A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava e o Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná) estão recebendo lixo eletroeletrônico. Os materiais podem ser entregues no ponto de coleta montado no Calçadão da XV, em frente à praça 9 de Dezembro, das 9 às 17h, durante toda a semana; e das 9 às 12h, no sábado. Caso seja um número grande de objetos e equipamentos, devem ser levados diretamente para o Parque das Araucárias, na BR-277. A coleta é umas das inúmeras atividades da programação da Semana do Meio Ambiente.
“O maior problema no acúmulo desses materiais são os danos que podem causar devido à sua composição. Diversos metais, como ouro, prata, cobre, chumbo e platina, estão contidos nos aparelhos eletrônicos descartados e a má administração desse lixo pode causar grandes danos ambientais, como contaminação do solo e das pessoas próximas. Sem contar que a reciclagem de maneira incorreta, por incineração, pode ser ainda mais poluidora”, explica o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo.
Esta é a primeira vez que esse tipo de coleta está sendo realizada no município, portanto é esperada uma grande quantidade de materiais, que serão destinados para a empresa Reciclar, em Curitiba. “Um dos nossos objetivos com esse trabalho é fazer também um levantamento de número de materiais que serão descartados para que possamos iniciar um projeto de instalação de um ponto fixo de coleta”, adianta. Além do lixo eletroeletrônico, a GRT está recolhendo óleo vegetal de cozinha que pode ser descartado.
A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente acontece hoje (4), às 19h, no auditório da Faculdade Guairacá. A professora mestre Liane Márcia Justen ministrará palestra, aberta ao público, sobre práticas em educação ambiental na perspectiva da sustentabilidade. As atividades prosseguem até sábado (8) e estão programadas palestras, debates, lançamento de livros, a 2ª Gincana Ecológica, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário