente das vias públicas do município. Lembrou também que será preciso fazer um estudo para adequar o valor das passagens do transporte coletivo à realidade do guarapuavano. “Nossa passagem de ônibus é uma das mais caras do Estado. Precisamos reavaliar esses preços para incentivar o uso de ônibus e buscar ser referência para outras cidades no uso do transporte coletivo”.
Cesar Filho também lembrou a parceria com o Governo do Estado na busca de recursos e o apoio que Guarapuava poderá receber da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). “Temos hoje como nosso aliado o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Cezar Silvestri, um guarapuavano que com certeza também quer o melhor para a nossa cidade”.
Sobre o meio ambiente, Cesar Filho falou sobre a sustentabilidade ambiental através do Programa Reciclagem Total, com a organização da coleta de materiais recicláveis, construção de centrais de triagem e incentivo ao trabalho dos agentes ecológicos.
Rede de Esgoto
Durante a reunião, Cesar Filho anunciou que a Sanepar deu início hoje às obras da que vão ampliar a rede coletora de esgoto em 80 quilômetros, com investimento total de R$ 10,4 milhões. “Enquanto deputado estadual fui em busca destes recursos e conseguimos a liberação da verba com o apoio do Governo Estadual. Assim vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos os guarapuavanos”, disse Cesar Filho.
A ampliação da rede coletora vai beneficiar os moradores do Jardim das Araucárias, Jardim das Américas, Daniel Mansani, Vila Cascavel, São Vicente, Dom Frederico Helmel, Vila Carli e Conradinho. Ao término da obra, que está previsto para o final de 2013, Guarapuava chegará a 75% do índice de esgoto coletado e tratado - atualmente é de 66,07%.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cesar Filho retorna ao Parque das Árvores e visita Vila Planalto


Na tarde desta terça-feira (18), o candidato da coligação Aliança para o Progresso, Cesar Silvestri Filho (PPS), retonou ao Parque das Árvores para continuar a caminhadas pelas ruas e conversar com os moradores. Sempre acompanhado dos amigos Bruno, 9 anos, e Luiz Gustavo, 11 anos, Cesar Filho esteve em diversas casas, conversou com muitas famílias, ouviu sugestões e pedidos, além de falar sobre suas propostas.
Dona Helena Tomacheski, 70 anos, convidou o candidato para entrar em sua casa. Valter Moreira também. Para ele, que está desempregado, Guarapuava precisa avançar na saúde e na geração de emprego. “Foi bom saber um pouco mais das propostas do candidato Cesar Filho nestas áreas, pois tem de melhorar”, opinou Valter.
O pedreiro Noel Rosa espera o mesmo para Guarapuava. “Melhorias, precisamos de muitas melhorias”, disse. “Conto com a tua ajuda para que Guarapuava volte a crescer e gerar oportunidades, emprego, saúde mais humanizada e educação de qualidade para todos”, disse Cesar Filho.
No final da caminhada e depois de muitas fotos, Bruno e Luiz Gustavo despediram-se do candidato. “A gente acompanhou tudo, até o fim, ontem e hoje”, comentou Bruno, sempre animado e espontâneo.
Vila Planalto
Após o Parque das Árvores, Cesar Filho seguiu para a Vila Planalto, onde continuou sua campanha no corpo a corpo pelos bairros de Guarapuava. A caminhada finalizou com um comício. “Com nossas propostas, trabalho, dedicação e o apoio de todos vocês vamos fazer Guarapuava melhorar em todas as áreas, com educação de qualidade, saúde humanizada, habitação, esgoto e muito mais. Esse é o meu compromisso!”, falou Cesar Filho para uma multidão.

Cesar Filho fala sobre a construção de um grande Teatro Municipal em Guarapuava


Durante o painel promovido pela Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC), Escola Diocesana de Fé e Política e Movimento Pró-Cultura, nesta segunda-feira (17), o candidato a prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho (PPS), falou sobre a construção de um grande Teatro Municipal para Guarapuava. “Esse comprometimento é feito através de um histórico de trabalho”, disse Cesar Filho ao lembrar que, como deputado estadual, fez uma emenda ao Plano Plurianual do Estado, destinando R$ 1,5 milhão para contribuir na construção de um teatro em Guarapuava, que possa ser usado pelo povo, para as mais diversas atividades artísticas. “Guarapuava tem vocação para ser polo cultural”, afirmou o candidato.
Cesar Filho também falou sobre a Lei nº 1311/2004 que criou a Fundação Cultural de Guarapuava e o Fundo Municipal da Cultura. Projeto que já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, sancionado pelo atual prefeito e que, até hoje, não foi colocado em prática. “A implantação da Fundação Cultural é um compromisso, porque com um órgão específico para a cultura, vamos facilitar a captação de recursos e fomentar as produções culturais em Guarapuava”, declarou Cesar Filho, que também agradeceu as contribuições da professora Magdalena Nerone na autoria do projeto. “Agradeço ao Cesar Filho e a todos os vereadores que me apoiaram e contribuíram com a criação deste projeto”, disse a professora.
O resgate da cultura de Guarapuava também foi tema abordado por Cesar Filho. “As Cavalhadas vão voltar a ser evento de destaque e levar o nome de Guarapuava para todo o país”, garantiu o candidato que também lembrou de todo esforço feito pelos agentes culturais para manter seus projetos. “Respeito e admiro a perseverança de todos os agentes culturais de Guarapuava e vocês podem contar que manteremos um diálogo constante, para que juntos, possamos valorizar e divulgar a cultura de Guarapuava”.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Inscrições para Conferência de Desenvolvimento Regional encerram amanhã




Termina às 23h59 de amanhã, o prazo para que os interessados efetuem a inscrição para participar da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Paraná, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no CIETEP, em Curitiba. As inscrições são feitas através do site do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Podem participar representantes de quatro segmentos: governamental, sociedade civil organizada, setor empresarial e acadêmico. Estão disponíveis também inscrições para participantes ouvintes, que terão acesso às palestras da conferência. 


A conferência é uma realização do Ministério de Integração Nacional e o gover

As conferências estaduais serão realizadas até o dia 30 de setembro, as macrorregionais de 17 de outubro a 15 de novembro e a nacional de 12 a 14 de dezembro, em Brasília (DF). O site do Ipea para as inscrições é: http://www.ipea.gov.br/code/
no do Paraná, através das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Planejamento e Casa Civil, juntamente com o Ipea, e reunirá, em mesas e painéis, representantes da sociedade civil, academia, empresariado e poder público para debater os temas relacionados ao desenvolvimento do país e do estado, auxiliando na construção dos princípios e diretrizes para a nova versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional
 
Os trabalhos estão estruturados em quatro eixos temáticos: Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e Transversalidade - vetores de desenvolvimento regional sustentável.