A Secretaria de Assistência Social promoverá a Campanha de Combate à Violência Infantil, durante a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, instituída pela lei 1993/2011, em Guarapuava. A partir desta segunda-feira (07), os Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e instituições parceiras – Apae, Centro de Nutrição Renascer, Cáritas Socialis, Centro Educacional Domingos Sávio, Projeção, Neddij e Fundação Proteger – vão desenvolver várias ações. Nos postos de saúde, a Secretaria de Saúde orientará pais e responsáveis sobre acidentes domésticos.
Segundo a assistente social e coordenadora do evento, Silvia de Lourdes Haile Chagas Jurchaks, será distribuído material educativo nas escolas, durante as atividades e nos bairros onde o Cras atua. “No folder, explicamos o que é a violência infantil, os tipos de violência contra crianças e adolescentes, as leis de proteção e orientamos sobre maneiras de educar sem usar meios violentos, alertando que a educação começa em casa. Também fornecemos os números de telefones que podem ser usados para as denúncias”, esclarece. O Dia D da campanha está agendado para 11 de outubro no Calçadão da XV, em frente à Praça 9 de Dezembro. As secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação, NRE, Conselho Tutelar e entidades vão expor projetos e trabalhos. Também haverá apresentações artísticas.
Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, a família é o ambiente fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e de boa parte das capacidades essenciais para a vida adulta. “A família e a escola são ambientes em que deve haver amor e não violência. Acompanhamos diariamente casos de violência física, sexual, psicológica e de negligência contra meninos e meninas e precisamos acabar definitivamente com esses crimes, começando pela nossa cidade”, afirma.
Faça sua parte e denuncie:
- Secretaria de Assistência Social: (42) 3623-7995
- Conselho Tutelar: (42) 3623-1551
- Creas: (42) 3622-2411
- Polícia Militar: 190
- Polícia Civil: 197
- Disque Denúncia Nacional: 100
- Disque Denúncia Estadual: 181
Nenhum comentário:
Postar um comentário