Na tarde desta segunda-feira (12), no auditório do Sesc, a Prefeitura de Guarapuava, através das secretarias de Saúde e de Educação e Cultura, fez o lançamento do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. “A atenção à saúde na escola é muito importante, pois é neste ambiente que os alunos passam a maior parte do tempo. Nossas crianças serão acompanhadas por profissionais capacitados e receberão toda a atenção necessária”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zanette.
O Programa Saúde na Escola, que vai envolver mais de 14 mil alunos de Guarapuava, será desenvolvido por profissionais das unidades de saúde em 12 Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil), 29 escolas municipais e seis colégios estaduais. “Com os profissionais de saúde dentro das escolas, teremos a oportunidade de avaliar a situação dos nossos alunos e com isso, trabalhar programas específicos para que nossas crianças cresçam aprendendo a importância de prevenir e cuidar da saúde”, disse Stefan Negrão, secretário de Saúde de Guarapuava.
Além de realizar avaliações antropométricas, testes de visão e outros exames periódicos, o Programa vai trabalhar temas como a saúde bucal, prevenção da H1N1 e pediculose. Segundo a responsável pela Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra o programa tem duração de um ano e, em todo o período, serão promovidas capacitações para enfermeiros e representantes das instituições de ensino.
Durante o lançamento do Programa, que conta com a parceria da Unicentro e das Faculdades Campo Real e Guairacá, alunos da Escola Municipal Alcindo de França Pacheco realizaram apresentações culturais, abordando temas como a prevenção da pediculose e os cuidados com a higiene bucal. “Todos os temas trabalhados no Programa Saúde na Escola buscam a integração da saúde e educação aproveitando o ambiente escolar”, afirma Sandra Zanette.
Nenhum comentário:
Postar um comentário