Com o tema Educação, Cidadania e Justiça Ambiental, a prefeitura, a Unicentro e vários apoiadores promovem a 1ª Semana do Meio Ambiente. A abertura ocorreu nesta terça-feira (4), na Faculdade Guairacá. Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho, a educação ambiental será bastante explorada nesta gestão. “Educar para não punir é uma das principais metas. Vamos promover a formação da cidadania mais plena através da informação e conscientização, para que assim tenhamos cidadãos mais educados e conscientes sobre a questão ambiental do município”.
Cesar Filho destacou ações que a administração municipal está promovendo em termos de política ambiental, como a implantação do primeiro Parque Escola Municipal do Paraná, instalado no Parque das Araucárias. O prefeito também compartilhou outra notícia. “Guarapuava está prestes a ser formalizada, nos próximos dias, como a primeira cidade do Paraná a ter licenciamento ambiental descentralizado. Nós adotamos todas as medidas legais da lei complementar 140, que impõe vários pré-requisitos”.
A abertura oficia
l contou ainda com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Celso Araújo, e de Educação, Sandra Zannette, representantes da Unicentro, Faculdade Guairacá, Núcleo Regional de Educação, Câmara de Vereadores, órgãos públicos e entidades privadas, professores, acadêmicos e população em geral.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, a semana é um marco no que diz respeito a ações voltadas a política ambiental em Guarapuava. “Já estamos desenvolvemos projetos ao longo do primeiro semestre e essa semana impulsionará a criação de outros. Precisamos cada vez mais de novas alternativas para tratar e solucionar questões que envolvem o meio ambiente”. Pensando nisso, a doutoranda em educação ambiental Liana Marcia Justen ministrou a palestra sobre Metodologias da Educação na Perspectiva da Sustentabilidade. Ela falou sobre estratégias e atividades que podem ser desenvolvidas e propôs uma reflexão sobre as crises e a atitude ambiental nos dias de hoje.
A noite também foi marcada pela exibição do documentário “O ambiente é o meio: diversos olhares sob a ótica da educação ambiental”, o lançamento dos livros “O Ambiente é o meio: diversos olhares sob a ótica da Educação Ambiental” e “Desafios da Educação Ambiental”. A programação segue até sábado (8), com mesa redonda, o lançamento do livro “Cartografia da paisagem: trajetória socioambiental de Guarapuava”, atividades no Parque das Araucárias e gincana ecológica, além de exposição de materiais utilizados para uma vida rural sustentável e coleta de lixo eletrônico e óleo vegetal, no Calçadão da XV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário