A Secretaria de Saúde de Guarapuava iniciou, neste sábado (8), com o Dia D, a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Todas as crianças de 6 meses a menos de cinco anos devem ser imunizadas. A abertura oficial aconteceu no Calçadão da XV, com a presença dos secretários de Saúde do Estado em exercício, René Santos, e de Guarapuava, Stefan Negrão, e o chefe da 5ª Regional, Vinícius Traiano.
A campanha prossegue até o dia 21 deste mês, mas a dona de casa Pamela Nunes Lara, 22 anos, aproveitou a manhã de sol para garantir que as filhas fossem protegidas contra a paralisia. E chamou a atenção ao apresentar as trigêmeas Nataly, Pietra e Antonela, de 6 meses. Tranquilas, as irmãs receberam as doses e ainda posaram para fotos.
A distribuição da vacina é oral, apenas duas gotinhas, e as crianças ainda podem brincar com o casal de “gotinhas” que está animando os locais de imunização. “A vacina é muito importante. A minha filha Ana Laura, que tem 4 anos, quis brincar com o Zé Gotinha e aproveitei para que ela que fosse vacinada”, conta a comerciante Maria Helena de Albuquerque. Não há contra indicação, exceto se a criança estiver com muita febre. Por recomendação do Ministério da Saúde, os bebês com menos de 6 meses recebem a dose injetável.
Programa materno-infantil
Em visita ao município, o secretário de Saúde do Estado em exercício, René Santos, parabenizou o prefeito Cesar Silvestri Filho pela reestruturação do programa materno-infantil. “Guarapuava é uma região que merece atenção especial para que os indicadores de mortalidade materno-infantil melhorem e possamos dizer que o Paraná é um Estado com condições e qualidade de vida semelhante para todos os cidadãos. A região precisa de atenção e o prefeito Cesar Filho está trabalhando em parceria com o Governo do Estado para melhorar a condição de vida de toda a população. A implantação do Banco de Leite Humano é um exemplo de sua dedicação”, destaca o secretário.
O Banco de Leite, inaugurado na última quinta-feira no Hospital São Vicente, é o resultado da parceria entre Estado e Município, com apoio de entidades, em especial, do Clube Soroptimista. A Prefeitura de Guarapuava capacitou e cedeu profissionais, entre enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista e recepcionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário